Confira as últimas entregas da agenda de Melhoria Contínua

Conheça as principais entregas da agenda de Melhoria Contínua dos últimos meses e sua importância para o ecossistema iFood!

Com o intuito de melhorar cada vez mais a experiência dos negócios parceiros, o iFood vem implementando mudanças em diferentes frentes de trabalho, com potencial de impactar positivamente o cotidiano operacional das lojas.

Isso tudo é possível graças à Agenda de Melhoria Contínua, que atua mapeando todas as melhorias necessárias para as lojas parceiras e otimizando ferramentas e serviços da plataforma. 

Continue a leitura e confira as últimas entregas da agenda de Melhoria Contínua!

Resumo
– O que? A agenda de Melhoria Contínua está trabalhando para melhorar a experiência dos negócios parceiros. Confira o que foi feito sobre financeiro; parceiros integrados; atendimento e cancelamento nos últimos 6 meses.
– Por que é importante? Com as melhorias implementadas, os parceiros têm sua operação facilitada, podendo focar mais na gestão do negócio.
– Queremos melhorar para você! O iFood continua trabalhando para entregar uma experiência cada vez melhor aos negócios parceiros. A agenda de Melhoria Contínua segue atuando, em busca de novas conquistas em processos, ferramentas e serviços.

Conheça a agenda de Melhoria Contínua

A Agenda de Melhoria Contínua é uma iniciativa do iFood, que reúne uma frente de trabalho com o desafio de melhorar a experiência dos negócios parceiros.

Com isso, as ferramentas e serviços do iFood estão sendo constantemente revistos, em busca de novas oportunidades de melhoria, além de novas funcionalidades sendo disponibilizadas aos parceiros.

Para direcionar a agenda de Melhoria Contínua, o iFood mapeou 16 temas prioritários, como cancelamento, atendimento, fluxo logístico, cardápio, tela financeira, entre outros.

Com ferramentas, serviços e processos revisitados, o iFood consegue oferecer uma experiência melhor aos negócios. Assim os parceiros conseguem se dedicar cada vez mais ao que realmente importa: o crescimento de seus negócios.

Principais entregas dos últimos meses

Confira agora as últimas entregas da agenda de Melhoria Contínua do iFood dentro de frentes prioritárias como cancelamento, financeiro, atendimento e integrados, assim como suas principais características e vantagens para as lojas parceiras!

Financeiro

Para que os estabelecimentos pudessem extrair todas as informações de uma vez só, diretamente para um Excel, foi desenvolvida uma nova planilha financeira.

O iFood também disponibilizou uma nova tela de detalhamento de pedidos, para ser possível acompanhar tudo bem de perto. Além disso, após escutar vocês parceiros, o iFood percebeu novos problemas em relação à Tela Financeira.

Então, decidimos mudar o rumo e nos dedicar a uma nova experiência. Com esse objetivo, montamos uma equipe multidisciplinar para realizar uma reformulação completa da Tela Financeira.

São muitas mudanças, que prometem trazer uma nova forma de conferir o seu repasse, com ganhos na usabilidade, consistência e transparência das informações. O objetivo é permitir uma gestão mais fácil e simples do negócio no iFood.

Integrados

Em relação aos parceiros integrados, duas principais melhorias aconteceram nos últimos seis meses. Uma delas foi o lançamento do Widget, uma ferramenta de fácil integração, que promete ajudar de forma significativa o dia a dia da operação.

Com ela, a loja tem acesso a diversas funcionalidades do iFood diretamente no seu PDV, facilitando muito, principalmente nos momentos de alta demanda da operação. 

O Widget foi ativado por mais de 61 integradoras em mais de 12 mil estabelecimentos, permitindo que os parceiros façam ações como:

  • troquem inúmeras mensagens por chat;
  • pausem as lojas;
  • respondam a acordos de cancelamento;
  • façam o rastreamento de seus pedidos de maneira eficiente.

Outra melhoria disponibilizada e muito utilizada foi a API Financeira. Ela está disponível para mais de 25 mil parceiros e fornece todas as informações de faturamento das vendas e lançamentos do iFood. Com isso, é possível demonstrar os valores cobrados, retidos e repassados, agregando em relatórios financeiros e conciliações.

Essa ferramenta oferece ainda mais organização e controle financeiro para sua loja.

Atendimento

Na área de atendimento, foi disponibilizado o atendimento por chat, diretamente no Gestor de Pedidos e app iFood para Parceiros. Dessa forma, você tem muito mais praticidade para operação, principalmente em momentos de alta demanda.

Falando em praticidade, agora a plataforma conta com o processo automático para identificar avaliações suspeitas ou com falha logística. 

Assim, foi possível reduzir a necessidade de abrir chamado sobre moderação de avaliação. Além disso, hoje, 96% dos chats estão sendo atendidos em até três minutos, sendo que o tempo médio de espera atual é de pouco mais de um minuto e meio.

Cancelamento

Uma das principais entregas da agenda de Melhoria Contínua, é o lançamento da nova política de cancelamentos para restaurantes.

As novas funcionalidades dessa ferramenta ajudam a reduzir o número de cancelamentos de pedidos, promovendo mais transparência e segurança nas operações.

A loja parceira consegue operar em toda a jornada do pedido em 3 diferentes etapas: acordo de preparo, acordo de atraso e acordo após entrega.

  • acordo de preparo: acontece quando o cliente solicita o cancelamento do pedido entre o recebimento e o despacho;
  • acordo de atraso: é ativado nas situações em que o cliente solicita cancelamento do pedido, devido a um atraso na entrega;
  • acordo após entrega: pode ser ativado quando o cliente solicita o cancelamento do pedido após o recebimento, alegando problema em um ou mais itens. 

Além disso, as melhorias implementadas permitem que o parceiro acesse o histórico completo do pedido. Essa mudança visa melhorar a transparência do processo

Outra nova funcionalidade essencial é a contestação de cancelamento. Ela permite que você solicite uma revisão de uma decisão de cancelamento que acabou não gerando crédito ao negócio parceiro. Ela pode ser solicitada em alguns casos, dependendo do motivo do cancelamento do pedido. 

Ao contestar o cancelamento de um cliente, o iFood vai analisar a situação em busca de estabelecer se o pedido cancelado deve ser reembolsado. Se a contestação for aprovada, a loja parceira deverá ser ressarcida.

O iFood continua trabalhando para entregar uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros. A agenda de Melhoria Contínua trouxe novidades importantíssimas nos últimos meses e vai entregar ainda mais.

Acesse a página de Melhoria Contínua e acompanhe o que está sendo feito para melhorar a experiência dos parceiros iFood!

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

05/09/2025

Novo iFood ADS com Lance: mais controle para você investir do jeito...

01/09/2025

Conheça o Super Restaurantes iFood: o programa de reconhecimento qu...

28/08/2025

Modelo de negócio: o que é, como fazer e principais tipos