Dia das Crianças: o que vender nessa data?

Para empreendimentos alimentícios, como faturar mais no feriado de Dia das Crianças? Confira as dicas deste post!

As datas comemorativas do calendário brasileiro abrem boas possibilidades de vendas no varejo. Quando você entende o que vender no Dia das Crianças, por exemplo, as chances de fechar bons negócios aumentam significativamente. As oportunidades não são apenas para lojas de brinquedos ou itens infantis, mas para quem souber usar a criatividade.  

Como a concorrência é grande, para ter vantagem e sair à frente, é preciso criar um plano estratégico de vendas. Preparar a campanha com antecedência e escolher os canais certos de divulgação aumentam, de forma significativa, o potencial de vendas. O publicitário Thiago Murça, pós-graduado em gestão de marketing digital, explica que essa data envolve não apenas os pequenos, mas também os pais e responsáveis.

Continue a leitura e saiba como vender mais no Dia das Crianças!

O que vender no Dia das Crianças?

A campanha do Dia das Crianças é uma das mais atrativas, considerando os público-alvo que gosta de cores e diversão. Para o comércio, a data comemorativa gera um faturamento acima da média, suficiente para cobrir as despesas, especialmente das horas trabalhadas a mais pela equipe.

Se você não tem um negócio específico para crianças, deve pensar em adaptar suas vendas durante esse período. Considere itens que remetam ao universo lúdico ou que sejam úteis ao desenvolvimento cognitivo.  

Aposte em itens artesanais, o que vale para roupas, brinquedos, livros, jogos ou até mesmo alimentos, como doces e sobremesas. Os brindes e surpresas fazem muito sucesso entre as crianças. Vale lembrar que essa data movimenta bilhões de reais todos os anos, de acordo com uma pesquisa do Datafolha abordando o Dia das Crianças de 2023:

“No próximo Dia das Crianças, 65% dos brasileiros pretendem comprar presente, com investimento médio de R$ 213. Esses dados foram revelados pelo Instituto Datafolha, em uma pesquisa realizada a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 16,1 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços”.

Como fazer promoção no Dia das Crianças?

A campanha do Dia das Crianças pode surtir mais efeito com promoções estratégicas, ou seja, chamar a atenção dos adultos com oportunidades e benefícios. Afinal, é deles o poder de decidir sobre o que comprar ou não.  

É importante realizar promoções temáticas, com bom apelo visual e divulgação que explore os gatilhos mentais certos. Um deles é a escassez, que faz com que o consumidor tome a decisão mais rápido por medo de perder a oportunidade.  

No entanto, este último exige maior gestão de estoque para assegurar que não faltará produto em caso de grande procura. Por isso, o planejamento e preparação antecipados são essenciais nas datas sazonais.

“Além de fortalecer as vendas e melhorar a percepção de um público sobre a sua empresa, investir em ações no Dia das Crianças serve para construir uma relação de amor e carinho em um espaço que fará parte da vida dessas pessoas por um bom tempo”, explica Thiago.

O especialista menciona o exemplo do McDonald’s, que distribui brinquedos — como o McLanche Feliz. A ideia é construir memórias que ficarão para sempre gravadas na rotina dessa família.

“Outro fator é que nem sempre a concorrência está disposta a investir tanto tempo e dinheiro em ações dessa natureza, o que cria um diferencial importante para você. Nem mesmo todos os grandes players investem nesse tipo de ação”.

Thiago também aponta que essa celebração gera o valioso marketing boca a boca entre os pais e até mesmo entre as crianças, que vão falar sobre suas experiências positivas para amigos e familiares.

Como anunciar no Dia das Crianças?

Mesmo que o seu público não seja infantil, aproveite o tom leve do Dia das Crianças para divulgar seus melhores produtos. Em muitos casos, os consumidores são impulsionados pelos gatilhos, se permitindo resgatar a lembrança de momentos felizes vividos na infância.

Explore ao máximo as redes sociais e suas ferramentas, adaptando a campanha conforme o perfil de cada uma. Entre imagens e vídeos, saiba mostrar por que vale a pena comprar da sua empresa.

Todo início de ano, um novo calendário é divulgado com os feriados nacionais mais importantes — o que é bom para o comércio. Desde 1980, o dia 12 de outubro é instituído feriado em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A ideia do Dia das Crianças surgiu muito antes, em 1924, coincidindo com o encontro da imagem da santa. Dessa forma, a campanha passou a ter um destaque ainda maior, devido ao feriado.

“Se você conseguir desenvolver ações que sejam ‘instagramáveis’ ou que incentivem o compartilhamento em redes sociais, como murais interativos, paredes com desenhos que sejam chamativos e pratos com apresentação única, será ainda mais fácil ter sucesso”, explica Thiago.

“Foque sempre na experiência em conjunto, mas lembre-se de que a decisão vem sempre dos pais, ainda que pautada pelas preferências da criança”, complementa o publicitário.

Como vender mais no delivery?

Para o Dia das Crianças em restaurantes ou outros empreendimentos alimentícios, uma boa ideia é adaptar o cardápio para essa data comemorativa. Como ensina Thiago, o primeiro passo é encontrar um tema para centralizar as ofertas. Você pode pesquisar as preferências do seu público conforme a região, classe social e faixa etária, desenvolvendo opções que se conectem com essas necessidades.

“É importante, porém, pensar que as diferenças nas idades de crianças pesam bastante em relação a como elas lidam com temáticas. Com 4 a 6 anos, as preferências ainda são mais lúdicas e voltadas para personagens coloridos. Porém, com 12 ou 14, quase adolescentes, existem outras características buscadas pelos pequenos. Fique atento a isso para não cometer gafes”, ensina ele.

Outra dica do especialista é preparar um cardápio que tenha sobremesas criativas e, de preferência, com opções interativas. Alimentos como pizzas, tacos, hambúrgueres e macarrão são uma boa pedida para que os jovens montem seus próprios pratos, dando mais liberdade e incentivando a criatividade. “Você pode oferecer isso até mesmo por meio de aplicativos de pedido, evitando limitações físicas”.

Não se esqueça também de incluir ofertas sem lactose, sem glúten, sem açúcar e até veganas e vegetarianas. Isso aumenta o alcance de público e evita riscos de intoxicação alimentar — em celebrações em grupo, esse problema é ainda pior para a reputação do empreendimento.

Se contar com um espaço físico, uma boa ideia é oferecer brincadeiras e gincanas locais, oferecendo petiscos mais leves que possam ser consumidos sem atrapalhar a diversão.

Agora você já sabe o que vender no Dia das Crianças. Essa é uma data movimentada, que pode proporcionar um resultado positivo para o seu negócio, desde que bem organizada. Portanto, dê importância ao planejamento e defina um ou mais produtos para fazer parte da campanha, logística de vendas e entrega. Assim, será possível garantir a satisfação do cliente no pré e pós-venda.

O Dia das Crianças não é a única oportunidade sazonal de 2024: saiba mais sobre como vender na Black Friday!

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