O povo brasileiro é mundialmente conhecido como alegre e festeiro. Diante disso, é natural que o país seja um bom contexto para a venda de bebidas, alcoólicas ou não. Refrigerantes fazem sucesso, e, com a diversidade nacional de frutas, os sucos também são muito difundidos.
De acordo com uma pesquisa publicada na CNN Brasil, o mercado de bebidas nacional aumentou consideravelmente nos últimos anos. Diante de tudo isso, fica o questionamento: como aproveitar da melhor forma possível as oportunidades desse mercado?
Se você deseja obter sucesso e alcançar bons resultados no comércio de bebidas, continue a leitura e conheça 7 cuidados essenciais para tomar!
1. Escolha bons fornecedores e prepare o estoque
Mesmo que pareça ser óbvio, é importante ressaltar: você deve ter fornecedores confiáveis. É crucial que as empresas de sua escolha sejam responsáveis e profissionais, uma vez que isso interfere na imagem e no bom funcionamento do seu negócio.
Para bebidas que têm rótulos renomados e especiais, como tequilas, whiskys, vinhos e até mesmo cachaças, é necessário contar com um fornecedor com bom custo-benefício para que o seu negócio seja atrativo. Isso vai agradar o seu público-alvo.
Em relação ao estoque, lembre-se: você vive em um mundo que tem pressa. Por isso, será preciso ter os produtos sempre à mão, em boa variedade e em quantidade satisfatória. É necessário considerar ainda as condições adequadas de limpeza, armazenamento e temperatura.
A qualquer momento podem surgir pedidos grandes, e perder vendas com essa importância por causa de um controle de estoque ineficaz vai prejudicar o seu negócio. Portanto, esteja sempre pronto.
2. Invista em embalagens adequadas
Uma das maiores preocupações no comércio de bebidas é a fragilidade da carga no momento do transporte dos produtos. Pelo fato de a maioria dos vasilhames serem de vidro, acabam quebrando com mais facilidade. Além disso, muitos desses recipientes têm grande pressão interna, como os refrigerantes e as demais bebidas gaseificadas. Por isso, devem ficar protegidos de vibrações e do calor.
Dessa forma, como a carga estará sob a responsabilidade do empreendedor, acompanhe o carregamento e veja a situação das embalagens. O recomendável é que elas protejam as bebidas do calor e isolem as garrafas, de modo que uma não bata na outra. Por fim, não se esqueça de colocar avisos de mercadoria frágil.
3. Trabalhe de acordo com a legislação
Ao trabalhar com a venda de bebidas alcoólicas, você precisa saber que elas exigem licenças específicas. Portanto, para evitar problemas futuros e trabalhar com responsabilidade, verifique as regras da sua região.
As políticas de agências que fazem a regulamentação da compra e venda de bebidas alcoólicas podem variar de um estado para outro. Então, fique por dentro das exigências da ACB (Agência de Controle de Bebidas) do estado em que o seu negócio está situado, para obter as licenças determinadas.
4. Estude a concorrência
Com o alto nível de competitividade do mercado alimentício e de bebidas, é importante estar sempre atento às preferências do público. Nesse sentido, questione quem está fazendo sucesso e dando certo e pode servir como referência para o seu negócio.
Muitas empresas do ramo de bebidas têm conquistado ótimos ganhos por conta do investimento no marketing estratégico e na logística como um todo. Por isso, analise a concorrência e tente entender o que poderia ser aproveitado na realidade da sua empresa para atender ao seu público.
Descubra quais são as estratégias adotadas pelos concorrentes. Entenda, por exemplo, se estão oferecendo grandes descontos ou utilizando o YouTube para postar vídeos sobre a marca, entre outras formas de publicidade. Analise com cautela e veja no que o seu negócio de bebidas pode se diferenciar.
5. Tenha um bom canal de vendas
O relacionamento é um aspecto bastante valorizado pelos consumidores, sendo um fator fundamental no momento de conquistar a fidelização de clientes. Por isso, uma comunicação eficiente e com diversidade de canais de vendas só acrescenta credibilidade ao seu negócio e beneficia a relação com o público.
O problema é que muitos serviços de entrega não deixam claro quais são as formas de contato ou quanto tempo levará para que o cliente tenha um retorno sobre a sua dúvida, por exemplo. Essas questões acabam por afetar negativamente a imagem da marca, impedindo que o cliente finalize o pedido.
Portanto, deixe bem claro quais são os métodos de contato, oferecendo sempre mais de uma alternativa, com atendimento via WhatsApp, redes sociais e um bom aplicativo de entrega. Dessa forma, você facilita a comunicação, mostra que sua empresa é acessível e consegue atender a clientela com muito mais eficiência.
6. Ofereça variedade de bebidas
Como a qualidade deve ser sempre a prioridade em um negócio, e a diversificação, atualmente, é essencial para quem deseja atender um público grande. Lembre-se de diversificar o seu cardápio de bebidas — mas, claro, sem abrir mão da qualidade.
É possível comercializar bebidas alcoólicas e ter alternativas em seu menu, o que deve incluir opções livres de álcool e apropriadas para todas as idades, como chás gelados, caso perceba que tem público para isso. Nesse caso, você pode aproveitar para incluir no cardápio descrições com os benefícios de cada chá, como as propriedades calmantes da camomila. A ideia é alcançar cada vez mais pessoas.
7. Divulgue seu negócio
O mercado está cada vez mais competitivo, e, caso você não invista em uma boa presença digital, é muito provável que não consiga se destacar perante à concorrência.
Por isso, aposte no trabalho de marketing digital. Utilize as redes sociais a seu favor para ficar mais próximo do seu público e divulgar seus produtos. Investir em um bom marketing é primordial para o sucesso do seu negócio. Um bom exemplo disso é o marketing para restaurante, uma ferramenta muito bem sucedida no ramo alimentício.
Procure aprender a fazer bons anúncios e crie cupons de desconto, banners para anunciar uma bebida específica e campanhas promocionais — enfim, são inúmeras as estratégias para você colocar em prática.
Para conseguir ter êxito na venda de bebidas, uma ótima alternativa é utilizar um aplicativo de entregas. Com essa estratégia, seu negócio terá maior visibilidade no mercado, alcançando um público maior e, consequentemente, resultados cada vez melhores.
Aproveite a visita ao blog e confira as planilhas de gestão gratuitas disponíveis!
16 respostas
O IFOOD é um aplicativo ladrão e assassino, o IFOOD é conivente com o crime organizado e envia bandidos para roubar o cidadão, quem está com o IFOOD passa a ser conivente com o crime. Meu filho só esta vivo porque o bandido roubou R$50.000,00 dele. O IFOOD sabe quem é o bandido e protege o crime. 35-98811-0000
XypOJBLefdSoujg
vQCxWuRnq
ikneUtIK
DQsXEVvipzYkoga
NairKsjDF
HfpPmokvhUajI
kFIqJzyXZjeuh
ORBTobVSi
OmEKStRABUs
gaNFdnSLsmfDepzy
xaspUtXMKPLChqk
ZvHKdXNIcOoaWr
NZDOyqonWmukdExA
eMViLBgazd
LJsBXmAcWxk