Portal do Parceiro iFood: tire suas dúvidas aqui

Tire todas as suas dúvidas sobre a usabilidade do Portal do Parceiro iFood e descubra como essa ferramenta pode ajudar ainda mais na gestão do...
12 Min
portal do parceiro ifood

O Portal do Parceiro iFood é uma ferramenta que permite o monitoramento do desempenho das lojas no iFood, além de ser o espaço em que é feita a configuração da loja e do cardápio.

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A ferramenta também disponibiliza recursos que podem ajudar os estabelecimentos a impulsionarem as vendas. É fundamental conhecer todas as funcionalidades para utilizá-las da melhor forma.

Reunimos, neste post, as principais dúvidas de uso do Portal do Parceiro iFood. Confira!

Como entrar no Portal do Parceiro?

Antes de iniciar a configuração da loja você deve fazer login no Portal do Parceiro. Acesse o portal e coloque o mesmo e-mail e senha utilizados no momento do seu cadastro no iFood. Se você não lembrar as informações de login, clique nos botões Esqueci meu e-mail ou Esqueci minha senha.

Como configurar o perfil da loja?

Na barra lateral do Portal do Parceiro, localize o item Perfil e acesse. Na página você conseguirá editar:

  • imagem de capa — escolha uma boa imagem de destaque, como uma foto dos seus pratos. Essa imagem de capa vai aparecer a seus clientes finais;
  • logo — ideal para você incluir sua logomarca e valorizar sua marca. Essa imagem será visível pelos seus clientes no aplicativo;
  • descrição — fale um pouco sobre seu restaurante, do diferencial e dos principais pratos;
  • pedido mínimo — valor mínimo de produtos que o cliente precisá selecionar para concluir a compra.

Como alterar o número do telefone?

Primeiramente, confira o telefone cadastrado no iFood indo em Perfil no menu lateral e, em seguida, clique na aba superior Notificações. Lá você vai identificar o número do telefone cadastrado.

Para fazer a troca do número, acesse a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro, clique no botão Atendimento que fica no canto superior da página e solicite a atualização com um atendente do iFood.

Como alterar o endereço da loja?

A alteração do endereço pode ser feita em Perfil, no menu lateral. Em seguida clique em Endereço para visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo.

Como consultar meu desempenho financeiro?

Se você quer acompanhar o desempenho financeiro da sua loja no iFood, clique no botão Financeiro, que fica na aba lateral do Portal do Parceiro. Lá você tem uma visão geral das vendas do mês, incluindo os valores recebidos e as taxas pagas. Na mesma página você também visualiza os seus repasses e o status de cada um.

Como mudar a conta bancaria no iFood?

Se você precisa alterar seus dados bancários para começar a receber os repasses em outra conta, acesse Financeiro no Portal do Parceiro, clique na aba superior Dados bancários e contratuais e faça o ajuste.

Essa ação só pode ser feita por usuários com o perfil de Dono. Lembre-se de observar as orientações de conta bancária:

  • Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI e o CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood.
  • Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.

Como solicitar segunda via de contrato?

Você acessa um contrato padrão do iFood pelo botão Financeiro, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique na aba superior Dados bancários e contratuais. Na página você deverá clicar no botão Baixar meu contrato. Logo você já terá um arquivo em PDF no seu computador.

Mas vale considerar que os contratos variam de parceiro para parceiro. Por isso, o ideal é solicitar uma segunda via do contrato pelos canais de atendimento do iFood. Para isso, acesse o botão Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro e clique no botão Atendimento, no canto superior da página.

Como consultar a forma de pagamento disponível aos clientes?

Para consultar a forma de pagamento que seus clientes podem utilizar ao comprar do seu restaurante, vá em Formas de pagamento, no menu lateral do Portal do Parceiro. Além das modalidades de crédito, débito, carteira digital e pix, você também encontra as bandeiras aceitas.

Lembre-se de que os pagamentos via pix ou cartão de crédito são obrigatórios no aplicativo iFood. Enquanto as bandeiras de vale-refeição são opcionais.

Como visualizar os pedidos?

No menu lateral do Portal do Parceiro, ao acessar o botão Pedidos, você visualiza todos os pedidos recebidos pelo seu restaurante acompanhados do modo de pagamento, taxa de entrega, valor e status (concluído, cancelado). Na página você também consegue fazer filtros por data e status. Na opção Mais filtros, também encontra os filtros: pagamento por bandeira e por canal de venda, caso possua o Cardápio Digital.

Como alterar horário de funcionamento?

Acesse o botão Horários no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você consegue editar o horário de funcionamento de acordo com cada dia da semana.

Como criar uma pausa programada?

As pausas programadas devem ser criadas para períodos esporádicos em que seu restaurante, por algum motivo fora do padrão, estará fechado no momento em que deveria estar aberto.

