Como funciona a parceria entre o iFood e os restaurantes na prática?

Está na dúvida sobre como é a parceria iFood e se vale a pena? Descubra como o serviço funciona para restaurantes.

O mercado de entregas não para de crescer. No Brasil, em especial, desde o início da pandemia do novo coronavírus, esse segmento apresenta números muito expressivos. Para se ter uma ideia, somos líderes no ranking de países que usam esse tipo de serviço (48,77%), seguidos do México (27,07%) e Argentina (11,85%), respectivamente.

Fato que não pode passar despercebido pelos donos de pequenos e grandes restaurantes, essa tendência chegou para ficar. Deixar de olhar para essa característica do mercado pode significar perder uma excelente oportunidade. O iFood como parceiro contribui para que esse serviço se popularize e novos negócios ganhem notoriedade.

Se você deseja entrar para essa lista e precisa saber como funciona a parceria com iFood, está no lugar certo. Vem com a gente!

Como funciona o iFood em parceria com os restaurantes?

O iFood é uma plataforma digital que intermedeia pedidos entre comida e mercado. Com nacionalidade brasileira, a marca conta com mais de 270 mil estabelecimentos parceiros em todo o país — sendo que, desses, mais da metade se cadastraram após o início do distanciamento social, a partir de março de 2020.

Servindo de ponte entre o cliente final e o restaurante, o aplicativo cobra uma mensalidade e comissão, que variam conforme o plano escolhido pelo estabelecimento e com base nos pedidos feitos na plataforma.

Quais são os requisitos para se cadastrar no iFood?

Uma das vantagens do iFood é a facilidade — tanto para o consumidor quanto para as lojas parceiras. Veja a seguir o que é necessário para cadastrar seu restaurante.

CNAE no ramo alimentício

Ao abrir um negócio, mais especificamente, na página de cadastro, o empreendedor deve informar o CNAE — Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse dado se refere à atividade econômica exercida pela empresa.

O iFood exige que seus parceiros tenham uma CNAE relacionada ao ramo alimentício, que é um código específico de cada empresa. Sem essa definição, o processo não pode ser finalizado.

CNPJ

Basicamente, não é possível vender no iFood apenas com o número do CPF. Então, se deseja usar a plataforma como vitrine, é essencial que sua empresa seja formalizada e conte com um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O iFood também aceita o cadastro com MEI — Microempreendedores Individuais.

Equipe interna de entregadores

A disponibilidade de planos do iFood variam conforme a região. Em algumas cidades você pode contratar o Plano Entrega e utilizar os entregadores parceiros do iFood. Já no Plano Básico, o estabelecimento deve contar com entregadores próprios, que viabilizem a entrega de seus pedidos.

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Quais são os planos disponíveis para restaurantes?

Os planos que a plataforma disponibiliza são flexíveis para abranger todos os nichos de restaurantes, assim como seu faturamento. O mais simples é o Plano Básico, mas você pode optar pelo Plano Entrega. Veja como eles funcionam!

Plano Básico

Nessa modalidade, as lojas parceiras são responsáveis por produzir e entregar o pedido, ou seja, precisam de uma equipe própria de entregadores.

O que está incluso na modalidade Plano Básico ao ter sua loja no aplicativo:

  • Portal do Parceiro;
  • Gestor de Pedidos;
  • ferramentas de marketing;
  • promoções e campanhas de marketing do iFood.

E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Básico?

  • Comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (12%);
  • Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
  • Mensalidade de R$100,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;

Plano Entrega

Nessa modalidade, o restaurante não se preocupa com a entrega, apenas com a preparação dos pedidos. O serviço fica com o iFood, que se apoia em seu time de mais de 200 mil pessoas entregadoras parceiras, espalhadas pelo Brasil, em mais de 1200 cidades.

E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Entrega?

  • comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (23%);
  • Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
  • mensalidade de R$130,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;

Ao ter sua loja no aplicativo com o Plano Entrega, o seu estabelecimento conta com:

  • todos os benefícios do Plano Básico (Gestor de Pedidos e marketing);
  • rastreio de entrega em tempo real;
  • tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
  • atendimento iFood até a conclusão da entrega;
  • seguro contra fraudes na entrega.

Como funciona o repasse do iFood na parceria com o restaurante?

Ao acessar o Portal do Parceiro, o dono do restaurante verifica seu histórico de vendas, taxas cobradas e repasses recebidos. O repasse, quando selecionado, acontece em até quatro semanas, sempre às quartas-feiras. As vendas são contabilizadas por períodos de sete dias.

Caso o parceiro escolha criar uma conta bancária no próprio aplicativo — a Conta Digital iFood —, consegue transferir seus ganhos gratuitamente. Também é possível fazer pagamentos pela Conta Digital iFood e antecipar repasses.

Por que a parceria com o iFood vale a pena?

O iFood foi um dos aplicativos que mais se desenvolveu no período inicial da pandemia. De 2020 para 2021, registrou um crescimento de 100%, com dezenas de milhões de entregas, todos os meses. Para os empreendedores, isso demonstra o potencial de vitrine para atrair novos clientes, ou seja, uma chance de aumentar o faturamento de forma significativa.

Além de propor mais visibilidade e lucratividade, o iFood funciona de maneira prática e simples, buscando atender a um público diversificado. Após fazer o cadastro, o aplicativo realiza parte do trabalho, e as vendas acontecem com um clique no celular.

Vantagens exclusivas

Falamos de vários aspectos positivos ao entrar para o iFood, isso sem mencionar as vantagens oferecidas às lojas parceiras, como:

  • Campanhas promocionais de marketing: atraia mais visibilidade para seu restaurante no aplicativo para que você esteja mais perto de atrair vendas;
  • iFood Decola: capacitações disponíveis para parceiros, preparadas em conjunto com instituições renomadas;
  • iFood Shop: e-commerce exclusivo para lojas parceiras, que opera como um shopping de embalagens, ingredientes e diversos produtos voltados para garantir o melhor fornecimento do seu negócio e simplificar seu processo de produção;
  • Portal do Parceiro: plataforma que auxilia o empreendedor na gestão do negócio;
  • Gestor de Pedidos: ferramenta que auxilia no gerenciamento dos pedidos recebidos pelo restaurante;
  • Cardápio Digital: solução que permite que o restaurante crie uma página própria do seu cardápio e divulgue nos canais que preferir;
  • canais de atendimento: suporte para auxiliar em questões sobre a relação dos restaurantes com o iFood.

Usufruir das vantagens de um parceiro como o iFood pode ser o pontapé que seu restaurante estava precisando para alavancar o faturamento e conquistar mais clientes. Com essas condições exclusivas para entrar para o time, tem tudo para ampliar suas oportunidades de venda.

Não precisa de mais motivos para fazer parceria com iFood, não é? Acesse já nossa página de lojas parceiras e se cadastre.

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Por iFood

52 respostas

  1. Fechei minha plataforma por problemas de incêndio
    Agora não consegui voltar na plataforma e não consigo faltar com ninguém do Ifood!

    1. Oi, Valter! Sentimos muito pelo ocorrido, mas estamos aqui para ajudar seu negócio a funcionar novamente. Sugiro que você tome alguns passos aqui para recuperar sua conta:
      1. Primeiramente, tente acessar o Portal do Parceiro. Utilize o recurso de “Esqueci minha senha” caso tenha algum problema. Se conseguir entrar, acesse a aba Chamados e ajuda para que nossa equipe de atendimento fale com você.
      2. Mas se você não conseguir entrar no Portal do Parceiro, entre na página de cadastro e clique no ícone no WhatsApp, no canto inferior esquerdo.

      1. Tenho enterese em trabalhar com Ifood eu gostaria saber sobre os repasse de vendas são semanais ou mensais

        1. Oi, Roberto! Os restaurantes têm a opção gratuita de Plano de Repasse em 4 semanas. Mas caso queiram, podem solicitar o repasse semanal, em que há incidência de taxas a depender conforme a conta de destino. Acesse nossa página de cadastro: parceiros.ifood.com.br

  2. Acho as taxas excessivamente altas
    Pode inviabilizar um negócio.
    Eu, por exemplo tenho um pet shop, se aumentar meu mark-up não consigo competir com os concorrentes.

    1. Oi, Luiz! As taxas buscam cobrir diferentes benefícios entregues aos parceiros. Vale a pena conhecer o programa Vantagens do Chef: um clube de parcerias gratuito disponibilizado aos parceiros iFood. Com ele, você consegue economizar nas principais contas do seu negócio.

      1. Boa noite, recebi um cartão Ifood da empresa que eu trabalho, porém não estou conseguindo cadastrar, há algum telefone, e-mail, portal de atender aos clientes???? Pois os números que temos diz que estão atendendo…. precisamos cadastrar para que possamos utiliza lo

        1. Oi, Lucimar! Como vai? Para cadastrar um iFood card você deve abrir seu app iFood, clicar na opção Pagamentos e, então, selecionar o ícone Resgatar iFood Card. Agora é só digitar o número e pronto! Caso tenha algum problema, no próprio menu no app você pode escolher a opção Ajuda.

    2. Olá, quero saber se eu só pago o valor da mensalidade do plano entrega no valor de 130,00 quando a minha loja fizer mais de 1,800 ???

    1. Oi, Hilda! Como vai?
      Temos vários materiais aqui no blog que falam mais sobre como funciona o iFood para restaurantes. Sugiro a leitura deste aqui. Aproveite para assinar nossa newsletter e receba sempre as novidades na sua caixa de entrada! 🙂

  3. Que sejam cobrados taxas etc e tal, mas vocês recebem do cliente, te pago 23% e ainda +3,5 se for no cartao e ainda ter que esperar semanas pra redeber nosso dinheiro?Entendo que vcs precisem investir nas bolsas etc e tal, mas assim é um pouco de mais não?num momento de pandemia onde todo mundo fez um sacrifício pra sobreviver e ter que se submeter a tudo isso?repensem um pouco tá, somos um povo batalhador, cada centavo é muito suado, repensem, mudem esse formato, não pensem só em vocês, foi só um desabafo.

  4. Oi, estou pensando em ser parceira do ifood, mas gostaria de saber se em um turno eu consigo ficar com um plano básico e em outro turno eu consigo ficar com o plano de entregas, ou seja, dois planos em uma conta só… Outra duvida é se consigo deixar em uma conta só dois endereços distintos?

    1. Oi, Valeska. Tudo bem? No momento, cada parceiro pode contratar apenas um plano, de acordo com a necessidade. Temos outras soluções, porém, que podem contribuir muito com o seu negócio. É possivel contratar, por exemplo, o Plano Básico pra utilizá-lo ao longo do dia e, à noite, optar pelo o serviço de Entrega Fácil. 😉 Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-de-comida.

  5. ola vc poderia me dar um exemplo sobre como funbciona essa comissao e a taxa do cartao nao entendi muito bem

    1. Oi, Diogo. As taxas de cartão são semelhantes a quando você cobra utilizando uma maquininha da própria loja. Como essa transação será feita direto pelo app, é cobrada a taxa nessa venda. A comissão é o que você paga todo mês para ter acesso ao serviços do iFood, 12% para o Plano Básico (restaurante com entregadores próprios) e 23% para o Plano Entrega (neste você conta com toda a logística de entrega do iFood. Saiba mais pelo chat em https://parceiros.ifood.com.br. 😉

  6. Te ho uma empresas de entregas com diversos entregadores, como faço para fazer uma 0arceria nas entregas com ifood na região de Santana de Parnaíba.

    Na nossa região falta entregador.

    Estamos no mercado há mas de 5 anos, temos integração com a plataforma de vcs para o restaurante q já tem parceria com ifood.

    Nosso aplicativo chama PARNAÍBA EXPRESS

  7. Entendi sobro as cobranças entre comissão e taxas, mas, estou com dúvida quando pagam por PIX!!! Vcs cobram alguma taxa??

    1. Oi, Adriana! A taxa depende de qual é o seu plano. 😉 Pra te darmos mais detalhes, fala com a gente pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro, tá bem?

  8. Gostaria de ser parceira, no plano entregador. Como funciona o pagamento se o cliente quiser pagar na hora da entrega? O entregador leva nossa máquina e depois retorna para entregar? E se for em dinheiro?

    1. Oi, Michele. Para mais informações sobre nossos planos, acesse: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Já adiantando, o valor de pedidos pagos na entrega são repassados aos nossos parceiros conforme data de repasse em contrato. Por isso é importante você acessar o site acima pra tirar suas principais dúvidas.

  9. Boa tarde, como faço para fazer parceria com vocês? Sendo por parte de baterias para as motos dos entregadores parceiros?

    1. Oi, boa tarde, na verdade nós vendemos baterias automotivas, e gostaria de ser parceira no sentido de fazer um plano mensal para troca de bateria das motos dos entregadores parceiros. Por onde posso entrar em contato?

  10. Olá
    Moro em inhoaiba no Rio de janeiro
    Gostaria de saber se tem plano entregador aqui, pois pra mim só dá pra iniciar assim.
    Obrigada

  11. Ola
    Também gostaria de saber mais
    Taxa de 130,00 caso eu venda 1,800 mês/mais 23%/mais 3,5% em cima desses 1,800de venda mês. Correto?

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