Como funciona a parceria entre o iFood e os restaurantes na prática?

Está na dúvida sobre como é a parceria iFood e se vale a pena? Descubra como o serviço funciona para restaurantes.

O mercado de entregas não para de crescer. No Brasil, em especial, desde o início da pandemia do novo coronavírus, esse segmento apresenta números muito expressivos. Para se ter uma ideia, somos líderes no ranking de países que usam esse tipo de serviço (48,77%), seguidos do México (27,07%) e Argentina (11,85%), respectivamente.

Fato que não pode passar despercebido pelos donos de pequenos e grandes restaurantes, essa tendência chegou para ficar. Deixar de olhar para essa característica do mercado pode significar perder uma excelente oportunidade. O iFood como parceiro contribui para que esse serviço se popularize e novos negócios ganhem notoriedade.

Se você deseja entrar para essa lista e precisa saber como funciona a parceria com iFood, está no lugar certo. Vem com a gente!

Como funciona o iFood em parceria com os restaurantes?

O iFood é uma plataforma digital que intermedeia pedidos entre comida e mercado. Com nacionalidade brasileira, a marca conta com mais de 270 mil estabelecimentos parceiros em todo o país — sendo que, desses, mais da metade se cadastraram após o início do distanciamento social, a partir de março de 2020.

Servindo de ponte entre o cliente final e o restaurante, o aplicativo cobra uma mensalidade e comissão, que variam conforme o plano escolhido pelo estabelecimento e com base nos pedidos feitos na plataforma.

Quais são os requisitos para se cadastrar no iFood?

Uma das vantagens do iFood é a facilidade — tanto para o consumidor quanto para as lojas parceiras. Veja a seguir o que é necessário para cadastrar seu restaurante.

CNAE no ramo alimentício

Ao abrir um negócio, mais especificamente, na página de cadastro, o empreendedor deve informar o CNAE — Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse dado se refere à atividade econômica exercida pela empresa.

O iFood exige que seus parceiros tenham uma CNAE relacionada ao ramo alimentício, que é um código específico de cada empresa. Sem essa definição, o processo não pode ser finalizado.

CNPJ

Basicamente, não é possível vender no iFood apenas com o número do CPF. Então, se deseja usar a plataforma como vitrine, é essencial que sua empresa seja formalizada e conte com um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O iFood também aceita o cadastro com MEI — Microempreendedores Individuais.

Equipe interna de entregadores

A disponibilidade de planos do iFood variam conforme a região. Em algumas cidades você pode contratar o Plano Entrega e utilizar os entregadores parceiros do iFood. Já no Plano Básico, o estabelecimento deve contar com entregadores próprios, que viabilizem a entrega de seus pedidos.

[rock-convert-cta id=”9927″]

Quais são os planos disponíveis para restaurantes?

Os planos que a plataforma disponibiliza são flexíveis para abranger todos os nichos de restaurantes, assim como seu faturamento. O mais simples é o Plano Básico, mas você pode optar pelo Plano Entrega. Veja como eles funcionam!

Plano Básico

Nessa modalidade, as lojas parceiras são responsáveis por produzir e entregar o pedido, ou seja, precisam de uma equipe própria de entregadores.

O que está incluso na modalidade Plano Básico ao ter sua loja no aplicativo:

  • Portal do Parceiro;
  • Gestor de Pedidos;
  • ferramentas de marketing;
  • promoções e campanhas de marketing do iFood.

E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Básico?

  • Comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (12%);
  • Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
  • Mensalidade de R$100,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;

Plano Entrega

Nessa modalidade, o restaurante não se preocupa com a entrega, apenas com a preparação dos pedidos. O serviço fica com o iFood, que se apoia em seu time de mais de 200 mil pessoas entregadoras parceiras, espalhadas pelo Brasil, em mais de 1200 cidades.

E quais taxas são cobradas pelo iFood para o Plano Entrega?

  • comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma (23%);
  • Taxa de Pagamento Online (3,5% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
  • mensalidade de R$130,00 para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;

Ao ter sua loja no aplicativo com o Plano Entrega, o seu estabelecimento conta com:

  • todos os benefícios do Plano Básico (Gestor de Pedidos e marketing);
  • rastreio de entrega em tempo real;
  • tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
  • atendimento iFood até a conclusão da entrega;
  • seguro contra fraudes na entrega.

Como funciona o repasse do iFood na parceria com o restaurante?

Ao acessar o Portal do Parceiro, o dono do restaurante verifica seu histórico de vendas, taxas cobradas e repasses recebidos. O repasse, quando selecionado, acontece em até quatro semanas, sempre às quartas-feiras. As vendas são contabilizadas por períodos de sete dias.

Caso o parceiro escolha criar uma conta bancária no próprio aplicativo — a Conta Digital iFood —, consegue transferir seus ganhos gratuitamente. Também é possível fazer pagamentos pela Conta Digital iFood e antecipar repasses.

Por que a parceria com o iFood vale a pena?

O iFood foi um dos aplicativos que mais se desenvolveu no período inicial da pandemia. De 2020 para 2021, registrou um crescimento de 100%, com dezenas de milhões de entregas, todos os meses. Para os empreendedores, isso demonstra o potencial de vitrine para atrair novos clientes, ou seja, uma chance de aumentar o faturamento de forma significativa.

Além de propor mais visibilidade e lucratividade, o iFood funciona de maneira prática e simples, buscando atender a um público diversificado. Após fazer o cadastro, o aplicativo realiza parte do trabalho, e as vendas acontecem com um clique no celular.

Vantagens exclusivas

Falamos de vários aspectos positivos ao entrar para o iFood, isso sem mencionar as vantagens oferecidas às lojas parceiras, como:

  • Campanhas promocionais de marketing: atraia mais visibilidade para seu restaurante no aplicativo para que você esteja mais perto de atrair vendas;
  • iFood Decola: capacitações disponíveis para parceiros, preparadas em conjunto com instituições renomadas;
  • iFood Shop: e-commerce exclusivo para lojas parceiras, que opera como um shopping de embalagens, ingredientes e diversos produtos voltados para garantir o melhor fornecimento do seu negócio e simplificar seu processo de produção;
  • Portal do Parceiro: plataforma que auxilia o empreendedor na gestão do negócio;
  • Gestor de Pedidos: ferramenta que auxilia no gerenciamento dos pedidos recebidos pelo restaurante;
  • Cardápio Digital: solução que permite que o restaurante crie uma página própria do seu cardápio e divulgue nos canais que preferir;
  • canais de atendimento: suporte para auxiliar em questões sobre a relação dos restaurantes com o iFood.

Usufruir das vantagens de um parceiro como o iFood pode ser o pontapé que seu restaurante estava precisando para alavancar o faturamento e conquistar mais clientes. Com essas condições exclusivas para entrar para o time, tem tudo para ampliar suas oportunidades de venda.

Não precisa de mais motivos para fazer parceria com iFood, não é? Acesse já nossa página de lojas parceiras e se cadastre.

52 respostas

  1. Ola, sou parceira ifood e gostaria demudar do basico para o plano entrega,mas não tem a opção no portal. Como faço??? Algum contato que eu possa falar

  2. Boa noite querio ser parceiro entregador mais não tô conseguindo cadastra no ifood tá dando erro no meu CPF oque fasso?

    1. Oi Catiane! Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.
      Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  3. Fiz um pedido pelo Ifood e veio errado gostaria de solicitar meu reembolso me foi cobrado a mas.Como faco

  4. olá eu recebi esse link pelo chat e não entendi nada. solicitei o cancelamento do pedido de ontem à noite que nunca foi entregue.
    como peoceder com o cancelamento?

  5. Olá. Gostaria de parceria com o IFOOD, mas tenho dúvidas. O contrato pode ser cancelado por mim antes dos 12 meses, caso não tenha lucro? Caso afirmativo, há algum ônus/ multa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro