As avaliações no iFood classificam o grau de satisfação que os clientes têm com os restaurantes. Elas são fundamentais, pois atestam a outros clientes como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua loja.
No aplicativo do iFood, a avaliação apresentada representa uma média dos últimos 90 dias, em que a nota pode variar de 1 a 5 estrelas — sendo que 5 é o grau máximo de satisfação.
É importante reforçar que os clientes têm o direito de realizar críticas públicas sobre sabor, quantidade e gosto pessoal. As lojas têm o direito de responder às críticas nas avaliações em até 7 dias. Todos têm o dever de respeitar a política, como, por exemplo, nunca usar palavras ofensivas.
Se você quer aumentar sua avaliação no iFood, entenda os critérios adotados pelos clientes no momento da avaliação.
Comida saborosa
O primeiro critério considerado é o sabor da comida. Esse é o momento em que você deve destacar toda personalidade do seu restaurante nos pratos que está entregando.
Para preparar comidas mais saborosas, vale a pena investir, por exemplo, em ingredientes de qualidade, que realmente valorizem seu produto. Garanta também que sua cozinha conta com equipamentos eficientes na conservação e no preparo dos alimentos.
Bem temperada
Além de ser saborosa, a comida precisa ser bem temperada. Isso significa que o cozinheiro deve explorar todo seu conhecimento na construção dos sabores.
Investir em cursos e treinamentos que ajudem no desenvolvimento de novas habilidades é um passo importante. Isso porque o mercado da culinária se renova constantemente, trazendo sempre novidades.
Boa aparência
A aparência da comida é responsável por despertar no cliente o primeiro interesse em consumir seu produto. Isso faz parte da experiência que o cliente terá com sua loja.
Da mesma forma, garanta o uso de ingredientes de qualidade. Mas também é importante ter cuidado e dedicação em todas as etapas de preparo do prato.
Boa quantidade
Ao fazer um pedido no iFood, é comum que o cliente tenha uma expectativa sobre a quantidade e tamanho do prato que receberá. Por isso, o primeiro passo é garantir preparos suficientes para uma refeição.
Mas o verdadeiro segredo é alinhar com o cliente, antes de realizar o pedido, a quantidade que será entregue. Ao configurar o cardápio iFood, você consegue especificar o peso do prato, além do número de pessoas que serve.
Pratos vendidos sem essa especificação de tamanho podem frustrar o cliente. Essa informação, no entanto, promove uma comunicação mais transparente com o cliente e pode evitar problemas.
Boa embalagem
A embalagem é o elemento responsável por garantir a segurança e temperatura dos alimentos. No serviço de entrega, o preparo passa por diferentes fases, como o trajeto de entrega com a pessoa entregadora.
Durante a rota, o pedido pode se movimentar — o que é natural. Por isso, é essencial que a embalagem proteja o alimento e não o deixe vazar, revirar ou perder a temperatura.
Vale a pena fazer testes e pesquisar bastante para entender qual é a embalagem ideal para seu produto. Não deixe de contar com bons fornecedores para adquirir as embalagens necessárias.
Temperatura certa
A temperatura é outro critério avaliado pelos clientes ao final de um pedido. Isso porque pode ser frustrante para o cliente receber, por exemplo, um sorvete derretendo ou uma pizza fria.
Além de escolher uma embalagem que ajude na conservação da temperatura, invista na otimização da sua operação, para que os produtos sejam imediatamente despachados após a conclusão do preparo.
Bons ingredientes
A qualidade dos ingredientes vai valorizar todo conhecimento e esforço da equipe da cozinha. Por isso, busque adquirir marcas de confiança, que você goste de consumir no dia a dia.
Contar com bons fornecedores é importante para você poder ter sempre os ingredientes certos na sua operação. No processo de negociação, avalie todas as condições de compra e também entenda o prazo de entrega dos ingredientes após a realização do pedido.
Mantenha sempre um estoque de ingredientes, para que os itens essenciais não faltem durante a rotina de trabalho. Ao mesmo tempo, evite excessos, já que ingredientes guardados por muito tempo podem estragar.
