Mesmo com o monitoramento contínuo das operações, a indisponibilidade logística pode acontecer. Essa situação é caracterizada pela falta de disponibilidade de um serviço durante o tempo total em que deveria estar funcionando.
Em julho de 2024, aconteceram duas situações de indisponibilidade da entrega parceira iFood. Uma delas foi relativa a um problema sistêmico, o que levou ao fechamento de praças e restrições de raio. No dia seguinte, fatores climáticos e um volume grande de pedidos também causaram dificuldades nas operações.
Nesse cenário, muitas lojas parceiras têm dúvidas sobre o que vai acontecer com os pedidos e os cancelamentos. Será que isso afeta os indicadores de desempenho da loja? Como o iFood lida com essa situação? Vamos responder essas dúvidas neste post. Confira!
O que é indisponibilidade logística?
A indisponibilidade logística é o tempo em que o serviço de entrega de pedidos não está funcionando em comparação com o período total em que deveria estar sendo fornecido. Nessa situação, há problemas no delivery, o que impacta as operações de lojas parceiras e a satisfação dos clientes.
Os segredos da logística são: fazer uma boa gestão de estoque, gerenciar pedidos e entregar os itens no prazo. Quando há uma indisponibilidade, um ou mais desses pilares é prejudicado — e isso se reflete no seu negócio.
Mas não precisa se preocupar. Quando a entrega parceira iFood fica indisponível, algumas medidas são tomadas para evitar prejuízos às lojas.
O que a indisponibilidade logística pode causar?
A indisponibilidade logística pode causar problemas na experiência do cliente, gerar cancelamentos e levar a prejuízos financeiros devido à queda nas vendas. Em casos mais graves, também impacta a reputação da marca, já que há redução da confiança dos consumidores.
É claro que situações pontuais podem acontecer. Ainda assim, é importante considerar as boas práticas de logística para delivery a fim de evitar problemas.
No caso do iFood, estamos sempre buscando realizar melhorias que atendam às necessidades das lojas parceiras. É o nosso Compromisso de Melhoria Contínua, que está sempre em busca de aperfeiçoar processos e fazer com que o seu negócio tenha mais chance de sucesso.
O que saber sobre indisponibilidade logística na entrega parceira iFood?
1. Os pedidos cancelados são reembolsados automaticamente
O histórico de cancelamento é negativo para o restaurante. No entanto, em uma situação de indisponibilidade logística, os pedidos anulados pelo cliente são reembolsados de forma automática em caso de áreas de entrega parceira, inclusive no Plano Entrega Flex.
Por outro lado, se você usar a logística pontualmente pelo Sob Demanda, o serviço já fica indisponível antes da solicitação. Assim, sua loja pode se organizar para que a entrega seja feita por meio de frota própria.
2. As avaliações são protegidas
Os atrasos nas entregas geram avaliações ruins por parte dos clientes. Caso isso aconteça com seu restaurante devido a problemas na logística do iFood, esses comentários não são publicados. Além disso, a pontuação média não é impactada.
3. Não há impacto na nota do Programa Super
Você tem o selo de Super? Não precisa se preocupar no caso de haver indisponibilidades logísticas nas lojas parceiras iFood.
Isso porque os cancelamentos por atraso ou falta de confirmação devido ao fechamento de praças não interferem na nota do programa. Da mesma maneira, a indisponibilidade de pessoas entregadoras também é desconsiderada.
4. Os pedidos são pagos em caso de cancelamento após coleta do entregador
Em uma situação de problemas logísticos, a indisponibilidade pode gerar dificuldades na entrega. Esse é o caso da pessoa entregadora fazer a coleta do pedido, mas ser impedida de chegar ao cliente por problemas climáticos. Nesse caso, o pagamento é feito normalmente para a loja parceira.
5. O suporte ao parceiro é total
Qualquer situação que ultrapasse os problemas citados pode ser conferida diretamente com o time de atendimento do iFood. Você pode acessar via chat no Gestor de Pedidos ou no App do Parceiro, conversar com nossa equipe e sanar as suas dúvidas.
Vale lembrar que todas essas situações são válidas para situações de indisponibilidade logística nas lojas parceiras iFood. Portanto, não são aplicadas para qualquer cenário.
Ainda assim, é importante ter acesso a essas informações e saber o que está previsto. De qualquer maneira, saiba que temos equipes em constante monitoramento para evitar problemas e solucionar qualquer imprevisto com rapidez.
Essas medidas fazem parte, aliás, do nosso Compromisso de Melhoria Contínua. Por isso, explicamos o que é a indisponibilidade logística e como essa situação é tratada. Desse modo, você tem a segurança necessária de que não terá prejuízos.Então, que tal saber mais sobre como tentamos sempre fazer melhor no iFood? Confira nosso Compromisso de Melhoria Contínua e entenda como isso impacta as suas operações no dia a dia.