É provável que tenha uma franquia de farmácia perto de sua casa. Esse modelo de negócio está crescendo cada vez mais e pode trazer boas oportunidades para quem deseja empreender.
Especialmente, porque os produtos de farmácia vão muito além de medicamentos. Também tem cosméticos, perfumaria e até brinquedos, em alguns casos. Tanto é que o setor de saúde, beleza e bem-estar registrou uma alta de 14,9% no 1º trimestre de 2025, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O relatório da entidade ainda destaca que esse tipo de negócio se destaca como um hub de saúde e delivery. Isso porque oferece cada vez mais serviços, como testes rápidos, vacinação, teleconsultas e acompanhamento de pacientes crônicos.
Nesse cenário, ter uma unidade franqueada pode ser a solução para ter a sua empresa sem lidar com muita complexidade. Afinal, você terá processos padronizados e um modelo já estruturado e testado. No ramo farmacêutico, essa vantagem pode ser bem significativa.
Então, que tal entender melhor como funciona? Neste post, vamos explicar a franquia de drogaria, quais são os prós e contras, e como abrir a sua unidade. Confira!
O que é uma franquia de farmácia?
Uma franquia de farmácia é um modelo de negócio em que você abre uma drogaria com a marca e todos os direitos de licença do seu proprietário e paga taxas e royalties para ter acesso a esses recursos. A franqueadora oferece seus produtos, serviços e know-how, além de treinamento e suporte contínuos.
Devido a suas características, esse formato de negócio é menos arriscado e traz mais chances de sucesso. O motivo é simples: as pessoas já conhecem a marca e gostam dela.
Além disso, existe uma demanda constante pelos produtos e serviços oferecidos pelas drogarias. Os dados comprovam essa afirmação. Conforme a IQVIA Brasil, o crescimento desse setor foi de 12% em 2024. Em 2025, a projeção é de 9,3%.
Muito desse resultado advém do posicionamento como hub de saúde e delivery, que reflete uma mudança no comportamento de consumo. Aliás, essas possibilidades permitem que a atuação das farmácias seja muito mais abrangente.
Quais são os tipos de franquias de farmácias?
Os tipos de franquias de farmácias são:
- farmácias populares: buscam oferecer um preço baixo e ganhar no alto giro de produtos, isto é, na grande quantidade de vendas;
- farmácias premium: apresentam mais valor agregado, com uma experiência de compra diferente e maior mix de produtos;
- farmácias especializadas: voltam-se para a manipulação de medicamentos e venda de cosméticos naturais, suplementos e produtos veganos;
- redes híbridas: combinam testes rápidos, serviços de saúde, atendimento farmacêutico e perfumaria. É o modelo mais completo.
Cada uma dessas possibilidades tem as suas características. Uma franquia de farmácia de manipulação terá um trabalho bastante diverso ao de uma drogaria tradicional. Por isso, antes de escolher a melhor alternativa, vale a pena considerar o seu perfil.
Por que investir em uma franquia de farmácia?
Investir em uma franquia de farmácia representa a possibilidade de entrar no mundo do empreendedorismo e ter um negócio de sucesso. Esse setor tem alta demanda e apresenta estabilidade, mesmo em períodos de crise. Também tem uma receita diversificada e a recorrência de clientes.
Em outras palavras, o consumo de medicamentos é constante, mas as drogarias também comercializam suplementos, cosméticos, perfumaria e serviços de saúde. Essa gama de ofertas faz com que as vendas ocorram em qualquer situação.
Além disso, os consumidores tendem a comprar com frequência e estabelecerem uma relação de confiança. Todos esses fatores fizeram com que o crescimento do varejo farmacêutico tenha registrado uma elevação de 14,2% nas vendas em maio de 2025, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Especificamente em relação a abrir uma franquia, ainda existem os benefícios de ter um modelo de negócio estruturado e testado. O público já conhece a marca e tende a comprar mais.
