Sob Demanda: conte com a logística parceira iFood para todos seus pedidos

Conheça o Sob Demanda: serviço do iFood que pode ajudar você, até mesmo naqueles pedidos recebidos fora do app.

Em busca de melhorar a experiência dos negócios parceiros, o iFood tem o Sob Demanda. Essa solução aumenta a agilidade da entrega dos pedidos aos clientes e ainda permite que a loja parceira foque a qualidade do produto e do serviço.

A funcionalidade proporciona uma experiência melhor para clientes e lojas parceiras, oferecendo um serviço de entrega abrangente tanto para pedidos dentro da plataforma iFood quanto para aqueles fora dela.

Portanto, o Sob Demanda pode ser um dos segredos da logística do seu negócio, especialmente em um cenário em que o delivery está em crescimento. Para ter uma ideia, dados do iFood indicam que os pedidos na madrugada (00h às 7h) aumentaram 24,7%. Já os de café da manhã (7h às 11h) tiveram alta de 30,7%.

Então, como o Sob Demanda pode ajudar sua loja parceira a alcançar melhores resultados? Continue a leitura para descobrir todas as vantagens dessa solução e como pode beneficiar o seu negócio!

O que é o Sob Demanda?

O Sob Demanda é o serviço do iFood que conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo iFood. Dessa forma, é possível agilizar o serviço e focar na qualidade dos seus produtos, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.

Essa solução foi criada, porque a entrega é essencial para o seu negócio. Assim, você pode realizar entregas contando com o iFood, que vai conectar você com pessoas entregadoras.A medida é válida tanto para os pedidos feitos diretamente no app iFood (Sob Demanda On) quanto para aqueles que chegam por WhatsApp, aplicativo, site próprio e telefone, por exemplo (Sob Demanda Off).

Quem pode utilizar o Sob demanda?

Para utilizar o serviço Sob Demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:

  • Ser restaurante;
  • Estar em uma área de atendida/coberta pela Logística Parceira do iFood;
  • Deve haver entregadores disponíveis na sua região;
  • A forma de pagamento solicitada deve estar disponível no momento da solicitação*. 

*Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em cheque ou vale-refeição.

Quanto custa o Sob Demanda?

Pela comodidade do serviço, cobra-se um valor de frete do restaurante, calculado conforme a distância da entrega. Portanto, as condições contratuais com o iFood permanecem válidas, com uma soma da quantia da pessoa entregadora.

Para pedidos feitos fora do iFood no Gestor de Pedidos, há a cobrança de uma taxa de 4% do valor do pedido, que pode variar entre R$0,20 e R$6,70.

Quais são as funcionalidades do Sob Demanda?

Agrupamento de pedidos

O recurso de agrupamento permite que você pague menos conforme a quantidade de pedidos aumenta — e a boa notícia é que vale a partir da segunda compra feita por algum cliente. O desconto é de R$2 no frete por pedido alocado. Essa funcionalidade está disponível somente no Gestor de Pedidos.

Entrega Segura

A ferramenta Entrega Segura oferece benefícios para quem preenche seus dados corretamente. Nesse caso, os benefícios são:

  • indicação da página de rastreio e o código de confirmação de entrega por WhatsApp do cliente;
  • opção “sem telefone” para as lojas parceiras que não têm essa informação;
  • confirmação de endereço cadastrado pelo restaurante por parte do cliente. Caso esteja errado, ele pode ajustar.

Código de confirmação de entrega

O código de confirmação de entrega são os 4 últimos dígitos do telefone do cliente cadastrado. Esses números são repassados pelo usuário à pessoa entregadora no momento da chegada do pedido para trazer mais segurança.

Caso a empresa use o Sob Demanda Off, a loja parceira pode informar o número do telefone para haver a confirmação. Além disso, se houver a escolha pelo link de rastreio iFood, o cliente receberá essa informação por WhatsApp com a indicação de fornecer o código à pessoa entregadora.

Código de confirmação de coleta

Já o código de confirmação de coleta serve para assegurar que a pessoa entregadora está com o pedido. Isso porque nem sempre essa informação é apontada no app.

A partir dessa ferramenta, a pessoa entregadora precisa informar o código de coleta de 4 dígitos para pegar o pedido. Por sua vez, a loja parceira confirma no Gestor de Pedidos ou na comanda e libera o produto.

Rota devolução

O recurso rota devolução é específico para pedidos que apresentaram algum problema na entrega. Nessa situação, a pessoa entregadora devolve a compra para a loja parceira a fim de evitar fraudes e aumentar o controle do restaurante.

Essa ferramenta serve para casos em que o cliente não é localizado. Então, a própria pessoa entregadora pede o cancelamento, volta para o restaurante e devolve mediante a informação do código disponível no Gestor de Pedidos.

Como contratar o Sob Demanda?

Contratar o Sob Demanda é simples e prático, e a partir de agora já nascerá ativo para nossos restaurantes. A plataforma está aqui para garantir que suas entregas ocorram de forma eficiente e sem atrasos.

Acessando o Portal do Parceiro > Serviços e Soluções, você encontra a página de Sob Demanda e, por lá, consegue contratar o serviço quando quiser.

Contratar o Sob Demanda On para pedidos recebidos no app iFood

Para pedidos recebidos dentro do app iFood, basta seguir os passos:

  • Acesse o Gestor de Pedidos;
  • Clique no pedido recebido, que você precisa de um apoio na entrega;
  • Clique em “Opções de Entrega” no canto direito inferior da tela e selecione “Solicitar entrega”;
  • Confira as informações e solicite a logística.

Contratar o Sob Demanda Off para pedidos recebidos fora do app

Para pedidos recebidos fora do app iFood, abra o Gestor de Pedidos e clique no ícone de capacete localizado no menu lateral esquerdo. Agora, siga os passos:

  • Clique no capacete localizado na aba lateral esquerda;
  • No campo Pedidos de outros canais, localizado à direita da tela, selecione a opção “Solicitar entrega”;
  • Insira o endereço do cliente e confira a disponibilidade de entregadores e o valor do serviço;
  • Preencha informações adicionais, como complemento de endereço e referência;
  • Preencha os dados do pedido com nome do cliente e telefone;
  • Confira os dados e confirme;
  • Tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar entrega.
  • Após solicitar a entrega do pedido, você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos no iFood também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.

Quanto às notas fiscais, você pode conferir todo o processo neste outro artigo que temos aqui no blog, em que tiramos todas as dúvidas sobre as notas fiscais envolvidas na plataforma do iFood.

Além da praticidade para você, o Sob Demanda oferece comodidade aos seus clientes. Isso porque eles acompanham a rota do entregador em tempo real.

Essa transparência aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores. Conte com o iFood para tornar suas entregas ainda mais eficazes e agradáveis!

Saiba como ver a previsão do tempo de chegada do entregador no Sob Demanda antes da alocação e outras dúvidas na FAQ.

Aproveite a visita no blog e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!

Respostas de 121

  1. Adson. Lamento não poder ajudar por aqui. Mas na rede @ifoodparaparceiros temos um time especializado para te ajudar com isso. Conta com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

29/04/2025

Saiba o que é o relatório de conciliação iFood e como usar

29/04/2025

+17 Planilhas poderosas de graça para você usar agora!

29/04/2025

Empratamento: 13 técnicas para deixar o prato mais bonito

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.