Como fazer a gestão de caixa de restaurante

Fluxo de caixa em restaurantes: veja neste post algumas dicas para acompanhar cada movimentação financeira do seu negócio.

A saúde financeira traz confiança para que uma empresa invista e cresça cada vez mais no mercado. O objetivo é melhorar desde as operações internas até a etapa de atendimento ao cliente. No ramo de alimentação, esse objetivo começa a ser alcançado quando há uma boa gestão do caixa de restaurante.

Você se preocupa em fazer o controle contínuo dos recursos que passam pelo estabelecimento? Ao contrário do que possa parecer, a eficácia desse trabalho exige muito mais constância do que esforço. Ou seja, os resultados dependem do acompanhamento frequente de tudo o que envolve o dinheiro do negócio.

Continue a leitura para descobrir a importância e as formas de manter suas finanças sempre em ordem!

O que é fluxo de caixa?

Esse processo representa a movimentação do dinheiro na empresa, desde quando entra até o momento em que sai do caixa. Ele serve para que gestores entendam de onde veio e aonde vai cada montante que passa pelo local, a fim de garantir que o orçamento esteja sempre em dia.

Por mais cuidadosa que seja, toda pessoa está sujeita a deixar algumas informações de lado na hora de analisar um cenário. Assim, o controle eficaz do fluxo de caixa de restaurante surge como um grande aliado para monitorar os gastos e os recebimentos em determinado período.

Ele inclui todos os valores monetários envolvidos nas atividades do estabelecimento, desde o pagamento de funcionários até as vendas de refeições e bebidas. Assim, se você resolveu investir em equipamentos ou obteve um empréstimo para o negócio, precisa contabilizar esses dados em algum lugar.

A gestão do caixa é valiosa porque demonstra a realidade financeira da empresa, incluindo detalhes sobre despesas, valores recebidos e total de lucros. Tendo esses dados em mãos, você acaba tomando decisões mais inteligentes e adequadas à condição atual, evitando prejuízos.

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Como fazer a gestão de caixa de restaurante?

O controle deve ser constante para que funcione e gere relatórios precisos sobre o saldo do empreendimento. Você pode eleger uma ou duas pessoas para operar o sistema em que os dados serão armazenados, sempre orientando sobre a importância de manter tudo atualizado. Entenda como gerir seu restaurante de forma efetiva.

Registre dados diariamente

Cada movimentação financeira importa na hora de avaliar o desempenho do negócio. Portanto, tenha o cuidado de anotar qualquer montante de entrada ou saída, independentemente do valor.

Pense que restaurantes têm um fluxo intenso de operações relacionadas compra de comida em diferentes horários. Isso exige o registro diário do que foi vendido no ambiente físico ou em serviços de entrega, por exemplo. O ideal é armazenar os dados o quanto antes, para ter noção real do consumo.

Detalhe os lançamentos

Procure gerenciar caixa de restaurante organizando os lançamentos em categorias distintas. Isso ajuda no registro e na consulta das informações para elaborar relatórios ricos em detalhes. Também evita confusões com valores de gastos e recebimentos, o que transmitiria uma ideia errada sobre as finanças.

Você deve separar as entradas das saídas e, se achar necessário, criar subcategorias dentro de cada grupo. Na parte dos valores recebidos, por exemplo, coloque os pagamentos pelos itens do cardápio, fontes de financiamento e até vendas de itens complementares, como bebidas, caso faça parte das opções do seu negócio.

Já a parte dos valores pagos engloba as despesas com a operação e a manutenção do negócio: conta de luz e de água, aluguel de espaço, salários da equipe etc. Também considere os custos com a renovação do estoque, que passa pelos pagamentos aos fornecedores de insumos.

Invista em automatização

A tecnologia supera os processos manuais quando o objetivo é ganho de agilidade. Então, evite registrar os dados em planilhas físicas, mesmo como algo provisório. A chance de você deixar para depois ou de confundir as anotações é grande, sem contar que dados em papel são mais demorados para analisar.

Hoje, não faltam ferramentas específicas para organizar e proteger as informações das empresas. Isso inclui os detalhes do fluxo de caixa, que fica sempre atualizado e acessível aos gestores. A vantagem das ferramentas digitais está na rapidez para comparar valores e realizar cálculos, sem contar que muitas podem ser manipuladas remotamente, até mesmo pelo celular.

Realize projeções financeiras

Prever cenários futuros é uma tática excelente para se antecipar a possíveis problemas. Após abrir um restaurante, você precisa controlar o capital de giro para continuar operando sem preocupações com dinheiro. Nesse processo, as projeções financeiras são sempre bem-vindas.

Elas oferecem um panorama de saldos futuros para que o gestor saiba se terá recursos suficientes para custear todas as despesas e manter os lucros. Para fazer esse cálculo, você precisa lançar todos os gastos que ainda não foram quitados e os valores que ainda serão recebidos.

Depois, compare os montantes para descobrir se o resultado do caixa de restaurante será positivo ou negativo na semana ou mês seguinte. Caso preveja um cenário desfavorável, poderá agir com antecedência para amenizar ou evitar a perda de dinheiro.

Analise o desempenho do caixa

Conferir o saldo em cada período, de forma permanente, ajuda você a entender se as operações estão seguindo o caminho certo. Para saber como foi o desempenho em determinada quinzena ou mês, por exemplo, some todas as entradas e depois aplique uma redução com o total das saídas.

O resultado deve ser positivo para gerar lucro e preservar a saúde financeira do negócio. É interessante que você sempre compare o valor disponível ao fim de cada expediente, transportando esse saldo para o dia seguinte e usando-o como base para realizar novos cálculos.

A análise dos dados também serve para identificar itens mais vendidos, horários com maior pico de consumo e os meios de pagamento favoritos dos clientes. São todos fatores relevantes para o gestor aprimorar seus serviços e melhorar a experiência do público.

Como vimos, a movimentação do caixa de restaurante fornece informações precisas sobre o que funciona ou precisa ser revisto na gestão. Então, dedique-se no registro para ter segurança na tomada de decisões, a fim de obter bons benefícios.

Não sabe quanto cobrar pelos itens do cardápio? Tire essa dúvida com o nosso guia completo para fazer a precificação de produtos do restaurante!

Por iFood

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59 respostas

  1. Boa noite já assinei o contrato mais não consigo entrar no portal para configurar minha loja

    1. Oi, Jhennifer. Tudo bem, solucionar isso é fácil. =D Pedimos que entre em contato pelo nosso chat em https://parceiros.ifood.com.br. Basta clicar no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela. Indique se é restaurante ou mercado, vá até a opção “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. Depois disso, é só seguir as instruções e partir para as vendas. ?

    1. Nosso objetivo é sermos o maior parceiro do seu negócio, Izabel. 😉 Assim como você é nossa parceira aqui!

    1. Oi, Rosemari. Consultar suas transações financeiras é bem fácil: basta acessar o Portal do Parceiro com seu login e senha e selecionar a aba “Financeiro” no menu lateral. Se mesmo assim, não constar esse valor no seu extrato, você pode entrar em contato com nosso time de suporte e/ou atendimento na opção “Chamados e ajuda”. 😉 Vai ser um prazer ajudar!

  2. Boa tarde!! Estou precisando fazer uma alteração no e-mail urgente, mas não consigo falar no suporte do iFood.
    Meu sistema de vendas está fora do ar a 2 meses e não consigo falar com ninguém. Aguardo um retorno ?

    1. Oi, Vanecia. Precisamos que entre em contato pelo chat em “Chamados e ajuda” no seu Portal do Parceiro. Caso esteja com dificuldades de acessar o Portal, temos outro chat disponível aqui: https://parceiros.ifood.com.br, no canto inferior direito da sua tela. Será um prazer ajudar!

  3. Infelizmente estou muito triste com o ifood,fiz vendas de mais de 300,00 e o ifood t me repassando menos da metade Lamentável

    1. Oi, Poli. Vamos entender juntos seus repasses financeiros? Na aba “Financeiro” no Portal do Parceiro você tem mais informações sobre cada entrada e saída com relação às suas vendas no iFood. Após conferir esse dado, você pode entrar em contato com o nosso time de atendimento em “Chamados e ajuda”, “Atendimento”. A gente tá aqui pra ser o maior parceiro do seu negócio. =D

  4. Ótima experiência de vendas e entregas de produtos saudáveis. Obrigada Ifood!

