Inteligência artificial: o que é e como ela funciona?

Descubra neste conteúdo o que é inteligência artificial, como ela funciona e seus benefícios para os negócios!
8 Min
inteligência artificial o que é

Quem acompanha o mundo da Tecnologia da Informação (TI), sabe que em Inteligência Artificial o que é relevante são suas aplicações, tanto atuais quanto futuras, para o mercado. Por isso, essa tecnologia tem ganhado força e já é usada em diversas áreas de negócios.

Empreendedores de todos os ramos, inclusive o alimentício, precisam entender o que é Inteligência Artificial (IA) e como ela funciona se quiserem usufruir de seus benefícios em suas empresas.

Continue a leitura para entender as vantagens da Inteligência Artificial e como ela pode ser usada no negócio!!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) um campo da ciência da computação que desenvolve soluções tecnológicas que simulam o pensamento e realizam, com autonomia, tarefas de maneira similar ao raciocínio humano. Tais capacidades permitem que as máquinas possam, desde aprender sozinhas, até executar atividades como abstrair, deduzir, criar ou se adaptar, sem depender de programadores para isso

Como funciona a IA?

Para compreender completamente o que é Inteligência Artificial, ainda é preciso conhecer seu funcionamento. Afinal, ele depende de mais coisas além de códigos, programação, estatística e matemática, abrangendo a utilização de diversas tecnologias, como:

  • algoritmos para análises;
  • robótica aplicada em operações;
  • sistemas de aprendizado, incluindo o Machine Learning (aprendizado por experiência) e o Deep Learning (aprendizado autodidata), que proporcionam sua evolução constante;
  • redes neurais capazes de promover associações;
  • computação cognitiva, que possibilita o entendimento de contextos;
  • processamento de linguagem natural usado em interações;
  • visão computacional, que permite a máquina enxergar e captar informações diretamente do ambiente físico.

Como surgiu a Inteligência Artificial?

A descrição teórica dessa tecnologia remonta às décadas de 1940 e 1950, com a publicação de artigos que falavam de redes neurais, estruturas artificiais de raciocínio e modelos matemáticos que simulam o sistema nervoso humano.

Na prática, a partir de 1951, surgiram máquinas que já realizavam algumas das funcionalidades da IA, como imitar sinapses ou se aperfeiçoar sozinhas. Mas só em 1959 foram abertos os primeiros laboratórios focados no assunto.

Assim, sua origem também é um elemento importante para entender o que é Inteligência Artificial. Pois, desde seu início, esse campo evolui tanto inovando quanto retomando conceitos e estudos anteriores.

Qual é a relevância da IA?

Perceber a relevância dessa tecnologia no ambiente de negócios e na vida cotidiana envolve mais que compreender o que é Inteligência Artificial, uma vez que seu impacto está associado a 4 aspectos:

  1. abrangência da sua presença no dia a dia — já disponível para o público em softwares e aplicativos, no Brasil, as interações diárias com ela representam 64%;
  2. capacidade de processamento — características como exatidão, antecipação e profundidade são diferenciais competitivos obtidos com sua implementação;
  3. crescimento nos últimos anos — no contexto da transformação digital, o investimento privado nesse recurso dobrou em 2021 em relação a 2020;
  4. perspectivas de futuro — em 3 anos até 30% dos processos empresariais devem contar com IA.

Quais são os benefícios da Inteligência Artificial?

Quando se fala em Inteligência Artificial, o que é destaque no momento são suas contribuições para que as empresas alcancem melhores resultados. Em negócios do ramo de alimentação isso não é diferente.

Veja quais são os principais benefícios dela a seguir!

Aumento da eficiência

Com a Inteligência Artificial você consegue promover a automação de processos. Atividades repetitivas e operacionais podem tornar a evolução de uma atividade algo penosa. 

Por serem repetitivas, é possível que as pessoas percam a capacidade de concentração e foco, aumentando os riscos para erros humanos. Esses erros podem ser pequenos, mas afetam a eficiência da empresa e sua capacidade.

Com a automação promovida pela Inteligência Artificial, é possível reduzir custos do processo. As atividades operacionais podem ser automatizadas, agilizando a tarefa por completo.

