Restaurantes com um sistema terceiro para a operação de recebimento de pedidos, chamados de restaurantes integrados, contam agora com a nova política de cancelamento do iFood — assim como os demais restaurantes que operam na plataforma.
Mas para que a nova política de cancelamento opere na sua loja, é preciso solicitar à integradora a atualização dos códigos de cancelamento de origem do restaurante.
Conheça a nova política de cancelamento e entenda as mudanças atribuídas a restaurantes integrados!
Nova política de cancelamento
A nova política visa minimizar os impactos de cancelamentos indevidos nos diferentes momentos da jornada do pedido, promovendo mais segurança e transparência na operação do restaurante.
Ao longo da jornada do pedido, a política vai atuar promovendo acordos em diferentes etapas:
- acordo de preparo: inicia no momento em que o cliente solicita o cancelamento durante o preparo do pedido. Então, a loja tem 5 minutos para responder, aceitando ou recusando a solicitação de cancelamento;
- acordo de atraso: inicia quando o cliente solicita cancelamento do pedido devido a um atraso durante o preparo ou na entrega. A loja pode aceitar ou não o pedido de cancelamento em até 5 minutos. Mesmo após a recusa da loja, caso o cliente queira prosseguir com o cancelamento, o caso é direcionado para o atendimento do iFood auxiliar o consumidor;
- acordo pós-entrega: ocorre quando o cliente solicita o cancelamento do pedido após o seu recebimento, alegando problema em um ou mais itens. O cliente justifica o pedido atrelando evidências, como fotos, para ajudar a loja a decidir se aceita ou não a solicitação de cancelamento em até 5 minutos.
Nova política para restaurantes integrados
As ferramentas de acordos da nova política de cancelamento estão disponíveis aos parceiros integrados apenas via widgets. Já os motivos de cancelamentos são por meio dos Motivos de cancelamento.
Widgets
Os widgets são soluções prontas que disponibilizam funcionalidades do iFood para parceiros integrados de forma mais rápida e diretamente em seus sistemas de PDVs.
Com eles, a integradora só precisa integrar o componente ao seu sistema para permitir que o parceiro use as funcionalidades do iFood dentro do seu PDV, por meio de um ícone que disponibiliza diferentes funcionalidades.
Com isso, não é mais necessário operar com diversas janelas abertas, já que as funcionalidades para a operação que não estavam ainda no PDV, estão disponíveis pelos widgets.
Para ter o widget disponível no sistema, é preciso solicitar a atualização à integradora. Após a implementação do widget no sistema de PDV, o parceiro deve autorizar pelo Portal do Parceiro e começar a usar. Cabe à integradora colocar o widget em seus sistemas
Motivo de Cancelamento
Para disponibilizar o fluxo de cancelamento revisado pelo iFood, contendo os motivos de cancelamento a serem usados em cada etapa do pedido, a integradora deve utilizar a API do iFood em seu PDV.
Para executar a solicitação de cancelamento por meio dessameio do dessa funcionalidade é preciso informar um código de cancelamento válido. Essa lista de códigos pode ser fornecida pela integradora, após a adaptação à API e disponibilização em seu PDV. Consulte a documentação completa no Developer Portal.
Usando a nova política de cancelamento no sistema integrado
Desde o dia 28 de setembro de 2022 o iFood disponibiliza a nova política aos restaurantes integrados, por meio dessa atualização da integradora. Para que as regras operem em sua loja, entre em contato com sua integradora e solicite a atualização.
Caso não ocorra a atualização por parte dos sistemas integrados, os cancelamentos realizados fora da política de cancelamento vigente serão negados.
A nova política de cancelamento para integrados veio para ajudar sua loja a ter mais autonomia, segurança e transparência nas relações com os clientes.
Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer outras melhorias que visam melhorar sua experiência com o iFood!
5 respostas
Quero cancelar meu contrato com o ifood, não tenho minha senha do portal, nao consigo que me enviem um e-mail de recuperação.
não consigo falar com ninguém, e os chats nao ajudam
Oi, Mileny. É uma pena que você não possa continuar com a gente. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.
Não estou conseguindo entrar em contato, não consigo senha para entrar no portal do parceiro. Faço os procedimentos informados na página e não recebo o e-mail de recuperação de senha.
Há um e-mail para o qual eu possa me dirigir e solicitar o cancelamento?
telefone 92-982545555
Oi, Mileny! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
Ola gostaria de cancelar minha parceria mais não consigo fala com ninguém e ne acesso a portal e nem a chamada de ajudar e nem o atendimento