O mercado de entregas não para de crescer. No Brasil, em especial, desde o início da pandemia do novo coronavírus, esse segmento apresenta números muito expressivos. Para se ter uma ideia, somos líderes no ranking de países que usam esse tipo de serviço (48,77%), seguidos do México (27,07%) e Argentina (11,85%), respectivamente.
Fato que não pode passar despercebido pelos donos de pequenos e grandes restaurantes, essa tendência chegou para ficar. Deixar de olhar para essa característica do mercado pode significar perder uma excelente oportunidade. O iFood como parceiro contribui para que esse serviço se popularize e novos negócios ganhem notoriedade.
Se você deseja entrar para essa lista e precisa saber como funciona a parceria com iFood, está no lugar certo. Vem com a gente!
Como funciona o iFood em parceria com os restaurantes?
O iFood é uma plataforma digital que intermedeia pedidos entre comida e mercado. Com nacionalidade brasileira, a marca conta com mais de 270 mil estabelecimentos parceiros em todo o país — sendo que, desses, mais da metade se cadastraram após o início do distanciamento social, a partir de março de 2020.
Servindo de ponte entre o cliente final e o restaurante, o aplicativo cobra uma mensalidade e comissão, que variam conforme o plano escolhido pelo estabelecimento e com base nos pedidos feitos na plataforma.
Quais são os requisitos para se cadastrar no iFood?
Uma das vantagens do iFood é a facilidade — tanto para o consumidor quanto para as lojas parceiras. Veja a seguir o que é necessário para cadastrar seu restaurante.
CNAE no ramo alimentício
Ao abrir um negócio, mais especificamente, na página de cadastro, o empreendedor deve informar o CNAE — Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse dado se refere à atividade econômica exercida pela empresa.
O iFood exige que seus parceiros tenham uma CNAE relacionada ao ramo alimentício, que é um código específico de cada empresa. Sem essa definição, o processo não pode ser finalizado.
CNPJ
Basicamente, não é possível vender no iFood apenas com o número do CPF. Então, se deseja usar a plataforma como vitrine, é essencial que sua empresa seja formalizada e conte com um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O iFood também aceita o cadastro com MEI — Microempreendedores Individuais.
Equipe interna de entregadores
A disponibilidade de planos do iFood variam conforme a região. Em algumas cidades você pode contratar o Plano Entrega e utilizar os entregadores parceiros do iFood. Já no Plano Básico, o estabelecimento deve contar com entregadores próprios, que viabilizem a entrega de seus pedidos.
[rock-convert-cta id=”9927″]
Quais são os planos disponíveis para restaurantes?
Os planos que a plataforma disponibiliza são flexíveis para abranger todos os nichos de restaurantes, assim como seu faturamento. O mais simples é o Plano Básico, mas você pode optar pelo Plano Entrega. Veja como eles funcionam!
Plano Básico
Nessa modalidade, as lojas parceiras são responsáveis por produzir e entregar o pedido, ou seja, precisam de uma equipe própria de entregadores.
O que está incluso na modalidade Plano Básico ao ter sua loja no aplicativo:
- Portal do Parceiro;
- Gestor de Pedidos;
- ferramentas de marketing;
- promoções e campanhas de marketing do iFood.
E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Básico?
- Comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (12%);
- Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
- Mensalidade de R$100,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;
Plano Entrega
Nessa modalidade, o restaurante não se preocupa com a entrega, apenas com a preparação dos pedidos. O serviço fica com o iFood, que se apoia em seu time de mais de 200 mil pessoas entregadoras parceiras, espalhadas pelo Brasil, em mais de 1200 cidades.
E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Entrega?
- comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (23%);
- Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
- mensalidade de R$130,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;
Ao ter sua loja no aplicativo com o Plano Entrega, o seu estabelecimento conta com:
- todos os benefícios do Plano Básico (Gestor de Pedidos e marketing);
- rastreio de entrega em tempo real;
- tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
- atendimento iFood até a conclusão da entrega;
- seguro contra fraudes na entrega.
Como funciona o repasse do iFood na parceria com o restaurante?
Ao acessar o Portal do Parceiro, o dono do restaurante verifica seu histórico de vendas, taxas cobradas e repasses recebidos. O repasse, quando selecionado, acontece em até quatro semanas, sempre às quartas-feiras. As vendas são contabilizadas por períodos de sete dias.
