40 livros de receita para sua cozinha

Preparamos uma lista com 40 sugestões de livros de receita para sua cozinha, que vão trazer novos conhecimentos para seus pratos!
17 Min
livros de receita

Se você está começando no mundo da gastronomia, ou já é um profissional que deseja se aperfeiçoar, nada melhor do que conhecer os principais livros de receita disponíveis no mercado.

Toda boa receita de culinária tem uma grande história para contar. Além disso, você pode encontrar as melhores técnicas de preparo, todos os processos envolvidos nela e muito mais. 

Continue a leitura e conheça os 40 melhores e mais recomendados livros de gastronomia!

1. Tempero brasileiro

Para começar a lista, não poderia ficar de fora o guia “Tempero brasileiro”. As receitas presentes nesta obra são preparadas por grandes chefs da culinária. Todos fazem questão de representar o país e enaltecer o modo de preparo e ingredientes característicos de cada região. 

A ilustração deste livro é incrível e indispensável para qualquer cozinha, permitindo guiar o leitor da melhor maneira possível nas melhores receitas nacionais.

2. Misturando sabores

Receitas e harmonização de ervas e especiarias”, da obra “Misturando sabores”, aborda os 59 tipos de ervas e especiarias usados no Brasil, e como harmonizá-las em suas receitas.

Mas é importante destacar que o foco do guia não é apenas receitas de almoço e janta. O trio de escritores também indica receitas de sobremesa e acompanhamentos

“Misturando sabores” é uma opção de leitura para aprimorar as técnicas e enriquecer os pratos com as misturas de sabores recomendados ali. Vale a pena você conferir!

3. Básico: enciclopédia de receitas do Brasil

A obra é introduzida com receitas de petiscos, seguindo dos pratos principais. No meio, é abordado sobre os acompanhamentos e misturas. No fim, você encontrará as melhores receitas de sobremesas, criando o enredo completo de uma refeição.

São inúmeras ilustrações que compõem o guia, resgatando o que há de melhor na culinária nacional com ingredientes tipicamente utilizados como a farinha de mandioca e o azeite de dendê, por exemplo, encontrando itens que são parte da rotina do público.

4. As melhores receitas de arroz, massas e risotos

Principalmente para os cozinheiros que desejam pequenas variações ao preparar arroz, massas e risotos, este é o guia de receitas ideal. O leitor pode conhecer métodos diferenciados e que proporcionam um sabor delicioso e inovador para incluir na rotina.

As receitas reúnem pratos de diferentes países, com diversos métodos de preparo para quem deseja variar o cardápio.

5. As melhores receitas de carne

A grande vantagem das receitas contidas nesta obra é que são fáceis de fazer. É possível encontrar métodos simples de preparo e ingredientes totalmente acessíveis, o que garante que todos os interessados possam mergulhar neste desafio.

6. Culinária brasileira, muito prazer

São basicamente 6 capítulos, separados entre os temas: entradas, bebidas, pratos principais, receitas clássicas, ingredientes e sobremesas, sendo um dos livros de receitas mais importantes de se ter.

Juntamente às receitas, também é abordado sobre algumas curiosidades que podem trazer mais conhecimento aos interessados, criando o enredo perfeito para o preparo das refeições.

[rock-convert-cta id=”9927″]

7. Divina alquimia: receitas veganas

Com diferentes preparos disponíveis, a grande vantagem deste livro é que as receitas são bastante acessíveis aos leitores. Os ingredientes são comuns, aproveitando a criatividade, o que torna a vida vegana mais fácil de seguir.

As receitas são preparadas de acordo com as ocasiões. Os pratos podem ser preparados em diferentes momentos, desde almoço mais despojado até os mais sofisticados banquetes. Com certeza é um dos livros de receitas mais úteis.

8. doces veganos

As receitas deste livro são adaptadas, usando como base os preparos tradicionais de doces. É feita a substituição cabível para o consumo de pessoas veganas, em que é retirado tudo de origem animal de forma criativa e inovadora.

