Sazonalidade: especialista explica como usar a seu favor

Você costuma aproveitar a sazonalidade para aumentar as vendas no seu negócio? Confira as boas oportunidades que esses períodos trazem.

Quem trabalha com vendas há algum tempo já sabe que o faturamento varia conforme a época do ano. Embora essas flutuações pareçam desvantajosas, é possível aproveitar a sazonalidade para aumentar a receita nos períodos de maior movimento. A Black Friday é um bom exemplo de período sazonal com excelentes oportunidades.

Na edição de 2022, os bares e restaurantes tiveram um aumento de 18,6% nas vendas nesse período, e o varejo alimentício especializado registrou um crescimento de 10,3%. Qualquer negócio pode implementar estratégias para aproveitar esses períodos não só para vender mais, mas também atrair novos clientes.

Eu sou Maísa Lopes, especialista em negócios de gastronomia e Expert iFood. Neste artigo, vou explicar o que é sazonalidade de vendas e trazer algumas dicas e estratégias para você ter sucesso com a sua promoção sazonal. Continue lendo para aproveitar esses períodos a favor do seu negócio.

O que é sazonalidade?

A sazonalidade é um acontecimento, evento específico ou época do ano que se destaca das demais em função das suas características únicas. É um momento de curta durabilidade e que ganha um grande destaque por oferecer algo diferenciado.

As festas juninas, por exemplo, são eventos sazonais, assim como Black Friday, Copa do Mundo, Olimpíadas, entre muitos outros. Além de marcar um acontecimento especial, esses períodos trazem excelentes oportunidades de negócios, pois estimulam o consumo de produtos específicos.

Para ilustrar a sazonalidade e a sua relação com as vendas, trouxe um bom exemplo. “No Paraná, existe o período do pinhão. Então, tem festa do pinhão, tem tudo em volta do pinhão, porque é somente em um período do ano que acontece. A gente usa muito a favor desse tipo de produto, de data, para aumentar as nossas vendas”.

Os períodos sazonais são diferentes das datas comemorativas. No segundo caso, temos um dia específico com uma determinada representatividade. É o caso do Dia da Mulher, das Mães, dos Namorados ou das Crianças.

Como usar a sazonalidade no marketing e vendas?

Não é difícil entender o que sazonalidade tem a ver com marketing e vendas. Afinal, nos períodos sazonais costuma acontecer uma movimentação muito intensa em torno daquele evento em destaque.

Quando existe, por exemplo, uma feira típica em uma cidade, é natural haver um engajamento maior por parte da população, tanto daquele município quanto dos vizinhos. É aqui que entram as oportunidades de fazer bons negócios, aproveitando essa movimentação.

As redes sociais são excelentes ferramentas para fazer marketing e aumentar as vendas do seu negócio. “As pessoas comentam mais sobre isso e aí começa a ter mais engajamento. Aproveite o engajamento das redes sociais para colocar suas receitas, por exemplo. Olha, vou contar um segredo, ou até mesmo mostrar algo diferenciado, como um hambúrguer de pinhão. Olha só que interessante. Quem é amante do produto, vai querer experimentar. Acaba sendo um chamariz para o seu negócio”.

Há ainda outras dicas para implementar estratégias para criar uma promoção sazonal atrativa e eficiente:

  • criar uma receita diferenciada;
  • usar o cardápio limitado para sensação de escassez;
  • aproveitar o marketing do momento;
  • divulgar mais o seu negócio, pratos e receitas;
  • ranquear as redes sociais com a palavra-chave em alta.

Porém, devo lembrar que não são apenas as ações no digital que trazem oportunidades para você aproveitar a sazonalidade. Quando acontece uma festa, festival ou feira, é interessante buscar informações sobre como participar do evento para oferecer os seus produtos para o público que vai comparecer

“Às vezes, a gente fica só focando em redes sociais, mas existe também esse boca a boca, esse olhar. Então é ‘eu já comi nesse lugar, é muito bom e eu vou voltar’. Por isso, é legal participar. Procure na sua cidade o que tem de diferente. Às vezes, tem uma feira específica. Tem várias outras coisas que podem ajudar a aumentar o marketing do seu negócio”.

Realizar ações no físico é essencial para o seu estabelecimento se tornar mais conhecido. Assim, mesmo quem ainda não conhece o seu trabalho vai conferir uma amostra dele e, ao experimentar os seus produtos, terá vontade de consumir ainda mais.

Ou seja, o ideal é aproveitar a sazonalidade para marcar presença na internet, aproveitando o alto engajamento que o tema tem em função do momento. Em simultâneo, é importante conferir aquilo que está acontecendo na sua cidade e nos arredores. Assim, você terá um contato mais próximo com o público e fazer um tipo diferente de divulgação.

Como definir datas sazonais estratégicas?

As datas sazonais estratégicas precisam ser estabelecidas conforme o que traz oportunidades para o seu negócio. É com base nesse raciocínio que você vai escolher os períodos do ano que são favoráveis.

Aproveite o que está em alta e o que chama a atenção do seu público-alvo para conseguir entregar aquilo que essas pessoas estão buscando no momento.

Uma boa recomendação é observar os eventos regionais também. “A gente aproveita, às vezes, a festa específica da nossa cidade, como festa do milho ou festa do café. Aquele período ou evento, como movimenta muito a cidade, acaba movimentando também o nosso mercado”.

Entretanto, pode acontecer de o seu município não trazer boas oportunidades para lançar uma promoção sazonal. Não se preocupe, porque você pode expandir um pouco mais as suas oportunidades aproveitando outros tipos de eventos e períodos.

“Se você mora numa cidade que não tem todas essas festas e festivais, ou até mesmo um insumo específico, dá para brincar com as estações do ano. Você também pode aproveitar períodos que podem estar acontecendo ou eventos mundiais. Enfim, tudo isso também pode contar com uma sazonalidade”.

Como um restaurante pode usar essa estratégia, na prática?

O segredo para o restaurante aproveitar da melhor forma a sazonalidade é deixar claro que esse é um período passageiro. “Quando a gente fala de sazonalidades, fala de períodos com exclusividade. Dá aquela sensação de escassez, de produto limitado mesmo. É uma das coisas que eu gosto de trabalhar, principalmente no consumo”.

Isso significa que o restaurante precisa adotar uma estratégia diferenciada para criar um cardápio sazonal, evidenciar os pratos, as receitas e os insumos que estão em alta naquele momento. Como dito, quem aprecia vai querer experimentar e aproveitar ao máximo.

“A gente tem que trazer isso a favor e colocar como produto limitado. Essa sensação traz aquela vontade de comer e aproveitar esse período. Consequentemente, a gente aumenta nossas vendas. Então, se você tem um restaurante, vale colocar o produto limitado por esse período”.

Mas não se esqueça de adotar alguns cuidados para ter mais sucesso nessa época. Crie uma ficha técnica para definir de que maneira o produto vai ser feito, como o cardápio será elaborado, se você vai criar uma receita, quem será o fornecedor principal e assim por diante.

Dessa forma, você deixa tudo muito bem planejado para executar a sua promoção de uma forma atrativa e lucrativa. Além disso, terá mais clareza para pensar na precificação que será trabalhada ao longo do período.

É muito importante aproveitar a sazonalidade, seja da sua cidade, seja de algo mais amplo. Assim, você mostra para o seu público que o seu estabelecimento está engajado com o que está acontecendo no momento. Além disso, terá um bom aumento do volume de vendas, oferecendo a sensação de escassez e exclusividade da época.

Aproveite para criar ainda mais oportunidades para o seu negócio. Confira quais são as principais tendências do segmento de delivery.

Por Maísa Lopes

Por Maísa Lopes

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