Caso o parceiro escolha criar uma conta bancária no próprio aplicativo — a Conta Digital iFood —, consegue transferir seus ganhos gratuitamente. Também é possível fazer pagamentos pela Conta Digital iFood e antecipar repasses.
Por que a parceria com o iFood vale a pena?
O iFood foi um dos aplicativos que mais se desenvolveu no período inicial da pandemia. De 2020 para 2021, registrou um crescimento de 100%, com dezenas de milhões de entregas, todos os meses. Para os empreendedores, isso demonstra o potencial de vitrine para atrair novos clientes, ou seja, uma chance de aumentar o faturamento de forma significativa.
Além de propor mais visibilidade e lucratividade, o iFood funciona de maneira prática e simples, buscando atender a um público diversificado. Após fazer o cadastro, o aplicativo realiza parte do trabalho, e as vendas acontecem com um clique no celular.
Vantagens exclusivas
Falamos de vários aspectos positivos ao entrar para o iFood, isso sem mencionar as vantagens oferecidas às lojas parceiras, como:
- Campanhas promocionais de marketing: atraia mais visibilidade para seu restaurante no aplicativo para que você esteja mais perto de atrair vendas;
- iFood Decola: capacitações disponíveis para parceiros, preparadas em conjunto com instituições renomadas;
- iFood Shop: e-commerce exclusivo para lojas parceiras, que opera como um shopping de embalagens, ingredientes e diversos produtos voltados para garantir o melhor fornecimento do seu negócio e simplificar seu processo de produção;
- Portal do Parceiro: plataforma que auxilia o empreendedor na gestão do negócio;
- Gestor de Pedidos: ferramenta que auxilia no gerenciamento dos pedidos recebidos pelo restaurante;
- Cardápio Digital: solução que permite que o restaurante crie uma página própria do seu cardápio e divulgue nos canais que preferir;
- canais de atendimento: suporte para auxiliar em questões sobre a relação dos restaurantes com o iFood.
Usufruir das vantagens de um parceiro como o iFood pode ser o pontapé que seu restaurante estava precisando para alavancar o faturamento e conquistar mais clientes. Com essas condições exclusivas para entrar para o time, tem tudo para ampliar suas oportunidades de venda.
Não precisa de mais motivos para fazer parceria com iFood, não é? Acesse já nossa página de lojas parceiras e se cadastre.
52 respostas
Ola, sou parceira ifood e gostaria demudar do basico para o plano entrega,mas não tem a opção no portal. Como faço??? Algum contato que eu possa falar
Oi, Thalita. Pra que possamos te ajudar com isso, aciona nosso time pelo atendimento no Portal do Parceiro: https://portal.ifood.com.br/cases/help. Você pode conectar com sua loja principal, lembre-se apenas de contar com o máximo de detalhes (por texto) a ajuda de que precisaara
Olá, tem como utilizar a gestão no smartphone ou é necessário um computador?
Como faço para
Optar por pagamento semanal
Isso que não entendi ?
Boa noite querio ser parceiro entregador mais não tô conseguindo cadastra no ifood tá dando erro no meu CPF oque fasso?
Oi Neide! Tudo certo? No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Gostaria de mais informações.
Oi Catiane! Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
<https://parceiros.ifood.com.br/>.
Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2
Boa noite. E se a loja não atingir os 1.800,00 de venda? O que acontece?
Fiz um pedido pelo Ifood e veio errado gostaria de solicitar meu reembolso me foi cobrado a mas.Como faco
Oi Rozeane, tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda. Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
olá eu recebi esse link pelo chat e não entendi nada. solicitei o cancelamento do pedido de ontem à noite que nunca foi entregue.
como peoceder com o cancelamento?
Olá, Marcos! Poderia explicar melhor sobre o pedido que você gostaria de cancelar?
Olá. Gostaria de parceria com o IFOOD, mas tenho dúvidas. O contrato pode ser cancelado por mim antes dos 12 meses, caso não tenha lucro? Caso afirmativo, há algum ônus/ multa?
Oi, Andrea. Tudo bem? Sim, o contrato pode ser cancelado a qualquer momento! Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. 😊❤️