Todo negócio tem as suas fases de pico, aqueles períodos do ano em que os clientes estão mais dispostos a gastar. Aproveitar esses momentos de venda sazonal é essencial para ampliar o faturamento, atrair consumidores novos e criar uma reserva financeira para os períodos de baixa.
Contudo, é importante que a estratégia de venda sazonal seja bem pensada — afinal, não trata-se apenas de um aumento na demanda, mas de realizar todo o planejamento para atender a esse período de pico nas vendas.
Taíne Hoffman, bacharel em Administração. vai explicar como desenvolver as melhores estratégias para aproveitar esses momentos e o que fazer após.
Continue a leitura para entender melhor o que significa venda sazonal e como utilizá-la a favor do seu negócio.
O que é venda sazonal?
A palavra “sazonal” está relacionada a períodos específicos do ano. Nesse sentido, esse tipo de venda é algo que ocorre em determinadas épocas, de acordo com certas características. É um momento de curta durabilidade e que ganha um grande destaque por oferecer algo diferenciado.
As festas juninas, por exemplo, são eventos sazonais, assim como Black Friday, Copa do Mundo, Olimpíadas, entre muitos outros. Além de marcar um acontecimento especial, esses períodos trazem excelentes oportunidades de negócios — uma vez que estimulam o consumo de produtos específicos.
Vale lembrar que a sazonalidade não é sinônimo de data comemorativa. No segundo caso, temos um dia específico com uma determinada representatividade. Alguns exemplos: Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados ou das Crianças.
Já as vendas sazonais não se limitam a apenas um dia. Exemplos disso são as festas juninas e a indústria da moda, que costuma nomear suas coleções de acordo com cada estação: roupas mais leves vendem mais no verão, enquanto conjuntos mais pesados são lançados majoritariamente no inverno.
Quais são os períodos de sazonalidade?
Não há uma resposta que sirva para todos os empreendimentos —por isso, você e seus colaboradores terão que identificar os períodos de sazonalidade do negócio. Será necessário compreender as demandas e os comportamentos de consumo dos clientes.
As datas sazonais estratégicas precisam ser estabelecidas de acordo com os períodos que trazem oportunidades de crescimento para o seu negócio. É com base nesse raciocínio que você vai escolher os períodos do ano que são favoráveis.
Uma dica é sempre investigar o que está em alta e o que chama a atenção do seu público-alvo para conseguir entregar aquilo que essas pessoas estão buscando no momento. Utilize as redes sociais para mapear ideias, conversar com o público e testar a possibilidade de investir em uma demanda reprimida, por exemplo.
Outra recomendação é observar os eventos regionais: festas e eventos específicos da cidade, períodos em que toda a população se mobiliza para participar e gastar um dinheirinho a mais em uma ocasião especial.
Além de aproveitar oportunidades regionais, é possível utilizar as estações do ano e eventos mundiais para criar condições atrativas e vender mais. Um exemplo é o Dia Mundial do Rock, cujas comemorações não se concentram apenas em um dia, mas em todo o mês de julho.
Quais são as melhores dicas para se preparar para a venda sazonal?
Vamos conhecer as melhores indicações, de acordo com a administradora Taíne Hoffmann.
1. Planeje-se antecipadamente
Taíne explica que é importante definir o seu planejamento inicial: escolha da época do ano, definição dos produtos e do público-alvo, entre outras decisões.
“Com base nas suas ideias, crie promoções especiais que atraiam os clientes e, ao mesmo tempo, ajuste seu mix de produtos para atender à demanda específica da temporada“, ensina a administradora.
Na gestão de vendas sazonais, dois desafios são comuns: a previsão precisa da demanda e o gerenciamento eficaz do fluxo de caixa. Para superar essas dificuldades, foque em melhorar suas técnicas de previsão e mantenha uma reserva financeira para imprevistos.
2. Gerencie o estoque
A previsão e o planejamento de estoque para demanda sazonal começam com uma análise cuidadosa das vendas de temporadas anteriores. “A partir desses dados, observe as tendências atuais do mercado para ajustar suas expectativas”, sugere Taíne.
Lembre-se de que flexibilidade é fundamental, então esteja preparado para fazer ajustes rápidos. “Por último, mas não menos importante, monitore continuamente as vendas e ajuste o estoque em tempo real conforme necessário“, explica a administradora.
