Aconteceu no dia 1 de julho a 5ª edição do encontro com Associações que representam empresários do setor. O evento teve como objetivo frisar o compromisso com as agendas de escuta ativa e compartilhar o andamento de pautas de Melhoria Contínua.
O encontro com as associações faz parte de uma série de iniciativas do iFood, que visam oferecer uma melhor experiência aos estabelecimentos parceiros. Um dos princípios é criar mais proximidade e diálogo, promovendo mais transparência e espaços de escuta.
Continue a leitura e confira os assuntos tratados no 5º encontro com associações!
Incidentes ocorridos em maio e junho
Nos meses de maio e junho ocorreram alguns incidentes que interferiram na operação das lojas parceiras. Esses fatos foram reconhecidos e listados pelo iFood, e mapeados na jornada de melhoria, como problemas na tela financeira, nas avaliações e instabilidade do cardápio.
Cancelamentos
O tópico de cancelamento é uma das prioridades do iFood, em virtude do impacto causado na operação das lojas parceiras. Até então, já foram traçadas as seguintes soluções:
- acordo durante o preparo: implementado no Gestor de pedido, incluindo multilojas;
- chat durante o preparo para tempo estendido: implementado no Gestor de Pedidos e disponível para integração via Widget;
- ferramenta de atraso: em etapa de teste;
- confirmação de entrega: implementado no Gestor de Pedidos;
- chat pós-entrega: em fase de teste;
- negociação pós-entrega: em fase de teste;
- contraproposta ao cliente: programado para iniciar os testes nos próximos meses;
- ferramenta de denúncia: implementado.
Os resultados alcançados até aqui já evidenciam a efetividade das soluções a respeito dos cancelamentos:
- Restaurantes participam em mais de 50% das solicitações de cancelamento de consumidores;
- Redução de 24% dos cancelamentos pós-entrega (resultado de ações antifraude e do uso da ferramenta de confirmação de entrega). Para os parceiros que usam a ferramenta e tem entrega própria, a redução foi de 80%.
- Reduzimos drasticamente as transações abusivas com PIX, chegando próximo a zero.
- O fluxo de denúncias ajuda a melhorar os processos de identificação e bloqueio de consumidores com conduta suspeita.
Nova tela financeira
No objetivo de oferecer um ambiente de simples entendimento, que entregue informações importantes à gestão dos parceiros, foi lançada a nova tela financeira. A ferramenta traz as seguintes melhorias:
- detalhamento do valor a receber;
- detalhamento dos pedidos;
- ajuda contextual para a nova experiência;
- detalhamento dos reembolsos (previsto para lançamento entre julho e agosto/2022).
Atendimento ao parceiro
As melhorias no atendimento buscam oferecer uma experiência melhor e mais completa aos parceiros, elevando o índice de satisfação. As grandes propostas de melhoria desse pilar envolve, até o final de setembro de 2022:
- atendimento via chat no Gestor de Pedidos;
- expansão do time de atendimento do iFood;
- projeto atendimento incrível.
Cardápio
Oferecer mais autonomia e facilidade aos parceiros para gerirem seus cardápios e estoque no aplicativo é outro objetivo do catálogo de melhorias do iFood. As propostas relacionadas a esse assunto incluem:
- Novo cardápio;
- Gestão de estoque;
- Replicação de cardápio;
- Itens industrializados;
- Recomendações.
Entrega Fácil
A solução trazida pelo Entrega Fácil também foi apresentada no encontro com associações, visando resolver o problema de indisponibilidade de entregadores próprios para momentos de pico ou crise, além da gestão e contratação de frota.
Com o Entrega Fácil, os estabelecimentos parceiros podem contar com a solução logística do iFood, mesmo para as vendas feitas fora do aplicativo, como WhatsApp, telefone, Cardápio Digital ou redes sociais.
As melhorias do produto envolvem:
- Melhoria no fluxo de cotação;
- desenvolvimento de solução para multi-pedidos;
- construção de um pacote de entregas pré-contratado, com condições diferenciadas;
- disponibilização da ferramenta inclusive para estabelecimentos que não vendem no app iFood.
Conteúdos sobre informações tributárias
O iFood quer contribuir na capacitação de estabelecimentos parceiros sobre assuntos fiscais e tributários. Por isso, serão lançados no blog materiais que auxiliem no atendimento de diferentes assuntos relacionados, como:
- Simples Nacional;
- Nota Fiscal para restaurantes;
- Tipos de regimes tributários;
- CPOM;
- Responsabilidade Solidária;
- Nota Fiscal iFood;
- Imposto de renda retido na fonte.
Também foram abordados temas como a campanha Entregadores Reais, que visa promover mais segurança às pessoas entregadoras, e melhorias na adesão às listas de promoções.
Sobre o encontro com as Associações
O encontro com as associações é um evento promovimento mensalmente pelo iFood. O objetivo é reunir líderes que representam os negócios de food delivery e, então, apresentar as iniciativas em desenvolvimento que visam melhorar a experiência dos estabelecimentos parceiros com o iFood.
O programa também viabiliza momentos de escuta para coleta de feedbacks e novas oportunidades de melhoria. Por meio de uma comunicação transparente, o iFood pode apresentar os avanços nas principais demandas elencadas pelos parceiros.
São convidadas a participar do encontro as seguintes associações:
- ANR – Associação Nacional de Restaurantes
- ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
- SINDRESBAR – Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região
- FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
- SINHORES – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco, Alphavile e região
- ABF – Associação Brasileira de Franchising
- ABRABAR – Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas
Caso você não tenha acompanhado as edições anteriores do encontro com associações, leia este post e confira como foi o 4º encontro.
2 respostas
Quando será o 6º encontro e onde?
Oi, Marcelo! Ainda não temos as informações, mas fica de olho nos nossos canais de comunicação que divulgaremos os detalhes em breve, ok? ?