Em busca de melhorar a experiência dos negócios parceiros, o iFood tem o Sob Demanda. Essa solução aumenta a agilidade da entrega dos pedidos aos clientes e ainda permite que a loja parceira foque a qualidade do produto e do serviço.
A funcionalidade proporciona uma experiência melhor para clientes e lojas parceiras, oferecendo um serviço de entrega abrangente tanto para pedidos dentro da plataforma iFood quanto para aqueles fora dela.
Portanto, o Sob Demanda pode ser um dos segredos da logística do seu negócio, especialmente em um cenário em que o delivery está em crescimento. Para ter uma ideia, dados do iFood indicam que os pedidos na madrugada (00h às 7h) aumentaram 24,7%. Já os de café da manhã (7h às 11h) tiveram alta de 30,7%.
Então, como o Sob Demanda pode ajudar sua loja parceira a alcançar melhores resultados? Continue a leitura para descobrir todas as vantagens dessa solução e como pode beneficiar o seu negócio!
O que é o Sob Demanda?
O Sob Demanda é o serviço do iFood que conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo iFood. Dessa forma, é possível agilizar o serviço e focar na qualidade dos seus produtos, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.
Essa solução foi criada, porque a entrega é essencial para o seu negócio. Assim, você pode realizar entregas contando com o iFood, que vai conectar você com pessoas entregadoras.A medida é válida tanto para os pedidos feitos diretamente no app iFood (Sob Demanda On) quanto para aqueles que chegam por WhatsApp, aplicativo, site próprio e telefone, por exemplo (Sob Demanda Off).
Quem pode utilizar o Sob demanda?
Para utilizar o serviço Sob Demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:
- Ser restaurante;
- Estar em uma área de atendida/coberta pela Logística Parceira do iFood;
- Deve haver entregadores disponíveis na sua região;
- A forma de pagamento solicitada deve estar disponível no momento da solicitação*.
*Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em cheque ou vale-refeição.
Quanto custa o Sob Demanda?
Pela comodidade do serviço, cobra-se um valor de frete do restaurante, calculado conforme a distância da entrega. Portanto, as condições contratuais com o iFood permanecem válidas, com uma soma da quantia da pessoa entregadora.
Para pedidos feitos fora do iFood no Gestor de Pedidos, há a cobrança de uma taxa de 4% do valor do pedido, que pode variar entre R$0,20 e R$6,70.
Quais são as funcionalidades do Sob Demanda?
Agrupamento de pedidos
O recurso de agrupamento permite que você pague menos conforme a quantidade de pedidos aumenta — e a boa notícia é que vale a partir da segunda compra feita por algum cliente. O desconto é de R$2 no frete por pedido alocado. Essa funcionalidade está disponível somente no Gestor de Pedidos.
Entrega Segura
A ferramenta Entrega Segura oferece benefícios para quem preenche seus dados corretamente. Nesse caso, os benefícios são:
- indicação da página de rastreio e o código de confirmação de entrega por WhatsApp do cliente;
- opção “sem telefone” para as lojas parceiras que não têm essa informação;
- confirmação de endereço cadastrado pelo restaurante por parte do cliente. Caso esteja errado, ele pode ajustar.
Código de confirmação de entrega
O código de confirmação de entrega são os 4 últimos dígitos do telefone do cliente cadastrado. Esses números são repassados pelo usuário à pessoa entregadora no momento da chegada do pedido para trazer mais segurança.
Caso a empresa use o Sob Demanda Off, a loja parceira pode informar o número do telefone para haver a confirmação. Além disso, se houver a escolha pelo link de rastreio iFood, o cliente receberá essa informação por WhatsApp com a indicação de fornecer o código à pessoa entregadora.
Código de confirmação de coleta
Já o código de confirmação de coleta serve para assegurar que a pessoa entregadora está com o pedido. Isso porque nem sempre essa informação é apontada no app.
A partir dessa ferramenta, a pessoa entregadora precisa informar o código de coleta de 4 dígitos para pegar o pedido. Por sua vez, a loja parceira confirma no Gestor de Pedidos ou na comanda e libera o produto.
Rota devolução
O recurso rota devolução é específico para pedidos que apresentaram algum problema na entrega. Nessa situação, a pessoa entregadora devolve a compra para a loja parceira a fim de evitar fraudes e aumentar o controle do restaurante.
Essa ferramenta serve para casos em que o cliente não é localizado. Então, a própria pessoa entregadora pede o cancelamento, volta para o restaurante e devolve mediante a informação do código disponível no Gestor de Pedidos.
Como contratar o Sob Demanda?
Contratar o Sob Demanda é simples e prático, e a partir de agora já nascerá ativo para nossos restaurantes. A plataforma está aqui para garantir que suas entregas ocorram de forma eficiente e sem atrasos.
Acessando o Portal do Parceiro > Serviços e Soluções, você encontra a página de Sob Demanda e, por lá, consegue contratar o serviço quando quiser.
Contratar o Sob Demanda On para pedidos recebidos no app iFood
Para pedidos recebidos dentro do app iFood, basta seguir os passos:
- Acesse o Gestor de Pedidos;
- Clique no pedido recebido, que você precisa de um apoio na entrega;
- Clique em “Opções de Entrega” no canto direito inferior da tela e selecione “Solicitar entrega”;
- Confira as informações e solicite a logística.