No ponto certo
O ponto dos pratos diz respeito ao uso correto das técnicas e processos de preparo. Imagine, por exemplo, que você pede uma fatia de bolo, mas a massa ainda está crua? A experiência pode ser desagradável.
Para garantir o ponto certo dos pratos, a solução é treinar. Faça testes, prepare inúmeras vezes e busque sempre por melhorias no resultado. A própria rotina de trabalho ajudará você a desenvolver ainda mais.
São diversos os critérios adotados pelos clientes ao fazer uma avaliação no iFood. Entenda cada um e invista no desenvolvimento do seu produto e da sua operação.
Vale considerar também que o consumidor tem um prazo de 7 dias para fazer a avaliação do pedido. Após esse período, o recurso fica indisponível no aplicativo. Esse prazo, que antes considerava 15 dias, visa reter uma taxa de respostas mais qualificadas.
Para ter boas avaliações no iFood, vale a pena também construir bons relacionamentos com o cliente. Comunique-se constantemente pelo chat do iFood e também busque atender os prazos de entrega descritos na ferramenta.
Agora que você já sabe como ter uma boa avaliação no iFood, leia este post e saiba como ter uma boa reputação online!
249 respostas
Infelizmente tem muitos “clientes” que agem de má fé para obter ressarcimento ,e muitas vezes nem cliente são e sim concorrente. Aqui na loja ontem mesmo, o cliente pediu uma salada e um medalhão de filé mignon a parte. Pois cancelou so o item ,claro o medalhão que é o mais caro. Avaliação 2 estrelas pra completar. outra coisa que percebo , restaurante que tem o plano entrega PARCEiRA o ifood modera a avaliação em imediato. Quando é entrega PRÓPRIA o ifood sempre negando moderação nas avaliações,impressionante! Sei e falo com propriedade pois ja trabalhei com ambos os planos …e agora com entrega propria nao moderam mesmo provando que a avaliação é sem fundamento.
Oi, Solange, tudo bem? Agradecemos sua sugestão! Estamos trabalhando com bastante foco no tema cancelamento e novidades sobre isso ainda vêm por aí! Continue acompanhando nossos canais!
EXISTEM ¨CERTOS¨ CLIENTES QUE CRIAM PERFIS FALSO MESMO APENAS PARA DAR GOLPE. INFELIZMENTE O ALGORITIMO DO IFOOD NÃO CAPTA ISTO. PODE SER CHAMADO DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL MAS COM CERTA DEBILIDADE. POIS UMA VEZ CANCELADO É MAIOR TRABALHEIRA PARA TENTAR CORRIGIR. SEM CONTAR QUE O SUPOSTO CLIENTE ALEGA COISA ABSURDAS, COMO ACONTECEU COMIGO ESTA SEMANA. ALEGOU QUE O PRODUTO ESTVA IMPRÓPRIO PARA CONSUMO. SÓ QUE CANCELOU 20 MINUTOS DEPOIS DE SER ENTREGUE. OU SEJA: DEU TEMPO DE COMER, BEBER, ESCOVAR OS DENTES E SEOI LÁ O QUE MAIS…Ç VAMOS MUDAR O CRITÉRIO DE ACHAR QUE O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO. NEM TODOS.
Oi, Antonio! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Lamentável mente o ifood não dá o suporte necessário pata nos lojistas pois já fomos caluniados por duas vezes nos comentários e o ifood manteve a avaliação do cliente mesmo q nós pedimos a moderação e explicando o q ocorreu, outro item é a dificuldade de contato com a plataforma não existe mandamos e-mail mas não se tem retorno fica difícil uma parceria assim espero que aja uma mudança
Odeio este sistema de avaliação de vcs, toda vez que meu restaurante está com nota alta alguns concorrentes como a maioria sabe e me alertou, contrata pessoas para dizer que a comida é horrível e da uma péssima avaliação, já foi comprovado isto com casa o onde o IFOOD pediu constatação por foto e comprovou que o cliente estava mentindo.