Mesmo com restrição de ingredientes, os pratos são saborosos, com algumas opções sem glúten para os mais restritivos. O prazer e o bem-estar são garantidos ao deliciar-se com os resultados finais.

9. Sobremesas sem açúcar

São 30 receitas disponíveis para quem deseja mergulhar em um dos livros de receita mais úteis em uma cozinha. É possível encontrar o passo a passo de muffins, bolos, cremes, tortas e muito mais.

Você consegue encontrar as melhores opções se o foco é o emagrecimento e a vida fit sem restrições alimentares tão radicais, mas não abre mão de uma sobremesa de vez em quando.

10. O livro de receitas de Harry Potter

Para os apaixonados por Harry Potter, esta obra não pode faltar na cozinha. Estão todas as receitas da incrível e famosa série de filmes Harry Potter. O livro traz as refeições que todo mundo já quis comer.

As receitas são divertidas e fáceis de fazer, especialmente para crianças e adolescentes , mas sempre com a supervisão de um adulto.

11. Chef profissional, do Instituto Americano de Culinária

Feito pelo Instituto Americano de Culinária, trata-se de um guia completo e que traz muito mais que receitas de cozinha. É uma obra importante para chefs e também para aspirante a chef de culinária.

“Chef profissional” oferece informações sobre equipamentos de cozinha, segurança alimentar, nutrição e, claro, as melhores receitas.

São mais de 500 receitas e capítulos dedicados ao café da manhã, grãos, sopas, carnes, molhos e muito mais. Seja você chef ou não, é uma ótima opção para quem é verdadeiramente amante da gastronomia.

12. Todas as receitas culinárias

Conhecido como a bíblia da escola de culinária, e com o selo de qualidade “Le Cordon Bleu”, a maior escola de gastronomia do mundo, este é um livro que todo bom chef de cozinha precisa ter. 

Como diz na capa da obra, ele contém “Todas as técnicas de culinária”, trazendo mais de 800 métodos secretos para a preparação de refeições simples e avançadas.

São ingredientes e técnicas dos tops chefs da escola, incluindo receitas e dicas que vão desde a cozinha oriental até à francesa. Um verdadeiro clássico que não poderia faltar na lista.

13. Comida e cozinha

Se você deseja entender a culinária de maneira científica e didática, “Comida e cozinha” é o que está procurando. O livro fala sobre a origem, preparo dos pratos e técnicas para o leitor melhor absorver todo o conteúdo.

Aclamado por chefs e revistas de grande renome como Jamie Oliver, essa obra explora os ingredientes específicos e explica com ciência culinária e didatismo. Um grande clássico para quem ama culinária!

O livro é perfeito para quem quer conhecer melhor as histórias que estão associadas aos alimentos que todos consomem e qual o caminho trilhado para chegar até a mesa. Misturando gastronomia e ciência, esta é uma das melhores obras do gênero culinário.

14. 200 técnicas culinárias essenciais

Um livro feito para iniciantes e profissionais de cozinha, “200 técnicas culinárias essenciais” ensina técnicas de corte e preparo de alimentos. Com ele, suas receitas vão ficar ainda mais incríveis.

Você vai aprender a preparar todo tipo de comida, como massas, doces, bolos, frutos do mar, sopas, grãos, temperos, e mais uma infinidade de pratos.

Além disso, a obra ainda traz fotos ilustrativas e dicas de chefs para facilitar o aprendizado. Sendo você amante da gastronomia ou não, esse livro é perfeito para você ter guardado sempre que precisar.

15. Sal, gordura, ácido calor

Com mais de 100 receitas e vários tipos de variações, o livro de culinária “Sal, gordura, ácido e calor” indica receitas simples com esses quatro elementos.

Com ele, você consegue preparar uma comida mais simples, ou até mesmo algo mais sofisticado, sempre utilizando os elementos do título. 

