Taxas iFood: tire suas dúvidas sobre o assunto

Confira quais são as taxas iFood para parceiros e comece já a vender na plataforma! Conheça os planos disponíveis!

Você quer começar suas operações no delivery, mas está em dúvida sobre as taxas iFood? Esse é um questionamento normal e que deve ser considerado. De toda forma, ser uma loja parceira da plataforma é contar com toda a logística e geração de dados a favor do crescimento do seu negócio.

Tanto é que o iFood fechou o ano de 2024 com 55 milhões de clientes ativos, 380 mil estabelecimentos parceiros, 360 mil pessoas entregadoras cadastradas e 110 milhões de pedidos em apenas 1 mês. Esses números são atrativos para a sua operação ou não?

Além disso, você pode acompanhar todos os lançamentos de comissão iFood e taxas em geral no painel financeiro, ferramenta construída para as lojas parceiras. É nesse espaço que você confere os valores lançados de acordo com o seu faturamento.

Então, que tal conhecer as taxas iFood para negócios parceiros? Confira todos os detalhes neste post!

Quais são os principais planos iFood e suas taxas? 

Existem dois tipos de planos para a parceria com a sua empresa: o Básico e o Entrega. Em ambos, há uma taxa de pagamento online de 3,2% sobre os pedidos pagos via iFood, mas há variação em relação aos benefícios, mensalidade e comissão.

A seguir, trazemos as principais informações sobre os planos, mensalidade iFood e outras informações úteis. Acompanhe!

Plano Básico

Por padrão, as taxas do iFood para o plano Básico são:

  • 12% de comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma;
  • taxa de pagamento online  de 3,2% do valor total, válido somente para pedidos pagos na plataforma;
  • mensalidade de R$130,00* para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês.

*Parceiros estão sendo migrados para nova mensalidade desde o início de 2024, conforme data de vencimento do contrato.

Nesse plano, a sua loja terá acesso a:

Aqui, além de saber qual a taxa do iFood, vale a pena conhecer um benefício: a taxa de 12% é isenta por 2 meses, se você tiver até 30 pedidos por mês. É um impulso para você começar seu negócio e atingir melhores resultados sem ter muitos custos.

Plano Entrega

Por padrão, as taxas iFood cobradas no Plano Entrega são:

  • 23% de comissão sobre o valor total dos pedidos feitos na plataforma;
  • taxa de pagamento online de 3,2% do valor total para pedidos pagos na plataforma;
  • mensalidade de R$150,00* para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês.

*Parceiros estão sendo migrados para nova mensalidade desde o início de 2024, conforme data de vencimento do contrato.

Nesta modalidade, as lojas parceiras contam com:

  • todos os benefícios do Plano Básico (Gestor de Pedidos, Portal do Parceiro e ferramentas marketing);
  • rastreio de entrega em tempo real;
  • tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
  • atendimento iFood até a conclusão da entrega;
  • seguro contra fraudes na entrega.

Neste caso, você pode acionar o Sob Demanda, logística parceira iFood válida para pedidos feitos dentro ou fora do aplicativo de delivery.

Com todas essas informações, você já sabe quanto é a taxa do iFood e entende como calcular na precificação dos seus pratos.

Por que o iFood cobra taxas dos negócios parceiros?

O iFood cobra taxas dos negócios parceiros, porque oferece toda a logística e geração de dados para as lojas. Assim, favorece o crescimento do seu negócio. Dessa forma, os valores incidentes são utilizados para cobrir os custos operacionais, além de manter um investimento ativo no ecossistema.

Portanto, na hora de saber como funcionam as taxas do iFood, é importante considerar os benefícios trazidos por elas. Afinal, seu negócio tem mais visibilidade, pode atrair uma gama de clientes mais ampla e você consegue crescer com mais rapidez e de modo sustentável.

Como ver as taxas cobradas aos parceiros?