    1. Nossa meta enquanto empresa é oferecer a nossos parceiros, clientes e entregadores sempre a melhor experiência. Seu comentário nos deixa muito feliz e cientes de que estamos na direção certa. ?

    1. Oi, Luis. Queremos que você tenha a melhor experiência aqui, por isso pedimos que entre em contato pelo chat no Portal do Parceiro. Vamos entender juntos as taxas que foram cobradas e quais mudanças podem ser feitas. 🙂

  5. Gostaria de saber c a mensalidade de 130,00 do ifood é descontado tudo de uma vez … E tbm gostaria de saber pq recebo depois de um mês o que vendi

    1. Oi, Ana. Se liga, a primeira mensalidade é grátis e as próximas você só paga se o faturamento do mês for igual ou maior que R$ 1.800. Acesse nossa página de cadastro pra saber mais. 😉 Os repasses financeiros do iFood são feitos a cada 4 semanas, mas você também pode solicitar o adiantamento de repasses, sujeito a cobrança de taxas. Lembre-se de que é mais vantajoso sempre receber os repasses em uma Conta Digital iFood. No menu “Financeiro” do Portal do Parceiro você encontra as informações consolidadas sobre o financeiro da sua loja.

  6. Adorei a dica !!!
    Sempre bom parceiros que nos ensine como melhorar nosso fluxo de caixa

  7. Então não consegui ver pagamentos por isso não coloquei meus produtos disponíveis gostaria de saber como vcs faz o pagamento não recebi nenhum comprovante de vcs aí vcs madam um monte de mensagens más o que interessa não mada

    1. Oi, Marcelo. No Portal do Parceiro você encontra todas as informações sobre pagamentos e repasses; basta acessar a aba “Financeiro” no menu lateral. Se tiver qualquer dúvida, também estamos disponíveis via chat, em “Chamados e ajuda” no mesmo menu. =D Vai ser um prazer te ajudar!

  8. Olá sou parceiro ifood , mas não coloco minha loja em funcionamento faz tempo , tive experiência ruim com vcs , logo no começo eu tinha 170 reais mais ou menos a receber e nunca vi esse dinheiro…. para mim ifood , tô fora !

  9. Sim muito bom, são situações reais que venho passando atualmente, me de uma maneira de cálculo de entrada e saídas pra se ter o lucro, tá com um b tempo que não faço isso semanalmente.

  10. Eu nem tenho q falar faz 2 meses q tô trabalhando e eles broquiou minha conta digital e não consigo desbloquear faço tudo q mandão aí ele fala q 3 dias úteis e nada tô estressada co. O ifood ninguém resolve meu problema

    1. Oi, Leonice. Vamos te ajudar com isso, ok? Pedimos que entre em contato por meio do atendimento no Portal do Parceiro. Basta acessar com seu e-mail e senha e selecionar a aba “Chamados e ajuda” no menu lateral; depois “Atendimento” no canto superior direito. Caso não consiga se conectar ao Portal, temos um chat disponível na página de cadastro. Vai ser ótimo ajudar!

  11. Eu nem tenho q falar faz 2 meses q tô trabalhando e eles broquiou minha conta digital e não consigo desbloquear faço tudo q mandão aí ele fala q 3 dias úteis e nada tô estressada co. O ifood ninguém resolve meu problema já falei mas não resolveu nada obrigado mesmo assim

  12. Qual programa aconselham os gestores dos restaurantes a usar para fazerem o fluxo de caixa e controles?

    1. Oi, Cris. Depende muitas das necessidades do seu restaurante, mas aconselhamos sempre a ficar de olho no painel “Financeiro” no Portal do Parceiro e baixar o Gestor de Pedidos pra ter uma visão geral do seu negócio no iFood. 😉

  13. Boa noite.
    Eu estabeleci o horário da minha loja de terça a sábado das 13 as 22 HS
    Posso expandir dia e horário se eu quiser vender mais?

    1. Oi, Edileine. Você consegue alterar o horário de funcionamento da sua loja clicando em “Horários” no menu lateral do Portal do Parceiro. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, nosso suporte fica disponível via chat no mesmo menu, clicando em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. Nossa equipe interna vai ajudar você. 😉

  14. Não quero mais q meus produtos fiquem em promoção estão me descontando 48% isso é um absurdo não consigo altera os preços estou no prejuízo e não consigo falar com ninguém por favor entrem em contato comigo

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