Na hora de procurar uma empresa para comprar um produto ou serviço, você presta atenção à avaliação no Google? É provável que sim. Afinal, esse é um gatilho mental importante: o da prova social.
Na prática, isso demonstra que outras pessoas gostam da marca e do que ela vende, assim como acontece com a avaliação no iFood. Portanto, é mais do que um simples comentário. Tanto é que algumas estatísticas comprovam essa afirmação.
Para ter uma ideia, 95% dos clientes verificam as avaliações de produtos na hora de comprar. E os comentários no Google são os preferidos de 73% dos consumidores que buscam uma prova social antes de fechar negócio.
Então, como usar essa questão a seu favor? Vamos explicar neste artigo. Continue lendo!
O que é a avaliação no Google?
A avaliação no Google é um comentário de cliente que informa os pontos positivos e/ou negativos de determinado produto ou serviço. Seu objetivo é fornecer informações úteis, que contribuem para destacar as melhores empresas no mercado de atuação.
A avaliação pode aparecer tanto no Perfil da Empresa, no Google Maps, quanto na busca do Google. Vale destacar que a primeira ferramenta era chamada de Google Meu Negócio, mas agora mudou de nome.
De toda forma, o funcionamento é igual ao anterior e representa uma boa oportunidade para o cliente fazer a avaliação de empresa no Google. Ao mesmo tempo, é a chance de você obter vantagem competitiva ao ter uma boa pontuação.
O que é a classificação por estrelas do Google?
A classificação por estrelas do Google é uma pontuação que varia de 1 a 5 e representa a reputação do negócio. Ela é definida a partir dos comentários e das classificações dos clientes, sendo que o propósito é alcançar a nota mais elevada.
Quanto melhor for a pontuação da empresa, melhor tende a ser a experiência do cliente. Em outras palavras, isso significa que o atendimento ao cliente costuma ser bom e o consumidor deve gostar do produto ou serviço.
Qual a importância das avaliações no Google?
A importância das avaliações no Google é fornecer informações úteis aos potenciais compradores e aumentar a chance de vender. Isso porque o gatilho mental da prova social permite que as empresas se destaquem devido aos comentários positivos. Portanto, é como um marketing boca a boca, mas em ambiente virtual.
Por outro lado, se a pontuação for baixa, faz o efeito contrário. Assim, torna-se um ponto negativo para o seu negócio, já que instiga os potenciais consumidores a migrarem para a concorrência.
Esse é o motivo que justifica o cuidado com as avaliações Google. Afinal, essa é uma ferramenta importante, já que afeta a reputação do negócio de maneira positiva ou negativa.
De maneira indireta, também há impactos no SEO. De maneira simples, essa é uma estratégia de marketing digital que permite ranquear o seu negócio nos buscadores de forma orgânica, isto é, sem investimentos em dinheiro.
Nesse caso, isso significa que uma avaliação ruim no Google faz com que a sua empresa não tenha tanto destaque nos resultados, inclusive no Perfil da Empresa. Portanto, menos pessoas vão encontrar o seu negócio e vai ser mais difícil atrair clientes.
Como funciona a pontuação de avaliação do Google?
A pontuação de avaliação do Google funciona a partir de uma média de todas as notas oferecidas pelos clientes de uma empresa. Assim, são considerados todos os comentários positivos e negativos, somando-se todos os valores e dividindo pela quantidade total. No entanto, vale ressaltar que a atualização pode levar até 2 semanas.
Para ficar mais claro, veja um exemplo simples. Imagine que você abriu um negócioe recebeu as notas 5, 3, 2, 4,5 e 3,5. Portanto, há 5 pontuações. Assim, a conta feita é:
Avaliação do Google = soma das notas ÷ quantidade de pontuações
Avaliação do Google = (5 + 3 + 2 + 4,5 + 3,5) ÷ 5
Avaliação do Google = 18 ÷ 5
Avaliação do Google = 3,6
Isso representa um resultado mediano, que pode desmotivar muitos potenciais clientes. Dessa forma, é fundamental investir em estratégias para melhorar a avaliação no Google.
Quais são as vantagens da avaliação do Google para seu negócio?
As vantagens da avaliação do Google para seu negócio são a oportunidade de receber retornos dos clientes, sabendo o que ainda precisa melhorar. Por isso, é uma forma de identificar pontos fortes e fracos, aumentar a credibilidade da sua empresa, melhorar o desempenho do SEO e ter uma taxa de cliques (CTR) mais alta.
Tudo isso também se reflete em uma classificação melhor na pesquisa local e no incentivo a clientes saberem como avaliar no Google. Na prática, uma pontuação elevada oferece valor agregado ao seu negócio.
Benefícios das avaliações no Google
- Seu negócio tem mais visibilidade, porque fica mais bem ranqueado nos buscadores.
- A reputação melhora, o que gera uma prova social e incentiva a tomada de decisão.
- Os clientes confiam mais na sua marca, porque as avaliações Google são depoimentos reais dos clientes.
- A taxa de conversão aumenta, com tendência de aumento do faturamento. Isso porque há uma chance maior de pessoas comprarem seus produtos ou serviços.