Você pode ver as taxas do iFood cobradas dos parceiros no painel financeiro, do Portal do Parceiro. Confira o passo a passo:

  • clique em “Financeiro”, no menu lateral esquerdo. Lá, você tem acesso a todas as transações entre o seu estabelecimento e o iFood;
  • selecione o que você quer analisar, como: “Faturamento por Serviço” ou um repasse específico do mês (pode ser um valor que já foi encaminhado a você ou que está aguardando repasse);
  • toque em “Taxas e comissões” no detalhamento do repasse. Nesse campo, você confere a taxa do iFood para restaurantes em sua totalidade, sabendo exatamente quanto foi cobrado na sua conta.

Como saber se tenho algum serviço ativo que gera cobranças?

Todas as informações sobre lançamentos, cobranças e acréscimos estão no detalhamento do seu repasse. Ao acessar esses detalhes, você tem a informação sobre as taxas aplicadas, comissão iFood e se tem descontos sobre algum serviço contratado.

Clicando tanto no seu faturamento daquele mês, quanto em um repasse específico que queira ver, haverá um redirecionamento para uma tela com mais detalhes de todos os lançamentos daquele valor, até mesmo da mensalidade iFood. 

Nessa tela, basta clicar em “Expandir tudo”. Asim, você verá o detalhamento de cada lançamento.

Em “Taxas e Comissões”, aparecerá um histórico de tudo o que foi descontado e uma relação dos pedidos que sofreram esses descontos. Além disso, você terá acesso a todas as outras informações, como “Serviço logístico” e “Outros valores”

Essa visão de extrato mostra tudo que foi pago e recolhido como taxa do iFood para restaurantes, ajudando no seu entendimento.

As lojas parceiras devem cobrar as taxas dos clientes?

Não, porque o cliente já realiza esse pagamento. No campo “Valor pago pelos clientes ao iFood” estão os valores transacionados diretamente dos seus clientes para a plataforma. 

Por exemplo, valor incidente para pedido mínimo de R$0,99 ou para entrega parceira iFood, entre outros. Portanto, você pode saber qual a taxa do iFood, mas tem a tranquilidade de que ela está sendo compartilhada com os clientes. Dessa forma, seu negócio tem mais espaço para crescer.

Posso negociar as taxas com o iFood?

Atualmente, não é possível renegociar o percentual de comissão e nem o valor da mensalidade, pois o iFood padroniza esses custos para garantir investimentos em tecnologia e marketing, levando mais vendas para a sua loja.

Além disso, existem benefícios de isenção para negócios que estão entrando na plataforma. Isso é importante, pois 46% das lojas ativas são pequenas empresas com menos de 1 ano de funcionamento. Além disso, 86% das lojas parceiras têm até 5 colaboradores e ⅓ do total é gerenciada 100% pelo próprio empreendedor.

Portanto, os benefícios oferecidos pela plataforma são cruciais para muitas lojas parceiras que ainda estão começando e precisam crescer para se destacarem.

Onde verificar minha taxa de comissão acordada com o ifood?

O parceiro tem acesso a todas as informações acordadas com o iFood dentro do Portal do Parceiro.

No final da tela inicial, clicando em “Alterar conta”, você será direcionado para uma tela em que poderá ver todos os seus dados contratuais, como: porcentagem de comissão, plano de repasse, modelo de negócio, entre outras informações. 

Além disso, é possível ter acesso ao “Termos e condições” e ao seu contrato, documento no qual constam mais detalhes dos seus dados. Desse modo, você tem certeza de quanto é a taxa do iFood.

Chef de restaurante faz cálculos das taxas iFood

Quais são as taxas de serviço cobradas?

A taxa de serviço é um valor cobrado pelo iFood com o intuito de aumentar a oferta de pedidos e a sustentabilidade da operação e negócio. Quando o valor total dos itens estiver abaixo de um valor específico — por exemplo, R$20,00 —, essa taxa será cobrada direto do consumidor final durante o seu processo de compra.

Confira as principais informações sobre como funcionam as taxas do iFood relativas a de serviços!

