Como ter um bar temático: as melhores dicas para montar o seu!

Quer investir em um bar temático com grandes chances de sucesso? Descubra, neste post, algumas dicas sobre como fazer isso!

Se você quer abrir um estabelecimento, apostar em um bar temático pode ser uma ideia interessante e com alto potencial de lucratividade. Mas é importante ter em mente que o ramo é bastante concorrido, e investir em uma estrutura específica é a melhor forma de chamar a atenção do público.

Além disso, quem empreende no setor de bares e restaurantes precisa surpreender o mercado. Nesse sentido, a criatividade é o segredo para o sucesso do empreendimento. Fatores relevantes que vão desde a decoração até a escolha dos itens servidos são detalhes que tornam o local ainda mais atrativo.

Se está pensando em montar um bar temático que seja referência na cidade, confira as dicas a seguir e saiba como fazer isso!

Defina o conceito

O primeiro passo para iniciar seu negócio é colocar todas as ideias e objetivos no papel, com detalhes. Isso permite que você veja o estabelecimento antes de ele funcionar, proporcionando uma noção do que pode ou não ser feito.

Separe um bom tempo da sua rotina para fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto, inclusive no que se refere a nomes de bar, no sentido de causar impacto comercial.

Durante essa etapa de planejamento, considere fatores como:

  • o valor que tem disponível para investir;
  • os temas mais promissores;
  • os clientes que deseja atrair;
  • o tamanho da estrutura.

Escolha uma boa localização

Saber qual é a localidade ideal é uma estratégia decisiva para o sucesso do seu bar temático. É preciso estar no caminho de passagem do público, perto de algum ponto atrativo e movimentado, a fim de favorecer o acesso ao estabelecimento e garantir que ele seja visto por muita gente.

Para isso, estude a região em que pretende atuar. Não se esqueça de definir o perfil de clientes a ser atendido, considerando características como cultura, gostos, hábitos e poder aquisitivo, entre outros aspectos que achar relevante na sua avaliação.

É muito vantajoso estar próximo a ambientes educacionais para jovens adultos, como escolas técnicas, cursinhos pré-vestibulares ou universidades. Além disso, para atingir o público adulto que quer espairecer e relaxar após o trabalho, escolher pontos como avenidas comerciais ou áreas de escritórios trará provavelmente resultados a curto prazo para o seu bar temático.

O bairro precisa oferecer todos os acessos urbanos que beneficiam o fluxo de pessoas, tais como:

  • ruas pavimentadas;
  • estacionamentos nas proximidades;
  • energia elétrica;
  • recolhimento de lixo;
  • policiamento;
  • transportes urbanos;
  • serviços bancários;
  • infraestrutura hídrica e de saneamento.

Por fim, é necessário deslocar-se até a prefeitura municipal para abrir um estabelecimento conforme a lei de zoneamento e obter o alvará de funcionamento. Dessa forma, você se certifica da possibilidade de comércio na região de interesse.

Invista em uma boa infraestrutura

As demandas para abrir um bar temático são idênticas a qualquer outro estabelecimento do serviço alimentar. É preciso ter um espaço adequado para colocar uma quantidade considerável de mesas e cadeiras e um balcão para servir a clientela. Também é necessário ter uma cozinha devidamente equipada para preparar petiscos, porções e pratos especiais.

Além disso, você precisará de área de estoque, área administrativa, banheiros e estacionamento. Este último faz toda a diferença em localidades movimentadas, pois dá maior comodidade ao público que chega com veículo próprio.

Os detalhes mencionados correspondem à infraestrutura básica necessária para abrir qualquer tipo de bar. Mas é importante reforçar que o seu bar será temático. É necessário considerar o tema e fazer uma pesquisa ampla para encontrar todos os adereços necessários a fim de dar as características da ambientação escolhida.

Invista bem no conceito, pois esse será o seu diferencial para chamar a atenção dos potenciais frequentadores. Cuide de todos os detalhes para que o ambiente ganhe forma e tenha originalidade.