Para fazê-la, acesse o botão Horário no menu lateral do Portal do Parceiro e clique na aba superior Pausa programada. Em seguida, clique no botão Nova pausa programada.

Como consultar as avaliações?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Avaliações. Na página você encontra a média de avaliações dos últimos 3 meses — mesma média apresentada aos clientes no aplicativo iFood —, os comentários de avaliações dos consumidores, e também o percentual de satisfação dos clientes com a entrega.

Como solicitar a moderação de uma avaliação?

Se você discorda de alguma avaliação enviada por algum cliente, vá ao botão Avaliações no menu lateral do Portal do Parceiro, clique na avaliação em questão e, em seguida, clique no botão superior Moderação. Escreva sua justificativa e, em um prazo de 72 horas, o time do iFood vai atuar na solicitação.

Como verificar minha área de entrega?

Acesse o botão Área de entrega, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página acessada você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante.

Como entrar em contato com o iFood?

Na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro você encontra uma série de respostas às perguntas mais frequentes. Ainda assim, caso você não tenha localizado a informação que precisa, clique no botão Atendimento, localizado no canto superior direito e, então, entre em contato com o iFood via chat ou chamado.

Como configurar o cardápio?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o item Cardápios. Nesse espaço você constrói sua vitrine de produtos no iFood. Clique em Entrega para configurar os itens que estarão disponíveis aos clientes e adicione os pratos e produtos acompanhados das seguintes informações:

  • nome;
  • preço;
  • descrição;
  • foto;
  • categoria;
  • tamanho;
  • complementos;
  • classificação de restrições alimentares;
  • disponibilidade.

Nessa mesma página você encontra a opção de criar categorias de produtos. Assim você pode dividir seu cardápio e deixá-lo ainda mais intuitivo aos seus clientes.

Como alterar preços do cardápio?

Se você quer alterar o preço de um ou mais produtos do cardápio, acesse o botão Cardápio no menu lateral do Portal do Parceiro e, em seguida, clique em Entrega para visualizar os itens disponíveis no aplicativo.

Localize o item que você quer fazer o ajuste no valor e clique nos três pontinhos localizados do lado direito da tela, na frente do produto. Clique então em Ver.

Após clicar em Ver, uma tela será aberta. Clique na aba superior Preço, faça as correções necessárias e salve.

Como alterar a disponibilidade de um item?

A disponibilidade de um item pode ser alterada acessando o botão Cardápios, no menu lateral do Portal do Parceiro. Em seguida, clique no botão Entrega e visualize o seu cardápio que é apresentado aos clientes. Caso você queira pausar a oferta de um item, clique no botão Pausar, ao lado direito da tela, na frente do produto. Você pode reverter a ação clicando em Ativar, no mesmo lugar.

Mas você também pode mudar a disponibilidade do cardápio conforme os horários. Caso você tenha um prato que só é oferecido na hora do almoço, por exemplo, ele estará disponível aos clientes somente nesse momento.

Para isso, clique no item que quer configurar e clique na aba superior Disponibilidade. Lá você escolhe se o item estará sempre disponível, ou apenas em horários específicos.

Como acompanhar o desempenho do restaurante no iFood?

No menu lateral do Portal do Parceiro, acesse o botão Desempenho. Na parte superior da tela você encontra três abas: Operação, Vendas e Cardápio.

Em Operação você encontra gráficos e informações de desempenho dos seguintes fatores:

  • pedidos cancelados;
  • tempo aberto;
  • pedidos atrasados.

Na aba de Vendas você pode monitorar o desempenho dos seus pedidos recebidos e terá informações sobre os seguintes fatores relacionados:

  • pedidos por horário;
  • pedidos por dia;
  • pedidos por forma de pagamento.

Já na aba Cardápio você encontra informações sobre a interação dos clientes do iFood com seu cardápio por meio das seguintes informações:

  • visitas no cardápio;
  • visualizações;
  • itens na sacola;
  • revisão do pedido;
  • concluídos.

Na mesma página você também encontra os itens mais vendidos do seu cardápio, acompanhados do número de visitas e do percentual de vezes pedido.

Outra funcionalidade da aba Cardápio, é que você consegue comparar o desempenho da sua loja com o dos seus principais concorrentes, que são outras lojas na sua cidade, com a mesma especialidade que a sua.

Como conseguir o selo Super-Restaurantes?

O selo Super-Restaurantes é um reconhecimento às lojas que oferecem uma melhor experiência aos clientes. É preciso ter uma nota de desempenho acima de 9,80 pontos. Essa nota considera, principalmente, o bom desempenho dos seguintes fatores:

  • avaliações incríveis;
  • preparos sem atrasos;
  • pedidos sem erros;
  • cancelamento baixo.

Para consultar sua nota de desempenho, acesse o botão Super-Restaurantes, no menu lateral do Portal do Parceiro. 

Como publicar no Feed iFood?

Para publicar no Feed iFood você deve clicar no botão Feed, no menu lateral do Portal do Parceiro. Na página você consegue criar publicações e acompanhar o desempenho das antigas. O Feed é o espaço ideal para você destacar seus itens compartilhando no próprio aplicativo iFood as melhores fotos do seu cardápio.

Como utilizar o Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma página personalizada da sua loja, que pode ser divulgada por redes sociais e qualquer outro canal de comunicação com seus clientes. Para utilizá-lo você deve acessar o botão Cardápio Digital, no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como comprar pelo iFood Shop?

O iFood Shop é o espaço em que os restaurantes conseguem encontrar mais de 10 mil itens necessários para o funcionamento da operação: desde ingredientes até embalagens. Para acessar, clique no botão iFood Shop no menu lateral do Portal do Parceiro.

Como acompanhar o desempenho de marketing da loja?

No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Marketing. Na página você visualiza dados do desempenho da sua loja que podem ser utilizados para planejar ações de engajamento. As seguintes informações podem ser encontradas:

  • total de clientes nos últimos dias, incluindo clientes novos.
  • hábitos de compra e preferências, como ticket médio, dias em que há mais movimento e item mais pedido;
  • número de pessoas que favoritaram a loja;
  • número de pessoas que pediram duas vezes ou mais no mês;
  • resultado das últimas promoções;
  • resumo do desempenho das publicações do Feed.

Como configurar promoções para minha loja?

As promoções podem ajudar o seu negócio a aumentar as vendas e alcançar novos clientes. No menu lateral do Portal do Parceiro, clique no botão Promoções. Na tela você encontrará os tipos de promoções ideais para cada objetivo:

  • alavancar as vendas;
  • conquistar mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Na mesma página você visualiza o desempenho das promoções nos últimos dias e também as promoções ativas na sua loja.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o uso do Portal do Parceiro? A ferramenta é intuitiva e, quando bem explorada, pode ajudar você a fazer um gerenciamento ainda mais efetivo das suas vendas no iFood.

Se a sua dúvida sobre o Portal do Parceiro não foi respondida, deixa ela aqui nos comentários. E para receber as novidades do iFood no seu e-mail, assine nossa newsletter.

Por iFood

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802 respostas

  1. Olá, fiz meu cadastro em 15/01/2024. A informação que é o Ifood entraria em contato. Estou no aguardo desde de então e até agora nada.

  2. Por favor meu cadastro está bloqueado e eu não sei o que eu fiz. Só posso arrumar se eu souber o que aconteceu. Me chamo Gabriela e gostaria de um retorno por favor. Tentei cadastrar novamente e apareceu pendências mas não explica o que é.
    Preciso falar com alguém que responda. Já tentei todos os canais de comunicação mas não tenho retorno em nenhum deles.

    1. Oi, Elenilson! Esperamos que você esteja bem! Acesse o Portal do Parceiro, clique no botão “Financeiro” e, em seguida, em “Dados bancários”. Lembre-se de que, se você for MEI, sua conta deve ser de pessoa física ou estar cadastrada no CPF do titular. Para outras modalidades de CNPJ, é fundamental que seja uma conta bancária de pessoa jurídica. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  3. Olá, parceiro! Nosso time pode te ajudar com isso! Clique no botão Chamados e Ajuda > Atendimento > selecione o motivo do seu contato. Nosso time de suporte está à disposição para ajudar você!

  4. Oi Gabriela. Enviamos todas as informações necessárias para o seu e-mail. Esse processo está previsto nos Termos e Condições Gerais de Contratação da plataforma. Se tiver qualquer dúvida sobre isso, retorne por meio do e-mail, que vamos esclarecer pra você, tudo bem?

    1. Tentei em todas as plataformas em todos os chats , whatapp… tudo …..
      Por favor preciso de um auxilio humano , não robotizado.
      Minha conta esta bloqueada, Tenho interesse em desbloquear
      Em uma das plataformas , nao lembro qual apareceu PENDENCIA FINANCEIRA.
      POR FAVOR QUERO RESOLVER ESSA PENDENCIA FINANCEIRA E VOLTAR A VENDER, EU PAGO, MAS PRECISO SABER O QUE É…
      Não consigo acessar o portal do parceiro , não consigo acessar com o cpf, com o cnpj , com nada … por favor , posso por gentileza receber um contato de voces para resolver e voltar a vender ?
      Só quero saber o que aconteceu e pq fui bloqueada
      Se eu não saber , não tenho como solucionar.
      Meu email:
      massadanona@gmail.com
      Por favor preciso de uma pessoa para me ajudar …..
      Obrigada

    1. No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq e caso precise de um suporte direcionado, a gente montou um perfil só para isso! Acesse: @ifoodparaentregadores e nos mande uma DM!

