Todo negócio precisa de estratégias criativas e eficazes para se destacar. No setor da alimentação, adotar um método para aumentar as vendas delivery faz toda a diferença no faturamento, pois esse é um tipo de serviço conquista e fideliza clientes.
Sou Marcelo Soares, especialista em delivery e integrante do Conexão iFood. Entrei no comércio por delivery na cozinha do meu próprio apartamento, quando estava desempregado, e estudar o iFood me trouxe grandes resultados. É com base em minha experiência e conhecimentos que ajudo outros donos de delivery a mudarem de vida, assim como mudei a minha.
Confira informações e dicas imperdíveis para melhorar o seu serviço de venda com entrega em casa!
Qual é a importância de uma boa estratégia de vendas por delivery?
O sucesso de um negócio de entrega de produtos tem tudo a ver com o modo como você conquista e mantém o seu público. “Uma estratégia de vendas bem definida pode identificar as necessidades e preferências dos clientes, oferecer produtos e serviços de qualidade, definir preços competitivos e promover a marca eficientemente.”
É importante otimizar os processos internos para garantir eficiência e qualidade no atendimento e melhorar a satisfação dos clientes. O diferencial é essencial. “Isso pode ser feito por meio de promoções, descontos, brindes, programas de fidelidade, entre outras estratégias.”
Quais são os principais desafios que um negócio delivery pode enfrentar nesse processo?
Segundo Thiago Murça de Almeida, bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, e pós-graduado em Gestão de Marketing Digital, os negócios que trabalham com vendas delivery enfrentam diferentes desafios, como a concorrência alta, o que exige diferenciais.
“Com muitas opções, dificilmente um consumidor voltará a comprar de uma empresa que não satisfez às suas necessidades e expectativas”, explica Thiago.
O especialista recomenda firmar uma parceria para facilitar a gestão de pedidos para a loja e o cliente. Isso facilitará bastante para o público pedir e receber por delivery.
Outros desafios das vendas online com entrega são:
- identificação das necessidades dos clientes;
- logística;
- preços competitivos;
- gestão de estoque;
- marketing eficaz;
- qualidade do atendimento.
Quais são as dicas para criar um método campeão de vendas por delivery?
Para você melhorar a estratégia de venda por entrega, preparei algumas dicas úteis. Confira!
Defina o seu público-alvo
Analise os dados dos clientes. “É importante entender quem são eles, onde estão localizados, qual é a idade, gênero, profissão e outros aspectos que influenciem o comportamento de compra.” Depois, identifique necessidades, preferências e o comportamento dos consumidores para adaptar a estratégia.
Analisar a concorrência e seus clientes pode ajudar a identificar oportunidades e nichos para explorar. Também crie personas para representar os clientes que gostam de comprar e receber em casa e que o seu delivery quer atender.
Crie uma oferta atraente para os clientes
Existem diversas práticas para criar uma oferta atraente em um negócio delivery. Veja as principais:
- cardápio claro e objetivo;
- opções de personalização dos pedidos;
- combos de produtos com descontos;
- promoções e descontos;
- entrega fácil, rápida e eficiente;
- embalagens adequadas para entrega de mercadorias alimentícias;
- atendimento ágil, eficiente e amigável;
- compra com entrega rápida;
- diferentes opções de pagamento.
Para Thiago, manter um alto padrão de qualidade é o principal ponto para uma boa estratégia de vendas delivery. “A equipe deve ser capaz de entregar o mesmo produto, com o mesmo tipo de embalagem e com a mesma agilidade todas as vezes”.
Promova seus serviços
Existem várias formas de promover o seu negócio para aumentar as vendas por delivery. Por exemplo:
- anúncios pagos;
- marketing de conteúdo;
- redes sociais;
- parcerias com influenciadores;
- programas de indicação;
- promoções e descontos;
- eventos;
- degustações;
- marketing boca a boca.
Use canais de vendas eficazes
Aplicativos de delivery, como o iFood, “são muito populares e podem ajudar a aumentar a visibilidade e a capilaridade do negócio.” Conforme o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, 80% das pessoas costumam fazer pedidos de delivery e o iFood aparece entre os métodos favoritos.
