O repasse iFood é o valor financeiro enviado aos negócios parceiros referente às vendas feitas na plataforma. Esse valor a receber pode ser acompanhado no Painel Financeiro do Portal do Parceiro.
Um dos principais motivos dos acionamentos recebidos pelo atendimento do iFood é sobre repasses. Saiba que o iFood preza pela segurança do parceiro nas transações financeiras. Por isso, além de acompanhar cada movimentação no painel financeiro, é preciso garantir que os dados bancários atendem às exigências de proteção.
Continue a leitura para entender como funciona o repasse financeiro e como resolver eventuais problemas relacionados a esse assunto!
Como funciona o repasse iFood?
Quando um cliente efetua uma compra pelo iFood com pagamento online, o valor é processado pela plataforma e repassado ao negócio parceiro. Mas quando esse valor é pago via vale-refeição ou pagamento na entrega, o valor vai direto para o restaurante via adquirente.
As vendas são contabilizadas por períodos de 7 dias. O plano tradicional aplica os repasses a cada 4 semanas — sempre às quartas-feiras. Mas é possível também contar com o repasse semanal, que oferece condições específicas de contrato.
Meu repasse não caiu. O que fazer?
Caso você não receba o repasse iFood, vale a pena fazer algumas investigações do motivo. Há diferentes motivos que podem fazer com que o repasse não seja feito. Por isso, se você estiver enfrentando algum problema nesse sentido, faça uma avaliação minuciosa. Confira as dicas!
Avalie se seu banco é homologado pela CIP
Um dos principais motivos que costumam ser a causa de um repasse não recebido é a instituição bancária cadastrada.
A autorização dos repasses só é feita aos restaurantes com contas em bancos homologados pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). A CIP é um órgão sem fins lucrativos e associado ao Banco Central (Bacen), que atua evitando que fraudes e golpes sejam aplicados nas operações de transferência. |
Por isso, caso você não tenha recebido o repasse iFood, o primeiro passo é conferir se seu banco faz parte da CIP. Para isso, você pode acessar o documento emitido pela CIP, que apresenta a relação dos bancos associados.
Caso seu banco não esteja listado ou esteja listado, mas não assinalado como “Instituição Domicílio”, é imprescindível alterar sua conta bancária, pois o iFood não consegue realizar transações bancárias entre contas não homologadas.
Verifique se o CNPJ da conta bancária é o mesmo da sua loja no iFood
O repasse só pode ser realizado em uma conta bancária que tenha o mesmo CNPJ da sua loja do iFood. Isso traz mais segurança ao ecossistema iFood, garantindo que o pagamento não seja feito a terceiros.
Confira se os números de agência e conta estão corretos
Utilizando o perfil de dono, acesse o Portal do Parceiro iFood e confira as informações bancárias cadastradas. Revise número a número para garantir que tudo está correto, conforme as informações cedidas pelo seu banco.
Confira a situação da sua conta bancária
Caso a sua conta esteja bloqueada, inativa ou com alguma situação que impeça o recebimento de transferências, o repasse não poderá ser concluído.
Uma dica é consultar diretamente o gerente da sua conta bancária e validar se ela está realmente ativa.
Como verificar se o iFood já enviou meu repasse ao Banco?
Os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada. Pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira e da Instituição financeira para a sua conta.
Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco, geralmente, até às 18h30.
Quais são os status de repasse?
No Painel Financeiro, dentro do Portal do Parceiro, você tem uma visão geral do mês das suas vendas e também os lançamentos do período. Na coluna “Situação”, você acompanha:
- Em aberto: as vendas estão sendo calculadas.
- Agendado: as vendas foram contabilizadas e o repasse está agendado.
- Pago parcialmente: pelo menos 1 depósito foi pago, mas os outros valores continuam pendentes.
- Pago: o repasse foi pago.
Saiba que a situação do repasse pode mudar até o final do período bancário (18 horas). Ou seja, caso você veja a situação como “Pago parcialmente”, por exemplo, considere monitorar até o final do período bancário para validar sua atualização.
Caso seja identificado qualquer contratempo no repasse ou informações incorretas no cadastro da loja, o status poderá ser:
- Saldo devedor: as vendas foram contabilizadas e o total do período foi negativo. Este valor será descontado no próximo repasse.
- Falha no depósito: as vendas foram contabilizadas e o repasse enviado ao banco, mas retornou com algum erro. (Atente-se aos dados bancários no cadastro da sua loja!)
- Retido: o repasse Retido é uma situação que acontece quando ao realizarmos o depósito do repasse, o banco destinatário retém o valor depositado de forma total ou parcial. Geralmente, acontece quando a conta destino contrata um crédito e o banco retém o valor como garantia.
Por que tive um valor retido no meu repasse?