A comissão iFood é afetada pela taxa de serviço?

Não, a Comissão iFood e todos os acordos com as lojas parceiras não têm qualquer relação com a taxa de serviço.

Por que o iFood está cobrando a taxa de serviço?

A taxa de serviço é cobrada devido aos serviços de intermediação prestados entre a compra e a entrega do pedido. Esse valor é uma forma de garantir que a plataforma funcione de maneira sustentável e ofereça suporte aos parceiros e clientes.

A taxa de serviço pode ser cobrada de clientes em todas as lojas?

Sim, qualquer cliente que fizer pedidos até determinado valor em qualquer loja cadastrada na plataforma terá que pagar a taxa de serviço. Vale ressaltar que essa quantia é cobrada apenas de clientes, e não das lojas.

Posso cancelar a taxa de serviço para os meus clientes?

Não é possível cancelar a taxa de serviço, pois essa medida é fundamental para a melhoria contínua da plataforma. A adesão a essa cobrança é determinada de acordo com critérios estabelecidos pelo iFood e as lojas não têm a opção de não participarem.

A taxa de serviço afeta o pedido mínimo estabelecido pela loja?

Não, a cobrança da taxa de serviço não tem relação com o pedido mínimo da loja. Ela é aplicada aos pedidos de qualquer valor abaixo do limite estabelecido pelo iFood.

A taxa de serviço é aplicada apenas nos pedidos entregues pelo Sob Demanda?

Não, a taxa de serviço é válida para todas as lojas cadastradas no iFood e pode ser cobrada nos pedidos com entrega própria ou parceira. No caso dos pagamentos diretamente à loja, o valor é descontado de seu repasse.

Como sei em quais pedidos a taxa de serviço foi aplicada?

Você pode verificar facilmente em quais pedidos a taxa de serviço foi aplicada no Portal do Parceiro. Acesse a aba “Pedidos”, abra os detalhes do pedido escolhido e verifique a identificação da “Taxa de Serviço”.

A taxa de serviço será repassada para a loja?

Não, o valor da taxa de serviço fica inteiramente para o iFood e não é contabilizado no valor final do pedido para o repasse da loja.

A taxa de serviço precisa aparecer no cupom fiscal?

Não. A taxa de serviço é uma receita do iFood, cobrada do usuário final pela intermediação da venda na plataforma. 

Por ser uma receita do iFood, o entendimento é de que esse valor não deve compor a nota fiscal do parceiro, pois o iFood já inclui no documento emitida ao município de Osasco pela prestação do serviço de intermediação.

O que acontece se meu cliente pedir comprovante de pagamento da taxa de serviço?

Caso seja necessário, basta você fazer uma solicitação de um recibo no atendimento da plataforma.

Há apoio fiscal para justificar o ganho extra da taxa de serviço para a loja?

Não há ganho extra para a loja, pois o valor cobrado da taxa de serviço é uma receita do iFood cobrada do usuário pela intermediação da venda na plataforma. Sua tributação está prevista na Lei Complementar 116/03, que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal. 

Portanto, o respaldo fiscal para a tributação da prestação do serviço de intermediação não compete às unidades federativas.

Como funciona o desconto da taxa de serviço no repasse em pedidos pagos direto à loja?

O iFood vai descontar de seu repasse o valor total das taxas de serviço que o parceiro recebeu referente aos pedidos do período.

Em pedidos pagos em cartão direto à minha loja, há cobrança da porcentagem da maquininha sobre o valor da taxa de serviço. O iFood vai reembolsar esse valor?

Sim, o iFood vai reembolsar o valor da porcentagem da maquininha cobrado sobre o valor da taxa de serviço. Esse estorno será realizado junto com o seu repasse e você poderá conferir os detalhes no Portal do Parceiro. Veja o passo a passo:

  • Acesse a aba “Financeiro”, no Portal do Parceiro;
  • Selecione o período em “Ver detalhes”;
  • Depois vá até em “Outros lançamentos” e selecione “Reembolso de Taxa de transação (via loja)”.

