Confira 8 estratégias para aumentar as vendas do delivery

Confira um conteúdo com muitas dicas que você precisa saber sobre como aumentar as vendas em seu delivery!

Investir em melhorias e saber como aumentar as vendas do delivery nunca foi tão vantajoso no Brasil. Segundo levantamento divulgado pelo Estadão em 2024, 76% da população do país faz uso de serviços de entrega de comida mensalmente. Estamos falando de cerca de 161 milhões de pessoas.

Inclusive, estima-se que o crescimento de food service em 2023, segundo nota da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), rendeu R$ 38 bilhões ao setor.

“Nos últimos anos, os aplicativos de delivery revolucionaram a forma como os consumidores brasileiros pedem comida, oferecendo conveniência e acessibilidade sem precedentes”.

Alguns benefícios do delivery foram essenciais para esse crescimento, como comodidade, praticidade, aumento no número de negócios que trabalham com nesse ramo, mudança de padrões que a pandemia trouxe, entre vários outros pontos.

Pensando nisso, separamos, neste post, 8 estratégias imperdíveis sobre como aumentar vendas no delivery. Aproveite e tire suas dúvidas!

O que são estratégias de vendas e por que elas são importantes?

Tratam-se de táticas de divulgação de produtos e serviços que um negócio adota para conseguir alcançar mais consumidores — principalmente dentro do nicho comercial em que atua —, visando aumentar o lucro líquido mensal e se manter em alta no mercado.

Algo que, a longo prazo, pode contribuir para um ticket médio de compra mais elevado, além de um fluxo regular de procura específica pela marca da empresa. Ou seja, cria-se uma fidelização do público com o estabelecimento. No entanto, é importante ter em mente que essas estratégias não são decididas, nem muito menos aplicadas de qualquer jeito.

Muito pelo contrário! Elas exigem um planejamento detalhado, o que envolve:

  • conhecimento dos clientes;
  • mapeamento dos hábitos de consumo deles;
  • análise SWOT da empresa em relação à concorrência;
  • medidas de marketing (como as de relacionamento, de conteúdo, de influência, institucional etc.);
  • orçamento para despesas estimativas de resultados;
  • prazos para acompanhar a evolução das ações.

Sem esses requisitos bem estabelecidos, é possível que você trace medidas que não deem retorno financeiro, gerem gastos elevados e que até mesmo dificultem a aproximação da marca com o consumidor.

Quais as principais estratégias de vendas para aplicar no seu negócio?

Além das estratégias para aumentar o volume das vendas do delivery — sobre as quais falaremos mais a frente —, há algumas técnicas que são especiais para ampliar o ganho por venda (o chamado ticket médio).

Isto é, que permite ter uma receita mais expressiva por cliente que procura a sua empresa. Abaixo, listamos quais são elas. Veja!

Upselling

Essa técnica envolve o contato do consumidor (ou potencial comprador) com o estabelecimento a partir da necessidade de um determinado produto/serviço.

O diferencial é que a empresa não foca em apenas atender a essa demanda, mas em proporcionar um produto/serviço superior ao que a pessoa quer. Com isso, ela faz uma aquisição mais vantajosa e a sua marca tem um retorno financeiro maior.

Por exemplo, a pessoa deseja comprar um lanche vegano. O seu estabelecimento vende produtos do tipo, como fatias de bolos, tortas e quiches, porém, você também disponibiliza para ela esses itens inteiros por um preço acessível.

Ou seja, além de ter o lanche, o cliente pode comprar essas opções para comer em outros momentos dia, levar para o trabalho, presentear algum conhecido etc. É uma experiência mais completa para o consumidor.

Cross selling

Essa segunda técnica diz respeito a complementar a aquisição do cliente com outros produtos. No entanto, não se trata de condicionar a compra do item A à compra do item B.

Na realidade, a ideia é mostrar o custo-benefício que o público terá ao aproveitar a oportunidade de levar mais produtos. Assim, ele economiza tempo, ganha em praticidade e agilidade e até memso consegue poupar dinheiro.

Um exemplo que ilustra o cross selling na prática é quando uma pessoa faz a solicitação de uma refeição para almoço e o estabelecimento oferece alternativas de entrada, acompanhamento, petiscos, molhos, sobremesas e/ou bebidas — itens que têm relação direta com a compra e são de utilidade para o consumidor.

Como identificar a estratégia de venda certa para seu público?

A pesquisa de mercado é a principal ferramenta para você conhecer quem faz parte do seu consumidor real, se eles estão dentro daquele público-alvo estimado na criação da empresa e quem não consome seus produtos/serviços.

Ela permite, por exemplo, que você conheça vários aspectos desses clientes, como:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • escolaridade;
  • região de moradia;
  • nível educacional;
  • preferências de lazer e consumo;
  • temas de interesse;
  • redes sociais que mais utilizam;
  • expectativas de compra em relação à marca etc.

A partir daí, você consegue entender quais são a demandas e particularidades desses indivíduos e traçar estratégias para se comunicar de forma efetiva, independentemente do tipo de mídia, plataforma ou recurso audiovisual.

Como adaptar a abordagem de vendas em diferentes contextos?

Mesmo com um público bem definido, é possível que seja necessário adaptar a sua estratégia de vendas. Isso acontece porque dentro dele podem surgir nichos com características distintas de consumo e principalmente de necessidades a serem atendidas.

Há também casos em que a sazonalidade do mercado, a influência da internet e a atuação da empresa em novas praças (cidades, estados ou mesmo países) ampliam a clientela da marca, demandando, assim, um reposicionamento ao se comunicar e, acima de tudo, ao vender.

Portanto, é importante colocar em prática a definição de personas que possam abarcar os principais perfis de clientes do negócio. Dessa forma, a empresa consegue ajustar:

  • conteúdo;
  • comunicação;
  • promoções;
  • ofertas;
  • serviços.

Tudo de acordo os problemas apresentados por cada persona, alcançando o seu público com a maior precisão possível .

A segunda dica é ampliar os canais de atendimento que permitam conhecer as queixas, críticas, sugestões, reclamações e elogios da freguesia. Assim, você pode montar planejamentos estratégicos de ações conforme o que é mais expressivo em cada área de atuação da marca.

Quais são as 8 estratégias para aumentar as vendas do delivery?

Para concluir, apresentamos algumas ações que vão inspirá-lo a aperfeiçoar o serviço de entregas do seu estabelecimento e, consequentemente, conquistar mais clientes. Fique atento às sugestões e veja como é possível adaptá-las à sua realidade!

1. Crie um cardápio digital

Com ele, você mostra seus produtos e serviços de forma remota. Permitindo, assim, não só uma consulta rápida a eles, mas também a alternativa de aquisição, reservas e encomendas.

O interessante é que existem diferentes formatos de cardápio digital. Inclusive, modelos com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Para utilizá-lo, basta gerar um link de acesso a ele para as plataformas (Facebook Instagram, X etc.). Também é interessante que ele seja disponibilizado integralmente no site da marca, no perfil do WhatsApp Business e na página do Google Meu Negócio.

Além disso, priorize criar um cardápio digital com um gerenciador automático de pedidos e que tenha funcionalidades como responsividade e layou minimalista para facilitar a conferência das informações.

Tudo isso torna mais intuitivo para o cliente no momento de fazer o pedido. Assim, você recebe todas as solicitações que precisa, com o mínimo possível de chance de erros, otimizando o tempo de atendimento.

2. Tenha boas soluções logísticas

Esse pode ser um dos maiores desafios dos estabelecimentos: no delivery, o cliente não quer que problemas aconteçam em sua entrega. É possível que a contratação própria de profissionais possa ser mais um ponto de atenção e acabar sobrecarregando ainda mais quem faz a gestão do negócio.

