Consumo sustentável: saiba se a sua empresa está preparada

Entenda o conceito de consumo sustentável e veja como você pode implementar em seu estabelecimento para ter um diferencial.

Gerenciamento de resíduos sólidos, sustentabilidade, preservação do meio ambiente e consumo sustentável. Esses são alguns temas que têm sido amplamente debatidos, mas ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de uma questão ecológica.

É verdade que é preciso falar sobre sustentabilidade para, de fato, preservar os recursos naturais e o planeta. No entanto, isso também já se tornou uma questão estratégica para empresas de diferentes setores.

O consumidor está atento em relação a esse aspecto e as pessoas já estão escolhendo marcas e produtos alinhados à sustentabilidade, mas será que o seu negócio já está pronto para isso? Este post explica com mais detalhes o que é consumo sustentável, qual a sua importância , algumas práticas que podem ser adotadas e como adaptar seu negócio a esse conceito. Confira!

O que é o consumo sustentável?

Consumo sustentável: saiba se a sua empresa está preparada

O consumo sustentável consiste na preferência pela aquisição de itens que utilizam menos recursos naturais para serem produzidos. Aqui estão incluídos tanto os produtos quanto os serviços que são contratados.

Esse movimento também é chamado de consumo responsável ou consciente e não fica limitado apenas às pessoas comuns. Afinal, toda empresa ou estabelecimento também é um consumidor, uma vez que vai utilizar produtos e serviços para manter as operações.

Assim, trata-se de uma questão que diz respeito a todos, e cada um pode realizar a sua parte de acordo com as possibilidades que tem. Inclusive, um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que, das pessoas entrevistadas, 74% já adotam hábitos sustentáveis.

O problema é que nem todas as empresas estão prontas para atender ao consumidor sustentável. Isso porque dois terços dos respondentes disseram que é difícil encontrar itens produzidos com práticas mais sustentáveis. Ou seja, quem produz precisa dar um pouco mais de atenção para essa questão, a fim de atender de maneira satisfatória a esses consumidores.

Qual é a importância do consumo sustentável?

Você já deve ter percebido que um aspecto interessante sobre consumo consciente é o fato de que ele desestimula o desperdício. Por exemplo, as pessoas são incentivadas a fechar a torneira na hora de escovar os dentes ou de ensaboar a louça para não desperdiçar água e praticar a sustentabilidade.

Elas não deixam de utilizar esse recurso necessário, mas fazem isso de uma forma mais racional e sem usar além daquilo que realmente é preciso. Por isso, esse tipo de consumo é tão importante.

Ele visa preservar os recursos naturais e evitar a degradação da natureza, justamente de onde eles são extraídos. Dessa forma, o meio ambiente é preservado e, ao mesmo tempo, reduzimos os impactos sociais e econômicos que o desperdício provoca.

Quando um estabelecimento decide adotar o consumo sustentável, ele ainda implementa inovações, desenvolvendo soluções de mais qualidade e duráveis. Além de aprimorar os seus próprios processos para que haja economia de recursos e a redução dos custos operacionais.

Portanto, quando se fala em sustentabilidade e consumo sustentável é válido olhar além das questões ambientais. Apesar da importância delas, existem muitos outros fatores envolvidos que se tornam estratégicos, inclusive quanto ao desenvolvimento, à inovação e à competitividade nos negócios.

Quais são as práticas de consumo sustentável?

Consumo sustentável: saiba se a sua empresa está preparada

Segundo o Sebrae, “adquirir práticas de consumo responsável, além de garantir um maior número de clientes e fidelizá-los, é uma forma de contribuir com o planeta, diminuindo os impactos negativos que temos gerado ao meio ambiente”.

Porém, por mais que pareça complexo, existem várias ações que você pode adotar no seu estabelecimento para aliar consumo e sustentabilidade. Veja algumas dicas para ter uma empresa sustentável.

Redução do consumo de recursos naturais

Essa é uma das principais formas de aderir à sustentabilidade. Você pode adequar o seu estabelecimento para que ele reduza naturalmente o consumo de recursos naturais, por exemplo, utilizando lâmpadas mais econômicas, instalando acendedores automáticos, torneiras com vazão inteligente, entre outras medidas que promovam economias diárias.

Apoio à economia local

Se existem fornecedores e produtores regionais que atendem ao seu estabelecimento, é interessante optar por consumir os produtos e serviços que eles disponibilizam. Assim, a cadeia de suprimentos se torna menor e há a contribuição para esses pequenos estabelecimentos e produtores, movimentando a economia local e gerando oportunidades.

Parcerias com fornecedores conscientes

Ao procurar fornecedores maiores, é sempre interessante dar preferência para as empresas que também aderem ao consumo consciente. Assim, é possível fazer com que a cadeia de suprimentos seja mais sustentável, reduzindo a pegada ambiental do seu estabelecimento.

Substituição de equipamentos e eletrônicos

É válido analisar a viabilidade de fazer a substituição de equipamentos eletrônicos quando já estão obsoletos. Isso porque maquinários muito antigos também podem depender de um consumo mais intenso de recursos e ter uma menor produtividade. Então, pode ser interessante optar por algo mais moderno.

Porém, quando possível, é preferível fazer as manutenções e otimizações no equipamento já disponível, evitando o descarte para não gerar mais resíduos. Quando há necessidade de fazer isso, é fundamental destinar esses equipamentos da maneira correta para que eles possam ser desmontados e ter os seus materiais reaproveitados por meio da reciclagem.

Como se adaptar ao consumo sustentável no negócio?

Antes de tudo, é interessante avaliar sustentabilidade e consumo consciente em seu estabelecimento. Ou seja, analisar qual é o nível de maturidade em que ele se encontra em relação a esses aspectos e ao ESG — Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança .

Existe a preocupação com isso ou ainda não? Já foi adotado algum tipo de ação nesse sentido? Assim você também consegue identificar quais aspectos podem ser otimizados no seu estabelecimento para que ele seja um consumidor mais consciente e tenha uma produção sustentável.

As mudanças podem acontecer de forma gradativa, inclusive para que você e sua equipe consigam se adequar a essa novidade. Perceba que é possível começar com mudanças relacionadas ao consumo de energia elétrica e de água.

Também vale conscientizar os colaboradores e treiná-los para que não haja desperdícios, inclusive de matéria-prima e de ingredientes. Podem ser estabelecidos fluxos de trabalho, protocolos e padrões pensados de modo que o consumo consciente esteja em foco.

Outras alternativas são fazer a separação do lixo reciclável, trabalhar com embalagens sustentáveis, confeccionadas com materiais recicláveis, adotar tecnologias para digitalizar processos e documentos reduzindo o consumo de papel e utilizar fontes de energia renováveis.

O consumo sustentável é uma questão de escolha e depende da mudança de hábitos. Por isso, também é muito válido aderir a esse movimento em âmbito pessoal para que ele se torne uma prática comum no seu dia a dia e se estenda para o estabelecimento.

De toda forma, pequenas mudanças voltadas para um consumo sustentável somam ao coletivo e geram um impacto positivo. Lembrando sempre que, além da questão ambiental, a sustentabilidade também favorece a imagem do negócio, fazendo com que ele se destaque pela responsabilidade socioambiental e tenha a preferência dos consumidores.

Gostou do nosso post? Aproveite para conferir algumas tendências de consumo para potencializar as suas vendas.

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

25/11/2024

Vale a pena investir em franquias de alimentação? Conheça o mercado...

24/11/2024

Como montar uma tábua de frios?

23/11/2024

Liberdade para experimentar e usar sua criatividade: conheça a cozi...