Como é calculado o valor de estorno para pedidos pagos em cartão direto à loja que apresentam a cobrança da taxa de serviço?

Para saber como calcular a taxa do iFood referente ao estorno, multiplique o valor cobrado do cliente pela taxa de serviço. Em seguida, multiplicamos esse resultado pelo valor da taxa de pagamento online.

Veja mais detalhes para saber como calcular a taxa do iFood. Imagine que um pedido tenha uma taxa de serviço no valor de R$0,99 e a taxa de pagamento online no contrato do parceiro é de 3,2%.

Agora, aplique a fórmula:

Reembolso do MDR = valor da taxa de serviço x taxa de pagamento online

Reembolso do MDR = 0,99 x 0,035

Reembolso do MDR = 0,03465

O resultado desse cálculo é um reembolso de R$0,03 por pedido. Esse valor será lançado na fatura para o próximo repasse do merchant.

Com todas essas informações, você já entendeu como funcionam as taxas iFood e pode fazer o cálculo para entender melhor o custo-benefício de estar na plataforma. Afinal, ter visibilidade, atrair clientes e até desfrutar da logística do Sob Demanda faz toda a diferença para as suas operações. Portanto, essa é uma forma de conquistar vantagem competitiva e se destacar em meio à concorrência.

E você, ainda não vende no iFood? Então, torne-se um parceiro. Faça o seu cadastro e veja suas vendas decolar! Mas se você já faz parte, saiba o que o iFood está fazendo por você!

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

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Respostas de 196

  1. Olá, Daniela! Isso mesmo, a mensalidade é cobrada apenas para quem vender mais que R$1.800,00. 😉

  2. da um desconto de 28% somente, que e mais ou menos oque eles cobram de taxa para quem tem entrega parceira, se fosse de 38% voce receberia somente 36,83!

  3. Boa noite… Me chamo Almir, e queria saber como funciona essa mensalidade do Ifood, vendo frango assado aos sábados, domingos e feriados, gostaria de saber como funciona essa parceria? quanto e a mensalidade?

    1. Oi, Almir! A mensalidade é o valor que o parceiro paga mensalmente pra utilizar os serviços do iFood, conforme determinado . Acesse nossa página de cadastro <https://parceiros.ifood.com.br/restaurante> para consultar os planos e valores de cada um. Conte com o iFood para ajudar o seu negócio! 🥰

    1. Oi, Deyse! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  4. Olá, ainda estou com algumas dúvidas…
    Referente a comissão e taxa de pagamento online. Por exemplo, se meu plano é o entrega, serei descontada em 23% no valor de cada + 3,5%de taxa de pagamento online? Que neste caso, usando um produto de R$20,00, teria o desconto de 0,70 de taxa de pagamento + 4,60, que resultaria então no valor de recebimento final de R$ 14,70. Seria isso??

  5. queria entender pq no contrato ta 23 % usando entregadores do app , mas , na pratica voces cobram 30% , queria entender essa conta de vcs que não bate..

    1. Oi, Poly! Caso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Acesse o Portal do Parceiro iFood e, no menu lateral, clique no botão “Chamados e ajuda”. Logo depois clique em “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Assim nossa equipe interna poderá ajudar você!

  6. As taxas são cobradas sobre o frete? Ex.
    Entrega feita pela loja – valor venda 40,00 frete 10,00 – total pago pelo cliente 50,00
    Taxa Ifood 15% sobre 40,00 ou sobre 50,00?

    Entrega pelo Ifood – taxa 27%. Quem paga o frete? Como ele é calculado?

