O mercado de produtos e serviços para animais de estimação está em alta. Por isso, abrir uma franquia de pet shop é uma das melhores maneiras de ingressar no mundo do empreendedorismo e ter sucesso.
Com menos riscos e uma estrutura de negócio testada, montar um pet shop franqueado também permite que você aproveite o crescimento desse setor e faça o que ama. Afinal, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) registrou um faturamento de R$75,4 bilhões em 2024.
O número representou uma elevação de 9,6%, quando comparado a 2023. Além disso, há 167,6 milhões de pets no país, com 56% das residências com um ou mais gato ou cachorro. Então, quer entrar nesse segmento de negócio? Veja como funciona o franchising de pet shops.
O que é uma franquia de pet shop?
Uma franquia de pet shop é uma loja que faz parte de uma rede maior, na qual o empreendedor é o dono do negócio, mas segue as diretrizes da marca. Os produtos e serviços comercializados dependem da oferta do franqueador, que também fornece seu know-how e conhecimentos. Em troca, o franqueado paga taxas preestabelecidas.
Ao abrir uma franquia, você corre menos riscos, porque o modelo de negócio já foi testado. Além disso, a marca conhecida atrai mais clientes, o que pode contribuir para um menor prazo para o retorno do investimento.
Ao mesmo tempo, você não inicia o negócio do zero, mas fica vinculado às ações permitidas pela franqueadora. De toda forma, você pode:
- vender produtos, como acessórios, rações, produtos de higiene para pets etc.;
- prestar serviços, por exemplo, tosa, banho, estética animal e consultas veterinárias;
- acessar o sistema de gestão da rede;
- seguir o padrão de atendimento ao cliente;
- aproveitar as ações de marketing da marca.
Essa também é uma explicação breve de como funciona uma franquia de pet shop. De toda forma, os detalhes dependem da franqueadora e do tipo de negócio operado.
Quais são os tipos de franquias pet?
Existem diferentes tipos de franquias pet. Os principais são:
- loja física: é um estabelecimento que vende diferentes produtos para os animais de estimação;
- loja virtual: é uma plataforma para comercialização online de produtos. Pode ter integração com o estabelecimento físico ou aplicativos de delivery;
- loja física com banho e tosa: além da venda de produtos, também oferece serviços de estética e higiene dos pets;
- loja física com clínica veterinária: oferece atendimento à saúde animal, como vacinação, consultas, cirurgias e exames, além de vender produtos;
- pet shop móvel: garante atendimento e cuidados com os pets em um veículo adaptado. O processo é realizado na casa do cliente com agendamento de horário.
Cada um desses tipos oferece vantagens e desvantagens. Por exemplo, se você busca uma franquia de pet shop barata, vale a pena pensar no modelo móvel ou na loja virtual. Essas alternativas exigem um investimento inicial mais baixo.
Por sua vez, as opções mais caras oferecem uma gama de produtos e serviços maior. Assim, tende a haver mais fidelização dos clientes e o faturamento costuma ser mais elevado.
Em relação às vendas, vale a pena olhar os números. Conforme a Abinpet, a comercialização de alimentos industrializados para o setor fechou 2024 com R$40,8 bilhões. Já os produtos veterinários tiveram um total de R$7,8 bilhões e os serviços veterinários somaram R$7,7 bilhões.
Quais as vantagens de ser um franqueado de pet shop?
As vantagens de ser um franqueado de pet shop são:
- estrutura de negócio pronta, testada e reconhecida no mercado;
- treinamento da marca para adotar as melhores práticas do setor;
- marketing contínuo e suporte operacional sempre que necessário;
- redução de riscos no investimento;
- demanda em alta;
- possibilidade de ter uma operação enxuta, como no modelo móvel;
- burocracia menor, porque toda a parte de planejamento do negócio já vem estruturada pela franqueadora.
