Empreendedorismo no interior: os desafios e oportunidades

Pretende fazer empreendedorismo no interior do Brasil? Veja os pontos fortes e fracos e como ter sucesso com seu negócio!

Seja para investir em um restaurante, seja um bar, hamburgueria ou similar, o empreendedorismo no interior do Brasil apresenta uma série de vantagens. Apesar disso, como em todo negócio, desafios também estão presentes.

O ato de empreender em áreas interioranas tem se mostrado promissor. Mas a atenção a alguns fatores, como contratação de mão de obra especializada e a parceria com bons fornecedores, é fundamental para o sucesso.

Continue a leitura para entender mais sobre o empreendedorismo no interior, os desafios e oportunidades!

Como é empreender em uma cidade do interior?

O empreendedorismo no interior do Brasil está em expansão. Apesar do número menor de habitantes, investir em uma cidade pequena aumenta as chances de fidelizar clientes.

Afinal, além de o famoso marketing boca a boca ter mais força nesse contexto, as pessoas costumam ter uma relação mais próxima com os locais de consumo — então, hospitalidade é fundamental. Outro ponto interessante é que a concorrência tende a ser menor.

De acordo com dados da consultoria IPC Marketing, houve um crescimento de 23% no consumo nas cidades pequenas nos últimos anos. Isso favorece a expansão de novos negócios, especialmente no ramo alimentício. Estabelecimentos como pizzarias, lanchonetes e restaurantes costumam atrair um público considerável fora dos grandes centros.

Quais são os principais desafios do empreendedorismo no interior do Brasil?

Assim como nas grandes cidades, existem obstáculos ao empreender no interior. Entender quais são ajuda você a se preparar e a guiar seu negócio rumo a um desenvolvimento saudável.

Distância dos centros urbanos

Acompanhar eventos, cursos e feiras é essencial para manter o conhecimento sempre atualizado. Nesse sentido, a distância dos centros urbanos pode dificultar estar por dentro de todas as novidades sobre o setor.

Apesar disso, há diversos cursos online e gratuitos com certificado, que podem ajudar você a se qualificar profissionalmente.

Falta de mão-de-obra qualificada

Contar com profissionais especializados, como cozinheiro, pizzaiolo ou sushiman, é fundamental para o sucesso de empreendimentos em qualquer localidade. Em cidades menores, porém, pode haver falta desses profissionais. Caso seja necessário contratar mão-de-obra vinda de cidades próximas, isso aumenta os custos devido ao investimento em transporte.

Da mesma forma, muitas qualificações podem ser obtidas de forma online. Então, vale a pena investir em profissionais dispostos a aprender, que podem crescer junto com seu negócio.

Contato com fornecedores

A maioria dos parceiros e fornecedores se concentram em regiões com um fluxo maior de pessoas. Com isso, há o risco de limitações no fornecimento de insumos para o seu restaurante, hamburgueria ou semelhante. É preciso encontrar boas parcerias com fornecedores mais próximos, para evitar problemas com as operações da sua unidade física.

Mas hoje você pode contar com plataformas, como o iFood Shop, que reúne fornecedores dos mais diversos insumos essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Quais são as vantagens?

Apesar dos desafios, investir em negócios no interior do Brasil traz alguns benefícios importantes, dos quais o empreendedor geralmente não desfruta nas grandes cidades. Entenda quais são!

Custos menores

Empreender no Brasil pode ser sinônimo de fazer altos investimentos. Mas, em pequenas cidades, os custos como aluguel de ponto comercial, materiais de construção, mão-de-obra, contas de luz e contas de água geralmente são mais baixos que em centros urbanos maiores.

Baixa concorrência

Apesar de alguns setores estarem saturados em cidades menores, escolher o ramo certo para empreender traz uma concorrência bem menor que nas grandes cidades. Também é importante pesquisar as demandas locais e buscar pontos diferenciais para atrair a clientela.

Menor rotatividade de colaboradores

Com um relacionamento mais próximo com os colaboradores e menos oportunidades de trabalho, há uma redução na rotatividade da equipe. Assim, além de diminuir custos com contratação, seu negócio pode contar com a fidelidade de colaboradores mais experientes.

Quais são as principais especificidades na gestão?

Montar um negócio no interior exige uma atenção diferenciada à clientela. Afinal, a fidelidade dos clientes tende a ser ainda mais forte nesse cenário. Por outro lado, novidades costumam chamar bastante atenção. Assim, é preciso conhecer o público-alvo, agradá-lo e buscar diferenciais para manter o interesse dele.

Por se tratar de um lugar menor, investir no delivery pode ser uma boa ideia. Com um ótimo custo-benefício em relação à logística, os pedidos podem abranger toda a cidade, com entregas feitas de moto ou bicicleta. Além disso, o tempo para receber o pedido é menor que em cidades grandes, facilitando a satisfação do cliente.

Apesar de o empreendedorismo no interior do Brasil estar em crescimento, é importante pesquisar se o negócio tem potencial de sucesso no local. Consulte informações com a prefeitura, avalie a concorrência e converse com a população para entender melhor as características da cidade.

Para garantir pedidos, nada como uma boa divulgação. Confira como apresentar seu cardápio nas redes sociais!

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