As pessoas empreendedoras do ramo alimentício que desejam se tornar protagonistas dos seus negócios precisam ficar de olho nas tendências do mercado. Quando o assunto é tecnologia, então, nem se fala! O ChatGPT, por exemplo, é uma ferramenta muito em alta no momento, e não sai das discussões nas redes sociais.
Esse recurso de Inteligência Artificial (IA) está sendo usado para os mais diversos fins — desde criar um texto para compor um e-mail até resolver problemas matemáticos, gerar um roteiro de vídeo ou, acredite, escrever um poema. Mas o que isso tem a ver com o seu estabelecimento? Dá para usar o ChatGPT a favor do seu negócio?
Continue a leitura para conhecer mais sobre o chatGPT e como ele pode ser usado no seu negócio!
O que é ChatGPT?
O ChatGPT é uma grande base de dados que usa Inteligência Artificial (IA) para responder às mais variadas solicitações. Essa ferramenta conversacional online está entre as novas tecnologias que vêm revolucionando o mercado de trabalho, a educação e a sociedade em geral.
Ela foi criada em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI, e sua sigla significa “Generative Pre-Trained Transformer”. Ou seja, o ChatGPT é um chat transformador pré-treinado para gerar conversas. Difícil de entender? Um pouco, mas, na prática, é algo bem simples.
A ferramenta foi desenvolvida com um modelo de linguagem baseado em aprendizagem profunda (deep learning) e aprendizado de máquina (machine learning). Não se preocupe tanto com os termos em inglês! Eles nada mais são que braços da IA, permitindo que um computador aprenda sozinho, com base em repetições.
Como? O ChatGPT utiliza um algoritmo baseado em redes neurais. Ele ajuda o programa a estabelecer uma conversa com você por meio de um imenso volume de dados. Assim, consegue gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando que você faça.
Como acessar o ChatGPT?
O ChatGPT pode ser usado gratuitamente. Ao acessar o site oficial, você cria uma conta e já começa a utilizar a ferramenta como quiser. Porém, devido aos muitos acessos, pode ser que a versão gratuita fique indisponível, ou apresente travamentos durante o seu uso.
Por mais que a OpenAI seja uma empresa sem fins lucrativos, ela ainda avalia se vai manter o ChatGPT gratuito ou não — a versão paga já é uma opção para quem deseja aproveitar mais recursos da ferramenta. A ideia da versão grátis é que os usuários façam testes e deem feedbacks construtivos, ajudando na otimização do serviço.
Como usar ChatGPT no seu negócio?
Esse papo parece estar muito distante da sua realidade? Trazendo para o dia a dia de um restaurante, por exemplo, a ferramenta pode ajudar em vários aspectos quando se trata de uma equipe reduzida e multitarefas — desde a otimização do tempo, por automatizar algumas atividades, até a melhoria no relacionamento com os clientes.
Veja como é possível aproveitar essa nova tecnologia para as rotinas do seu estabelecimento!
Criar legendas para as redes sociais
O ChatGPT pode ser de grande valia naqueles dias em que não estamos tão criativos. Dá para gerar, por exemplo, um texto de legenda que engaje a audiência nas redes sociais do seu negócio, como em um post no Instagram. Você pode dar o seguinte comando ao chat:
“Escreva uma legenda para um post no Instagram sobre um restaurante que abriu recentemente e entrega marmitas”.
Com base nisso, a ferramenta vai entender que precisa atender ao formato das publicações daquela plataforma, entregando o texto do jeito que você precisa. Mas não vá copiando e colando sem ao menos revisar, ok?
Você pode aprimorar o conteúdo e fazer uma publicação mais personalizada, dando um toque especial ou criando uma assinatura pessoal para o seu negócio, por exemplo. Aproveite o ChatGPT, mas sem deixar seus posts robotizados — humanize ao máximo a mensagem!
Gerar mensagens em datas especiais e de agradecimento
A humanização também passa muito pelo fato de o empreendedor se lembrar do aniversário dos clientes. Então, se você não tem muito jeito para isso ou sofre de bloqueio criativo, é possível pedir ajuda ao ChatGPT.
Peça que ele formule uma mensagem de parabéns aos seus clientes, ou até mesmo uma mensagem de agradecimento por confiar no seu negócio. Personalize com o nome da pessoa e, depois, é só enviar pelo WhatsApp.
Se quiser, também pode entregar essa mensagem junto ao pedido da pessoa, caso você trabalhe com delivery. Afinal, quem é que não gosta de uma surpresa assim?
Ter boas ideias para campanhas e promoções
Assim como legendas para as redes sociais e mensagens em datas especiais, o ChatGPT pode ser usado para pensar em chamadas persuasivas de promoções e até títulos atrativos para uma campanha ou cardápio sazonal.
Ao fornecer uma orientação clara à ferramenta do que ela deve gerar, você consegue ter percepções valiosas, que ajudarão a saber quais palavras, estruturas e construções mais impactam a sua audiência.
E tem mais! A ferramenta ajuda você a fazer um mapeamento dos seus concorrentes, além de pesquisas de mercado, para que as suas campanhas acertem em cheio nas promoções.
Planejar seu marketing viral e de conteúdo
Se você se preocupa com a presença digital do seu negócio, é importante veicular conteúdos de qualidade nos mais variados formatos, visando impactar o público certo. Para ajudar você a organizar as ideias e pensar na melhor estratégia, o ChatGPT pode servir de suporte na elaboração de campanhas de marketing.
O marketing viral, por exemplo, ajuda você a alcançar o maior número possível de pessoas, que acabam compartilhando o que viram. Conteúdos com dicas para o fim de semana e curiosidades sobre um prato específico? O ChatGPT cria para o seu negócio engajar os seguidores e atrair novos clientes.
Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, falou sobre a importância do gerenciamento de redes sociais de restaurantes. Ele enfatizou ser uma boa prática evitar propagandas que interrompem o entretenimento das pessoas, usando, em vez disso, o marketing de conteúdo.
“Por meio de um conteúdo interessante, a pessoa vai sendo atraída. Se ela ver que aquilo vai resolver o seu problema, ela se tornará cliente”, afirma.
Outro ponto destacado por ele é que o estabelecimento nem sempre precisa de “ferramentas complexas e uma equipe muito grande na hora de fazer marketing”. Com o ChatGPT agora, nem se fala, né? É possível criar conteúdos valiosos, aumentar a presença digital e conquistar mais clientes.
Será que o ChatGPT vai substituir os humanos?
Você deve ter notado que a Inteligência Artificial até serve de suporte, mas não consegue substituir as pessoas. Afinal, alguém ainda precisa dar os comandos à ferramenta, certo? Outra coisa: as respostas do ChatGPT nem sempre são perfeitas — cabe a você fazer os refinamentos e ajustes necessários, antes de aplicá-los aos canais do seu negócio.
Essas tecnologias são criadas visando a automação de processos mais operacionais, de um jeito que os empreendedores possam se empenhar nas atividades estratégicas. O ChatGPT é um bom exemplo disso, e pode ser um excelente aliado na elaboração de toda uma estratégia de marketing digital para atrair e fidelizar consumidores.
Curtiu saber mais sobre o ChatGPT? Aproveite e confira mais informações e novidades do seu mercado de atuação. Veja o que preparamos sobre o futuro da indústria de alimentos no Brasil!
3 respostas
Legal muito interessante
That’s great, thanks for sharing. شركة تنظيف مكيفات بالدمام