É impossível negar que existem certos desafios no delivery que praticamente todo estabelecimento já enfrentou, ou tem altas chances de vivenciar. Falar sobre eles também é uma maneira de pensar na gestão dos negócios e em como as estratégias podem melhorar cada vez mais.
Meu nome é João Barcelos, sou Expert iFood, especialista em delivery e funil de vendas e embaixador do iFood. Por isso, sei bem o que muitos empreendedores passam para garantir que os pedidos cheguem perfeitamente nas mãos dos consumidores.
Sendo assim, que tal compartilhar algumas experiências e ver que você não está só nessa jornada? Confira 5 desafios que todo delivery enfrenta no dia a dia e se identifique com as mais clássicas situações!
1. A ansiedade na paz que antecede a hora do almoço
A expectativa que chega alguns minutos antes da hora do almoço é um sentimento que bate cartão dia após dia, não é mesmo? A correria para organizar todos os processos e garantir que a comida estará pronta quando se iniciar o horário de funcionamento e os clientes começarem a sentir fome é rotina na maioria dos restaurantes.
“Os principais desafios que o delivery enfrenta em suas operações diárias é ter que ter o dom de um malabarista.” Afinal, antes de dar sinal para a largada da corrida, nos bastidores, a cozinha está sempre a todo vapor, sempre mantendo a segurança alimentar e a qualidade nos processos.
Além das atividades da rotina, o sentimento de ansiedade e aquela voz no fundo da cabeça que dá um empurrão para gerenciar cada detalhe e fazer com que mais uma meta do negócio seja atingida estão sempre presentes.
Sem mencionar outra ansiedade que surge a cada dia: será que os clientes vão escolher o seu restaurante na hora do almoço? Quantos pedidos vão chegar?
Nesse contexto, sei que você está constantemente pensando em diferenciais, pois, em um mercado tão competitivo como o de delivery, é esse destaque que pode ser o fator decisivo para um cliente optar pelo seu estabelecimento e não outro.
Para aliviar um pouco a tensão sobre esse assunto, preciso dizer que “eu acredito que há vários muitos caminhos aí pra se diferenciar, e o melhor deles é mixando e escolhendo um ultranicho e um subnicho”. Assim, você garante que cada vez mais clientes experimentem a sua comida e se tornem grandes fãs do seu estabelecimento.
2. Pico de pedidos em um horário não esperado
Preparar-se para a hora do almoço é desafiador, mas pode parecer até fácil em alguns momentos. Um exemplo disso é quando o seu estabelecimento começa a receber um montão de pedidos em um horário em que isso não acontece com frequência.
Essa novidade, de início, pode trazer uma certa instabilidade no restaurante e gerar um pouco mais de ansiedade. Afinal, é hora de manter o foco e a logística em primeiro lugar para garantir que nenhum pedido tenha problema.
Então, começa o processo de administrar o app de delivery com mais atenção, chamar a galera da cozinha para agilizar os processos e contar com os entregadores para serem pontuais, ao máximo que puderem. Tudo isso com aquela sensação de surpresa em uma situação que foge da rotina.
Como eu disse, é preciso ter o dom de um malabarista. Um dos desafios do empreendedor atualmente é “segurar com as suas mãos três, quatro ou cinco coisas”. Afinal, “precisa fazer de tudo um pouco para acabar dando conta, né?”.
3. Clientes ansiosos mandando mensagens
Existem também aqueles momentos em que a ansiedade bate mesmo é no cliente, seja com o prazo de entrega se encerrando, seja com alguma mudança de ideia no pedido. É aí que o celular do estabelecimento não para de receber notificações, com mensagens perguntando sobre atualizações do pedido e previsão de entrega.
“Um delivery lida com a pressão para oferecer entregas rápidas e serviços de qualidade ao cliente.” Por isso, se os clientes ficam ansiosos, é natural que bata um nervosismo a mais para fazer com que tudo dê certo.
No entanto, vale lembrar que, nessas horas, é necessário manter o foco e a comunicação em alta. Atualizar os clientes para que eles se sintam menos ansiosos vai ajudar a evitar qualquer tipo de frustração.
Portanto, é o momento de ficar com o celular na mão enquanto resolve qualquer obstáculo que aparecer pelo caminho para manter os consumidores por dentro de qualquer novidade.
Lembre-se de que “cada pedido ali é uma oportunidade que não pode deixar passar”. Com isso, “acho que essa é uma pressão boa, inclusive, né?”. Afinal, você tem uma chance a mais de ganhar um ponto positivo na pesquisa de satisfação dos clientes e de mostrar que é possível lidar com os desafios do empreendedorismo da melhor maneira.
4. As histórias engraçadas que os motoboys contam
Às vezes, os desafios do empreendedorismo rendem boas risadas. O perrengue que os entregadores passam para entregar alguns pedidos ou as experiências no meio do caminho geram histórias que trazem diversão e entretenimento para toda a cozinha.
Vai falar que, no seu estabelecimento, nunca houve uma história de cachorro que correu atrás do entregador, ou de cliente que demorou para atender porque estava passando por uma situação inusitada? Todos esses desafios, no final, quando toda a entrega delivery dá certo, geram histórias para contar e se divertir.
Esses momentos de descontração servem para mostrar como o seu negócio e os seus parceiros conseguiram lidar com cada adversidade que apareceu pelo caminho. Com isso, bate uma maior confiança de que, venha o que vier, com foco na qualidade e nas necessidades dos clientes, todos os dias acabarão bem.
5. A felicidade após mais um dia de trabalho
De todo modo, por mais que haja diversos desafios em gerenciar um restaurante, o que todo empreendedor tem em comum é a felicidade após mais um dia de trabalho. Afinal, esse é um sonho que você teve, no passado, e que se realiza diariamente.
Então, por mais que o dia tenha tido diversos desafios e situações imprevistas, ao fim de tudo, é possível sentir aquela satisfação de dar conta dos problemas. O melhor de tudo, é claro, é ver que os seus colaboradores estão sendo devidamente recompensados, os clientes estão gostando do seu trabalho e o estabelecimento está crescendo no seu ritmo.
A verdade é que cada conquista, no fim do dia, merece ser celebrada, independentemente dos desafios do delivery. Manter o foco nos pontos positivos é o que vai motivar você a traçar estratégias de sucesso diariamente, a fim de promover cada vez mais crescimento para o seu negócio.
Curtiu este post? Então, conheça também alguns livros de empreendedorismo que vão inspirar você nessa grande jornada!
4 respostas
nao gosto do ipod!
Não gostei do motoboy que me atendeu (Edifício Jatobá, Jundiaí) ás 20:30 no dia 04/05.
Foi grosso comigo e ainda queria que eu pagasse com sexo.
Para mais informações, pedi um hamburguer do Madero e uma batata frita.
Julia, o segurança e o respeito pelos nossos clientes são prioridades inegociáveis aqui no iFood. Sentimos muito pelo ocorrido e reforçamos que o iFood não tolera práticas de nenhum tipo de violência! Utilize o Canal de Denúncias disponível no App do Parceiro que iremos investigar o caso e solucionar.