Contratar o Sob Demanda Off para pedidos recebidos fora do app
Para pedidos recebidos fora do app iFood, abra o Gestor de Pedidos e clique no ícone de capacete localizado no menu lateral esquerdo. Agora, siga os passos:
- Clique no capacete localizado na aba lateral esquerda;
- No campo Pedidos de outros canais, localizado à direita da tela, selecione a opção “Solicitar entrega”;
- Insira o endereço do cliente e confira a disponibilidade de entregadores e o valor do serviço;
- Preencha informações adicionais, como complemento de endereço e referência;
- Preencha os dados do pedido com nome do cliente e telefone;
- Confira os dados e confirme;
- Tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar entrega.
- Após solicitar a entrega do pedido, você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos no iFood também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.
Além da praticidade para você, o Sob Demanda oferece comodidade aos seus clientes. Isso porque eles acompanham a rota do entregador em tempo real.
Essa transparência aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores. Conte com o iFood para tornar suas entregas ainda mais eficazes e agradáveis!
Saiba como ver a previsão do tempo de chegada do entregador no Sob Demanda antes da alocação e outras dúvidas na FAQ.
Aproveite a visita no blog e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!
87 respostas
Boa tarde!
Gostaria de saber esse plano sob demanda, quando recebe um pedido eu posso preparar o pedido para depois solicitar a entrega? Tem um tempo para o preparo do pedido?
Oi, Ione! No plano Sob Demanda, você pode preparar o pedido assim que recebê-lo e solicitar a entrega quando estiver pronto. Normalmente, não há um tempo específico para o preparo, mas é importante que a entrega aconteça em um tempo adequado para garantir a qualidade do produto. Se precisar de mais detalhes, estamos aqui para ajudar! 😊
Olá, minha dúvida é a seguinte:
O restaurante utiliza entrega sob demanda, o cliente marca “pagar em dinheiro no ato da entrega”. O entregador que irá receber este valor, deverá retornar ao estabelecimento para entregar o valor ou o entregador fica com o valor e como funciona para o estabelecimento receber este valor ? Exemplo: pedido de 56,98 reais.
Olá, Vinicius. Tudo bem?
A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.
Para entender mais sobre pagamento na entrega, acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/pagamento-em-dinheiro/
Olá, para utilizar a entrega sob demanda eu posso ser contratante do plano simples sem a entrega parceira?
Oi, Letícia! Para utilizar a entrega sob demanda, não é necessário ter o plano de entrega. Você pode acessar o Portal do Parceiro, ir em ‘Serviços’ e encontrar a página de Sob Demanda. Por lá, você consegue descontratar e contratar o serviço quando quiser. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar! 😉
Olá. Os pedidos recebidos por outros sistemas e entregue pelo ifood através do sobdemanda estão isentos das taxas operacionais? No caso, dos 23% e dos 3,5% que o ifood cobra por pedido. Há algum custo além do valor do frete para o restaurante?
Oi! Nos pedidos via entrega sob demanda, as taxas operacionais como os 23% e 3,5% não se aplicam. O único custo para o restaurante é o valor do frete. 😉
Fiquei um pouco em dúvida sobre a forma de pagamento, caso o pagamento seja no cartão o cliente paga para o Ifood e o dinheiro é repassado em 4 semanas assim como nas entregas normais do Ifood?
Olá, Samanta. Tudo bem?
Em casos de pagamento no dinheiro, o repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online.
O entregador sob demanda ao receber pedidos via ifood, o cliente consegue rastrear a entrega?
Consegue sim. è gerado um link que vc compartilha com o cliente e ele pode até alterar a localização do local da entrega. Aconteceu comigo do cliente colocar todos os dados corretos, porem a localizacao estava no começo da rua e o entregador nao teve a atitude de procurar pela quadra e lote. Entregador solicitou cancelamento por nao ter encontrado o cliente e levou meu pedido. Ate o momento o ifood nao respondeu meu pedido de reembolso.
Olá, Fernanda. Tudo bem?
Com o Sob Demanda é possível acompanhar o trajeto do entregador em tempo real! 😉
Na entrega sob demanda, o cliente faz o pagamento direto para mim, e o Ifood cobra apenas a taxa de entrega, e isso?
Olá, Paula. Tudo bem?
O processo é o mesmo de qualquer outra modalidade de pagamento online. O repasse para você é realizado posteriormente, sem cobrança de taxa extra além da taxa de entrega.
Gostaria de sugerir ao sob demanda a opção de colocar as coordenadas do endereço do cliente para uma localização mais assertiva.O cliente envia a localização pelo whatsapp onde tem essas coordenadas que podem ser copiadas e coladas no sob ao solicitar a entrega. Quando colocamos a rua ou cep nem sempre a localização vai pro local certo e alguns entregadores não procuram pelo numero da casa e causa varios pedidos cancelados.
Olá, Deyvid. Tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua. 😊
Obrigado. Espero que dê certo.
Outra sugestao para o sob demanda que acredito ser mais “facil” de realizar, seria a possiblidade de ao inserir o endereçõ, ajustar a localizacao do cliente no mapa antes de solicitar o serviço. Tem acontecido muito do cliente enviar a localização e endereço e quando preenchemos as informações pra solicitar o sob demanda, a localizção aparece em outro lugar, as vezes ate na mesma rua, porém fica longe e o sistema nao aceita o ajuste de localização devido a distância.
Tenho usado muito o sob demanda pois nao tenho entregador, se entrarem em contato comigo seria ótimo dar mais esclarecimentos.