Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Nao consegui receber meu 2 repasse se o 1 caiu certo como faço ta agendado 2 tentativa falhou
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Meu pedido não veio e no app está como entregue como devo proceder
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Estou há mais de 30 minutos esperando pela resolução de meu problema, referente a não entrega de um lanche aqui em Maringá pelo Restaurante Jonnhy Rockets. Pediram inclusive prints do cardápio do restaurante, pode isso? E nada respondem na sequencia! Vou produzir um vídeo para o You Tube relatando essa situação absurda, este péssimo atendimento, tantoi por parte do Restaurante como do Ifood!
Não consigo falar com nenhum número do suporte, referente a um pedido que o cliente fez indevidamente, recebeu o pedido e disse que não recebeu e ainda cancelou, vou fixar no prejuízo? o que eu faço?
Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.
fiz um pedido pelo ifood por volta das 19:30 horas qdo foi 22:40 horas cancelei o pedido, pela demora, ja se passaram 45 dias e até hoje não tive o reembolso, telefone não fala e-mail nao responde, alguém pode me falar alguma coisa.
Oie eu fiz o cadastro da minha loja na ifood mais ate agr está em análise e nao sey oq fazer para libera nao consigo conversar com atende nem nd smp da imponível
Oi Estefania! Vamos te ajudar! O prazo mínimo para início no iFood é de 2 dias úteis, sendo o prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato. Para saber mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/ifood-cadastro/
Fiz meu cadastro no ifood pra trabalhar como entregador tô mais de mês esperando tô precisando muito trabalhar
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Bom dia!!
Pelo 4 fez vai no golpe do ifood com o motoboy
Motoboy ficou com a pizza , endereço perto sem risco algum
E ifood não fez Meu repasse eu que pedir
Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.
boa tarde estou com um problema no app tentei chat e-mail telefone e nada sou de sp meu app travo ta dizendo que ta com problema no cadastro e nao consigo trabalhar essa e minha unica renda trabalho doze horas por dia ou ate mais nao entendi por que disso me da um retorn por favor obrigado
Oi Felipe! Pode acionar a nossa equipe de Atendimento através da abertura de um Chamado dentro do Portal do Parceiro, contando mais detalhes do seu caso para que eles te ajudam com a solução, tudo bem? 😉
Sinto muito, mas nem quando entramos no chat para deixar um comunicado , eles nem sequer respondem!!! E tb acho um absurdo pagar de uma so vez e os itens que fataram fica pendente, quando resolvem ressarcir, parcelam!!!
Não estou conseguindo entrar no portal do parceiro já tem dois dias estou com minha loja fechada
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Ola bom dia. meu cliente deixou ontem uma mensagem no chat, onde posso ve-la. aqui no portal.
Oi, Ednilson! Você pode acessar essa informação na aba “Avaliações”
Faz exatamente 1 mês que estou tentando abrir minha conta no ifood perdi a conta de quantos atendente eu falei ninguém resolve, acho um descaso com o cliente preciso abrir minha loja tenho clientes perguntando é um absurdo isso nem comecei e já estou tendo problema
Oi Adrina! Sentimos muito pelo ocorrido. Você já chamou no nosso canal exclusivo para casos de cadastro? Caso não tenha, por lá te ajudamos passo a passo, é clicar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Não consigo entra no ifood entregador digito o código mais só da erro
Oi Reginaldo! Infelizmente por aqui só conseguimos ajudar as lojas e restaurantes parceiros do iFood. Mas para te ajudar, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Minha conta foi hackeada , como posso entrar em contato pra mudar as informações ou tentar recuperar minha conta?
Oi, parceiro! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Basta seguir esse passo a passo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/.
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Não tive o meu pedido entregue! Não consigo entrar em contato com iFood para resolver o problema e depois de 40 minutos esperando, o restaurante decidiu fazer eles próprios a entrega! Pessimo suporte ao cliente
Oi Fernanda! A gente pede desculpas por esse ocorrido, essa não é a experiência que queremos que você tenha.
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Tenho um posto de gasolina e tenho muito motoqueiros no meu posto ….encomodando clientes do 9posto…usando drogas…eu quero bloquear o sinal no meu posto de gasolina…
Não estou conseguindo acessar a plataforma, aparece que não foi possível completar o login
Oi Adrielle! Pedimos que entre em uma aba anônima do navegador, vá até à página https://portal.ifood.com.br, clique na opção “Esqueci meu e-mail” (mesmo que você saiba o e-mail) e preencha as informações que serão solicitadas.
não estou conseguindo acessa sira ifood
Lailson, tudo bem? Por favor, veja esse passo a passo para recuperar a sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
O banco que eu trabalho não consigo cadastrar ele no ifood
Gostaria de ajuda
Rosangela, tudo bem? Nesse caso, por favor, você precisa abrir um chamado na aba de Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro para verificarmos a situação da alteração de dados bancários.