No mundo do marketing e das vendas, certos conceitos dão tão certo que a sua influência perdura por décadas. É o caso dos 4 Ps do marketing — uma estratégia holística de posicionamento de mercado muito útil aos comércios alimentícios.
Ela propõe quatro pilares para guiar as estratégias comerciais dos mais diversos setores e engloba diversos fatores, desde a escolha do ponto comercial até a apresentação dos produtos.
Acompanhe o post e entenda como aplicar esse conceito ao seu negócio!
O que são os 4 Ps do marketing?
O mix de marketing é um conceito desenvolvido por Jeromy McCarthy na década de 1960. Ele gira em torno de quatro pilares, que, bem trabalhados, têm a capacidade de conquistar o público-alvo. São eles:
- produto;
- preço;
- praça;
- promoção.
Essa ideia evoluiu e foi disseminada por um dos principais profissionais de marketing da atualidade: Philip Kotler. Desde então, tornou-se um guia valioso de gestão empresarial para diversos negócios.
O que é importante saber sobre os 4Ps do marketing?
Os pilares foram apresentados, mas as implicações e os benefícios da implementação de cada um deles vão muito além daquelas quatro palavras. Saiba mais a seguir!
Produto
O produto é o que você vende. No caso de um estabelecimento alimentício, esse P não se refere somente aos itens do menu: também entram na equação o nível de atendimento e a variedade do cardápio, por exemplo.
O produto, portanto, refere-se também aos serviços prestados. Para trabalhar esse pilar, é preciso pensar nas necessidades que serão atendidas, na variedade de produtos e nos diferenciais daquilo que você vende.
Preço
Os valores cobrados pelos produtos e serviços definirão o faturamento da empresa. O segundo P envolve fatores como o custo final de cada mercadoria, quão dispostos a pagar os clientes estão e a comparação com concorrentes.
Esse fator tem relação direta com o ganho financeiro da empresa. Então, é preciso que ele seja bem pensado para que os valores praticados mantenham o negócio viável e cubram as despesas.
Praça
A praça é a colocação do estabelecimento no mercado. Como muitos comércios alimentícios só funcionam por meio do delivery, esse P não implica, necessariamente, um local físico — embora tenha relação com o ponto comercial.
A praça também engloba a distribuição de produtos nas plataformas digitais. Para determinar esse P, será preciso analisar onde se concentra o público-alvo do seu negócio, assim como a presença de concorrentes (e como se diferenciar deles).
Caso um estabelecimento só atenda por delivery, sua praça será composta pelas suas plataformas de venda. Mas, se também tiver um ambiente físico, terá duas praças.
Promoção
O último P tem a ver com as formas como uma empresa promove o negócio. A promoção engloba as estratégias de comunicação e divulgação de uma empresa, bem como sua interação com o público-alvo.
Não confunda com o outro significado da palavra, que envolve condições de preços especiais: aqui, a promoção visa atrair os clientes e aumentar o reconhecimento da marca. Algumas ações nesse sentido são:
- propagandas na imprensa tradicional;
- divulgação nas redes sociais;
- bom uso do ranqueamento em mecanismos de pesquisa;
- relações públicas;
- anúncios online e mídia paga;
- marketing boca a boca.
Um detalhe interessante é que, por mais que a promoção tenha relação com o meio digital, também é possível promover o seu negócio por meio do ambiente físico. Uma fachada bem escolhida é um exemplo disso.
Qual a importância do mix de marketing?
O objetivo do mix de marketing é despertar o interesse do público, gerar o desejo de compra e melhorar a experiência do cliente. Para isso, os pilares devem ser pensados de acordo com as particularidades do negócio.
Quando bem implementados, alguns dos benefícios que eles trazem para comércios alimentícios são:
- segmentação precisa do público-alvo;
- precificação adequada, com o conhecimento de mercado;
- entendimento dos diferenciais dos produtos;
- melhora na divulgação e no alcance do negócio;
- entrega eficiente dos produtos e serviços prometidos;
- criação de estratégias de posicionamento digital;
- comunicação precisa com os clientes.
Como aplicar os 4 Ps do marketing?
Diante de todos os benefícios apresentados, você já deve estar pensando em formas de implementar os quatro pilares. Confira, a seguir, algumas dicas.
Pense no seu produto
O P de produto envolve diversos fatores, como:
- qualidade;
- características e opções;
- apresentação e embalagem do produto;
- linhas de produtos;
- serviços agregados (entrega, combos etc.).
Antes mesmo de começar a comercializar algo, você precisa pensar em como aquilo será atrativo para o seu público-alvo. Comércios alimentícios precisam não apenas vender alimentos saborosos, mas também bons serviços agregados.
Seu estabelecimento pretende se destacar por embalagens criativas? Todos os pratos seguem a mesma linha, como uma “família culinária” (italiana, brasileira, regional etc.)? Essas são algumas das questões que podem estimular ideias para valorizar ainda mais o produto.
Esteja em alerta quanto à precificação
O sucesso de um comércio alimentício depende muito de como o preço será abordado. Afinal, a empresa precisa faturar o suficiente para pagar seus colaboradores, comprar matérias-primas de fornecedores e honrar as contas do empreendimento — e ainda ter lucro.
O preço pode alterar a percepção que as pessoas têm do seu estabelecimento. Caso os valores praticados estejam muito acima dos ganhos do público-alvo da empresa, as chances de ter lucro pioram significativamente, uma vez que a definição desse público foi falha.
Além disso, variar os preços constantemente não é uma boa ideia, pois isso pode confundir e até irritar os clientes. Os estabelecimentos devem, contudo, ter atenção às movimentações do seu mercado, para ajustar os preços quando necessário (quando o preço das matérias-primas sobe muito, por exemplo).
Reflita sobre a praça
Nos 4 Ps, a praça é o local de distribuição do produto. No caso de lanchonetes, restaurantes e afins que não têm ponto físico, optando pelo delivery integralmente, compreender esse pilar se torna mais desafiador.
Um estabelecimento que produza perto de áreas residenciais pode se tornar querido pelos clientes pela rapidez na entrega. Outro estabelecimento pode se beneficiar de ter ponto físico em uma área com muitas empresas, que têm colaboradores que precisam se alimentar.
A praça tem a ver com os seus objetivos de negócio. A escolha do ponto comercial deve fazer parte do seu planejamento estratégico e levar em conta o público que você pretende atender.
Promova seu negócio
Antigamente, as empresas que tinham dinheiro para anunciar na televisão ou no rádio tinham vantagem, já que os canais de divulgação eram escassos. Hoje, a internet proporciona maior visibilidade para os negócios.
A estratégia digital é indispensável, pois oferece diversas possibilidades. Você pode criar um blog para falar de culinária e tornar seu estabelecimento referência no assunto. Já as redes sociais são um canal direto entre o negócio e os clientes — em potencial e já conquistados.
É importante entender que a promoção é responsável por apresentar o comércio ao público. Então, não insista em estratégias custosas que não deem o resultado esperado.
Os 4 Ps do marketing são um conjunto versátil de diretrizes para comerciantes de diversos segmentos. São uma fonte de ideias para o setor alimentício, que deve cuidar da apresentação do produto, da entrega e de outros elementos importantes.
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15 respostas
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