WhatsApp para empresas: saiba como usar

Entenda como você pode utilizar o WhatsApp para empresas para alavancar as vendas em seu negócio! Tire suas dúvidas sobre o tema.

Estreitar relacionamento com o cliente é fundamental para conseguir alavancar suas vendas em seu restaurante. O Whatsapp para empresas é um dos canais mais utilizados para este fim hoje em dia.

Isso porque ele foi criado, justamente, para ser uma forma de garantir o uso comercial do aplicativo e, com isso, realizar comunicações ágeis na plataforma, além de garantir um relacionamento com o cliente mais próximo. Clientes e gestores ganham com esse canal de comunicação. Mas a dúvida que surge é: como usar o WhatsApp empresas na estratégia de relacionamentos e vendas?

Confira o que é o WhatsApp para empresas e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

O que é WhatsApp para empresas?

O WhatsApp para empresas (também conhecido como WhatsApp Business) é uma versão do aplicativo de mensagem mais utilizado no mundo, com foco, como o próprio nome diz, em empresas. Há uma série de funcionalidades que podem ajudar pequenas, médias e grandes empresas a terem uma comunicação mais eficiente com clientes.

Ele foi criado, justamente, para facilitar o contato entre clientes e negócios até mesmo na própria plataforma e, assim, otimizar o processo de conversão e fidelização.

No WhatsApp é possível fazer diferentes tarefas, como:

  • atender pessoas;
  • tirar dúvidas;
  • divulgar o cardápio e novidades do negócio;
  • encaminhamento para o canal de vendas apropriado;
  • tirar dúvidas sobre os produtos;
  • registra eventuais reclamações e elogios;
  • realizar pesquisa de satisfação;
  • comunicar promoções e cupons de desconto.

Algumas de suas principais funções diferenciais do uso para o usuário comum são:

  • registrar o catálogo de produtos;
  • ter mensagens automatizadas de ausência e saudação;
  • registrar informações do negócio, como redes sociais, endereço, links importantes, entre outros;
  • colocar o botão para iniciar conversa em anúncios (caso vá trabalhar tráfego pago);
  • analisar as estatísticas das mensagens;
  • criar links curtos para facilitar clientes a entrarem em contato (esse link pode ser inserido, por exemplo, na bio das redes sociais do seu restaurante);
  • etiquetar conversas para organização interna;
  • contar com mensagens automatizadas para respostas rápidas.

Como configurar?

Diante de tantas possibilidades interessantes, como conseguir trazer o WhatsApp Business para seu negócio? Confira o passo a passo para configurá-lo conforme a necessidade da sua empresa:

  • baixe o aplicativo na loja de aplicativos do seu sistema operacional (Google Play para Android ou App Store para iOS);
  • acompanhe os Termos de Serviço. Essa é uma fase que muitas pessoas pulam porque é um documento muito extenso. Contudo, você precisa ler ele todo, justamente porque ele traz as principais informações não só sobre o que pode ser feito, mas principalmente o que não pode ser feito na plataforma do WhatsApp pelo seu restaurante, sob pena de punição e exclusão da plataforma. Então leia atentamente e, se for o caso, anote todos os pontos que podem impactar seu negócio;
  • confirme o número comercial do seu negócio. Ele virá em formato internacional, então atente-se para registrar o código +55 (código internacional para telefones do Brasil) + código de área + o número do telefone;
  • receba o código de confirmação por SMS ou ligação e registre-o na aplicação;
  • libere o acesso ao contato e fotos (a aplicação precisa dessa autorização para funcionar);
  • crie a conta comercial. Aqui você poderá selecionar a categoria para a empresa e adicionar a foto do perfil. Nesta etapa é importante incluir o logo do seu negócio;
  • crie o perfil comercial. Neste passo você vai inserir todas as informações necessárias sobre o seu negócio para que o cliente tire suas dúvidas e tenha acesso a ela, como endereço comercial, horário de atendimento, links importantes, entre outros. Vale a pena direcionar para o site, redes sociais ou Cardápio Digital do seu negócio.

Agora seu perfil está criado e já pode ser utilizado para comunicar-se com o cliente! Você ainda pode configurar outras funções adicionais, mas já é possível começar a atender e resolver questões por meio do WhatsApp para empresas.

