Como vender bem um produto?

Saiba como vender bem um produto e tenha sucesso nos resultados do seu negócio, conquistando e fidelizando clientes!
7 Min
vender bem um produto

Saber como vender bem um produto é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, é preciso ter planejamento e criar uma estratégia de vendas eficiente que possa atender às necessidades e desejos dos clientes. 

Conhecer o mercado alimentício, entender quem é o público-alvo, oferecer um produto de qualidade, e contar com parcerias estratégicas. Estas são apenas algumas etapas que você deve considerar se deseja ter um negócio bem-sucedido.

Continue a leitura para entender como vender bem um produto e otimizar a lucratividade do seu empreendimento!

Entenda as lacunas do mercado

Identificar e entender as lacunas de mercado é essencial para encontrar oportunidades na venda de um produto ou serviço, principalmente no ramo alimentício, em que há bastante concorrência. 

Observe as tendências do mercado e as mudanças nos hábitos de compra dos consumidores. Procure saber quais são as principais necessidades no momento e trabalhe com produtos que atendam a essas demandas. 

Por exemplo, se houver uma busca crescente em marmita delivery, você pode abrir um negócio direcionado a este nicho, ou caso já tenha um estabelecimento, abrir um espaço que atenda a essa demanda.

Além disso, você pode usar dados de pesquisa de mercado para entender as lacunas do mercado. Com essas informações, é possível orientar sua estratégia de vendas e marketing e ainda se destacar diante da concorrência.

Conheça seu cliente

É necessário entender a fundo quem é o seu potencial cliente, pois assim você conseguirá vender um bom produto para ele. Essa etapa é uma das mais importantes, servindo como base para todas as outras.

Defina o público-alvo do seu negócio, ou seja, o perfil do cliente ideal. Faça um detalhamento de todos os principais interesses, características, necessidades e dores.

Uma ferramenta bastante útil é o mapa de empatia. Com ele, você consegue traçar, de forma colaborativa e visual, um perfil ainda mais profundo e detalhado dos sentimentos, pensamentos e desejos do consumidor.

Encontre seu diferencial competitivo

Ser um vendedor é algo muito simples. Qualquer empreendedor pode colocar um produto ou serviço à venda e entregar o item de forma mais rápida, abaixar o preço para ganhar da concorrência, entre outras ações. 

Mesmo assim, todos esses elementos podem não ser o suficiente para fazer com que um vendedor seja bem-sucedido. Uma das dicas mais importantes para vender bem um produto é encontrar o diferencial competitivo.

Nesse sentido, procure sempre inovar em seus produtos, criando novas funcionalidades ou melhorando a qualidade do que já é oferecido. A inovação pode ser esse diferencial e impactar positivamente na hora da escolha do cliente.

[rock-convert-cta id=”9927″]

Estude os concorrentes diretos e indiretos

Estudar a concorrência é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Comece pesquisando por estabelecimentos que atuam na mesma área geográfica e segmento de mercado. Alguns exemplos de concorrentes diretos em um negócio alimentício podem incluir restaurantes, padarias, cafeterias e food trucks.

Avalie quais são os produtos que eles oferecem. Verifique se eles possuem um cardápio variado e quais são os preços praticados. Saiba onde estes empreendimentos estão localizados e como isso pode afetar o seu negócio. Procure saber se eles têm alguma página nas redes sociais e como elas são utilizadas para divulgar seus produtos e serviços.

Além disso, também é importante analisar os concorrentes indiretos, como supermercados e lojas de conveniência. São empresas que oferecem produtos diferentes, mas que podem atender às mesmas necessidades dos seus clientes. 

Ofereça um produto de qualidade

Oferecer um produto de qualidade é crucial para vender com sucesso. Um bom produto pode ajudar a construir uma reputação significativa para a sua marca e atrair clientes leais.

Certifique-se de escolher insumos de alta qualidade para a produção dos seus alimentos. Isso garantirá que os itens tenham uma longa vida útil e que os consumidores fiquem satisfeitos com a compra. 

Investir em materiais de alta qualidade, também é uma maneira de se diferenciar da concorrência, que pode estar utilizando materiais mais baratos.

Capacite sua equipe

Normalmente, o consumidor compra de quem ele confia. Por isso, é essencial contar com uma equipe qualificada para realizar as vendas.

Por meio da experiência dos funcionários, o consumidor pode esclarecer dúvidas, conhecer mais sobre os serviços ou produtos oferecidos e ter certeza que o seu negócio atende aos seus interesses.

Portanto, investir no treinamento do time e no desenvolvimento de suas habilidades, é uma prática importantíssima no ramo alimentício. Dessa forma, a equipe ganha confiança e cria um vínculo mais próximo com o público no momento da venda.

Além de conseguir agradar um consumidor mais exigente com o atendimento, por exemplo, essa abordagem também contribui para a fidelização de clientes.

Faça uma divulgação certeira

É praticamente impossível alavancar as vendas de um empreendimento que as pessoas não conhecem. Por isso, o investimento em uma divulgação eficiente de um produto é indispensável.

Aposte no poder das redes sociais e aplicativos como o WhatsApp para fazer divulgação. Crie perfis relevantes para o seu público-alvo e poste regularmente conteúdo relevante e atraente para promover o seu produto.

Invista também em publicidade paga em plataformas como Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads para alcançar um público maior e mais segmentado. Lembre-se que é importante ser criativo e estar sempre buscando maneiras novas e diferentes de promover a sua marca para que ela possa se destacar no mercado.

Ouça feedbacks

Além de ajudar a entender se o consumidor está satisfeito ou não com o produto, o feedback fornece informações valiosas sobre o que funciona bem e o que precisa ser melhorado. Esses dados podem ser usados para garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

A construção de confiança é outra grande vantagem em um negócio alimentício. Quando os clientes fornecem feedback, eles esperam que o vendedor escute e tome medidas para trazer melhorias. 

Ao fazer isso, você demonstra que valoriza a opinião do consumidor e que está disposta a trabalhar para sempre melhorar o produto.

Conte com parceiros estratégicos

Uma das principais práticas utilizadas entre os grandes vendedores e estabelecimentos gastronômicos é unir forças com um parceiro que tenha interesses em comum. Isso porque as ações voltadas para essa finalidade conseguem atingir muito mais clientes. 

Portanto, seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, pesquise quais são as principais marcas e plataformas que poderiam fazer um trabalho em conjunto com você. 

Principalmente se você deseja contar com um serviço de delivery. Com um sistema de entrega bem estruturado como o do iFood, é possível garantir mais eficiência e controle de qualidade dos pedidos.

Saber como vender bem um produto pode ser desafiador. Mas seguindo esse passo a passo, você pode aumentar suas chances de sucesso.  Lembre-se sempre de conhecer bem o produto e o público-alvo. Assim, você consegue obter melhores resultados.
Gostou das dicas? Então se torne um parceiro do iFood e aumente a lucratividade do seu negócio!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery