O menu degustação é uma forma de o chef de cozinha mostrar as várias marcas das suas criações. Além disso, para quem degusta, a sensação de provar diversas receitas em pequenas porções é uma experiência gastronômica incrível!
A boa notícia é que existem muitas formas de montar um menu degustação. Ele não precisa ter muitos itens — basta que contemple a versatilidade do profissional, mostrando a essência da sua cozinha.
Quer saber mais sobre o que é um menu degustação e como montar no seu negócio? Continue a leitura!
O que é menu degustação?
O menu degustação é um compilado, em porções pequenas, daquilo que o restaurante tem de melhor. É ideal oferecer os principais itens, servidos em porções menores, de forma que o cliente tenha uma boa amostra da variedade de sabores do seu cardápio.
É uma oportunidade de mostrar toda a versatilidade do chefe de cozinha, além de permitir que o cliente explore os mais variados sabores, sem ter que escolher apenas um item.
Como funciona o menu degustação?
O menu degustação tem diferentes apresentações de entradas, itens principais e, claro, sobremesas. O segredo aqui é dedicação para montar sequências harmônicas, oferecendo diversidade no sabor.
A ordem em que os itens são apresentados também faz toda a diferença porque a combinação de sabores deve ser pensada para valorizar ao máximo a experiência de degustação.
As entradas são responsáveis por causar a primeira impressão. Então, é melhor pensar em itens bem elaborados, mas com sabores mais sutis. O objetivo é impactar positivamente e aumentar a expectativa para os próximos itens, sem comprometer o sabor ou o apetite.
Já os itens principais do menu degustação podem levar os ingredientes mais nobres das receitas do estabelecimento. Afinal, como o nome indica, são os grandes astros da apresentação. É comum, também, que as porções das refeições principais sejam um pouco maiores.
A sobremesa representa o momento de fechar a sequência de degustação. Diferentes tipos de doces podem ser oferecidos, do tradicional petit gateau a mousses e crepes.
Como fazer um menu degustação diferenciado?
Esse recurso é uma excelente maneira de conhecer o talento de um profissional da gastronomia. Um ponto interessante é que essa modalidade do cardápio é perfeitamente conciliável com a comodidade do serviço de entrega.
Confira, a seguir, algumas dicas de como criar um menu diferenciado no seu negócio!
Defina um nome criativo
Se você já tem alguma noção daquilo que deseja apresentar ao público, ótimo! Caso ainda esteja em dúvida, escolha as receitas que já fazem sucesso para agilizar o processo e garantir mais aceitação. A partir disso, você já tem boas referências para pensar no nome.
Uma boa ideia é pensar no que pretende passar para os clientes e em como você quer que eles se sintam. O conceito dos itens também é um bom guia de orientação para escolher o nome. Além disso, é importante considerar o que ele significa e como soa quando pronunciado.
Um nome com boa sonoridade é fácil de ser lembrado! Outro ponto importante é procurar não passar um ar de algo promocional ou de “mais comida por um valor menor”, e sim de exclusividade.
Conte a história do menu
Apresente-se e conte a história de como surgiu a ideia da criação do menu. Falar sobre a procedência e a escolha dos ingredientes também é apropriado, assim como de detalhes interessantes do modo de preparo. Você já reparou que os melhores restaurantes sempre contextualizam como os seus itens são preparados?
Vale lembrar que as especialidades da casa devem ser ressaltadas. Capriche nas receitas que já domina e use a criatividade para deixar o menu degustação sofisticado, caso faça sentido para o conceito dele, inovando com ingredientes inusitados e surpreendendo os clientes.
À medida em que for testando novas receitas, acrescente-as ao menu, mas lembre-se de apresentar aquilo que já faz de melhor.
Faça a divulgação
De nada adianta você investir em um bom menu degustação se os clientes não sabem que o seu restaurante oferece essa opção. Portanto, não deixe de investir em uma boa divulgação desse diferencial do seu cardápio para despertar o interesse dos consumidores em experimentar os itens.
Para isso, você pode investir na divulgação tanto online como offline. Na divulgação online, é importante aproveitar as redes sociais para chamar a atenção das pessoas por meio de ações e campanhas promocionais.
Ofereça porções equilibradas
As porções devem ser equilibradas para que o cliente saboreie cada pedacinho da comida e consiga degustar o menu completo. Receitas com farinha de trigo, por exemplo, saciam a fome rapidamente. Por isso, se a refeição principal tem esse tipo de massa pesada, os outros itens do menu degustação precisam ser leves e fáceis de digerir.
O objetivo é proporcionar a melhor experiência gastronômica possível, seja dentro do estabelecimento, seja no conforto da casa do cliente que prefere o serviço de entrega. Diferentemente de quem precisa comer com pressa, o cliente que pede a entrega de um menu degustação tem mais interesse em saboreá-la.
Em geral, o menu degustação tem uma entrada mais simples e leve. Afinal, o paladar não pode ficar comprometido para provar a refeição principal. Dentre as sugestões de pequenas porções, deixe que o cliente selecione algumas opções de sua preferência, para tornar a experiência mais personalizada.
Faça descrições atraentes
Além de apresentar os itens do menu degustação, uma descrição atraente deve gerar confiança e aguçar o desejo. É a hora de fornecer detalhes e informações que farão o cliente decidir pelo pedido — logo, evite um texto genérico.
Ofereça sugestões de harmonização com bebidas. Além disso, descreva:
- as sensações que o item provoca;
- a textura dos alimentos;
- o tempo que leva para ficar pronto;
- os processos de preparo;
- os ingredientes (principalmente os nobres).
Venda por delivery
É claro que ter um ambiente agradável e bem preparado para receber os clientes colabora (e muito) para uma boa percepção do restaurante. Mas é importante considerar que o delivery é uma alternativa muito popular, e é possível ofertar um menu degustação por meio dele e conquistar quem prefere ficar em casa, por exemplo.
Trabalhar com delivery é, também, um bom caminho para ganhar mais visibilidade por meio de plataformas especializadas, que atraem clientes que ainda não conhecem seu estabelecimento.
O cardápio digital também é um excelente recurso para modernizar ainda mais o seu negócio. Ele oferece uma experiência mais dinâmica e ajuda a melhorar o fluxo do trabalho e as vendas.
Por fim, vale lembrar que o menu degustação não deve servir para que o estabelecimento teste a aceitação de itens. Nele, devem ser priorizados os pedidos com alta saída e boa adesão do público. Deixe os testes para outro momento e, quando a receita estiver impecável, acrescente-a ao menu!
Agora que você sabe como montar um menu degustação, confira também como montar um cardápio digital completo e atrativo!