Estabelecimentos parceiros do iFood contam com diferentes soluções logísticas, como o Entrega Fácil. Com essa solução, você consegue contar com o suporte de pessoas entregadoras nos pedidos feitos em qualquer canal, desde o cardápio digital até o telefone.

Uma das principais vantagens em contar com as soluções logísticas de um parceiro é que você não precisa contratar e treinar pessoas entregadoras e, ainda assim, sempre tem o número certo de profissionais conforme a demanda. Não há o risco de faltar pessoas entregadoras nos momentos de pico ou ter profissionais ociosos nos momentos mais calmos.

3. Faça divulgação nas redes sociais

O marketing digital é indispensável para alcançar resultados cada vez mais expressivos — ainda mais no cenário atual em que a presença da sociedade na rede só cresce dia após dia.

Afinal de contas, com ele é possível divulgar seus produtos/serviços, interagir ativamente com clientes e mostrar os seus diferenciais enquanto marca aos potenciais consumidores.

Para tanto, coloque o link do seu cardápio digital na bio do Instagram, do Tik Tok e do X. Ao contar com o Cardápio Digital iFood, você terá um link exclusivo para compartilhar nos canais de divulgação.

4. Conte com parceiros estratégicos

Com as tecnologias cada vez mais em alta, precisamos de parceiros estratégicos para ajudar no dia a dia. Isso vale tanto para o fornecimento dos melhores insumos para preparar pratos de qualidade, quanto para ter um bom canal de vendas que funcionará como uma vitrine importante para sua loja.

Por isso, ao escolher os parceiros para o seu negócio, entenda o quanto estão comprometidos em entregar a melhor experiência para seus clientes e, ainda, quais soluções são oferecidas para cada necessidade do seu empreendimento. Isso pode abrir as portas para alavancar de vez a sua empresa.

5. Atue no relacionamento com o cliente

Reclamações do atendimento de marcas circulam a todo o momento na internet. Com uma pesquisa rápida, você encontra desde simples comentários até vídeos longos do tipo “exposed” em que o usuários relatam o que vivenciam e sugerem abertamente boicotes públicos às empresas. Tudo isso pode afetar significativamente a reputação online de um estabelecimento.

Por isso, é fundamental promover um atendimento humanizado, acolhedor e resolutivo. Além disso, trabalhar o atendimento pós-venda é essencial, pois demonstra que a empresa não está focada apenas em vender e lucrar, mas em garantir uma experiência de qualidade para o público.

6. Crie um plano de fidelidade

O plano de fidelidade foca na criação de vínculo do cliente com a marca. Para isso, oferta ações que são do interesse do consumidor e que o levam a aumentar a frequência de compras. Por exemplo:

  • cupons;
  • brindes;
  • promoções exclusivas;
  • combos especiais;
  • vale-compras e muito mais.

Para tanto, basta que ele se cadastre e cumpra com os objetivos do programa (como fazer quatro compras de R$ 25 ou solicitar 10 entregas na semana). Com isso, as pessoas criam um hábito de consumo com seus produtos/serviços e ainda falam dela para amigos, familiares e conhecidos.

7. Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto são uma ótima oferta para atrair clientes novos para sua loja. É comum que algumas pessoas busquem comprar de lojas que já conhecem e já têm uma relação.

Nesse cenário, o cupom de desconto serve como um incentivo de compra para que o cliente conheça seu produto e ainda adquira produtos e/ou serviços mais de uma vez. Após efetivar a venda, seu papel é encantar e fidelizar o cliente.

8. Faça promoções

Outro ponto útil sobre como vender mais no delivery é, justamente, fazer promoções. Você pode reduzir o valor de determinado produto para aparecer nas abas promocionais do aplicativo ou então atrair a atenção do cliente nas redes sociais. Independentemente da forma, esse é uma ótima estratégia para atrair a atenção dele e aumentar as vendas.

