Sob Demanda: conte com a logística parceira iFood para todos seus pedidos

Conheça o Sob Demanda: serviço do iFood que pode ajudar você, até mesmo naqueles pedidos recebidos fora do app.

Em busca de melhorar a experiência dos negócios parceiros, o iFood tem o Sob Demanda. Essa solução aumenta a agilidade da entrega dos pedidos aos clientes e ainda permite que a loja parceira foque a qualidade do produto e do serviço.

A funcionalidade proporciona uma experiência melhor para clientes e lojas parceiras, oferecendo um serviço de entrega abrangente tanto para pedidos dentro da plataforma iFood quanto para aqueles fora dela.

Portanto, o Sob Demanda pode ser um dos segredos da logística do seu negócio, especialmente em um cenário em que o delivery está em crescimento. Para ter uma ideia, dados do iFood indicam que os pedidos na madrugada (00h às 7h) aumentaram 24,7%. Já os de café da manhã (7h às 11h) tiveram alta de 30,7%.

Então, como o Sob Demanda pode ajudar sua loja parceira a alcançar melhores resultados? Continue a leitura para descobrir todas as vantagens dessa solução e como pode beneficiar o seu negócio!

O que é o Sob Demanda?

O Sob Demanda é o serviço do iFood que conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo iFood. Dessa forma, é possível agilizar o serviço e focar na qualidade dos seus produtos, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.

Essa solução foi criada, porque a entrega é essencial para o seu negócio. Assim, você pode realizar entregas contando com o iFood, que vai conectar você com pessoas entregadoras.A medida é válida tanto para os pedidos feitos diretamente no app iFood (Sob Demanda On) quanto para aqueles que chegam por WhatsApp, aplicativo, site próprio e telefone, por exemplo (Sob Demanda Off).

Quem pode utilizar o Sob demanda?

Para utilizar o serviço Sob Demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:

  • Ser restaurante;
  • Estar em uma área de atendida/coberta pela Logística Parceira do iFood;
  • Deve haver entregadores disponíveis na sua região;
  • A forma de pagamento solicitada deve estar disponível no momento da solicitação*. 

*Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em cheque ou vale-refeição.

Quanto custa o Sob Demanda?

Pela comodidade do serviço, cobra-se um valor de frete do restaurante, calculado conforme a distância da entrega. Portanto, as condições contratuais com o iFood permanecem válidas, com uma soma da quantia da pessoa entregadora.

Para pedidos feitos fora do iFood no Gestor de Pedidos, há a cobrança de uma taxa de 4% do valor do pedido, que pode variar entre R$0,20 e R$6,70.

Quais são as funcionalidades do Sob Demanda?

Agrupamento de pedidos

O recurso de agrupamento permite que você pague menos conforme a quantidade de pedidos aumenta — e a boa notícia é que vale a partir da segunda compra feita por algum cliente. O desconto é de R$2 no frete por pedido alocado. Essa funcionalidade está disponível somente no Gestor de Pedidos.

Entrega Segura

A ferramenta Entrega Segura oferece benefícios para quem preenche seus dados corretamente. Nesse caso, os benefícios são:

  • indicação da página de rastreio e o código de confirmação de entrega por WhatsApp do cliente;
  • opção “sem telefone” para as lojas parceiras que não têm essa informação;
  • confirmação de endereço cadastrado pelo restaurante por parte do cliente. Caso esteja errado, ele pode ajustar.

Código de confirmação de entrega

O código de confirmação de entrega são os 4 últimos dígitos do telefone do cliente cadastrado. Esses números são repassados pelo usuário à pessoa entregadora no momento da chegada do pedido para trazer mais segurança.

Caso a empresa use o Sob Demanda Off, a loja parceira pode informar o número do telefone para haver a confirmação. Além disso, se houver a escolha pelo link de rastreio iFood, o cliente receberá essa informação por WhatsApp com a indicação de fornecer o código à pessoa entregadora.

Código de confirmação de coleta

Já o código de confirmação de coleta serve para assegurar que a pessoa entregadora está com o pedido. Isso porque nem sempre essa informação é apontada no app.

A partir dessa ferramenta, a pessoa entregadora precisa informar o código de coleta de 4 dígitos para pegar o pedido. Por sua vez, a loja parceira confirma no Gestor de Pedidos ou na comanda e libera o produto.

Rota devolução

O recurso rota devolução é específico para pedidos que apresentaram algum problema na entrega. Nessa situação, a pessoa entregadora devolve a compra para a loja parceira a fim de evitar fraudes e aumentar o controle do restaurante.

Essa ferramenta serve para casos em que o cliente não é localizado. Então, a própria pessoa entregadora pede o cancelamento, volta para o restaurante e devolve mediante a informação do código disponível no Gestor de Pedidos.

Como contratar o Sob Demanda?

Contratar o Sob Demanda é simples e prático, e a partir de agora já nascerá ativo para nossos restaurantes. A plataforma está aqui para garantir que suas entregas ocorram de forma eficiente e sem atrasos.

Acessando o Portal do Parceiro > Serviços e Soluções, você encontra a página de Sob Demanda e, por lá, consegue contratar o serviço quando quiser.

Contratar o Sob Demanda On para pedidos recebidos no app iFood

Para pedidos recebidos dentro do app iFood, basta seguir os passos:

  • Acesse o Gestor de Pedidos;
  • Clique no pedido recebido, que você precisa de um apoio na entrega;
  • Clique em “Opções de Entrega” no canto direito inferior da tela e selecione “Solicitar entrega”;
  • Confira as informações e solicite a logística.

