Ferramenta CRM: o que é e como funciona?

Você faz uma gestão de clientes realmente efetiva? Descubra, neste conteúdo, como usar uma ferramenta CRM!

As ferramentas tecnológicas facilitam a gestão de restaurantes — a exemplo da ferramenta CRM. Elas permitem mais organização e praticidade em diversas atividades administrativas e ajudam a evitar que falhas aconteçam.

Um dos pontos que merece atenção é a gestão de clientes. Cuidar desse aspecto potencializa as vendas do negócio, fideliza clientes, melhora o relacionamento com eles e resolve eventuais conflitos. Para garantir essa gestão de clientes em meio a tantas outras tarefas, é importante contar com uma solução CRM.

Já ouviu falar nesse termo? Continue a leitura e conhece os benefícios em usar uma ferramenta de CRM.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Trata-se do conjunto de estratégias, ações e ferramentas voltadas para monitorar e gerenciar a relação entre empresa e consumidor. Atende bem aos negócios do setor alimentício, que dependem muito da relação com o cliente e de sua satisfação.

O CRM contempla ações estratégicas. São movimentações realizadas a partir de um planejamento prévio, que se guia por métricas de monitoramento. O conceito, portanto, vai muito além da ferramenta em si.

O que é uma ferramenta CRM?

Uma ferramenta CRM é responsável por coletar, armazenar e gerir informações sobre clientes e potenciais clientes. É por meio delas que você monitora as interações que esse público têm com seus canais. Com isso, você consegue desenvolver ações de engajamento, a fim de conquistá-los como clientes ou fidelizá-los.

Essa solução pode ser utilizada tanto em dispositivos móveis como no computador do negócio. Ela permite obter informações importantes sobre toda a relação com os clientes.

As empresas têm se preparado cada vez mais para tornarem-se mais tecnológicas. Segundo a Forbes, 70% das empresas no mundo estão se preparando para a transformação digital. É importante que seu negócio esteja atento às movimentações do mercado para se adequar.

Como funciona?

O CRM, enquanto ferramenta, coleta dados dos seus clientes e os armazena, além de disponibilizá-los em um painel de informações. Entre as informações coletadas, estão:

  • meios de contato;
  • histórico de interação nos diferentes canais (redes sociais, WhatsApp Business, plataforma de delivery e outros);
  • preferências do cliente (se tem alergia a algum alimento, se é vegeteriano ou vegano, produtos preferidos e outras);
  • datas importantes que podem ajudar nas interações com o cliente (quando nasceu — oferta de aniversário, se tem filhos — oferta de dia das mães ou dia dos pais).

A partir disso, você consegue ter interações mais estratégicas com os clientes, e suas chances de fidelizá-los aumentam muito.

A ferramenta CRM pode, por exemplo, apontar uma queda geral nas interações dos usuários com seu negócio, indicando a necessidade de criar estratégias de divulgação online que retomem esse contato. Ou, ainda, você pode programar um envio automático de mensagens depois de determinado período sem pedidos, como uma forma de se fazer presente e trazer a pessoa de volta para seu negócio.

Quais as vantagens?

A ferramenta de CRM ajuda no mapeamento das dores dos seus consumidores, para que seu restaurante possa resolvê-las. Dessa forma, você consegue identificar situações de crise de forma proativa e, com isso, melhorar o relacionamento com sua base de clientes.

Ao adotar uma ferramenta de CRM no dia a dia do seu negócio, você também tem um auxílio na conquista de novos clientes. Isso porque você consegue entender o melhor momento para abordar diretamente um cliente, além do melhor canal para construir essa relação. Essa ação pode refletir no seu desempenho de vendas.

Além disso, há outros benefícios que uma ferramenta de CRM pode oferecer, como:

Qual ferramenta CRM utilizar no seu restaurante?

Se você usa outro software de gestão, garanta que a ferramenta de CRM escolhida permita a integração com ele. Certifique-se de que a ferramenta esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Já que você vai coletar e armazenar dados dos seus clientes, isso é um respaldo para evitar problemas judiciais futuros.

Escolha uma alternativa que permita a visualização dos dados em tempo real em sua tela, tanto no computador quanto em dispositivos móveis. Por fim, opte por uma ferramenta CRM que permita selecionar o contato do cliente e enviar uma mensagem automática após determinado período de inatividade.

Vale a pena usar um CRM gratuito?

A resposta para essa pergunta é: sim. Embora as opções pagas de CRM possam ter vantagens extras, existem boas opções gratuitas, que podem trazer resultados interessantes. Com isso, mesmo os pequenos restaurantes conseguem manter estratégias de gestão do cliente sem precisarem investir logo de início em uma ferramenta CRM mais robusta.

Como usar CRM para um restaurante?

Para fazer uso da ferramenta no seu negócio você deve treinar as pessoas que ficarão responsáveis pelo contato com clientes. Isso é importante para criar um padrão para o seu negócio.

Utilize os dados do CRM para suas estratégias de divulgação. Com isso, o seu marketing tende a ser muito mais efetivo.

Sempre consulte as preferências de quem está fazendo uma encomenda! Dessa forma, você mostra cuidado com a pessoa — que se sentirá feliz pela consideração e poderá ser fidelizada a longo prazo. Além disso, essa atitude ajuda a evitar problemas que podem comprometer a experiência do cliente. Por exemplo, ele pode ter se esquecido de avisar para não enviar itens que tenham componentes que causam alergia — ou simplesmente não saber que fazem parte da composição.

Crie cupons para enviar em datas importantes, como aniversário e Natal. Eles podem ser integrados a ferramentas de envio de mensagens ou a disparos de e-mail, por exemplo.

A ferramenta de CRM tem sido amplamente utilizada, justamente porque é uma forma de garantir um atendimento diferenciado ao cliente, bem como oferecer informações estratégicas para o crescimento da empresa. Então torne-a uma aliada.

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