3. Utilize as ações de marketing
Em seguida, conforme enfatiza Taíne, invista em marketing focado, preparando o terreno antes e durante o período de pico. Utilize as redes sociais em que o seu público-alvo está e considere outras ações, como newsletters que preparem os consumidores para a sazonalidade e estratégias de e-mail marketing.
4. Treine a equipe
Não se esqueça de capacitar a sua equipe para lidar com o aumento do fluxo de clientes, a fim de garantir um atendimento de qualidade — ágil e respeitoso.
Por conta do aumento da demanda, talvez seja uma boa ideia contratar funcionários temporários. Só é preciso tomar cuidado para que isso não se torne um obstáculo para o sucesso da empreitada. “Nesse caso, a chave é planejar com antecedência e desenvolver um programa de treinamento eficiente“, indica Taíne.
“Paralelamente, aprimore seu site e canais de venda online para suportar mais acessos. Além disso, considere estabelecer parcerias estratégicas para ampliar seu alcance“, reforça.
5. Garanta um excelente atendimento
Manter a consistência na qualidade do atendimento durante os períodos de pico é determinante, de acordo com ela é preciso superar esse desafio “estabelecendo processos robustos e oferecendo suporte adequado à sua equipe, garantindo uma experiência positiva para os clientes mesmo nos momentos mais agitados“.
A administradora também enfatiza que um excelente atendimento ao cliente é fundamental para fidelizá-lo e garantir seu retorno na próxima temporada. Afinal, não é só de vendas sazonais que vive o empreendedor.
Como se planejar e se manter durante as baixas temporadas?
Uma das dicas para fidelizar clientes para que eles voltem em diversas épocas do ano foi dada por Taíne no tópico anterior: garanta um atendimento de qualidade, que faça com que o cliente tenha prazer em voltar a comprar no seu empreendimento.
Outro desafio que o empreendedor pode ter que enfrentar é lidar com o excesso de estoque. Mesmo que o negócio venda muito na sazonalidade, podem sobrar muitos produtos no depósito. Taíne recomenda que sejam desenvolvidas estratégias de liquidação — ou o empreendedor pode armazenar itens para a próxima temporada, caso eles não sejam perecíveis.
Um artigo do Sebrae utiliza o termo “sazonalidade negativa” para descrever aqueles períodos em que a demanda cai, principalmente em relação à versão positiva (épocas do ano em que a empresa vende consideravelmente mais):
“Já a sazonalidade negativa acontece quando existe um decréscimo no faturamento por influência de fatores externos. Em alguns casos, o decréscimo é tão grande que as empresas optam por encerrar as atividades durante um período.”
Após um período de vendas sazonais, é importante manter o contato com os clientes para que ele estreite seu relacionamento com o empreendimento. O objetivo é fazer com que a empresa ainda mantenha-se no “radar” do consumidor. Algumas maneiras de fazer isso são:
- envie pesquisas de satisfação;
- peça avaliações dos produtos adquiridos. Isso pode ser feito nas redes sociais, por meio de posts e enquetes;
- compartilhe conteúdos de valor, como textos e vídeos tirando dúvidas e apresentando novos produtos;
- envie ofertas personalizadas, segmentadas pelo histórico de compra do consumidor;
- ofereça boas condições para a recompra das mercadorias que foram adquiridas na sazonalidade — ou promoções para itens complementares;
- utilize o marketing de baixo custo para manter os consumidores interessados. Fazer postagens nas redes sociais, criar uma estratégia de e-mail marketing e produzir conteúdos são alternativas baratas de divulgação;
- crie anúncios nas épocas de baixa temporada. Só tenha cuidado para que o uso de mídias pagas seja estratégico, para não irritar consumidores e leads (clientes em potencial) com a exposição excessiva.
Agora que você entendeu o que significa venda sazonal e alguns exemplos de ações para explorar durante todo o ano, ficou mais fácil definir as suas estratégias globais. Aproveite o rendimento extra nesses períodos para reforçar o caixa da empresa e se preparar para os momentos de baixa na demanda.
Quer saber como atrair mais visitantes e consumidores em potencial? Então, conheça as iscas de vendas!
4 respostas