Se você acha que a organização de produtos é aleatória, saiba que essa atividade requer muito planejamento. É importante estruturar o layout de supermercado da forma certa para vender mais e facilitar a rotina das pessoas que trabalham no local.
Aliás, mesmo que você queira apenas montar um mercadinho, isto é, um estabelecimento menor, a disposição dos produtos faz toda a diferença. Pelo menos, foi o que a McKinsey identificou. Segundo o levantamento realizado, essa questão pode elevar as vendas em 15%.
Por quê? A resposta passa por trazer mais visibilidade e incentivar as compras, inclusive aquelas impulsivas. Neste post, vamos explicar melhor a importância do layout em supermercados e quais são os tipos, os benefícios e as boas práticas. Confira!
O que é um layout de supermercado?
Um layout de supermercado é a disposição de equipamentos, móveis e produtos no estabelecimento físico. O objetivo é colocar os itens em lugares estratégicos para atrair clientes e impulsionar as vendas por meio da influência nas decisões de compra dos clientes.
Quando a organização dos itens é feita de modo inteligente, o fluxo de clientes melhora, a ocupação do espaço é mais bem aproveitada e as pessoas têm uma boa experiência ao escolher produtos e serviços.
Quais são os tipos de layout de supermercado?
Existem diferentes tipos de layout de supermercado disponíveis para você escolher. Confira quais são os principais modelos:
- de grade: é o padrão de organização fácil, que ajuda o comprador encontrar o produto desejado;
- de caminho forçado: direciona o cliente a passar por determinado corredor do supermercado;
- em loop: define caminhos claros para as pessoas passarem;
- misto: combina diferentes tipos para tentar atingir o melhor resultado;
- simples: deixa os produtos organizados de maneira prática.
Agora, você deve pensar: qual o melhor layout de supermercado? A resposta passa por análise do tamanho do estabelecimento, mix de produtos oferecidos, hábitos dos seus clientes, posicionamento da marca e objetivos perseguidos.
Portanto, não existe uma fórmula única, que deixará evidente qual é a melhor alternativa para você. Caso não tenha certeza, uma dica é fazer uma análise de concorrência para descobrir o que outros empresários fazem e o que seria mais interessante.
De toda forma, sempre pense na sua realidade. Por exemplo, para o layout de supermercado pequeno, pense na otimização do espaço e no destaque de produtos mais vendidos. Também coloque as gôndolas em lugares estratégicos e acessíveis, assim como uma sinalização clara para que os clientes explorem a loja.
Já um layout de limpeza no supermercado é diferente. Exige um setor separado para os produtos e você pode dispô-los em blocos (reunião de itens de determinada marca), vertical ou horizontal.
Também vale a pena utilizar o App Separador do iFood. Com ele, você espelha o layout do seu supermercado após sua finalização e, quando tiver um novo pedido, os itens vêm na sequência da ordenação dos corredores. Assim, o tempo de separação do pedido é reduzido significativamente.
Quais são os benefícios de um layout de supermercado?
O layout de supermercado traz vários benefícios para os estabelecimentos que adotam a prática. As maiores vantagens são:
- aumento das vendas e do faturamento;
- melhor experiência para o cliente, já que as compras ocorrem com mais agilidade;
- facilidade na reposição de mercadorias;
- simplicidade no picking de produtos, isto é, separação dos pedidos voltados para entrega;
- acessibilidade e visibilidade das ofertas para os clientes;
- variedade de opções para a exposição de novos produtos.
É importante destacar que essa questão não é relevante somente para grandes supermercados. O layout de mercadinho de bairro é tão útil quanto a organização de grandes empreendimentos. Afinal, por ter um espaço menor, a otimização da disposição dos produtos contribui para o alcance de melhores resultados.
Por sua vez, o layout de hortifruti no supermercado se refere à organização de FLVs, isto é, frutas, legumes e verduras. No entanto, esse conceito abrange outros aspectos também, como a capacidade de evitar perdas de alimentos.
Como organizar o layout de um supermercado?
Conheça os modelos de organização
Saiba quais são os modelos de organização de layout para gôndolas de supermercado, prateleiras, nichos etc. Você pode utilizar as seguintes possibilidades:
- vertical: facilita a visão dos clientes;
- horizontal: enfileira os produtos em níveis, o que traz dificuldade de visualização;
- em blocos: a separação ocorre com base em marca ou tipo de produto. A vantagem para o cliente é a simplicidade para comparar os preços;
- sazonal: é um modelo ideal para datas comemorativas, como festa junina e Natal.
Você pode usar todas essas estratégias, a depender do contexto. De toda forma, indica-se conhecer as vantagens e as desvantagens de cada uma das opções para decidir qual é a mais adequada para cada caso.
Utilize os níveis das prateleiras de forma estratégica
Os produtos nas prateleiras devem ser dispostos de maneira estratégica. As dicas são as seguintes:
- acima da cabeça: ofereça itens necessários, mas com pouco giro;
- na altura dos olhos: coloque as mercadorias de mais destaque, com mais rentabilidade e demanda. Indica-se inserir, também, os produtos que levam a compras impulsivas, como chocolates;
- na cintura: nessa altura, deixe os itens com boa rotatividade e demanda, já que a visibilidade é boa;
- abaixo da cintura: prefira colocar mercadorias com preço mais baixo e alta rotatividade;
- no chão: opte por deixar itens mais pesados, a fim de evitar avarias e acidentes.