Portanto, uma franquia de pets é um negócio que se deve considerar. Você pode optar pelo ingresso somente no empreendedorismo digital, mas também tem a oportunidade de ampliar a sua atuação com outros produtos e serviços.
Quais as desvantagens de ter uma franquia no ramo de pet shop?
As desvantagens de ter uma franquia no ramo de pet shop são:
- pouca liberdade, porque você precisa seguir as regras da franqueadora;
- pagamento de taxas, como royalties e valor da franquia;
- investimento inicial elevado, em alguns casos;
- concorrência com outras unidades franqueadas da mesma marca;
- pressão para alcançar as metas.
Como abrir uma franquia de pet shop?
Pesquise as opções de franqueadora
Comece analisando as oportunidades de marcas que oferecem franquias de pet shop. Verifique a reputação da empresa, sua experiência no mercado e outros detalhes que podem ser analisados pela internet e nas unidades franqueadas.
Converse com as marcas selecionadas
Entre em contato com as marcas de que mais gostou e tire todas as suas dúvidas. Verifique o seu alinhamento com a missão, a visão e os valores da empresa, além do seu orçamento disponível, do suporte oferecido pela franqueadora e do modelo de negócio disponibilizado.
Analise a Circular de Oferta de Franquia
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que traz todas as informações sobre a marca, como total de unidades, faturamento, projeções financeiras, parceiros atuais e antigos etc. Leia todos os detalhes e cláusulas. Se possível, conte com a ajuda de um advogado.
Segundo a Lei de Franquias, a COF deve ser entregue 10 dias antes da assinatura do contrato, pelo menos. Se estiver tudo certo, basta firmar a parceria.
Siga as instruções da franqueadora
Após a assinatura do contrato, você deve cumprir as regras da marca, fazer as reformas necessárias, adquirir o estoque e iniciar as operações. Essas são as etapas básicas para toda franquia de pets, ainda que possa haver algumas alterações no processo, conforme a franqueadora.
Quanto custa uma franquia de pet shop?
Uma franquia de pet shop custa entre R$10 mil e R$1 milhão, na maioria dos casos. Existem marcas que trabalham com uma operação mais enxuta e, como consequência, exigem um investimento inicial mais baixo. Enquanto isso, há outras mais estruturadas e requerem um valor mais alto.
Uma franquia de pet shop barata tende a ser o modelo móvel. A loja física que somente vende produtos também é menos custosa do que um estabelecimento mais completo, com serviços de higiene e estética, por exemplo.
Por outro lado, com menos produtos e serviços, a tendência é que você tenha um faturamento menor, já que o público a atingir é mais restrito. Então, tudo depende d que você deseja, do seu perfil e do capital disponível para o investimento.
Vale a pena investir em uma franquia de pet shop?
Vale a pena investir em uma franquia de pet shop, se você tiver o perfil e fizer uma boa pesquisa sobre as marcas. O modelo de franchising é mais seguro e o mercado voltado para animais de estimação está em alta. Portanto, há boas chances de sucesso.
Ainda assim, é necessário considerar todos os prós e contras. Dessa forma, você toma uma decisão embasada.
Como ter um delivery em uma franquia de pet shop?
Para ter um delivery em uma franquia de pet shop, verifique se a franqueadora permite essa possibilidade e faça o seu perfil no iFood. A partir disso, você terá ainda mais visibilidade e poderá atingir um público muito maior, ainda mais amplo do que aquele oferecido pela marca.
Isso porque os pet shops dependem da comunidade local, mas o delivery oferece a oportunidade de atender pessoas de outras regiões. Assim, você pode vender produtos, entregar na casa do cliente com toda a praticidade e conveniência e, quem sabe, comercializar serviços aos poucos.
Ou seja, ter uma franquia de pet shop abre um grande número de possibilidades. Você pode ter o delivery, atender pessoas na sua loja ou, até mesmo, contar com um serviço móvel. Qualquer que seja o caso, você pode entrar nesse setor e aproveitar a alta na demanda e o seu amor pelos animais!
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