Site próprio, redes sociais, WhatsApp e telefone são outros ótimos canais para receber pedidos e interagir com os clientes.
Prepare a estrutura interna para atender a demanda
Antes de aumentar as vendas delivery, você precisa avaliar a capacidade de produção. Considere:
- número de funcionários;
- espaço físico;
- equipamentos;
- logística.
Também invista em tecnologia, como softwares de gestão de pedidos, logística e estoque, em treinamentos para os funcionários e na preparação para picos de demanda.
“Estabeleça parâmetros e meça a qualidade dos seus processos com frequência, identificando quais pontos devem ser mais bem trabalhados e, até mesmo, o que pode ser completamente eliminado da linha de produção”, recomenda Thiago.
Utilize boas fotos
“Boas fotos são essenciais porque despertam uma série de sentimentos nos clientes, demonstram cuidado e atenção, criam uma conexão emocional, geram expectativa e antecipação e aumentam a satisfação e a fidelidade dos clientes.”
Fidelize e recompense clientes fieis à marca
“Programas de fidelidade, oferta de promoções e cupons exclusivos, personalização do atendimento, programas de indicação e eventos exclusivos” são boas estratégias de fidelização. Isso ajuda a criar uma relação de confiança com os clientes, incentiva mais compras e indicações.
Thiago também traz algumas dicas: “é necessário que a empresa trabalhe a experiência do cliente em todos os pontos de contato, mas principalmente no recebimento e consumo do pedido. Isso inclui envio de pequenos brindes, como sobremesas e molhos extras e, claro, bastante cuidado com o pedido”.
Monitore e avalie o desempenho da sua estratégia de vendas
“Ter o monitoramento do desempenho é fundamental para um crescimento no delivery.” Esse processo inclui etapas como analisar dos dados de vendas, os feedbacks dos clientes, monitorar as redes sociais para saber o que os clientes estão dizendo, comparar o negócio com os concorrentes e analisar os indicadores financeiros.
Como a tecnologia pode ser usada para melhorar a estratégia de vendas por delivery?
A tecnologia é uma grande aliada para vender no delivery. “O uso de aplicativos já é uma forma eficiente de ampliar a visibilidade do negócio e facilitar o processo de venda para os clientes.”
Você também pode usar sistemas de gestão, marketing digital, análise de dados e realidade aumentada para se aproximar dos clientes e aumentar a satisfação deles.
Quais são as tendências em estratégias de vendas para negócios delivery?
Para Thiago, os negócios que desejam conquistar uma parcela do mercado de vendas delivery precisam se alinhar às tendências de inovação, além de saber quais problemas do cliente podem ser resolvidos dessa forma. “Tecnologia é a chave para se destacar em 2024, seguido da oferta de uma experiência exclusiva”, ele afirma.
O especialista recomenda a implementação do atendimento automatizado para ganhar agilidade. Ela está muito em alta. Então, é importante facilitar os processos para os clientes, o que inclui o pagamento sem contato, como por meio de vales-refeições.
Não podemos esquecer os temas da atualidade. “Sustentabilidade e oferta de opções vegetarianas ou veganas são pontos muito importantes e altamente valorizados por uma boa parcela do público, principalmente as classes A e B”, ressalta Thiago.
O Sebrae também aponta essa tendência como promissora. “Os consumidores do mercado vegano e vegetariano, antes vistos como minoria pela indústria, hoje são responsáveis por movimentar bilhões de dólares em produtos em todo o mundo. O número de negócios abertos com o termo ‘vegano’ cresceu mais de 500% em dez anos, segundo o Ministério da Economia”.
Não se esqueça que o cenário tende a mudar de forma constante. Por isso, Thiago recomenda Atenção às novidades, movimentações do mercado e que acompanhar de perto influenciadores que fazem reviews de serviços delivery.
Quem trabalha com vendas por delivery precisa adaptar o negócio no mercado alimentício, que é muito dinâmico e competitivo. É essencial avaliar como as tendências podem ser utilizadas a estratégia de vendas do negócio para ter sucesso.
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