Como funciona a parceria entre o iFood e os restaurantes na prática?

Está na dúvida sobre como é a parceria iFood e se vale a pena? Descubra como o serviço funciona para restaurantes.

O mercado de entregas não para de crescer. No Brasil, em especial, desde o início da pandemia do novo coronavírus, esse segmento apresenta números muito expressivos. Para se ter uma ideia, somos líderes no ranking de países que usam esse tipo de serviço (48,77%), seguidos do México (27,07%) e Argentina (11,85%), respectivamente.

Fato que não pode passar despercebido pelos donos de pequenos e grandes restaurantes, essa tendência chegou para ficar. Deixar de olhar para essa característica do mercado pode significar perder uma excelente oportunidade. O iFood como parceiro contribui para que esse serviço se popularize e novos negócios ganhem notoriedade.

Se você deseja entrar para essa lista e precisa saber como funciona a parceria com iFood, está no lugar certo. Vem com a gente!

Como funciona o iFood em parceria com os restaurantes?

O iFood é uma plataforma digital que intermedeia pedidos entre comida e mercado. Com nacionalidade brasileira, a marca conta com mais de 270 mil estabelecimentos parceiros em todo o país — sendo que, desses, mais da metade se cadastraram após o início do distanciamento social, a partir de março de 2020.

Servindo de ponte entre o cliente final e o restaurante, o aplicativo cobra uma mensalidade e comissão, que variam conforme o plano escolhido pelo estabelecimento e com base nos pedidos feitos na plataforma.

Quais são os requisitos para se cadastrar no iFood?

Uma das vantagens do iFood é a facilidade — tanto para o consumidor quanto para as lojas parceiras. Veja a seguir o que é necessário para cadastrar seu restaurante.

CNAE no ramo alimentício

Ao abrir um negócio, mais especificamente, na página de cadastro, o empreendedor deve informar o CNAE — Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse dado se refere à atividade econômica exercida pela empresa.

O iFood exige que seus parceiros tenham uma CNAE relacionada ao ramo alimentício, que é um código específico de cada empresa. Sem essa definição, o processo não pode ser finalizado.

CNPJ

Basicamente, não é possível vender no iFood apenas com o número do CPF. Então, se deseja usar a plataforma como vitrine, é essencial que sua empresa seja formalizada e conte com um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O iFood também aceita o cadastro com MEI — Microempreendedores Individuais.

Equipe interna de entregadores

A disponibilidade de planos do iFood variam conforme a região. Em algumas cidades você pode contratar o Plano Entrega e utilizar os entregadores parceiros do iFood. Já no Plano Básico, o estabelecimento deve contar com entregadores próprios, que viabilizem a entrega de seus pedidos.

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Quais são os planos disponíveis para restaurantes?

Os planos que a plataforma disponibiliza são flexíveis para abranger todos os nichos de restaurantes, assim como seu faturamento. O mais simples é o Plano Básico, mas você pode optar pelo Plano Entrega. Veja como eles funcionam!

Plano Básico

Nessa modalidade, as lojas parceiras são responsáveis por produzir e entregar o pedido, ou seja, precisam de uma equipe própria de entregadores.

O que está incluso na modalidade Plano Básico ao ter sua loja no aplicativo:

  • Portal do Parceiro;
  • Gestor de Pedidos;
  • ferramentas de marketing;
  • promoções e campanhas de marketing do iFood.

E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Básico?

  • Comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (12%);
  • Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
  • Mensalidade de R$100,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;

Plano Entrega

Nessa modalidade, o restaurante não se preocupa com a entrega, apenas com a preparação dos pedidos. O serviço fica com o iFood, que se apoia em seu time de mais de 200 mil pessoas entregadoras parceiras, espalhadas pelo Brasil, em mais de 1200 cidades.

E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Entrega?

  • comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (23%);
  • Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
  • mensalidade de R$130,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;

Ao ter sua loja no aplicativo com o Plano Entrega, o seu estabelecimento conta com:

  • todos os benefícios do Plano Básico (Gestor de Pedidos e marketing);
  • rastreio de entrega em tempo real;
  • tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
  • atendimento iFood até a conclusão da entrega;
  • seguro contra fraudes na entrega.

Como funciona o repasse do iFood na parceria com o restaurante?

Ao acessar o Portal do Parceiro, o dono do restaurante verifica seu histórico de vendas, taxas cobradas e repasses recebidos. O repasse, quando selecionado, acontece em até quatro semanas, sempre às quartas-feiras. As vendas são contabilizadas por períodos de sete dias.

Caso o parceiro escolha criar uma conta bancária no próprio aplicativo — a Conta Digital iFood —, consegue transferir seus ganhos gratuitamente. Também é possível fazer pagamentos pela Conta Digital iFood e antecipar repasses.

Por que a parceria com o iFood vale a pena?

O iFood foi um dos aplicativos que mais se desenvolveu no período inicial da pandemia. De 2020 para 2021, registrou um crescimento de 100%, com dezenas de milhões de entregas, todos os meses. Para os empreendedores, isso demonstra o potencial de vitrine para atrair novos clientes, ou seja, uma chance de aumentar o faturamento de forma significativa.

Além de propor mais visibilidade e lucratividade, o iFood funciona de maneira prática e simples, buscando atender a um público diversificado. Após fazer o cadastro, o aplicativo realiza parte do trabalho, e as vendas acontecem com um clique no celular.

Vantagens exclusivas

Falamos de vários aspectos positivos ao entrar para o iFood, isso sem mencionar as vantagens oferecidas às lojas parceiras, como:

  • Campanhas promocionais de marketing: atraia mais visibilidade para seu restaurante no aplicativo para que você esteja mais perto de atrair vendas;
  • iFood Decola: capacitações disponíveis para parceiros, preparadas em conjunto com instituições renomadas;
  • iFood Shop: e-commerce exclusivo para lojas parceiras, que opera como um shopping de embalagens, ingredientes e diversos produtos voltados para garantir o melhor fornecimento do seu negócio e simplificar seu processo de produção;
  • Portal do Parceiro: plataforma que auxilia o empreendedor na gestão do negócio;
  • Gestor de Pedidos: ferramenta que auxilia no gerenciamento dos pedidos recebidos pelo restaurante;
  • Cardápio Digital: solução que permite que o restaurante crie uma página própria do seu cardápio e divulgue nos canais que preferir;
  • canais de atendimento: suporte para auxiliar em questões sobre a relação dos restaurantes com o iFood.

Usufruir das vantagens de um parceiro como o iFood pode ser o pontapé que seu restaurante estava precisando para alavancar o faturamento e conquistar mais clientes. Com essas condições exclusivas para entrar para o time, tem tudo para ampliar suas oportunidades de venda.

Não precisa de mais motivos para fazer parceria com iFood, não é? Acesse já nossa página de lojas parceiras e se cadastre.

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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