A obra é de Samin Nosrat e não é à toa que ganhou o prêmio James Beard 2018, inspirando produções na Netflix. É um guia prático que ajuda a transformar qualquer tipo de receita em um prato saboroso.

16. O que tem na geladeira

Este é um livro com soluções saudáveis e práticas com alimentos que você tem na geladeira.

A autora da obra, Rita Lobo, traz 200 receitas de com técnicas de corte e combinações de alimentos. A cada 30 capítulos, um alimento é destacado. Isso tudo é para mostrar que uma receita não precisa ser preparada com técnicas complicadas e exuberantes para ficar uma delícia.

17. A arte culinária (julia Child)

De pratos simples a complexos, não teria definição melhor para descrever o livro “A arte culinária de Julia Child”. Nesta obra, você conhecerá melhor a cozinha doméstica e soluções práticas para se aprimorar em suas receitas com a grande chef estadunidense Julia Child.

Também é um ótimo livro para quem deseja aprender truques culinários e dicas para usar utensílios de cozinha de uma maneira diferente do habitual.

18. Larousse gastronomique

Lançada originalmente em 1938, a obra “Larousse gastronomique” é uma referência da culinária clássica mundial. O livro já ganhou novas edições, com fotos coloridas e mais de 70 biografias de chefs de cozinha.

“Larousse gastronomique” é essencial para todo e qualquer cozinheiro, já que é fonte inestimável de informações, e certamente será uma grande compra. É um excelente clássico!

19. Cozinha prática

Simplesmente o livro de receita ideal para quem está começando na gastronomia e tem receio de perder ingredientes no momento de preparar um prato. “Cozinha Prática” é uma obra repleta de truques e informações, praticamente um curso de culinária ao seu alcance.

São 60 receitas em apenas 13 capítulos, que ajudam o leitor a entrar na cozinha sem medo. É importante dizer que mesmo que você não seja iniciante, vale a pena conferir o universo prático de Rita Lobo. Afinal de contas, sempre é possível aprender alguma coisa.

20. Ervas e especiarias

Se você tem alguma prática na culinária, sabe que a erva é capaz de realçar o sabor de um prato. Dessa forma, uma simples receita se torna uma opção sofisticada e deliciosa.

É sobre isso que um dos livros mais incríveis de gastronomia aborda. “Ervas e especiarias” traz características de cada sabor e aroma, além de ajudar o leitor a cultivá-las da melhor forma possível para sempre tê-las em mãos.

21. Facas e cortes

Embora pareça estranho alguém ensinar a picar ou cortar algum alimento, é importante saber que isso pode fazer total diferença no sabor.

É o que explica os chefs Marcus Wareing, Lyn Hall, Charles Trotter e Shaun Hill em “Facas e cortes: Técnicas para cortar, trinchar, picar e filetar legumes, peixes, carnes e frutas”.

Neste livro de culinária, você vai aprender que todo alimento tem um jeito correto de cortar, o que resulta em receitas mais eficientes. Portanto, se você deseja mostrar que é um profissional dedicado, com conhecimentos diversos sobre o ramo gastronômico, este livro é para você.

22. O grande livro dos ingredientes

Por fim, uma obra que não poderia ficar de fora da lista, ideal para quem sonha em se tornar chef de cozinha: “O grande livro dos ingredientes”.

O guia reúne mais 2.500 fotos de ingredientes de diversos países espalhados pelo mundo. Desde o ingrediente comum até o mais exótico.

Trata-se de um conteúdo rico, repleto de variedades e descrições. O livro também aborda e explica sobre conservação de alimentos e as melhores técnicas de preparo com mais de 200 receitas.

23. Panelinha, receitas que funcionam

O livro repleto de receitas para qualquer tipo de situação: almoço, jantar, pães integrais, pratos com peixes, carnes e aves, comida para crianças e outras opções variadas.

É um guia de como é possível comer bem e de forma saudável. A propósito, é uma das obras de gastronomia mais bem recomendadas.

