Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Solicitei entrega pelo IFood ontem, entregador pegou o pedido , e deu baixa nó App, como concluído, mas o cliente entrou em contato reclamando que não recebeu nada .
Tive que fazer uma novo hambúrguer e e entregar para meu cliente.
Tentei entrar em contato com IFood mas o chat estava fora do ar.
Gostaria de ter o reembolso, mas não consigo contato com IFood
Oi Carol! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Eu adicionei saldo na carteira e agora não consigo utilizar em nada no ifood não consigo comprar ????? Como isso pode acontecer
Giovanni, tudo bem? Nesse caso, por favor, você pode clicar em Ajuda no aplicativo iFood e regularizar o seu saldo na carteira.
Comprei no aplicativo do vencedor veio faltando um item o que devo fazer
Shirley, tudo bem? Você pode acessar o ícone de Ajuda dentro do aplicativo iFood e solicitar o reembolso do item, combinado?
Não consigo entra no portal do parceiro. Está aparecendo que está com problema para carregar a aplicação
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Meu ifood não pega nenhuma forma de pagamento, não sei mais o que fazer. Não aceitam nenhum tipo de pagamento
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
gostaria de mudar meu plano ,gostaria de aceitar o pedido e usar um entregador da minha loja
Oi Paula! Se você já não tem o Plano Entrega do iFood, você pode contar com nossa equipe de entregadores por meio das diferentes modalidades logísticas. Entenda como funciona o Entrega Fácil, o Entrega+ e o Sob Demanda <https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-de-comida/>. Ahh, se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
O ifood parece estar fora de ar, não consigo pedir nada!
Yasmin, tudo bem? Nós passamos por uma instabilidade, mas ja estamos funcionando normalmente! 😉
Meu cadastro de entregador está demorando muito para aceitar
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Meu novo email e allan_ddouglas_19@hotmail.com nao consigo entrar no ifood nem pelo email nem pelo telefone por que sao antigos
Allan, tudo bem? Por favor, realize esse passo a passo para recuperar a sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Eu gostaria de saber o porque a demora de eu ser aprovado! Tudo todos os documentos ok e tudo foi aprovado mas está no aguardo de muita demanda, eu estou precisando trabalhar e não me chamam, falaram 07 dias e já faz mais de um mês!!!!
Roniere, tudo bem? Por favor, clique em Ajuda no seu aplicativo iFood para Entregador para verificamos a situação do seu cadastro.
Meu pagamento está suspenso.
Não vou recebe lo?
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Pq a demora em libera pra fazer rotas se a conta já foi validada com sucesso
Boa tarde…ja esta indo pra 3 semana que não recebo meu repasse,fiz alteração do meu cnpj e até agora não recebi nada!
Já é o terceiro chamado que abro e nem a resposta estou tendo muito menos o contato da empresa!
Se alguem puder me ajudar ,ficarei grato desde ja
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Boa noite não consigo acessar meu login pois esqueci a senha e toda vez q tento diz q vai enviar um email e nunca vem, estou querendo fazer entregas
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Eu cadastrei minha loja cadastrei a conta fiz tudo direitinho mas já tem uma semana e não consegui até hoje abrir meu portal de vendas não consigo falar com aifood estou perdendo vendas coloco a senha mais não abre estou com muita raiva do aifood não entrar em contato comigo para resolver aifood não me responde não manda o código ou contrato e estou sem vender talvez aqui eles me responde
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Não consigo entrar mais na minha conta do IFood
E tbm não está aparecendo a opção de recuperar no app
Oi, Everton. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
Minha loja está presisando vender dependo de vendas fiz cadastro tudo direitinho meu portal não abre nem com senha o que está acontecendo com aifood antes era rápido agora está ficando muito ruim invés de melhorar está piorando uma grande rede como aifood não pode fazer isso com os parceiros minha amburgueria Em casa burguer está aguardando resposta até quando aifood vai me enrolar para resolver meu problema os canais de telefone do aifood antes atendia agora nem ZAP atende nem telefone nada atende.
Olá! Se você quer se cadastrar para vender no iFood ou tem dúvidas sobre esse assunto, saiba que temos um canal exclusivo no WhatsApp para auxiliar você. Basta acessar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Se ficar com alguma dúvida ou dificuldade, conte com a gente!
Ola não estou conseguindo entra na minha conta como faço
Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/
Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.
Oii boa tarde eu só entregador eu não estou conseguindo acessa minha conta como que eu faço pra recuperar ela ????
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Olá! Boa noite! Por gentileza, gostaria de solicitar a desativação e cancelamento da conta vinculado ao CNPJ 50.979.322/0001-00 Ana Isabel Oliveira Ribeiro.
Motivo: Infelizmente estamos encerrando por não ter condições.
Estamos tentando ter contato e não consigo falar em chat por conta do robô que não ajuda em nada. É uma dificuldade de ter o que precisamos.
No portal também não há opção para poder resolver. Tipo como; encerrar conta que isso é uma coisa tão simples.
Oi, Ana Isabel. É uma pena que você não vá continuar com a gente neste momento. 🙁 Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Você pode solicitar o cancelamento do seu plano entrando em contato com nossa equipe pela aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Se tiver qualquer dificuldade, envie um direct para https://instagram.com/ifoodparaparceiros.
Troquei de celular e de iCloud, e não consigo mais acessar minha conta de usuário no iFood. Pede meu celular, meu e-mail, e chega tudo certo os códigos de confirmação, e na última etapa quando pede meu nome e meu cpf, aparece a mensagem “Algo deu errado” Não consigo acessar minha conta, nem criar uma nova. É a central de ajuda no app não consigo contatar pois só pode quem acessa com a conta. E é quase impossível achar um canal de comunicação do iFood para ajudar com isso, já tentei de várias formas e não resolvo esse meu problema.
Putz! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é a experiência que queremos que você tenha com o iFood. ?
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Fui bloqueado por 48 horas no app Ifood entregador de forma injusta, não localizei o cliente em uma entrega, acionei o suporte, a rota simplesmente foi finalizada, e eu voltei ao estabelecimento e devolvi o pedido, e o IFOOD me bloqueou dizendo que eu não devolvi o pedido, vcs tem q analizar melhor essa situação, pois quando nós estregadores precisamos falar com o suporte pra resolver esse tipo de situação, sempre ficamos na mão, sem nenhuma ajuda. Por favor, resolvam isso.
Troquei meu cnpj e não consigo resgatar o repasse que ta preso na loja.
Não consigo contato, nem trocar os dados para receber.
Minha conta foi simplismente encerrada e meu dinheiro está preso.
Dario, tudo bem? Por favor, tente recuperar o seu acesso com esse passo a passo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/ . Caso não consiga, por favor, no canto inferior esquerdo da página de login, você poderá ver um ícone “?” em azul, clicando nele é possível abrir um chamado para o time de atendimento, basta preencher as informações e aguardar o contato.
Bom dia minha loja já tem mas de 15 duas que está na revisão
Taciane, tudo bem? Por favor, clique em Chamados e Ajuda no Portal do Parceiro e vamos analisar o seu caso.