Franquia de supermercado: o que é, vantagens e valor

Uma franquia de supermercado é um negócio com bom potencial de ganhos. Saiba mais sobre esse modelo e como ingressar no empreendedorismo!

O modelo de franchising é um caminho mais seguro para entrar no mundo do empreendedorismo, ainda que existam riscos. Uma franquia de supermercado é uma oportunidade mais recente que surgiu nesse segmento — e pode ser um bom investimento com alto potencial de retorno.

Afinal, o desempenho das franquias de alimentação é positivo, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referentes ao 1º trimestre de 2025. Segundo o relatório, o segmento de comercialização e distribuição de alimentação registrou um faturamento de R$5,890 bilhões no período. Em 12 meses, o total fi de R$24,118 bilhões.

E você, também quer fazer parte dessas estatísticas? Entenda melhor sobre o setor, saiba como funciona, seus prós e contras, além de outros detalhes. Confira!

O que é franquia de supermercado?

Franquia de supermercado é um modelo de negócio em que você abre uma unidade de uma marca já conhecida e tem acesso ao método de funcionamento, gestão, divulgação, operação e treinamento dos colaboradores, isto é, o know-how. Você pode abrir uma loja de bairro, ter um mercado autônomo e até um atacado.

Durante o período de parceria, você tem a licença da marca e pode explorar seus produtos e serviços da maneira definida no contrato de franquia. Devido a essas características, existe uma taxa de falência menor quando se compara a negócios tradicionais.

Tanto é que o relatório da ABF indicou que, no 1º trimestre de 2025, 4,4% das unidades foram abertas, enquanto 1,6% foram encerradas. Portanto, a chance de você alcançar bons resultados é maior.

Quais são as vantagens de abrir uma franquia de supermercado?

As vantagens de abrir uma franquia de supermercado são variadas. Entre as principais estão:

  • suporte constante da franqueadora, com implementação de estratégias de marketing, treinamento, operação de loja e gestão de estoque;
  • reconhecimento da marca no mercado, o que assegura uma base de clientes mais sólida;
  • processos padronizados, com uma operação eficiente e menos erros, o que garante a vantagem competitiva necessária no setor supermercadista;
  • plano de negócios bem estruturado, com menos oportunidades para falhas;
  • identificação de todos os custos envolvidos na operação;
  • gastos menores em campanhas de marketing.

Na prática, você tem todo o auxílio de uma empresa consolidada. Então, basta colocar em prática tudo o que foi acordado no contrato de franquia para atingir os resultados.

Quais são as desvantagens de ter uma franquia de supermercado?

As desvantagens de ter uma franquia de supermercado são:

  • menor autonomia, já que você deve seguir as regras da empresa franqueadora;
  • rigidez nos padrões e procedimentos, pois quem é a marca que determina os processos;
  • dependência da franqueadora;
  • pagamento de taxas, como royalties.

De qualquer forma, abrir uma franquia é uma decisão válida, especialmente se você quer entrar no mundo do empreendedorismo sem começar totalmente do zero.

Como abrir uma franquia de supermercado?

Faça uma pesquisa para escolher a marca

O primeiro passo para abrir uma franquia de supermercado é pesquisar as marcas disponíveis e verificar aquela mais adequada aos seus critérios. Acesse as informações, converse com franqueados, visite as unidades da empresa e tente entender melhor as dinâmicas financeira, operacional e comercial.

Verifique, também, a reputação e a credibilidade da marca. Tenha certeza de que suas práticas são corretas e idôneas para evitar problemas futuros.

Conheça os tipos de franquias do setor

No segmento de franquias de supermercado, há várias categorias nas quais você pode investir. As principais possibilidades são:

