Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
11 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

886 respostas

  1. Boa tarde! Estou com duas pendências para resolver com o ifood: a primeira é sobre o cadastro de entregador que fiz para meu irmão que a princípio não foi aprovado eu acho e ao mesmo tempo que tento acessar essa conta que fiz a informação que aparece é que ele não tem conta e no mesmo momento tento fazer outra conta diz que já tem conta com o email e telefone cadastrado. Enfim não consigo acessar e muito menos cadastrar outra, nem se eu colocar outro email e telefone porque o CPF dele já está vinculada a uma conta em termos fantasma. E a outra dúvida que tento cadastrar a minha loja e também não consigo diz que o CPF e o cpnj não é do mesmo dono. São erros bem difíceis de resolver, afinal é erro do sistema do ifood. Eu preciso de ajuda para resolver essas duas questões!

  2. Bom dia!
    O meu filho é entregador do Ifood. Ele instalou um segundo celular. Só que agora deu problema no celular.
    Ele não consegue intalar em um terceiro celular. Como ele pode fazer para desinstalar do que deu problema e instlar o app em um outro?

  3. Oi, Priscila! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

    Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

    Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

  4. Olá, Mayara! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

    Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

    Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

  5. Olá, boa tarde! Fiz a solicitação de cancelamento da parceria antes do prazo de 30 dias grátis, porém não recebi nenhum e-mail ou confirmação de que deu certo. Tento acessar a plataforma com meus dados e acusa erro. Como devo proceder?

  6. Oi, Masselino! Como vai?

    Precisamos consultar a sua loja para dar uma resposta segura. Por favor, nos envie o seu CNPJ por DM no nosso Instagram @ifoodparaparceiros?

    Assim, poderemos direcionar a dúvida ao setor responsável.

  7. Comprei uma marmita, Na churrasqueira colinas do sul, esse é o nome da loja que está no ifood, só que a comida veio com larva viva e morta,joguei a comida toda fora,
    Tentei contato pelo chat e não consegui, estou aqui pra resolver o problema e ter meu dinheiro de volta, caso não revólver vou ter que por na justiça,

  8. Olá bom dia! Sou Ildemara falo em nome da Drogaria Platinum. Gostaria de saber como se faz o cadastro de parceiros, como drogaria. Já revirei o site, o google e não consegui essa informação. No momento do cadastro existem as opções de restaurante ou mercado, o que acredito não ser de acordo cadastar assim e incluir os produtos da drogaria. Fico no aguardo de um retorno, ou o contato de algum que possa me auxiliar

  9. Putz, Suelen! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood 🙁
    Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda

  10. Boa tarde, estou tendo dificuldade para acessar minha conta do Ifood para entregadores, não consigo trocar a senha, gostaria de saber como faço

  11. Boa tarde, perdi o acesso do portal de parceiro e não consigo novo acesso pois foi feito em um e-mail que não utililizo mais, poderiam me ajudar?
    e-mail do contrato a qual não temos mais acesso: contato@mercadosilveira.com.br
    Ficamos a disposição para agilizar quaisquer documentos para resolver a demanda.

  12. Prezada equipe, bom dia.

    Sou da Lucas Prats Cozinha Ltda. CNPJ: 46.726.445/0001-54.
    Fiz meu contrato com o IFOOD em julho de 2022. O contrato está em anexo.
    Apesar de ter feito a contratação dos serviços em Julho de 2022, não demos sequência aos serviços do IFOOD pois precisávamos nos preparar. Acabamos ficando sem cardápio, sem abertura de loja, enfim, não utilizamos o Ifood.

    Atualmente estamos preparados, com cardápio definido e tudo mais estruturado. Porém, quando eu tento acessar o portal do estabelecimento, não consigo acessar de nenhum dispositivo. Após eu digitar meu e-mail e receber o código de confirmação, eu sou direcionado à uma tela informando: “parece que algo deu errado”. Já tentei outro navegador e outros computadores, e nada.

    Suspeito que esta situação seja fruto da inatividade no meu perfil.
    Gostaria de retomar o acesso ao portal para finalmente começar a disponibilizar meus produtos no Ifood. Informo também que mudei minha conta bancária, e isso precisaria ser revisado no contrato.
    Complementarmente a este e-mail, abri um formulário de ajuda no site geral do Ifood.

    Aguardo seu contato.
    (11) 98263.6496
    Lucas Prats

  13. Olá boa tarde tudo bem ? Meu cadastro já está ativo mas não consigo finalizar na pag do parceiro para fazer o cardápio etc

    1. Para entendermos melhor o ocorrido e podermos ajudar, precisamos que nos envie mensagem pelo suporte disponível no Portal do Parceiro, tudo bem? Você pode clicar em Atendimento na aba Chamados e ajuda do menu lateral. Isso porque temos uma equipe preparada por lá para atender demandas financeiras.

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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