Quais as desvantagens de uma franquia de farmácia?
As desvantagens de uma franquia de farmácia são:
- pouca autonomia e flexibilidade, porque você deve seguir as diretrizes da marca;
- investimento que pode ser elevado, dependendo do tipo e tamanho do negócio;
- pagamento de royalties e taxas, que tende a impactar o retorno do investimento e a lucratividade;
- concorrência elevada, inclusive entre unidades da mesma franqueadora, afetando a performance do estabelecimento.
Como abrir uma franquia de farmácia?
Informe-se sobre a regulação do setor
O ramo farmacêutico tem regulações específicas que precisam ser cumpridas. Por isso, é fundamental conhecer todas as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no que se refere a licenciamento, armazenamento e controle de remédios. Também é necessário contar com um farmacêutico responsável.
Pesquise as franqueadoras disponíveis
Muitas empresas disponibilizam esse modelo de negócio, mas existem diferenças entre as marcas. Informe-se sobre os produtos e serviços oferecidos, visite as unidades já abertas e busque detalhes na internet.
Converse com as marcas e analise a COF
Marque uma conversa com as empresas de seu interesse e tire todas as suas dúvidas. Analise as questões financeiras, burocráticas, fiscais e operacionais. Com a escolha da franqueadora, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que traz todos os detalhes sobre a marca.
A entrega deve acontecer, pelo menos, 10 dias antes da assinatura do contrato, segundo a Lei de Franquias. Verifique todos os detalhes e solicite para um advogado ler a COF. Essa é a melhor forma de evitar problemas.
Assine o contrato e comece seu negócio
Caso esteja tudo certo com a COF, está na hora de assinar o contrato e iniciar as operações. Você deve seguir as orientações da franqueadora e pagar as taxas. Quando a sua franquia de farmácia pequena ou grande estiver pronta, basta abrir as portas e receber os clientes.
Qual o valor de uma franquia de farmácia?
O valor de uma franquia de farmácia pode variar entre R$80 mil e R$800 mil, considerando taxa de franquia, reforma, estoque e outros custos. Portanto, a quantia investida pode variar bastante.
A franquia de uma farmácia de manipulação, por exemplo, costuma ser elevado. Já para um estabelecimento de menor porte, o valor a aplicar é mais baixo. Então, a sua escolha depende, também, do orçamento disponível.
Vale a pena ter uma franquia de farmácia?
Sim, de modo geral, vale a pena ter uma franquia de farmácia. Ainda assim, é fundamental fazer uma boa pesquisa, analisar os diferentes aspectos implicados e, então, verificar se tem perfil para fazer uma parceria com a marca escolhida.
Além disso, considere as vantagens de ter uma franquia de drogaria, como a capacidade de passar por crises, ter alta taxa de recompra e apresentar alta demanda.
Por outro lado, a gestão de farmácia pode ser complicada devido às regulamentações e ao estoque que requer bom controle e armazenamento. Nesse cenário, a franquia também é uma boa alternativa, já que traz processos corretos e padronizados.
Como ter um delivery em uma franquia de farmácia?
Para ter um delivery em uma franquia de farmácia, é necessário verificar as regulamentações, consultar a franqueadora e fazer o seu perfil no iFood. A partir disso, é possível ter uma logística própria ou usar o serviço Sob Demanda.
De todo modo, essa é uma forma de atender às demandas dos clientes e oferecer praticidade e conveniência. Apenas tenha cuidado com as regras a seguir para evitar problemas devido à regulamentação do setor.
Agora, você já pode ter a sua franquia de farmácia e escolher a marca conforme as dicas que apresentamos ao longo deste post. Essa decisão pode ser bastante positiva, desde que você tome o cuidado necessário para seguir todas as regras.
E você, quer entender melhor como implementar o delivery em farmácias? Confira algumas estratégias para melhorar as suas oportunidades e aumentar seu faturamento!