E vcs tem o prazer quando recebemos notas baixas, manda logo uma notificação, mais porque não manda uma notificação quando recebemos uma boa avaliação? Pagamos quase 30 ptr cento para fazer nossas entregas muitas vezes ficamos esperando o motoboy por muito tempo e ele não vem! Quando chega a maioria ainda recebe o produto e fica conversando quando tem outro motoboy e o produto esfriando, outros ficam com molhos e tudo isso quem recebe a culpa somos nós restaurante.
Tenho 28 anos no ramo temos muitos clientes e não preciso que 1 ou 2 clientes venham nos ensinar a fazer para melhorar, no seguimento de alimentação é muito pessoal de cada uns vão aprovar e outros não, não precisa o restante ficar difamado por 3 meses , acho horrível isto e estou pensando seriamente abandonar o IFOOD, pagar caro para ser difamado por alguns e a maioria nossos próprios concorrentes.
Oi, parceiro! Existem diferentes fatores que podem motivar a avaliação dos clientes. Vale a pena conhecer cada um dos critérios e trabalhar para oferecer uma ótima experiência. Saiba mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacao-ifood/
Caso você tenha recebido uma avaliação que não é referente a sua loja, como um problema da entrega parceira, você pode ainda solicitar a moderação entrando em contato com nosso suporte.
Olá, gostaria de deixar aqui registrado, que o motoboy Helias Silva é super simpático, muito bem apresentável e super Educado! E é muito bom poder sentir que o ifood tem bons empregados, os quais são responsáveis com nossas entregas e que chega em perfeitas condições a nossas mãos. Muito satisfeita!
Ah, amamos ler seu feedback, Maria! ?❤️
Oi boa noite não consigo acessar a conta queria muito trabalhar no Ifood
Oi, Caio. Se você já tiver cadastro como parceiro, pode recuperar o acesso seguindo as etapas descritas neste post: http://ms.spr.ly/61215UsmR
Preciso de ajuda, estão vandalizando nossos comentários e vocês não fazem nada!!!
Resumindo o sistema de avaliação:
Se você está com 4,8 de pontuação e recebe dos clientes 5 estrela mais de 20x, sua nota manterá 4,8.
Se você está com 4,8 de pontuação e recebe do cliente 1 ÚNICA estrela, sua nota vai cair para 4,6 na hora.
Sistema corrupto, mas é a verdade.
Olá! Sou a favor de avaliações e acho que críticas construtivas são bem-vindas. Penso que, para ser considerada uma crítica construtiva, a avaliação pode ser positiva (nota máxima) ou negativa (nota 4 para baixo). Para isso, é preciso uma conversa para entender os pontos de referência de quem avalia. E a crítica deve passar por itens específicos. Exemplo, como alguém diz que falta sabor em mais de 5 produtos ao mesmo tempo, dentre doces, salgados e até refrigerante? Isso não é construtivo. É só bobeira, de graça, pra prejudicar a loja. Outro exemplo de uma avaliação que a mim parece suspeita como má fé é responder em o que pode melhorar: sabor, aparência, embalagem, quantidade e ingredientes (tudo ao mesmo tempo!!!) E o mais interessante, com tantos problemas, nota 4!!!!! Isso é falso e só serve para prejudicar a loja. A aparência é fiel. Como ele pode avaliar os ingredientes de uma torta doce que ele nem sabe quais são!?
Quantas pessoas amam, mas não avaliam? Entretanto, notas abaixo de 5 são prejudiciais pelas regras do iFood. Eu não tenho problema que alguém critique, desde que não prejudique a loja. Se o iFood gosta de ter um sistema de avaliação, deveria ser obrigatório para todos que fizessem pedido, sem excessão. Estatisticamente, a loja que faz tudo certo teria mais chances de ter menos impacto das notas baixas, principalmente quem é muito novo na plataforma e ainda não tem tantas vendas ou um nome estabelecido. E o sistema de nota deveria exigir explicações do cliente e não apenas a superficialidade de uma múltipla escolha. Veja que já recebi uma nota 3 por não oferecer a opção de aquecer um produto que é vendido congelado. Ridículo a pessoa poder avaliar desta forma, quando na descrição já constava se tratar de um item vendido congelado. Como vou aquecer um item que é vendido congelado, embalado e lacrado?! Como sugestão, eu agradeceria e explicaria. Como nota, foi péssimo para a loja. Uma pena! E muita coisa que consta nos itens a serem avaliados não se aplicam à produtos de confeitaria, como tempero!!! Eu não tempero uma torta ou uma palha italiana.