  5. Olá, estou tentando acessar o meu cadastro no ifood infinitas vezes, coloco o email, a senha, recebo o código de acesso e a minha página não carrega, fica acusando um erro. Minha empresa está cadastrada, já tenho até conta digital no ifood, mas não consigo finalizar o cadastro dos itens para ativar a loja pois não consigo entrar no portal.

    Poderia me ajudar? Já tentei contato de todas as formas.

    1. Oi, Maria. Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2 Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

  6. O aplicativo trava nos primeiros passos. Já assisti mais de uma vez os três videos do “Comece por Aqui”, mas o app não reconhece como concluído e não habilita a opção “continuar pro app”

  7. Não estou conseguindo acessar meu portal! Já tem 2 dias e não entra, recebo o código de 6 dígitos no email, coloco normalmente, qnd aperto enter a página não entra… fala q da erro “PARECE QUE ALGO DEU ERRADO” “você pode tentar recarregar a página com o botão abaixo” e mesmo assim depois de 1000000x ainda assim não vai, ja tentei mudar senha, ja procurei canais de atendimento e nada.

    Preciso de ajuda nisso, estava no processo de criação da minha loja, não estava operante ainda, não sei onde obter ajuda.

    1. Eu acredito que minha conta foi inativada por falta de uso, criei usando o CNPJ do restaurante que estou montando (que ainda nao esta operante, estou procurando ponto para aluguel) e como ainda nao abri, acho que a conta foi inativada.

      Agora nao consigo logar nem criar uma conta usando o mesmo CNPJ, preciso de ajuda qnto a isso

    2. Oi, Fabio! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  8. Minha loja está fechada já tentei todos tipos de contato e não consegui falar com vcs favor entrarem em contato

  9. Olá bom dia. Como faço para alterar a localização da minha loja? Já pedi várias vezes e nunca deixam da forma correta e isso está nos prejudicando pq entregador cancela ou já chega estressado por conta da dificuldade pra achar o endereço, mesmo colocando especificação de onde estamos eles não procuram.

    1. Oi, Cintia! Ao acessar o Portal do Parceiro com seu login e senha, você encontra no menu lateral (à esquerda da sua tela) o ícone “Perfil”. Basta selecionar a opção e clicar no botão Endereço – assim será possível visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo. Se tiver qualquer problema nessa operação, acione nosso time pela aba Chamados e ajuda também do Portal do Parceiro, ok?

  10. Amigo estou aqui tentando fazer a alteração do numero do celular que esta cadastrado mas não tem opção , quero alterar urgente mas pelo jeito o aplicativo não ajuda e vocês também não ajuda… gostaria que vocês me dá uma atenção Especial por favor.

    1. Oi, Jordania! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  11. Boa tarde estou tendo problemas com minha loja está sendo fechada a todo estante, essa semana toda tive vários prejuízos com produtos que dive que descartar por conta disso.
    Tentei de todas as formas e possíveis pra falar com alguém do ifood não tive resposta infelizmente meu estabelecimento está sendo prejudicado.

    1. Oi, Rafael! Caso tenha alguma instabilidade em uma das ferramentas do iFood, recomendamos que você abra um chamado no Portal do Parceiro, para que nosso time de suporte possa ajudar você. Para isso, basta ir em Chamados e Ajuda > Atendimento. Mas se você perdeu o acesso ao Portal do Parceiro, confira o passo a passo para recuperar sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

  12. Olá ,sou o Ricardo . Tenho uma loja no ifood e o portal está me enviando mensagem várias vezes dizendo que será atualizado o portal,porém pede para acessar o link e quando entro não mostra nada referente ao extranet ifood para cadastro.Gostaria de uma ajuda para fazer o processo certo para não ter nenhum problema com as vendas

    Segue o email:renata1429@live.com
    para uma possível vel resposta ou passo a passo para eu fazer o cadastro.

    1. Oi, Ricardo! Para contato com o suporte técnico (dúvidas relacionadas ao Gestor de Pedidos, integração com o sistema de caixa, loja temporariamente fechada ou dúvidas no geral), o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

    1. Oi, Lilia!! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  13. Boa noite,

    Estou há dias tentando acessar minha loja, porém ao tentar, sou redirecionado para uma página que exibe uma mensagem indicando que algo está errado, acompanhada de um botão para recarregar a página. Apesar de tentar clicar repetidamente, nada acontece. Resumindo, não consigo acessar minha loja. Preciso de suporte técnico para resolver este problema.

    1. Oi, Francisco!! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

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