Aqui, vale a pena destacar que os 3 primeiros lugares dos resultados locais do Google geram um índice de conversão 93% maior. Isso é o que mostra a pesquisa The State of Google Reviews, que ainda destacou que o tráfego de usuários chega a ser 126% maior.
Como aumentar a pontuação no Google?
Coloque todos os seus dados
No momento de criar o Perfil da Empresa, insira o máximo de informações sobre o negócio. O objetivo é mostrar ao algoritmo do Google o que você faz e vende. Além disso, mantenha todos os dados atualizados.
Verifique os locais da empresa
A avaliação no Google pode melhorar se você confirmar os locais da empresa. Essa é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio nos resultados da sua região. Isso vale para o Google Maps, o buscador e todos os outros produtos do Google.
Atualize o horário de funcionamento
Sempre deixar o horário de funcionamento atualizado. Especifique quando estará fechado e possíveis dias com jornada diferenciada. Assim, os clientes sabem quando sua empresa estará aberta.
Responda os comentários
Quando o cliente vai avaliar empresas no Google, ele espera um retorno. Então, sempre responda, deixando claro que o comentário é importante. Desse modo, você valoriza os clientes e ainda tem a oportunidade de saber o que é preciso melhorar e quando um problema pode ser resolvido. Em muitos casos, é possível até reverter a insatisfação de um consumidor.
Insira fotos
As fotos dos seus produtos ou serviços são um complemento importante. As imagens reforçam a avaliação no Google e ainda mostram aos clientes o que eles podem esperar. Então, invista na boa qualidade.
Como obter uma classificação por estrelas do Google?
- Aceite os comentários.
- Insira os depoimentos no seu site.
- Procure ter mais avaliações no Google.
- Solicite a pontuação no momento certo.
- Use a forma certa para pedir as avaliações.
1. Aceite os comentários
Sejam positivos, sejam negativos, aceite os comentários dos clientes. Quanto mais avaliações genuínas, melhor, porque você poderá saber exatamente o que os consumidores pensam.
2. Insira os depoimentos no seu site
Os comentários positivos devem ser destacados no seu site para gerar a prova social. Essa é uma maneira eficiente de gerar mais vendas.
3. Procure ter mais avaliações no Google
Peça avaliações dos consumidores e coloque-se sempre à disposição para resolver algum problema, caso ocorra. Adotar essa prática ajuda a valorizar o cliente e isso faz com que exista uma chance maior de fidelização de clientes.
4. Solicite a pontuação no tempo certo
O ideal é solicitar o máximo de avaliações no Google, mas existe um momento correto para pedir ao seu cliente. Caso contrário, a chance de ele não deixar seu comentário é maior. Nesse sentido, o ideal é fazer esse pedido no final da refeição, se o consumidor estiver satisfeito.
Se a compra tiver sido via delivery, mande um bilhete junto com o produto. Outra opção é entrar em contato posteriormente, verificar o nível de satisfação e, então, indicar como avaliar no Google.
5. Use a forma certa para pedir as avaliações
Além de fazer o pedido no momento certo, é preciso usar a forma adequada. É importante adotar a personalização e o contexto para cada cliente. Você ainda pode destacar os pontos positivos da compra para incentivar a avaliação no Google.
Como conseguir mais estrelas na avaliação do Google?
Invista no bom atendimento ao cliente
O bom atendimento ao cliente leva a mais estrelas na avaliação do Google. Por isso, invista em treinamento e capacitação, e atenda às demandas dos clientes. Assim, há mais chance de conseguir comentários positivos e uma boa pontuação.
Disponibilize um QR code para a avaliação no Google
Uma forma de facilitar a realização de comentários é criar um QR code que leve diretamente ao Perfil da Empresa no Google. Ele pode ser impresso e colocado no salão ou ser enviado junto ao pedido do delivery.
Responda aos comentários
Qualquer avaliação no Google deve ser respondida, sendo positiva ou negativa. Agradeça quando forem elogios e tente resolver os problemas, mostrando que o comentário é importante para fazer melhorias. Isso também auxilia a reputação online do seu negócio.
Monitore todas as avaliações no Google
Acompanhe regularmente a avaliação da empresa no Google. Identifique as oportunidades de melhoria e valorize todas as opiniões. Isso ajudará a alcançar melhores resultados.
Como a avaliação no Google ajuda a atrair clientes no iFood?
A avaliação no Google ajuda a atrair clientes no iFood por ser uma prova social. Assim, a pessoa tem a nota do aplicativo e do Perfil da Empresa para saber se vale a pena comprar no negócio.
Além disso, o comentário no Google ajuda a melhorar o ranqueamento no buscador. Desse modo, você também tem uma chance maior do cliente encontrar seu perfil no iFood e comprar seus produtos.
Portanto, essas ferramentas são complementares e consistem em alternativas eficientes para chamar a atenção dos possíveis compradores. Com isso, seu faturamento pode aumentar tanto com a avaliação no Google quanto com aquela deixada no iFood.
E você, quer ver mais estratégias para atrair clientes? Confira as dicas para ter uma boa avaliação no iFood e veja suas vendas decolarem.