24. Garde manger

O livro traz o contexto de dominar a cozinha fria, ou seja, pensar em todos os detalhes do alimento, harmonizar cores e brincar com sabores e texturas.

“Garde manger” versa entre diversos tipos de comida fria, como sopas, molhos, produtos embutidos, aperitivos, queijos e sanduíches. Também é possível aproveitar essas receitas em um buffet, fazendo com que a apresentação dessa culinária seja mais atraente.

25. Na cozinha com Nigella

Se seu dia a dia é agitado e você nunca sabe como improvisar na cozinha para fazer pratos de forma rápida, este livro é para você. Ele foi desenvolvido tanto para quem deseja elaborar pratos mais demorados quanto para aqueles que não têm muito tempo para cozinhar.

Além disso, você pode encontrar técnicas para reaproveitar sobras e dicas valiosas sobre o que fazer com alimentos velhos.

26. O livro das especiarias

Neste livro de gastronomia sobre especiarias, você encontrará receitas que podem ser feitas com até cinco temperos diferentes. De apimentados a refrescantes, mesmo quem não é um grande cozinheiro, vai perceber a diferença que eles fazem nos pratos.

É possível misturar sabores, complementar receitas e descobrir novas alternativas de comida. A culinária fica muito mais interessante quando se adiciona um sabor a mais.

27. Kitchen secrets

Você deve lembrar daquela receita que tentou fazer e não foi bem sucedida, ficando a culpa na falta de técnica ou algum ingrediente. Provavelmente o problema é aquele segredo que nem todos contam. Mas no “Kitchen secrets”, você saberá.

Neste livro, é possível encontrar o segredo das receitas de sucesso e como uma explicação simples pode tornar a comida maravilhosa. São inúmeras receitas, desde clássicas até as mais criativas para impressionar parentes e amigos.

28. Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu

Muito mais do que um livro de gastronomia, aqui você encontrará uma história de vida da chef Roberta Sudbrack.

Além de uma história inspiradora, a chef e autora trouxe receitas clássicas do seu restaurante no Rio de Janeiro, fechado há algum tempo. São receitas que apresentam técnicas ousadas e muito úteis, sendo considerada uma obra de excelente leitura.

29. 100 grandes chefs contemporâneos

Uma obra rica sobre os maiores chefs contemporâneos da culinária, este livro foi publicado pelo Senac São Paulo.

De diferentes partes do mundo, como Paris, Nova York, Hong Kong e Cingapura, os “100 grandes chefs contemporâneos” foram selecionados por outros grandes chefs, como Mario Batali, Ferran Adrià, Shannon Bennett, Yoshiro Murata, Gordon Ramsay, entre outros.

Suas receitas são apresentadas como deliciosas e inovadoras, combinando diferentes ingredientes e apostando em comidas mais simples.

30. Direto ao pão: receitas caseiras para todas as horas

Baguete, pão francês, pãozinho de leite, pão rústico, bem cascudo, todas essas receitas você encontra nesta nova obra de Luiz Américo Camargo e produzida por Rita Lobo e sua equipe

São cerca de 30 tipos diferentes de pão, além de sugestões de recheios, reaproveitamentos e acompanhamentos, num total de 40 receitas. 

31. Todas as Sextas

“Todas as sextas”, vencedor do Prêmio Jabuti, relata a biografia da chef Paola Carosella às sextas-feiras em seu restaurante em São Paulo e mais de 90 receitas que fizeram um grande sucesso entre os amantes de gastronomia.

Receitas e histórias incríveis, transbordam generosidade, amor, gratidão e excelência técnica. Além disso, as imagens do premiado fotógrafo britânico Jason Lowe completam o livro de maneira natural, como Paola tanto gosta.

32. Comidas dos Nativos do Novo Mundo

Esta obra traz uma pesquisa inédita e extensa para os leitores. Messias S. Cavalcante escreve sobre as raízes da culinária das Américas. Informações sobre o que e como os índios caçavam, pescavam e coletavam animais, vegetais e minerais. 