Contratar o Sob Demanda Off para pedidos recebidos fora do app

Para pedidos recebidos fora do app iFood, abra o Gestor de Pedidos e clique no ícone de capacete localizado no menu lateral esquerdo. Agora, siga os passos:

  • Clique no capacete localizado na aba lateral esquerda;
  • No campo Pedidos de outros canais, localizado à direita da tela, selecione a opção “Solicitar entrega”;
  • Insira o endereço do cliente e confira a disponibilidade de entregadores e o valor do serviço;
  • Preencha informações adicionais, como complemento de endereço e referência;
  • Preencha os dados do pedido com nome do cliente e telefone;
  • Confira os dados e confirme;
  • Tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar entrega.
  • Após solicitar a entrega do pedido, você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos no iFood também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.

Além da praticidade para você, o Sob Demanda oferece comodidade aos seus clientes. Isso porque eles acompanham a rota do entregador em tempo real.

Essa transparência aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores. Conte com o iFood para tornar suas entregas ainda mais eficazes e agradáveis!

Saiba como ver a previsão do tempo de chegada do entregador no Sob Demanda antes da alocação e outras dúvidas na FAQ.

Aproveite a visita no blog e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!

87 respostas

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber esse plano sob demanda, quando recebe um pedido eu posso preparar o pedido para depois solicitar a entrega? Tem um tempo para o preparo do pedido?

    1. Oi, Ione! No plano Sob Demanda, você pode preparar o pedido assim que recebê-lo e solicitar a entrega quando estiver pronto. Normalmente, não há um tempo específico para o preparo, mas é importante que a entrega aconteça em um tempo adequado para garantir a qualidade do produto. Se precisar de mais detalhes, estamos aqui para ajudar! 😊

  2. Olá, minha dúvida é a seguinte:

    O restaurante utiliza entrega sob demanda, o cliente marca “pagar em dinheiro no ato da entrega”. O entregador que irá receber este valor, deverá retornar ao estabelecimento para entregar o valor ou o entregador fica com o valor e como funciona para o estabelecimento receber este valor ? Exemplo: pedido de 56,98 reais.

    1. Oi, Letícia! Para utilizar a entrega sob demanda, não é necessário ter o plano de entrega. Você pode acessar o Portal do Parceiro, ir em ‘Serviços’ e encontrar a página de Sob Demanda. Por lá, você consegue descontratar e contratar o serviço quando quiser. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar! 😉

  3. Olá. Os pedidos recebidos por outros sistemas e entregue pelo ifood através do sobdemanda estão isentos das taxas operacionais? No caso, dos 23% e dos 3,5% que o ifood cobra por pedido. Há algum custo além do valor do frete para o restaurante?

    1. Oi! Nos pedidos via entrega sob demanda, as taxas operacionais como os 23% e 3,5% não se aplicam. O único custo para o restaurante é o valor do frete. 😉

  4. Fiquei um pouco em dúvida sobre a forma de pagamento, caso o pagamento seja no cartão o cliente paga para o Ifood e o dinheiro é repassado em 4 semanas assim como nas entregas normais do Ifood?

    1. Olá, Samanta. Tudo bem?
      Em casos de pagamento no dinheiro, o repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online.

    1. Consegue sim. è gerado um link que vc compartilha com o cliente e ele pode até alterar a localização do local da entrega. Aconteceu comigo do cliente colocar todos os dados corretos, porem a localizacao estava no começo da rua e o entregador nao teve a atitude de procurar pela quadra e lote. Entregador solicitou cancelamento por nao ter encontrado o cliente e levou meu pedido. Ate o momento o ifood nao respondeu meu pedido de reembolso.

    2. Olá, Fernanda. Tudo bem?
      Com o Sob Demanda é possível acompanhar o trajeto do entregador em tempo real! 😉

  5. Na entrega sob demanda, o cliente faz o pagamento direto para mim, e o Ifood cobra apenas a taxa de entrega, e isso?

    1. Olá, Paula. Tudo bem?
      O processo é o mesmo de qualquer outra modalidade de pagamento online. O repasse para você é realizado posteriormente, sem cobrança de taxa extra além da taxa de entrega.

  6. Gostaria de sugerir ao sob demanda a opção de colocar as coordenadas do endereço do cliente para uma localização mais assertiva.O cliente envia a localização pelo whatsapp onde tem essas coordenadas que podem ser copiadas e coladas no sob ao solicitar a entrega. Quando colocamos a rua ou cep nem sempre a localização vai pro local certo e alguns entregadores não procuram pelo numero da casa e causa varios pedidos cancelados.

    1. Olá, Deyvid. Tudo bem? Obrigado pelo comentário!
      Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua. 😊

  7. Outra sugestao para o sob demanda que acredito ser mais “facil” de realizar, seria a possiblidade de ao inserir o endereçõ, ajustar a localizacao do cliente no mapa antes de solicitar o serviço. Tem acontecido muito do cliente enviar a localização e endereço e quando preenchemos as informações pra solicitar o sob demanda, a localizção aparece em outro lugar, as vezes ate na mesma rua, porém fica longe e o sistema nao aceita o ajuste de localização devido a distância.
    Tenho usado muito o sob demanda pois nao tenho entregador, se entrarem em contato comigo seria ótimo dar mais esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/12/2024

O que vendeu mais no iFood em 2024?

19/12/2024

Culinária espanhola: comidas, pratos típicos e curiosidades para vo...

18/12/2024

Contrato de franquia: o que observar antes de assinar

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.