Melhoria no processo de tomada de decisão

Uma das funcionalidades da Inteligência Artificial que supera as capacidades humanas é a análise de grandes volumes de dados não estruturados. Tal tecnologia consegue organizar, encontrar padrões e fazer correlações para obter informações exatas.

A principal aplicação disso está no processo de tomada de decisão. No segmento de alimentação, tal uso permite otimizar o cardápio, avaliar rotas para entregas mais rápidas ou definir caminhos para a expansão. Portanto, a IA torna as escolhas eficientes e menos arriscadas.

Além disso, a Inteligência Artificial pode auxiliar no processamento de dados, monitorando e coletando informações importantes sobre padrões de consumo. 

Toda essa informação coletada pode ser apresentada em gráficos e números, a fim de ajudar a sua empresa a tomar decisões importantes para o crescimento do negócio.

Personalização

Uma das ferramentas facilitadas pela Inteligência Artificial é o monitoramento de dados. O padrão de consumo dos clientes gera informações importantes sobre seus gostos, preferências, hábitos e rotinas. É possível mapear quais são os pedidos preferidos, em qual horário esses pedidos são feitos e muito mais.

Toda essa informação ajuda você a elaborar estratégias personalizadas na hora de abordar o cliente. Isso eleva a satisfação e a sensação de valor que o consumidor tem com a sua marca.

A retenção e fidelização, nesse caso, tornam-se processos naturais desse relacionamento positivo.

Aceleração da inovação

A Inteligência Artificial promove inovação em todos os setores. Atualmente, é possível criar textos, imagens e ferramentas a partir de simples interações com uma IA.

Contar com uma plataforma que ofereça a evolução com a IA significa que o seu negócio se manterá na vanguarda, sempre acompanhando as tendências e inovando no mercado.

Esse processo é um aprendizado contínuo para a IA, que aproveita cada interação com os seres humanos para aprimorar seu conhecimento.

Automação das tarefas

As tarefas repetitivas podem ser substituídas por ferramentas de Inteligência Artificial. Isso otimiza o tempo e gera economia para as empresas.

Por exemplo, os chatbots com IA estão preparados para interagir automaticamente com os clientes, agilizando os pedidos. 

Análises de dados

A Inteligência Artificial também faz o monitoramento de toda a jornada de compra na sua loja. Esse processo gera uma série de informações e dados que são coletados e geram padrões.

Esses padrões geram dados apresentados para você de diferentes formatos, conforme a você configura a IA.

Melhoria da segurança

Em tempos de crescimento dos bots, é fundamental ter proteção contra possíveis fraudes.

A partir da leitura de situações e do monitoramento de hábitos dentro da plataforma, a Inteligência Artificial pode barrar situações suspeitas, aumentando a segurança do seu estabelecimento.

Melhoria da experiência do cliente

Diante da importância que a experiência tem para a decisão de compra de clientes, um dos principais efeitos da Inteligência Artificial, e uma consequência direta dos demais benefícios, é sua otimização ao:

Novos modelos de negócios

Você também pode usar a IA para mapear o mercado e apresentar situações de oportunidades para o seu negócio.

Com a automação, a Inteligência Artificial monitora o mercado e oferece números para você analisar e tirar conclusões sobre novos modelos para o seu negócio.

Competitividade

A automação da IA permite também que a sua empresa acompanhe os dados dos competidores, enxergando como se destacar perante eles.

Associando o padrão de consumo dos clientes com as ofertas dos seus concorrentes, é possível criar estratégias e maneiras de destacar, como promoções, um novo produto ou um combo.

Mais que entender o que é a Inteligência Artificial, é preciso ter contato com suas aplicações práticas e benefícios para negócios da área de alimentação. Com base nas informações, seu empreendimento consegue se preparar para a adoção da IA por parceiros ou nas suas operações.

Tudo pronto para começar a mudança no seu negócio? Conheça o Anota AI e saiba como essa ferramenta pode ajudar seu negócio!

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

11/12/2024

Clube iFood: descubra os benefícios!

10/12/2024

Regulamento da Campanha 2 meses grátis B2B - válida de 13/01/25 até...

10/12/2024

Como funciona a contestação de cancelamento no iFood?

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.