Crie um ambiente atrativo para seu público

O objetivo é fazer com que os visitantes entendam exatamente o que o ambiente está dizendo. Invista para que as pessoas se sintam parte do “mundo paralelo” que você criou. O público precisa mergulhar no tema escolhido e ficar encantado assim que pisar os pés no seu estabelecimento.

O tamanho do local não importa muito, mas é preciso que ele ofereça uma experiência memorável para aqueles que estão ali. Não exagere para evitar poluição visual ou outros problemas — afinal, coisas simples e intuitivas fazem toda a diferença.

Para potencializar a ideia e criar diferenciais, você pode:

  • aplicar um jogo de luzes criativo;
  • destacar as bebidas mais pedidas na prateleira do bar;
  • usar cores que transmitam alegria, descontração e calor, como amarelo, laranja e vermelho (ou outra paleta de cores que combine com o tema);
  • promover eventos temáticos;
  • optar por alternativas sustentáveis e de fácil higienização.

Tenha um cardápio atrativo

O cardápio deve fazer parte do marketing estratégico do seu estabelecimento, pois é o cartão de visitas. Para isso, pesquise sobre o que seu público-alvo gosta de consumir e monte um cardápio atrativo com base no tema do seu bar. O segredo está em causar uma impressão positiva e despertar o interesse das pessoas.

O cardápio precisa ter duas versões: digital e física. Deve também contar com um visual intuitivo para aguçar a curiosidade e despertar o desejo de consumo na clientela.

Para deixar o menu do seu bar mais interessante:

  • destaque o carro-chefe da casa;
  • crie nomes criativos e compatíveis com o tema do bar para os itens;
  • descreva pratos, porções e bebidas com detalhes;
  • utilize imagens que valorizam os produtos oferecidos.

Por fim, opte por um cardápio minimalista inteiramente focado na temática do estabelecimento, pois um número enxuto de ofertas ajuda a garantir um trabalho mais eficiente, ao menos de início.

Encontre bons fornecedores

Não escolha mercadorias somente pela exclusividade ou baixo preço. Considere o que é atrativo para o seu público e, com base nisso, busque por fornecedores que atendam às suas demandas.

Não adianta ter um cardápio variado, se as bebidas e os pratos não forem preparados com ingredientes de boa procedência. Então, na hora de montar ou repor seu estoque, compare preços, qualidade e prazos de entrega, além de criar parcerias com diversos fornecedores para não ficar na mão.

Ofereça experiências diferenciadas

A fidelização surge a partir de uma ótima experiência vivenciada pela clientela. Logo, as opções de entretenimento podem ser um diferencial para atrair clientes e fazê-los frequentar o seu estabelecimento a médio e longo prazo. Veja algumas sugestões:

  • degustação de vinhos e queijos;
  • rodízio de petiscos;
  • karaokê (com área reservada);
  • telões para transmitir filmes, séries, documentários e eventos relacionados ao tema do bar;
  • jogos de tabuleiro;
  • sinuca.

No caso de música ao vivo, a recomendação é priorizar um volume mediano, para que as pessoas possam apreciar a música e conversar ao mesmo tempo. Outras iniciativas interessantes são as promoções temáticas, programas de fidelidade, a divulgação massiva do estabelecimento nas redes sociais e um cardápio com combos de bom custo-benefício.

O segredo para montar um excelente bar temático está em colocar essas recomendações em prática e integrá-las aos objetivos de marketing do seu negócio. Por fim, não se esqueça de cadastrar o seu estabelecimento em aplicativos de entrega para que tenha maior alcance e visibilidade na sua região.

Que tal aprender mais sobre marketing para seus negócios? Confira um guia completo para divulgar o seu empreendimento!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

11/07/2024

Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as ...

10/07/2024

Case de sucesso: entenda como o Forno Paulista voou com o iFood

10/07/2024

Como transformar o Dia Mundial do Rock em uma oportunidade de vendas