Obra rara do mesmo autor de “Todos os nomes da cachaça” e “A verdadeira história da cachaça”, certamente agradará a gastrônomos, antropólogos, estudantes e curiosos.

33. 111 Receitas de Cozinha Africana

Perfeito para quem deseja ter uma experiência com a ancestralidade africana, o livro resgata os sabores de África para a sua cozinha. 

Maria de Lourdes apresenta 111 receitas originais de receitas rápidas e deliciosas. Uma obra com ingredientes pouco conhecidos, porém, inesquecíveis. Vale a pena conferir.

34. Na mesa da baiana: receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos

Neste livro, os pratos tradicionais são ensinados com o toque da chef Tereza Paim, que revive e apresenta, por meio da culinária, a Bahia como ela é: simples, alegre, mística e abençoada. 

Suas receitas acessíveis e genuínas, ensinam não só o melhor jeito de preparar as iguarias, mas também os segredos, curiosidades e dicas que representam a cozinha baiana e que a tornam tão especial.

[rock-convert-cta id=”9927″]

35. Cozinha mineira

Nesta obra, grandes chefs do país elegem suas receitas favoritas de Minas Gerais. É ensinado como preparar tudo em casa, e de maneira simples e fácil, as principais delícias típicas.

O leitor apaixonado por culinária, poderá encontrar nesta edição bilíngue, guarnições, quitutes e famosas receitas mineiras.

36. A Vida Secreta da Cozinha Portuguesa

Mais uma obra de culinária regional, “A vida Secreta da Cozinha Portuguesa” fará você conhecer a cozinha tradicional de Portugal e seus 50 principais pratos típicos mais conhecidos.

Se você deseja aprender receitas saborosas de outros países, com certeza este livro é para você.

37. Receita da minha vida (Palmirinha)

Aqui, Palmirinha abre seu coração e conta sobre a separação do marido, a luta para criar as filhas sozinha e também quando foi diagnosticada com câncer pelos médicos.

Neste livro, é possível perceber como a cozinheira e apresentadora era batalhadora  e nunca se deixou abater, fazendo congelados para famílias ricas, cozinhando para fora, aceitando encomendas para festas, até que uma coincidência a levou a participar de um programa de TV.

38. Rita, Help

Neste livro, escrito por Rita Lobo, você encontrará tudo o que precisa para se virar na cozinha. 

Desde listas de compras e dicas de higiene alimentar, além de receitas como o segredo do omelete, feijão caseiro, arroz soltinho, a fórmula da sopa de legumes, temperos para diferentes hortaliças, dois tipos de brigadeiro e bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

39. Comida de Verdade

Com sabores exóticos e cores brilhantes, Yotam Ottolenghi promove uma revolução no paladar. A partir das diferentes técnicas que fazem dos vegetais o carro-chefe da mesa, o chef traz novamente seu toque inspirador para a cozinha. 

São mais de 150 pratos com deliciosas saladas, vegetais e sobremesas. O guia apresenta, por meio de fotografias magníficas, os pratos capazes de inspirar e revolucionar sua cozinha.

40. A Química dos Bolos

Com anos de prática, paixão pelo que faz e conhecimento de sobra, a incrível Joyce Galvão ensina as receitas que marcaram sua vida e grandes truques infalíveis. 

Além disso, retoma histórias e sabores tipicamente nacionais para fazer uma confeitaria que tem o gostinho de casa. Você encontrará receitas como bolo floresta negra, banana com creme de avelã, bolo de mel e figos, cake pop de chocolate com caramelo e muito mais.

Como você viu, existem vários livros de receita para você usar na cozinha, com diversos métodos de preparo e segredos culinários de diferentes partes do mundo. Antes de adquirir o seu, identifique o seu perfil de leitor e aproveite a aquisição

Aproveite a visita no blog e conheça também 8 livros de empreendedorismo para inspirar você!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?