Restaurantes aconchegantes: como trazer conforto ao cliente?

Cansado do mesmo ambiente frio e impessoal em seu restaurante? Descubra como restaurantes aconchegantes trazem conforto ao cliente

De acordo com o relatório CX Trends 2023, 70% dos consumidores gastam mais com estabelecimentos que oferecem experiências personalizadas para os seus clientes. É por isso que você deveria aprender a como montar restaurantes aconchegantes, unindo uma atmosfera acolhedora e uma comida deliciosa a um serviço diferenciado.

A falta de atenção à criação de um ambiente acolhedor pode levar a uma experiência de negativa para o cliente, o que gera uma diminuição no tempo de permanência no restaurante e a uma menor probabilidade de voltar. Por isso, é importante prestar atenção aos mínimos detalhes e garantir que seu restaurante ofereça uma experiência agradável.

Prepare-se para entender como montar um restaurante aconchegante.

Como são os restaurantes aconchegantes?

Restaurantes aconchegantes são locais que transmitem conforto, acolhimento e familiaridade ao cliente, tornando o ambiente agradável e convidativo.

Eles podem apresentar diferentes estilos de decoração, que variam desde ambientes rústicos e intimistas até espaços modernos e elegantes.

O que é experiência do cliente?

A experiência do cliente é a interação que o cliente tem com o seu restaurante desde o primeiro contato até o pós-venda. Tudo conta: a recepção, a qualidade da comida, o atendimento dos garçons e o clima do ambiente.

Como aplicar hospitalidade no restaurante?

Hospitalidade é a arte de cuidar do cliente, ou seja, fazer com que ele se sinta bem-vindo, confortável e apreciado. Alguns pontos importantes a serem considerados para praticar a hospitalidade no seu restaurante são:

  • receber o público com um sorriso e uma saudação calorosa;
  • atender prontamente às solicitações dos clientes;
  • fazer recomendações de pratos de acordo com os pedidos mais comuns;
  • despedir-se dos clientes com um agradecimento e um convite para retornar.

Como deixar um restaurante mais aconchegante?

Para alcançar esse objetivo, é importante cuidar da decoração e dos detalhes. Alguns elementos que podem ser considerados na gestão do restaurante para deixá-lo mais aconchegante são:

  • cores claras nas paredes e móveis para transmitir a sensação de amplitude;
  • iluminação suave para criar um clima acolhedor;
  • estruturas para deixar o restaurante pet friendly e garantir total conforto para os clientes e seus animais;
  • mesas e cadeiras confortáveis e bem distribuídas pelo espaço.

Seu negócio também realiza delivery? É importante descobrir os motivos pelos quais os clientes geralmente desistem das compras e como evitá-los.

Para João Barcelos, embaixador do iFood, tudo começa com uma boa impressão: “Quando o cliente desiste antes mesmo de clicar, qual é o motivo? Pode ser o cardápio em uma ordem errada.”.

Os elementos da loja precisam ser pensados com cuidado para facilitar o pedido dos clientes: “A foto não está legal, a descrição não está específica, tem muitos complementos obrigatórios: isso acaba brecando ele [o cliente] no processo de adição do produto na sacola”.

Na última etapa do pedido, o segredo é evitar muitas exigências: “Na revisão de pedidos para a conclusão, o que trava o cliente aqui geralmente é pedido mínimo muito alto, tempo de entrega muito alto, taxa de entrega muito alta ou até mesmo as formas de pagamento, quando elas são muito limitadas.”.

Como oferecer conforto para o cliente por meio da tecnologia?

Imagine poder desfrutar de uma refeição deliciosa sem precisar enfrentar filas cansativas ou se preocupar em sair de casa. Com a ajuda da tecnologia, essa realidade agora está cada vez mais acessível nos restaurantes.

Graças aos aplicativos de serviço de entrega, você pode oferecer refeições diretamente na porta do cliente. Essa opção evita que as pessoas enfrentem situações desconfortáveis e percam tempo em filas, o que pode ajudar a torná-las clientes fiéis do seu negócio.

Outras aplicações da tecnologia para o conforto dos consumidores incluem a disponibilização de Wi-Fi gratuito no restaurante, cardápio digital e aplicativo para reservas.

A experiência do cliente é fundamental para que uma empresa conquiste a fidelização dos consumidores. Logo, investir em restaurantes aconchegantes é uma maneira bastante eficaz de oferecer conforto e familiaridade ao público. Siga as nossas dicas e veja na prática o poder de um ambiente agradável na vida dos seus clientes.

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