O status do “Repasse Retido” significa que o seu repasse iFood ou parte dele foi retido por um terceiro, como uma instituição financeira. Isso ocorre devido a um contrato de crédito ou de negociação de recebíveis que o CNPJ do seu negócio pode ter feito.
Nesses casos, o iFood cumpre o seu dever regulatório de verificar a existências desses contratos. Caso exista, as instruções de valores retidos desses contratos são atendidas, direcionando parte ou a totalidade do valor para esse terceiro.
O início das retenções do crédito começa 30 dias antes do vencimento da parcela, conforme alinhado na cláusula contratual. Assim você tem tempo hábil para quitar a parcela até a data do vencimento.
Não concordo com essa retenção. O que devo fazer?
O valor retido vem informado no contrato que o iFood recebe via registradoras e aplica sobre o repasse. Por sua vez, quem envia esse valor é esse terceiro, por meio das registradoras. Elas são responsáveis por registrar todas as negociações de recebíveis de cartões.
Caso você não concorde com o valor, o seguinte procedimento é adotado:
- o iFood pode abrir uma contestação contra esse terceiro, para questionar e pedir evidências que expliquem o valor e mais informações do contrato; e
- você pode também entrar em contato com esse terceiro para esclarecer os valores que estão sendo retidos. Os valores retidos podem ser valores fixos ou percentuais de alguma bandeira de cartão que o iFood aceita pelas suas vendas no app. (como Mastercard Crédito/Débito, Visa Crédito/Débito etc.).
Saiba que o iFood não controla os valores retidos, e em alguns cenários pode existir divergência entre o que o terceiro solicitou de retenção via contrato e o que de fato foi retido, porque o valor do repasse retido ainda pode ter ido até sua conta bancária informada nos detalhes do depósito, no portal financeiro. O recomendado é olhar no extrato da conta destino em que o depósito foi feito, para identificar possíveis valores que estiverem lá. |
Caso ainda restem dúvidas para contestar um repasse retido, você pode entrar em contato com a equipe de suporte do iFood. No Portal do Parceiro, clique no botão “Chamados e ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Faça um detalhamento do caso para que a equipe possa atuar.
Meu repasse consta como pago no Portal do Parceiro, mas não caiu na conta. O que fazer?
Caso seu repasse conste com o status “Pago” no Portal do Parceiro, mas não tenha ainda caído em sua conta bancária, é possível que a transferência esteja em fase de processamento.
O valor do repasse deve ser creditado em sua conta ao longo do dia, até 18 horas da quarta-feira (dia do pagamento).
Por que recebi meu repasse fracionado?
Os valores são pagos fracionados conforme as bandeiras das registradoras. Você pode receber diversos valores ao longo da quarta-feira, até completar o pagamento de todas as registradoras.
Haviam 2 depósitos referentes a um repasse, mas só recebi 1. O que devo fazer?
Lembre-se de que os repasses são feitos às quartas-feiras ao banco da sua conta cadastrada e pode existir um intervalo de tempo entre o repasse para a Instituição financeira, e da Instituição financeira para a sua conta.
Por isso, se o seu depósito estiver como “Agendado” lembre-se de verificar o extrato da sua conta e aguardar dentro do período de funcionamento do seu banco.
Caso ultrapasse esse período, verifique o status do depósito e qual ação será necessária. Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.
Como verificar quantos depósitos tenho para receber sobre um repasse?
Você pode verificar essa informação no Portal do Parceiro, na aba”Financeiro”. Acesse o período desejado e observe o status do repasse.
Em casos de repasses com status “Pago”, clicando no detalhamento daquele valor, em “Depósitos desse repasse”, você vê todos os depósitos referentes àquele valor.
Como mudar a conta bancária no iFood?
Caso você tenha identificado algum problema no cadastro dos dados bancários, como banco incompatível ou números errados, você pode adicionar uma nova conta bancária que atenda aos critérios de repasse.
Para mudar a conta bancária no iFood você deve ter um perfil de Dono no Portal do Parceiro. Ao acessar, clique na aba Financeiro e, em seguida, em Dados bancários e contratuais. Após isso, é só clicar no botão “Alterar Conta”, seguir o passo a passo e pronto, seus novos dados estarão cadastrados.
Além de garantir que sua instituição bancária está vinculada ao CIP você deve saber que:
- Conta de Pessoa Física: válida apenas para a modalidade MEI. O CPF da conta deve estar vinculado ao CNPJ cadastrado no iFood;
- Conta de Pessoa Jurídica: o CNPJ deve ser o mesmo cadastrado no iFood.
Como falar com o iFood para resolver problemas de repasse?
Caso seu banco esteja vinculado à CIP, seus dados bancários estejam corretos e, ainda assim, você continue com problemas no recebimento do repasse, entre em contato com o iFood para investigar o problema.
