Vender comida online pode exigir algumas atenções e cuidados que diferem da venda presencial. Se você está começando, é comum ter questões sobre como vender por internet.
Primeiramente, é preciso entender que a estratégia de marketing digital é diferente do marketing tradicional. Os canais de comunicação nas redes sociais ampliaram a presença das marcas, criando novos pontos de conexão com os clientes.
Existem alguns cuidados e passos que precisam ser tomados. Continue a leitura e conheça 5 passos essenciais para vender comida online!
5 passos de como vender comida online
É importante pensar na estrutura do seu negócio de forma completa. Fazer entrega de comidas requer uma atenção logística que vai além da venda presencial.
Qualquer empreendimento que deseja começar a fazer vendas online, precisará entender que esse modelo fará parte da estrutura do negócio.
Confira os passos para colocar em prática seu modelo delivery!
1. Escolha do modelo de negócios
Existem diferentes modelos de negócios disponíveis para fazer vendas online. A empresa pode ter o seu próprio sistema de delivery, contratando as pessoas como parte do quadro de funcionários.
Ter um site ou um aplicativo próprio também é uma maneira de estar presente no espaço digital e comercializar seus produtos. Mas caso a loja não queira fazer esse investimento, você pode optar por participar de um marketplace de comida.
Há empresas que optam por desenvolver um modelo de negócio pautado por serviço de assinatura e/ou venda de kits de refeição.
Cada uma dessas modalidades trará vantagens e desvantagens, o importante é considerar aquele modelo que fará mais conexão com a estrutura e demanda da sua empresa, atendendo bem o seu público.
Por exemplo, se você ficará responsável por todo o processo de entrega, deverá pensar em como será a logística para atender essa demanda. Afinal, as pessoas não querem que o produto demore muito tempo para chegar.
Mas você também pode contar com plataformas de venda de delivery, que ajudam você desde a divulgação do negócio até a entrega dos pedidos.
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2. Escolha da plataforma de vendas
Para vender comidas e produtos online, existem diferentes aplicativos e plataformas. É possível fazer um e-commerce próprio, participar de lojas virtuais ou contar com um aplicativo de delivery.
Há empresas que optam por investir em mecanismos próprios para fazer sua venda: lojas virtuais e aplicativos. Isso gera personalização, dando aos clientes uma aproximação e a sensação de que está falando diretamente com o seu negócio.
Outra forma de fazer esse processo de venda é por meio de aplicativos delivery já consagrados no mercado. Ao fazer parte dessa rede, a sua loja terá uma divulgação dentro do app e poderá chegar a mais pessoas.
Os aplicativos de delivery também podem facilitar o processo de vendas porque mostra a área de abrangência do seu estabelecimento. Ou seja, clientes que estão em outras cidades ou Estado não poderão solicitar os seus produtos por este mecanismo.
O e-commerce próprio não enfrenta essa limitação geográfica. É possível fazer a venda em todo o território, dependendo da disponibilidade do seu estoque e também do seu sistema de frete. Por isso, o e-commerce não é indicado para itens perecíveis.
3. Regulamentação e Licenciamento
As regulamentações e normas da vigilância sanitária são outros pontos a ter atenção quando se pensa em vender comidas online.
Fazer vendas online mobiliza uma logística grande de entrega e, principalmente, de estoque. Esses produtos que ficarão armazenados precisam respeitar uma série de normas que garantam sua qualidade e a segurança dos clientes.
É necessário obter alvarás sanitários e agir conforme as leis de segurança alimentar. Algumas questões legais variam conforme o local, por isso, é necessário que você faça uma consulta ao seu Estado para entender como poderá armazenar os produtos.
Alguns pontos de atenção que são cruciais:
- transporte do alimento;
- manipulação dos produtos;
- higiene das instalações do delivery;
- embalagens que garantam a segurança e durabilidade dos produtos;
- armazenamento próprio das embalagens e produtos em estoque.
Entre alguns documentos necessários para o funcionamento do seu delivery estão:
- alvará da vigilância sanitária;
- alvará do Corpo de Bombeiros;
- alvará de funcionamento cedido pela prefeitura;
- cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ).
4. Marketing
O marketing digital funciona de maneira diferente do modelo tradicional. Para promover os seus produtos, é importante que a marca esteja disposta a marcar presença nos ambientes online.
Ou seja, trabalhar as redes sociais e o e-mail marketing são estratégias importantes para quem deseja se destacar da concorrência no virtual.
Além disso, há algumas ferramentas interessantes para ter diferenciais competitivos que superem a disputa pelo preço mais barato. A intenção é mostrar para os seus clientes o valor da sua empresa, programas de fidelidade e descontos especiais.
Para ter uma boa estratégia de marketing digital você precisa conhecer bem a sua persona e os canais que ela frequenta. É preciso estar no local onde o seu público está. Dessa forma, será possível conectar e criar possibilidades de vendas.
Trabalhe o seu conteúdo nas redes sociais para trazer personalidade para a sua marca e envolver o seu público na conversa. É importante pensar que as redes sociais são um espaço para divulgar a sua marca e não apenas os seus produtos.
5. Logística
Esse é um ponto muito importante para que o seu negócio dê certo. A logística é a parte fundamental, que envolve a gestão de estoque, gestão de pedidos, a embalagem adequada dos alimentos — para armazenar e transportar — e toda a entrega.
Absolutamente todos os elementos que fazem parte do cotidiano de um delivery estão conectados por uma boa logística.
É preciso organizar todo o sistema do seu estabelecimento. O primeiro passo é pensar em qual plataforma acontecerá os pedidos, ou seja, por onde os clientes poderão entrar em contato para fazer as compras. Cada canal gerará um volume de demanda.
Em seguida, é preciso pensar em como fazer o monitoramento das entregas. Como rastrear, em tempo real, o percurso das pessoas entregadoras para saber se há algum problema na entrega do pedido.
O cálculo da taxa de entrega também está envolvido neste sistema de logística. Ao fazer o pedido, o cliente precisa saber qual será o valor pago por essa tarifa. Em alguns casos, esse preço varia conforme a distância, mas há alguns estabelecimentos que viabilizam frete grátis.
Por fim, a previsão de entrega é calculada pelo espaço que será transcorrido e o trânsito. É importante considerar o horário do pedido, pois isso influenciará no volume de carros que estarão nas ruas.
Há plataformas que ficam responsáveis pela logística, facilitando a vida dos empresários que precisam focar suas forças em outras operações do dia a dia do delivery.
Entender como vender comida online envolve o conhecimento completo de toda a estrutura de negócio. É preciso considerar o momento que a sua empresa está passando, para compreender se ela poderá se responsabilizar por todas as etapas da venda online.
Por outro lado, é importante saber que há plataformas, como o iFood, que facilitam toda a dinâmica da venda online para que o seu empreendimento não pare de crescer. Seja um parceiro e comece a coletar vantagens!
3 respostas
O conteúdo muito bom e bem simples de entender
Oi Adriana! Ficamos muito felizes com seu comentario. Conte sempre conosco! 😉