Gostaria de pontuar que é extremamente importante que possamos ter a opção de cancelar o pedido sem depender do restaurante, uma vez que pedimos errado ou queremos desistir, os restaurantes nunca aceitam os cancelamentos e somos obrigados a aceitar o pedido em que não queremos mais, espero que resolvam, muito chato isso.
Oi Thaina! A gente pede desculpas por esse ocorrido, esse não é o padrão dos parceiros iFood 🙁
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Para o produto chegar na temperatura correta, primeiramente é o cuidado com a embalagem, assegurando a embalagem correta para cada tipo de refeição, entretanto o que tira o sono dos donos de restaurante é a demora em aparecer um entregador parceiro do ifood para coletar a entrega. Temos muito problema em relação a isso onde o pedido é feito em 5 minutos e fica 55, 60, 65 minutos esperando um entregador, não tem estufa nem embalagem que segura a temperatura correta por todo esse tempo, sem contar a experiência frustrante do cliente onde ele imagina que a demora se deve ao restaurante e não aos entregadores do ifood.
Oi Hugo. Agradecemos pela dica! 🤩 Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.❤️
Gostaria de agradecer e parabenizar o trabalho realizado para solucionar um problema que eu tive com relação a um pedido que fiz na loja KFC de Itaquera, onde o iFood de forma rápida e eficaz conseguiu me reembolsar, dado que o pedido que eu realizei não foi realizado corretamente conforme eu tinha solicitado.
Agradeço pelo atendimento e atenção dada ao cliente !
Obrigado
Conta com a gente, Igor! 👊❤️🚀
Decepcionada com Ifood,somos parceiros,e percebemos que o critério de avaliação é fraudado,qdo atingimos 4.9 ,uma avaliação negativa sem fundamento abaixou para 4.8,após isso várias positivas e novamente 1 apenas negativa abaixou para 4.7,seguido de 5 positivas e não sobe!! É importante para o ifood termos boas avaliações mas vcs não cooperam,estamos avaliando sair do ifood pois nosso repasse para é 27% ,e trabalharmos com o concorrente…decepcionada!!
Oi, Sandra. A nota final do restaurante é calculada a partir da média simples em que o total de estrelas é dividido pelo total de avaliações, considerando apenas as avaliações dos últimos 90 dias. Por exemplo, se você tiver 10 avaliações com 5 estrelas e 1 avaliação com 1 estrela, serão 51 estrelas divididas por 11 avaliações. Nesse caso, sua nota será 4,6. A nota sempre segue esse padrão.
O sistema de avaliação e absolutamente subjetivo a cada um, prejudicando assim muito a cada loja, tanto trabalho implica um restaurante como para ser qualificado por que uma pessoa disse pouca quantidade, quando fica na descrição do prato,
o pouco tempero, ou chegou misturado, coisas totalmente fora de nosso domínio como cozinheiros.
Triste ficar em mãos de pessoas sem sentido para prejudicar.
Oi, Paola! Você pode solicitar a moderação de uma avaliação nas seguintes ocasiões: quando conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio; quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja; quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito; quando um comentário conter suspeita de pedido trote. Saiba mais no nosso blog: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacoes-e-moderacoes/
Creio que estou bem com o Ifood. Tenho facilidade para usar o aplicativo e encontrar os restaurantes da minha preferencia sem complicação nenhuma
o aplicativo trava muito em horas pico e complica para quem ja esta no meio de um pedido, deveriam melhorar nesse ponto
Oi Joana! Ficamos muito gratos com seu feedback. Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Fique ligado na nossa agenda de Melhoria Continua para saber mais: https://blog-parceiros.ifood.com.br/category/melhoria-continua/