O atendimento a esse tipo de caso financeiro no iFood ocorre por meio da abertura de chamados no Portal do Parceiro. Dessa forma, você conta com um atendimento especializado, que poderá interpretar as informações da sua loja e identificar uma solução.
Para abrir um chamado referente a problemas com os valores do repasse, entre na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Logo em seguida, clique no botão “Atendimento” e em “Divergência no valor recebido“.
Ao enviar sua solicitação a respeito do repasse iFood, o setor de suporte vai atuar em busca de uma solução, enviando posteriormente o retorno pelos canais oficiais do iFood. Você pode receber um contato por telefone ou e-mail.
O iFood está trabalhando para melhorar a experiência das lojas parceiras. Acesse o espaço de Melhoria Contínua e conheça as iniciativas feitas!
726 respostas
Boa tarde!
Me chamo Alane e sou entregadora a 3 anos,precisei fazer a troca da minha conta bancária e 3 meses depois ainda não validou pois coloquei conta jurídica e não sabia que não podia,pois bem,no app diz que após 30 dias poderia trocar mas o app não libera a troca e estou sem receber, nem na minha conta antiga recebi nada,já abri diversos chamados e falei com atendentes e ninguém resolve,liberam atualizações e nenhuma altera algo no app,preciso resolver urgente pois preciso trabalhar
Oi, Alane. Agradecemos por enviar mensagem! No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos, tudo bem? Link a seguir: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Bom dia sou entregador do Ifood então eu era ol passei para numem fui colocar a conta bancária mais está errada já tem 5 meses que não consigo alterar modificar essa conta preciso de uma atenção de vcs já tentei já fiz de tudo e não consigo resolver meu app do Ifood está funcionando perfeitamente tocando chamando pedido a questão que não consigo receber o Ifood .
Oi, Edvam! No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos, tudo bem? Link a seguir: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Eu adicionei minha CNPJ dia 27/03 aguardei até dia 27/04 hoje é dia 09/05 abri vários chamados par mudar o plano de repasse e até agora nada, eu Clico em mudar volta para a tela inicial, não tem telefone, chat nada ninguém resolve eu estou em desespero, eu imploro para mudar e nada acontece. Por favor me ajudem loja bisteca da vovó marmita e caldos
Oi, Wagner. Informe pra gente os números dos chamados abertos no Portal do Parceiro? Para podermos verificar, por favor.
Estou com repasses atrasados desde 26/04.
Ja abri varios chamados, alterei a conta e ate agora nada de repasse , apenas adiam a data toda semana!
Plataforma pessima! Nao indico a ninguem, trabalham com dinheiro alheio e agem de ma fe !
Oi, Elaine! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/
Mas se você já abriu um chamado há mais de uma semana e, ainda assim, não teve retorno, nos envie por aqui mais detalhes do ocorrido e o número do chamado.
O IFOOD informa a receita estadual o faturamento, e as instuições financeiras (cartão) também. Com isso está ocorrendo duplidadade de faturamento, e, no caso, omissão de receita por parte do restaurante.
Já fizemos vários pedidos para solucionar, entretanto, agora é necessário uma DECLARAÇÃO do IFOOD e das INSTITUIÇÕES COLIGADAS informando sobre o erro e duplicidade nas informações.
Conforme cláusula 7.2 do contrato, solicitamos nos informar todas as instituições com respectivos valores recebidos e informados a RECEITA ESTADUAL DE MINAS GERAIS juntamente com a informação enviada pela IFOOD, quanto a empresa estabelecida em Minas Gerais.
Além disso, observamos que a duplicidade de informações está ocorrendo com vários restaurantes. Solicitamos URGENCIA NA SOLUÇÃO.
Uma negação essa Plataforma
Não tem transparência alguma com seus colaboradores parceiro
Todo serviço de suporte que a plataforma oferece não funciona
Os repasse não são pago de forma correta
O ifood cobra uma taxa absurda dos donos dos estabelecimentos
E ainda não paga de maneira correta
Nos donos de estabelecimentos cadastrados nessa plataforma devíamos para de trabalhar com a mesma
Eu mim sinto lezado pela empresa ifood
gente por favor todos que estiver tentando problemas com essa empresa procure um advogado
Essa falta de respeito com nós colaboradores
Precisa smde um basta
Não aceite
Gostaria de saber como faço para saber quanto devo reter do IR, já procurei nos repasses mas não aparecia nada…e o problema que encerrei minhas atividades e não consigo mais visualizar o portal.
Como faço para saber se tinha IR para reter?