O próprio WhatsApp Business tem tutoriais em vídeo para a inserção de determinadas funcionalidades comerciais que poderão ser úteis para seu negócio.

Uma vantagem do uso do Whatsapp para empresas é ser uma solução versátil, estando disponível para os dispositivos dos principais sistemas operacionais (Android e iOS).

Como usar o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp para empresas é uma ferramenta que pode ser usada na rotina do seu negócio. Isso porque, por meio dele, você pode criar uma relação direta com seus clientes e desenvolver ações de engajamento de clientes. Por isso, foque em prestar um bom atendimento aos clientes e oferecer uma boa experiência, para você conseguir fidelizar cada vez mais consumidores.

Confira algumas ações para desenvolver com o WhatsApp para empresas no seu negócio:

  • divulgação de novos produtos ou serviços: você pode utilizar a ferramenta para compartilhar novidades do seu negócio para clientes. Compartilhe novidades nos seus produtos e divulgue promoções;
  • relacionamento: fale diretamente com os clientes para tirar dúvidas, além de coletar reclamações e elogios. Preze sempre pela cordialidade no relacionamento e preste um bom atendimento. Mostre a seu cliente, a cada contato, seu interesse em oferecer a melhor experiência de compra;
  • integração de vendas: você pode aproveitar o WhatsApp Business para integrar com seu canal de vendas, como site próprio, aplicativo ou Cardápio Digital. Ao integrar com um canal próprio para vendas, você aumenta a eficiência operacional automatizando o atendimento.

Como criar lista de transmissão no WhatsApp Business?

Você pode fazer lista de transmissão no WhatsApp para empresas para enviar mensagens em massa para diversas pessoas. Com isso você não precisa enviar suas comunicações individualmente, otimizando o esforço da ação.

Confira os 3 passos principais para criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business:

  1. Se você usa um celular Android, com o aplicativo aberto, clique nos três pontinhos situados no canto superior direito da tela. Logo em seguida, selecione o botão “Nova Transmissão“. Mas se você usa um aparelho iOS, clique no botão “Listas de transmissão” inserido acima das suas conversas e depois clique em “Nova lista”.
  2. Independentemente do sistema operacional do seu celular, o aplicativo direcionará para a lista de contatos. Selecione todas as pessoas que deverão ser inseridas na lista de transmissão. Logo depois, dê um nome à lista de transmissão.
  3. Tudo pronto para usar! Sua lista de transmissão vai funcionar como uma conversa em que você pode adicionar imagens e textos. Basta construir uma mensagem atrativa e enviar para que todos os contatos recebam.

Uma dica importante é ter moderação no envio de mensagens. O excesso pode sobrecarregar as conversas e gerar um efeito contrário do engajamento ao público.

Vale a pena vender pelo WhatsApp Business?

O WhatsApp é uma ferramenta com diferentes recursos de comunicação com o seu cliente. No entanto, empresas que escolhem vender pelo WhatsApp podem enfrentar alguns desafios, como:

  • é necessário ter uma mão-de-obra dedicada a responder às mensagens, sanar dúvidas, tirar os pedidos e pegar informações sobre os clientes;
  • os pedidos podem ser processados de forma incompleta, faltando algum detalhe, por uma falha humana no momento do atendimento;
  • os pedidos não são processados automaticamente ou integrados com uma ferramenta de gerenciamento;
  • o pagamento é normalmente feito em canais terceiros, como Pix, demandando o uso de outra ferramenta e gerando insegurança nas transações;
  • a experiência do cliente é comprometida, já que o cliente precisa aguardar ser atendido. Caso demore, o cliente pode até desistir da compra;
  • não há métricas importantes para o seu negócio, como quantidade de pessoas que visualizaram seus produtos.

Apesar de ser um canal eficiente para construção de relacionamento com os clientes, o WhatsApp para empresas não apresenta recursos que entregam a melhor experiência de compra a seus clientes e a melhor experiência de venda ao seu negócio.

Use o WhatsApp Business de forma estratégica no seu negócio, divulgando suas novidades, compartilhando promoções e construindo relacionamentos sólidos com seus consumidores.

Quer contar com o apoio de um parceiro estratégico nas suas vendas? Aproveite a solução de Cardápio Digital do iFood!

5 respostas

  1. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great. I do not know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

    1. Olá, Carolline. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou comente em uma publicação do @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...