  • franquias de supermercados tradicionais: são estabelecimentos maiores e com diversidade de produtos e serviços. A vantagem é atender um público maior, mas o investimento inicial também é mais alto;
  • franquias de mercados de bairros: focam a comunidade em que estão inseridas. Oferecem um atendimento personalizado aos clientes e costumam contar com produtos frescos;
  • franquias de minimercados: são lojas pequenas e voltadas para a praticidade e rapidez nas compras. Normalmente, localizam-se em setores comerciais ou residenciais, desde que tenha elevada circulação de pessoas;
  • franquia de atacado: são estabelecimentos de grande porte e focados na venda de produtos em grande quantidade. Também exige um investimento inicial mais elevado;
  • franquia de mercado virtual: você opera o negócio apenas de forma online por meio de uma plataforma específica. Ainda assim, tem acesso ao know-how da franqueadora com custo baixo;
  • franquia de mercado autônomo: é uma loja em que você disponibiliza os produtos e o próprio cliente faz sua compra. O pagamento e a retirada do item são realizados pelo consumidor. É um modelo muito usado em condomínios, hotéis e lugares comerciais e exige um baixo investimento inicial.

Converse com a marca

Após escolher a franqueadora e definir o modelo de negócio, está na hora de conversar com a marca. Agende a entrevista e tire todas as suas dúvidas. Entre as perguntas importantes estão:

  • valor da franquia;
  • exigências da marca;
  • requisitos a cumprir;
  • prazo médio de retorno do investimento;
  • suporte oferecido;
  • know-how da franqueadora;
  • taxas a pagar.

Considere os custos e compare ao seu orçamento

Dependendo do tipo de negócio escolhido, o investimento será mais alto ou baixo. Por exemplo, uma franquia de mercadinho exigirá um orçamento menor, enquanto a de um supermercado ou atacado vai requerer um montante maior.

Ainda que sejam franquias de custo baixo, vários gastos podem estar envolvidos. É o caso de reformas do ponto de venda, aluguel do ponto comercial, compra de estoque, taxas e folha de pagamento.

Analise a Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento oferecido antes da assinatura do contrato que traz todas as informações relevantes. Você verá o tempo de retorno do investimento, valores a investir, ex-franqueados e lista dos atuais, dados sobre a situação financeira da marca etc.

Analise todos os detalhes, converse com os franqueados (inclusive os que já deixaram de estar nessa posição) e peça ajuda de um advogado. Dessa forma, você tomará sua decisão de forma embasada.

Se aceitar, basta assinar o contrato e seguir as próximas etapas conforme orientação da franqueadora. Essas etapas valem para uma franquia de minimercado ou para a de um supermercado, isto é, qualquer negócio desse setor.

Qual o valor das franquias de supermercado?

O valor das franquias de supermercado varia conforme o modelo de negócio e a marca. De modo geral, você precisará investir a partir de R$20 mil, sendo que o teto pode superar R$1 milhão. A quantia abrange estoque, taxas, mobiliário, equipamentos e outros fatores.

Franquias de custo baixo no ramo de supermercados

As franquias de custo baixo no ramo de supermercados são aquelas que funcionam de modo online, mercado autônomo, minimercado e lojas que atuam em bairros. Esses estabelecimentos também podem estar em condomínios, um modelo mais econômico e sem colaboradores.

Portanto, existem várias oportunidades, com valores que iniciam em R$20 mil. Assim, é mais fácil ter o seu negócio, já que a quantia exigida é mais baixa.

Vale a pena franquia de supermercado?

Vale a pena franquia de supermercado, desde que você se planeje com cuidado e verifique a viabilidade do negócio. Também tenha atenção ao capital de giro, já que esse valor servirá para o funcionamento da sua empresa.

Como ter um delivery em uma franquia de supermercado?

Para ter um delivery em uma franquia de supermercado, você precisa verificar a possibilidade com a marca e abrir o seu perfil no iFood. A partir disso, pode ter logística própria ou contar com a entrega parceira do aplicativo por meio do Sob Demanda.

Assim, você tem a chance de alcançar um público maior e aumentar seu faturamento. Sem contar que, além do reconhecimento da marca, contará com a visibilidade que só o maior aplicativo de delivery pode oferecer.

Agora, está na hora de você tomar sua decisão sobre abrir uma franquia de supermercado e ver se essa é a melhor alternativa para a sua realidade. Analise todos os aspectos listados e compare com o orçamento disponível. Com base nos dados, suas chances de sucesso são ainda maiores.

E você, quer entender melhor o modelo de franchising? Veja tudo o que você deve saber sobre como funciona uma franquia.

Foto de Por João Barcelos

Por João Barcelos

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