Para ficar mais claro, imagine que você fará o layout para limpeza no supermercado. Nesse caso, você pode deixar na altura dos olhos os detergentes, que costumam ter alta saída.
Já aquelas embalagens econômicas, que costumam ser grandes, prefira colocar abaixo da cintura ou no chão, conforme o tamanho. Dessa forma, você evita que alguém esbarre na prateleira e o produto caia, estourando a embalagem ou machucando os pés de um cliente.
Desenvolva um planograma
O planograma é um documento que determina a organização do layout de gôndolas no supermercado, assim como nas prateleiras. Esse planejamento ajuda a definir quais mercadorias devem ser destacadas para ter uma rotatividade de produtos maior.
Basicamente, você vai identificar a localização adequada para cada categoria e onde colocar marcas concorrentes.
Descubra quais são os pontos de maior circulação
Mesmo em um layout de mercadinho, existem locais em que há uma circulação maior de pessoas. Essas áreas são conhecidas como pontos quentes devido ao grande fluxo de clientes.
Ao identificar esses locais, coloque os itens mais lucrativos, seja para incentivar as compras por impulso, seja para apresentar produtos interessantes para os clientes. Outra possibilidade é colocar as mercadorias com pouco giro a fim de incentivar a compra desses itens.
Use os locais do seu supermercado de forma estratégica
Um layout de supermercado precisa ser bem pensado. É pouco interessante colocar o açougue ou a padaria em qualquer lugar, por exemplo, porque esses locais podem atrair um grande número de clientes.
É comum haver uma demanda grande por pão e carne. Então, colocar esses produtos no fundo do estabelecimento é uma boa opção, já que as pessoas terão que passar por um corredor inteiro até chegar ao local.
Pense bem no layout das gôndolas
As gôndolas são interessantes, especialmente porque levam às compras de última hora. Por esse motivo, elas devem estar presentes mesmo no layout de mercadinho de bairro, já que podem atrair muitas vendas.
Para alcançar o melhor resultado possível, deixe os produtos de mais destaque nas pontas das gôndolas. Coloque-os verticalmente ou em blocos, sendo que essa última alternativa é mais indicada quando você busca otimizar a exposição dos itens.
De toda forma, coloque apenas duas ou três mercadorias. Essa é uma forma de destacar os produtos e fazer com que sejam percebidos pelos clientes.
Cuide da precificação
A precificação dos produtos é uma questão importante, mas também tem relevância para o layout em supermercados. Mantenha as etiquetas corretas e sempre troque quando houver alguma atualização.
Também coloque os valores logo abaixo dos produtos e assegure-se de que a etiqueta corresponda à mercadoria exposta. Além disso, tenha em mente o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Então, se algum produto tiver dois preços diferentes, vale o mais baixo para o cliente. Caso contrário, você poderá ter problemas se for realizada uma denúncia.
Quais são as boas práticas para o layout de supermercado?
Mais do que organizar o layout de supermercado, também existem algumas boas práticas que ajudam a otimizar os seus resultados. Veja quais são as dicas principais:
- atente ao prazo de validade para evitar perdas e organize as gôndolas de acordo com o prazo de validade;
- cuide da iluminação para refletir o estilo do seu estabelecimento. Por exemplo, se for gourmet ou select, use algo mais intimista. Já carnes e frutas, legumes e verduras exigem luzes mais intensas;
- utilize a psicologia das cores para estimular os clientes a comprarem. Por isso, use cores intensas (como vermelho, amarelo e laranja em cartazes promocionais;
- tenha uma identidade visual alinhada aos materiais gráficos utilizados no supermercado, inclusive no layout;
- use o cross selling a seu favor. Portanto, ofereça produtos complementares para agregar valor. Você pode usar essa estratégia por meio da criação de promoções e kits ou valorização da sazonalidade.
Como o layout de supermercado pode ajudar no delivery?
Ainda que seja específico para o estabelecimento físico, o layout de supermercado também contribui para um delivery eficiente. Isso porque os pedidos são separados com mais rapidez já que a identificação das mercadorias é mais ágil. Desse modo, a satisfação dos clientes aumenta e os erros nas entregas diminuem.
Além disso, a organização por categorias é fundamental para a precisão e a redução de perdas. Assim, você tem um controle maior sobre a validade das mercadorias e entrega apenas produtos aptos para o consumo.
Ao seguir todos esses critérios, falta só fazer o seu cadastro no iFood. Ao ter seu perfil na plataforma, você tem o potencial de atender um número muito maior de clientes e atingir pessoas que, talvez, nem conheceriam o seu supermercado sem essa visibilidade.
Além disso, você pode contar com o Sob Demanda, a logística parceira do iFood que facilita todos os processos. Assim, é possível trabalhar o layout de supermercado em conjunto com o delivery para maximizar seus resultados.
É isso que você deseja? Então, baixe este guia completo para iniciantes sobre logística de delivery e entenda como o iFood pode fazer a diferença no seu negócio.