O delivery de comida japonesa é um dos que mais cresce no Brasil. O setor movimenta, anualmente, cerca de R$ 19 bilhões e se destaca como uma ótima alternativa para quem quer investir em um nicho de mercado lucrativo nos restaurantes.
A culinária que caiu no gosto dos brasileiros se apresenta como uma opção promissora para empreendedores. Mas antes de começar o negócio, vale a pena conhecer os desafios e as oportunidades apresentadas por esse nicho.
Continue a leitura deste post para conhecer mais sobre o delivery de comida japonesa!
Como anda o mercado de comida japonesa no Brasil?
O mercado de comida japonesa no Brasil tem crescido de forma exponencial e movimentando negócios em todo país. Os restaurantes que atuam com o delivery de comida japonesa apresentam novas possibilidades de alimentação diferenciada à população, levando as pessoas a se apaixonarem por uma cultura diferente.
O cenário econômico nacional é impactado pelos restaurantes de comida japonesa. Para se ter uma ideia, existem hoje no Brasil cerca de 500 importadores, produtores e fabricantes de alimentos voltados à culinária asiática. Todo esse ecossistema gera novos empregos e, consequentemente, grandes oportunidades para empreendedores.
Quais são as vantagens de investir em um delivery de comida japonesa?
Se você tem um restaurante ou está pensando em começar nesse ramo, investir no serviço de delivery de comidas japonesas é uma ótima ideia. Confira algumas vantagens do segmento!
Demanda alta
Cada vez mais pessoas querem provar um pouquinho do Japão. Essa é uma grande responsabilidade para qualquer empreendedor, mas também uma boa oportunidade de lidar com um produto que já conquistou os brasileiros.
Lucratividade elevada
Outra vantagem está na lucratividade dos negócios. O valor agregado ao preparo e frescor dos pratos, às tradições e também às inovações aplicadas na cozinha, e os ingredientes de qualidade, geram uma ótima percepção aos clientes. Sendo assim, os pratos contam com um valor médio mais alto.
Conceito sólido
A culinária japonesa se mostra mais como um aspecto da cultura que veio para ficar do que alguma tendência passageira. Estamos falando sobre uma cultura sólida, com muitas pessoas interessadas em aprender cada vez mais sobre ela.
Não há sazonalidade
Por ser um conceito sólido, há a vantagem de a comida japonesa não ser um produto sazonal. Em outras palavras, não há um período único em que esses pratos são consumidos. Assim, você conta com a vantagem de conseguir trabalhar os produtos principais durante o ano inteiro.
Possibilidade de se divertir
A culinária japonesa pode seguir uma linha bastante tradicional, mas também pode ser muito divertida. Uma dica é trazer elementos típicos da cultura japonesa nas fotos e embalagens dos seus produtos. Isso faz com que o cliente tenha uma experiência imersiva.
Diferentes ofertas
Por fim, essa é uma categoria gastronômica que possibilita muitos formatos. Você pode trabalhar com pratos à la carte, combos e as famosas barcas; ou oferecer um tipo de rodízio em casa com pequenas porções dos mais variados pratos oferecidos no seu negócio.
Quais são os desafios em investir no mercado de comida japonesa?
Por mais que essa seja uma ótima escolha — e já vimos como esse nicho movimenta bastante dinheiro —, ele apresenta alguns desafios que devem ser compreendidos por quem busca investir. É importante que você conheça, além dos pontos positivos, os desafios da culinária japonesa. Vamos lá?
Necessidade de alimentos frescos constantemente
Todas as categorias de restaurantes necessitam de alimentos frescos e de alta qualidade para fornecer aos clientes. No entanto, quando o assunto é a culinária japonesa, esse cuidado é ainda mais relevante.
A demanda por alimentos frescos é um desafio constante, que exige a parceria com bons fornecedores e a organização de uma logística eficiente para sempre suprir essa necessidade. Certos ingredientes não podem faltar na despensa da sua cozinha.
Custo um pouco mais elevado dos insumos
Outro desafio é o custo mais elevado de alguns ingredientes necessários para o preparo dos pratos. Produtos como alga, óleos especiais e outros insumos orientais são encontrados apenas em lojas especializadas e, muitas vezes, são importados.
É importante também manter os preços justos, a fim de não prejudicar o fluxo de pedidos do seu restaurante. Por isso, o diálogo com os fornecedores é fundamental, além de uma pesquisa de preço sólida.
Possibilidade de estrago rápido dos ingredientes
Por fim, outra questão que deve ser levada a sério é a alta perecibilidade dos ingredientes utilizados na culinária japonesa. Ainda que muitos durem bastante — como os óleos, as algas e os cereais —, os peixes não são conhecidos por essa característica.
Sendo assim, em produções de uma cozinha profissional é indispensável tomar cuidado com o modo como os produtos são guardados. Invista em equipamentos adequados, como refrigeradores potentes, e mantenha os ingredientes separados e devidamente etiquetados com a data de compra e de validade.
Ao ter conhecimento dos desafios do delivery de comida japonesa, você consegue fazer um planejamento mais efetivo do negócio e gerenciar com mais sabedoria.
Como ter bons resultados no delivery de comida japonesa?
Você viu que, apesar dos desafios, o delivery de comida japonesa apresenta oportunidades que devem ser exploradas pelos empreendedores. Desde a etapa de planejamento e montagem do negócio, você deve direcionar seus esforços para alcançar bons resultados. Algumas ações simples podem ser adotadas, como:
- estude sobre a cultura japonesa em livros e canais do YouTube;
- peça delivery de comida em outros restaurantes e se aproxime de outros cardápios;
- visite restaurantes físicos para ter contato com a decoração e demais elementos culturais que compõem o espaço;
- entenda qual será o diferencial do seu restaurante, que deve ser único do seu negócio;
- priorize um bom atendimento ao cliente;
- organize as finanças;
- faça um bom plano de negócios;
- priorize contratar profissionais que conhecem a culinária.
Viu só como o delivery de comida japonesa apresenta boas oportunidades para você empreender? Planeje-se com atenção e lembre-se de considerar todos os detalhes durante a montagem do seu negócio.
Se você tem dúvida se é melhor investir em um delivery próprio ou contar com a ajuda de um aplicativo, leia este post e entenda as vantagens e desvantagens de cada um.
9 respostas
A franquia da S. Kamoto Sushi esta me surpreendendo com o novo modelo de delivery. O melhor é que eles não precisam de sushiman, então se torna muito prático a operação!
Que legal, Felipe! Obrigado por compartilhar. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos do blog. ?
Gostaria de receber informações e me interar mais na franquia pra quem sabe ser um franqueado de sucesso…
Oi, Celso. Existem algumas empresas de comida japonesa que trabalham com o iFood; você pode pesquisar por elas e verificar qual faz sentido pra você investir em uma franquia. 😉
Olá, como posso fazer para receber informações desta franquia skamoto?
Oi, Raphaela. Você procurar empresas de comida japonesa na sua região e entrar em contato diretamente para saber sobre franquias.
Olá
Gostaria que alguém entrasse em contato comigo 17 98806 5333
Quero melhorar meu cardápio no Ifood
Obrigada
Oi, Claudia. Tudo bem? Entra em contato com a gente pela aba “Chamados e ajuda” dentro do próprio Portal do Parceiro. Clicando em “Atendimento”, logo após abrir a aba, você pode abrir uma solicitação e nosso time vai te auxiliar o quanto antes. 😉