    1. Oi Dri, tudo bem? Caso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Acesse o Portal do Parceiro iFood e, no menu lateral, clique no botão “Chamados e ajuda”. Logo depois clique em “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Assim nossa equipe interna poderá ajudar você! 🙂

  7. Eu ja estou tentanto a duas semanas, pelo portal, mas sem resposta. Inventei qe aderir a campanha inteligente. E sinceramente, cobrar taxa somando a a taxa de entrega? vcs tem que rever isso. é um faturamento fake pra começar se a taxa entrega parceira, quem paga é o cliente é repassado 100% para o ifood, n deveria nem constar no faturamento da loja. estou aguardando a duas semanas o setor financeiro me ligar. estou quase desistindo do ifood, e ficando apenas com a 99 e happy.

    1. Oi Thiago. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Se ainda precisar de alguma ajuda, nos mande um DM pelo Instagram @ifoodparaparceiros que vamos analisar internamente. 🙏

    1. Oi José. A gente sente muito que sua experiência seja assim. 😞 Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Se já tiver feito isso, nos informe o número do chamado pelo direct do Instagram (@ifoodparaparceiros), beleza?

    1. Oi, Karina! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  8. Então pelo plano de entrega parceira eu pago em média 27% mais a mensalidade ao Ifood. Então como eu faturo 900 reais numa semana e recebo apenas 400?
    A gente tenta buscar ajuda e fica preso num limbo q não nos leva a lugar nenhum no site. Estou a ponto de desistir do Ifood por tanto abuso. Não consigo cadastrar meu CNPJ pq acontece a mesma coisa, não acho onde fazer isso e o ícone ‘ajuda’ não leva a gente a lugar nenhum mas ficam me ameaçando o tempo todo de me bloquearem na plataforma.

  9. Vcs são agiotas de restaurante, eu não recomendo a ninguém, beira o estelionato, 3500 de vendas o restaurante recebe 1200, vcs são bandidos, exploradores, infelizmente fazem o monopólio no Brasil e vivem sem concorrência, que o governo, ministério público e a polícia façam algo.
    E detalhe, extorquem os restaurantes e não tem um corno para atendente, vcs se quer tem uma central de atendimento
    #ifoodumavergonha

    1. Oi Ronny! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros).

  10. Isso não foi resposta ao que ela perguntou, vocês poderiam fornecer uma resposta sucinta por favor? Pois estou com a mesma dúvida, oque eu entendi é que são cobradas duas taxas em cima de cada venda, a total e a de pagamento online. É isso mesmo?

  11. Então resumindo, cada venda é cobrada taxa duas vezes, cobra os 3,5 de pagamento online e depois cobra dk valor total, como vão taxar um valor que já foi taxado? Não entendi, tá parecendo os impostos do Brasil

    1. Oi, Brígida! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  12. Olá, eu estou pra iniciar uma operação de Delivery e tinha o ifood como uma referencia. Mas lendo a enorme quantidade de reclamações, essas respostas automáticas, sempre iguais para qualquer assunto, não esclarecem nada, apenas pedem pra ir no portal, como se, quem trabalha com alimentação tivesse tempo de sobra pra perder. É melhor eu pensar duas vezes antes de embarcar nessa canoa que ao meu ver é furada.

    1. Oi, Bruno, como vai? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.
      Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  13. o melhor de tudo é os comentarios dos usuarios se sentindo enganados, por essas que eu não tenho coragem de aderir nenhum dos planos do ifood. eles nao respondem e tentao vencer pelo cansaço mandando ir em tal site afff to fora

  14. Os pedidos patrocinados pelo ifood on de o clinte paga um valor bem abaixo onde vejo se o ifood esta me repassando esse valor

    1. Oi, Marcelo! Você consegue consultar e acompanhar o desempenho financeiro da sua loja e status de repasses direto pelo “Portal do Parceiro”. Basta acessar a aba “Financeiro”, que fica bem no canto esquerdo da sua tela, assim que você conecta com seu e-mail e senha no Portal. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  15. Quero cadastrar a conta bancária, mas está falando que não tenho permissão para acessar, preciso de ajuda para finalizar o castro

  16. Preciso de ajuda para cadastrar a conta bancária pois fala que não tenho permissão para acessar, e só falta essa parte para finalizar o cadastro

    1. Oi Islainy! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

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