Restaurantes em São Paulo: quais as características de quem se destaca?

Os restaurantes em São Paulo apresentam uma grande variedade de opções culinárias. Saiba mais sobre o mercado neste post!

A presença de várias culturas na capital paulista faz com que os restaurantes em São Paulo apresentem uma das culinárias mais variadas do país.

Além da gastronomia típica brasileira, a cidade também conta com restaurantes com opções internacionais, agradando os paladares mais variados. Assim, é importante entender como se destacar da concorrência e conquistar o seu espaço.

Conheça a seguir o mercado de restaurantes em São Paulo e as principais preferências do público paulista.

Como é o mercado de restaurantes em São Paulo?

Os restaurantes em São Paulo têm como base uma culinária cosmopolita que carrega a mistura de culinárias de diversas culturas. O mercado é marcado pela diversidade, apresentando influências nacionais e internacionais.

A cultura indígena, nordestina, africana, europeia e oriental se encontra entre as principais influências incorporadas à culinária paulista. Como resultado, isso trouxe uma mistura de sabores capaz de agradar a todos os gostos.

Qual nicho de mercado é mais presente?

A cidade de São Paulo conta com os melhores restaurantes para todos os gostos e bolsos. Desde os mais populares aos mais sofisticados, os nichos que predominam incluem:

  • pizzarias;
  • fast foods;
  • nordestina;
  • árabe;
  • italiana;
  • japonesa.

Considerada uma das principais cidades gastronômicas do mundo, é possível encontrar uma grande oferta de restaurantes de luxo em São Paulo. A presença de chefes renomados, premiados no Brasil e no exterior, também é comum. Também vale destacar a variedade de eventos gastronômicos de prestígio que ocorrem na capital paulista.

Quais as características do público de São Paulo?

Apesar da variedade de preferências culinárias entre os clientes dos restaurantes em SP, algumas se destacam entre a maioria. Conheça os destaques a seguir!

Lanches

As comidas práticas se destacam na rotina corrida dos paulistanos. Por esse motivo, apreciam desde o simples pão na chapa com manteiga no café da manhã, até o sofisticado sanduíche de pernil. Outas opções que fazem sucesso incluem o bauru, cachorro-quente e o tradicional sanduíche de mortadela.

Cuscuz paulista

O cuscuz paulista pode ser servido em qualquer refeição, desde o almoço e jantar até no café da manhã e da tarde. Diferentemente do cuscuz nordestino, é feito em uma forma redonda e apresenta ingredientes como farinha de milho, ovo, sardinha e ervilha.

[rock-convert-cta id=”6417″]

Pizzas

Além das pizzas com sabores tradicionais italianos, os paulistas aprovam opções diferentes e exóticas. Comum em rodízios, é possível experimentar desde pizzas regionais até as doces ou com frutas, como pizza de chocolate ou de abacaxi.

Virado à paulista

Esse clássico é composto de arroz, feijão, ovo frito, couve e bisteca. Uma refeição completa que, em algumas versões, acompanha uma banana à milanesa.

Outras nacionalidades

Além das opções que já fazem parte da tradição paulistas, há um grande mercado para comidas típicas de outras etnias. Entre elas, as que mais se destacam são opções como quibes e kaftas árabe, lámen e yakisoba japonês, feijão-de-corda e sarapatel nordestino.

Como se diferenciar em meio à concorrência?

Com tantas opções gastronômicas na cidade de São Paulo, abrir um restaurante pode ser um desafio diante da concorrência. Seja qual for o nicho escolhido, buscar meios para se diferenciar e melhorar a experiência do restaurante é a chave para se destacar.

Nesse sentido, é fundamental investir em qualidade, itens personalizados e preços competitivos. Contar com uma cozinha especializada também vai fazer a diferença na hora de conquistar o público-alvo.

Seja pizza, seja lanches ou pratos típicos de outras nacionalidades, os restaurantes em São Paulo investem cada vez mais nas plataformas de delivery. Assim, é fundamental contar com uma plataforma que ofereça todo o suporte necessário para atender à clientela mais exigente.

Agora que você sabe como funciona o mercado de restaurantes em São Paulo, confira o passo a passo sobre como abrir seu negócio!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções