Como abrir uma padaria delivery? Confira 7 passos

Confira 7 passos essenciais para abrir sua padaria delivery e começar a atender seus clientes com praticidade!
7 Min
padaria delivery

A cada dia que passa, fica mais comum pedir comida do conforto de casa ou até mesmo durante o horário de trabalho. Quem não gosta daquele pão na chapa com café com leite, seja antes de começar as atividades rotineiras ou qualquer outro horário do dia. Por isso, a padaria delivery é um serviço tão fundamental para as pessoas.

De acordo um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, só em 2021, o setor de panificação teve um lucro de R$ 105,85 bilhões, um crescimento de 15,3% em comparação com 2020. Ou seja, fica claro que é possível lucrar com um serviço de entrega em que o foco é a padaria.

Se você se interessou pela ideia e deseja saber como abrir uma padaria delivery, confira 7 passos importantes dessa jornada.

1. Conheça o público-alvo

Se você deseja começar um negócio do zero ou já está no caminho do empreendedorismo há algum tempo, o segredo é o mesmo: o público-alvo é a bússola do empreendedor no trabalho.

Entenda o perfil do público que você quer alcançar para saber qual é a melhor maneira de chegar até o seu consumidor.

Ao observar o comportamento e os hábitos do seu público-alvo, será possível traçar estratégias mais lucrativas, como definir os horários de entrega conforme os momentos em que o fluxo de pedidos é maior. Dessa forma, fica mais fácil de evitar gastos desnecessários com o serviço de entrega.

2. Saiba como será a logística da padaria delivery

Se existe um quesito que não pode ser ignorado pelo dono da padaria em nenhum momento, é a qualidade e apresentação do produto, afinal, sabor e imagem marcam a memória do consumidor.

Portanto, crie um sistema de entregas que mantenha o frescor dos alimentos e que seja visualmente atrativo para o cliente. Anote todos os itens importantes para que o pedido chegue em ótimo estado ao seu destino. Confira a seguir algumas estratégias:

  • invista em embalagens seguras para a viagem, que mantenham a temperatura da comida, não deixem vazar e que tenham a identidade visual do seu negócio;
  • faça um orçamento e veja se é melhor ter a sua própria frota para entrega ou terceirizar com o auxílio dos aplicativos de delivery;
  • use um aplicativo de roteirização para garantir que a entrega seja mais rápida e com maior redução de custos.

3. Tenha um bom controle de estoque

Uma padaria delivery não se diferencia tanto do modelo tradicional na questão do funcionamento.

Isso porque o empreendedor precisa montar uma infraestrutura para produção dos alimentos e buscar um espaço físico compatível com a atividade, além de escolher os acessórios e equipamentos que otimizarão a fabricação e conservação dos produtos.

Depois disso, é preciso definir um sistema para controlar a produção e o estoque, a fim de evitar a perda ou falta de matéria-prima, o que pode gerar prejuízos na qualidade dos itens e afetar diretamente as vendas. Um componente importante de um negócio lucrativo é o controle sobre a produção.

4. Estude sua concorrência

Saiba quais são as padarias que estão mais próximas do seu ponto comercial e, a partir daí, estude como é o funcionamento delas na questão de cardápios, canais de atendimento, principais ofertas, horários de atendimento, precificação dos produtos e modelo de entrega.

Após reunir as principais informações, você saberá melhor como se destacar nesse mercado. Além de oferecer serviço eficiente e produtos de qualidade, é necessário ter um diferencial para que o seu negócio se torne a opção favorita do público.

5. Escolha seus canais de atendimento

Hoje em dia, existem vários canais que facilitam o atendimento. Utilize aplicativos que deixem o serviço de entrega mais eficiente e de acesso mais fácil para os clientes. Vale lembrar que um bom atendimento gera a fidelização de clientes. Por isso, seja ágil ao atender demandas e disponível para sanar as dúvidas dos consumidores.

Uma ótima ideia é oferecer diversas formas de atendimento, como as redes sociais, WhatsApp e aplicativos de entrega.

No caso dos aplicativos de entrega, você pode estudar os planos, comissões e disponibilidade de atendimento para a sua região. Para realizar o serviço de entrega por meio de aplicativos, será necessário:

  • ter CNPJ da empresa;
  • obter um computador com acesso à internet para conduzir os pedidos que chegam pelo aplicativo;
  • cadastrar o cardápio com fotos atrativas dos alimentos e informações completas sobre os produtos;
  • escolher entre contratar os parceiros de entrega ou usar seu próprio entregador.

6. Utilize um sistema de gestão

Ao começar a atuar nos serviços de padaria delivery, é natural que a demanda passe a crescer de forma significativa. Por isso, é fundamental gerenciar todos os pedidos de forma eficiente, evitando erros, como divergências na entrega e atrasos.

Para garantir a qualidade do serviço e um controle maior sobre o negócio, evitando a insatisfação dos clientes, aposte em um bom sistema de gestão para padarias, que tenha recursos completos e que possa ajudar na modalidade padaria delivery.

Emita seus cupons fiscais, mantenha o controle sobre cada pedido e tenha uma visão real e clara dos resultados da sua padaria delivery. Sem dúvidas, o serviço de entrega é um excelente negócio. Mas, para que tudo saia como o planejado, é necessário fazer uma boa gestão.

7. Invista no marketing

Seguindo as dicas destacadas até aqui, será possível criar um bom serviço de padaria delivery. No entanto, chegou o momento de fazer com que o público conheça as novidades oferecidas pelo seu estabelecimento.

Neste caso, a melhor solução é investir no marketing estratégico. Esse conceito, a partir de um conjunto de ações de marketing, busca a melhor forma de atender os desejos e necessidades de seu público-alvo, fazendo com que o seu produto seja o mais interessante possível, buscando maximizar a lucratividade.

Além disso, não deixe de investir no marketing digital do seu empreendimento, principalmente nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Elas têm funcionado para o público buscar novos lugares, pesquisas novidades e conhecer um pouco mais dos estabelecimentos antes de visitá-los pessoalmente.

No caso do setor de alimentos, a foto de comida é uma ferramenta poderosíssima. A depender de como o pãozinho for fotografado, quase dá para sentir seu cheiro pela imagem. Assim, um bom marketing para restaurante ou para outros estabelecimentos alimentícios não pode deixar de fora essas plataformas.

Por fim, você deve ter em mente que o sucesso de qualquer negócio depende de qualidade e eficiência. Na padaria delivery não poderia ser diferente. Para que esse serviço dê certo, é fundamental que as entregas sejam realizadas no prazo e sem a ocorrência de danos aos produtos.

Agora que aprendeu mais sobre o assunto, aproveite a visita ao blog e continue sua jornada de conhecimento: confira as planilhas de gestão gratuitas disponíveis!

Por iFood

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