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Boa noite estou com problemas no meu repasse fiz um plano semanal .e no contrato estava excrito se vender 1800 mensal teria desconto de 130 para o ifood ja duas semanas vendemos mas de mil cada samana.na primeira semana vendi mas de mil.200 so recebi 500 e pouco semana passada vendi mas de mil veio 600 reias
A final de conta eu gostaria de saber se no fim do mes vai depositar o restante do meu dinheiro? Pois estamos trabalhando pra vcs? Esta no valor de 2.364 reais preciso do dinheiro para poder trabalhar assim vou ter q desistir de vende no ifood
A final o certo e vvs descontar o combinado .estão me roubando na cara ..quero meu dinheiro as coisas foi com pradas com meu dinheiro não de vcs façam o certo paguem o combinado
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Troquei de conta bancária no ifood ja foi aprovado ,mas até agora não caiu o dinheiro na minha conta .
Nossa difícil viu coloquei meu, estabelecimento no ifood deram mó atenção agora estou tendo problemas com o portal de acesso paguei não estou usando e vcs não se quer tem um meio de resolver,estou tentando resolver sozinha uma coisa q paguei e não estou conseguindo usar.
Oi Maria! Sentimos muito pelo ocorrido. Caso esteja com algum problema no seu acesso ou tenha esquecido e-mail/senha, pedimos que utilize o recurso de recuperação de conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/
Não consigo atendimento nem falar com yfod sobre valores que não caíram na minha conta a 20 dias.
Oi boa noite, na verdade meu problema é diferente e preciso de ajuda ou uma indicação de contato para alguém me ajudar, é o seguinte fui roubado perdi meu número e não consigo entrar na minha conta do Ifood, pois pede verificação. Agora tou com um número novo . Como faço para trocá-lo?
Desde que abri o meu delivery estou sem receber os meus repasses, essa plataforma é um verdadeiro descaso, um bando de incompetentes que nunca resolvem o seu problema. A partir de hoje estarei pausando a minha loja, vocês não verão mais um tustão meu, até eu receber o meu dinheiro.
Vocês donos de lojas, invistam na sua marca, plataformas como instagram, whatsapp e facebook podem te dar muito mais retorno.
não fiquem a mercer do Ifood, eles so querem receber o dinheiro deles, não se preocupam nem um pouco com o comerciante.
IFOOD, PAGA MEU DINHEEEEEEIRO!!!
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Olá, boa tarde.
Encerramos o contrato com vcs, e vcs encerraram nossos cadastros no portal do parceiro, agora não estou conseguindo acessar, e meu pagamento das vendas está pendente.. Já faz quase 1 mês.. Eu preciso do valor pra efetuar pagamento de outros, está correndo juros…
Oi Bianca! Para entendermos melhor o seu caso e te ajudar, você pode entrar em contato conosco via DM do instagram (@ifoodparaparceiros). Te aguardamos lá.
Ifood sou entregador de vocês mais de 5 anos recentemente passei minha conta para nuvem e já faz 1 mês que vcs não repassa meu dinheiro já atualizei meus dados bancários ja tentei entrar em contato com o suporte mas nunca me dão retorno de quando vão repassar meu dinheiro atrasado peço que porfavor quem estiver vendo esse comentário me ajude pois tive que pegar dinheiro emprestado para pagar minhas contas por culpa da plataforma que não repassa meu dinheiro
Olá! Esse é o canal oficial do iFood para Parceiros. Por aqui falamos com as lojas que vendem pelo iFood. Caso você seja um de nossos entregadores parceiros ou queira trabalhar com a gente nessa modalidade, você pode acessar o Portal do Entregador: https://entregador.ifood.com.br/
Meu repasse não está vindo correto
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
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Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
eu tenho repasse agendado para hoje dia 14/06/2023 só que só um repasse caiu o outro não caiu, quero saber oq fazer, se vai cair hoje ainda ou só quarta que vem, meu repasse é todas as quartas.
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
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Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
Bloquearam minha loja por restrições financeiras, não disseram o motivo só EXCLUIRAM a loja e suspenderam o repasse semanal.sem nenhum aviso, sem nenhuma prévia do que fiz possivelmente de errado, tenho mais outras 2 lojas no ifood e sigo exatamente os mesmo processos em todas, até agora não me deram retorno. O chat diz que irá solicitar com urgência e nada ainda, já fazem 3 dias e nada de retorno.
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
Caso você já tenha aberto o chamado e ainda precise de ajuda, nos envie por aqui um detalhamento do assunto e o número do chamado aberto.
2 meses sem repasse vou fechar minha loja por falta de repasse
Olá, parceiro! Se você quer falar sobre assuntos financeiros, como taxas, repasses ou outras cobranças, o ideal é acionar nossa equipe por meio da aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Isso porque temos profissionais especializados no assunto, que podem entender com mais segurança o seu caso e direcionar uma solução.
Mas há alguns assuntos financeiros que você consegue resolver diretamente no Portal do Parceiro. Acesse este material e saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/repasse-ifood/
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Minha conta foi bloqueado por falta de pagamento como resolver
Oi, Roberto. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?!