Você também pode trabalhar com promoções para itens específicos, como os combos de produtos que seguem justamente a abordagem do cross selling para aumentar o ticket médio das vendas.

Outra sugestão é ter um cardápio com pratos promocionais fixos por dia. Por exemplo, quarta do caranguejo, quinta da feijoada e por aí vai. Cada um deles com um valor acessível ou promocional.

Há um conjunto de estratégias que você pode adotar e adaptar, conforme a necessidade, para aumentar as vendas do delivery. Porém, lembre-se de sempre valorizar os seus produtos e oferecer uma boa experiência aos seus clientes. Além de conquistar novos consumidores, o aumento nas vendas serve para fidelizar mais pessoas com seus produtos. Por isso, preze sempre pela qualidade e bom relacionamento.

Tudo pronto para aumentar as vendas no seu delivery? Então não perca tempo, baixe este e-book sobre promoções no iFood e prepare-se para atrair e fidelizar cada vez mais os clientes!

Respostas de 58

  1. Gostaria de começar a vender só que não tenho cnpj, gostaria de vender com meu CPF não teria como?

  2. Gostaria de começar a vender mas não tenho cnpj gostaria de começar com meu CPF não tem como?

  3. Olá boa noite ,tudo bem eu estou precisando de ajuda do ifood e primeira vez que cadrastrei no ifood esse de abril só fiz um pedido isso pra mim não é normal será que o ifood pode ajudar

    1. Oi Wanda! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  4. Olá, já faz 10 dias que não cai um pedido no meu gestor. Já fiz 2 pedidos teste com suporte do ifood, mas não cai nada.

    1. Oi Érika! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  5. ola boa noite ja fiz a estrategia dos 8 passos aqui descrito e meu ifood toca uma vez ou outra meu ramo e de marmitaria e ja to a 5 meses no ifod e so taxa de tudo e pouquissimo pedido gostaria de saber o q mais posso fazer

  6. Minha Loja fica em São Paulo, Zona Sul, tenho uma Pizza diferenciadas no tamanho as pizzas comum na minha região são de 8 pedaços e 35cm, além desta tenho 10 fatias de 40cm e 12 fatias 45cm, somos os únicos da região com estes tamanhos.
    Como faço para destacar estes produtos na plataforma?

  7. Olá, equipe do iFood,

    Boa tarde! Meu nome é Marcia Magalhães Koto e sou proprietário de uma pizzaria localizada na Zona Sul de São Paulo, no bairro Capão Redondo. Estou entrando em contato para solicitar uma atenção especial para alguns dos nossos produtos exclusivos que têm gerado grande aceitação entre os nossos clientes.

    Na nossa região, as pizzas comuns têm 8 pedaços e 35cm, mas nós nos destacamos ao oferecer pizzas maiores e diferenciadas: temos uma pizza de 10 fatias com 40cm e outra de 12 fatias com 45cm, sendo esta última única na nossa área. Essas pizzas são um diferencial competitivo importante e estão tendo uma excelente aceitação pelos nossos clientes.

    Gostaria de pedir a ajuda da equipe do iFood para destacar esses produtos na plataforma. Apesar de nossas tentativas anteriores de contato com o suporte, ainda não obtivemos retorno. Acredito que, com uma melhor visibilidade dessas pizzas, podemos atender a um público ainda maior que busca por esse tipo de produto exclusivo.

    Estamos à disposição para quaisquer informações adicionais que possam ser necessárias. Agradeço desde já pela atenção e espero contar com o apoio do iFood para alavancar ainda mais o sucesso desses produtos.

    1. Oi, Marcia. Que legal! ❤️ É importante checar sempre no seu Painel de Desempenho quais são os indicadores que deseja melhorar. Caso precise de mais visitas, o iFood Anúncios é uma ferramenta de estratégia que faz você aparecer no topo do ranking de busca e na barra de busca do App. Também pode ser interessante revisitar seu cardápio, criar combos, ou associar alguma outra promoção com cupom para aumentar a conversão.

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