O bom funcionamento dos processos logísticos faz total diferença no que um negócio consegue alcançar e entregar à clientela. Nesse sentido, conhecer as novidades trazidas pela logística 4.0 é um passo importante para ajudar o seu estabelecimento a crescer cada vez mais.
As características e tendências da logística 4.0 proporcionam vantagens para empresas dos mais variados setores, inclusive o de alimentos e bebidas. Com ações simples, é possível otimizar os processos e atingir um nível mais alto de qualidade nos produtos e serviços.
Continue a leitura para entender o que é logística 4.0 e como o setor alimentício pode se apropriar desse conceito!
O que é logística 4.0 e qual o seu objetivo?
A logística 4.0 é o resultado das transformações da logística tradicional no contexto da indústria 4.0 — conhecida como a quarta revolução industrial.
Trata-se de um cenário em que há o uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, análise de dados e sistemas automatizados, com o objetivo de modernizar as operações logísticas para garantir mais eficiência e produtividade, bem como a redução de falhas.
Na prática, a logística 4.0 visa aprimorar desde o fluxo de suprimentos até o controle do estoque e o transporte para entrega de produtos. A digitalização e a automação dos processos permite melhorar, também, o planejamento ao longo de toda a cadeia de produção — até mesmo na logística reversa e na logística para delivery.
Quais são as principais características?
Algumas características fundamentais da logística 4.0 são:
- dados em tempo real — o uso de sistemas automatizados possibilita que você acompanhe os processos enquanto eles acontecem e tome decisões rapidamente;
- descentralização — o sistema toma certas decisões de forma automática, descentralizando a responsabilidade de quem administra a logística do negócio;
- microsserviços — uma mesma plataforma pode integrar vários serviços que funcionam em conjunto, como a venda, o cálculo do frete e a estimativa do tempo de entrega delivery, entre outros;
- modularização — os sistemas de gestão funcionam em módulos que podem ser adaptados às necessidades de cada empresa, conforme o seu perfil.
Como um negócio do setor alimentício pode se beneficiar da logística 4.0?
As características da logística 4.0 são muito interessantes para o setor alimentício, que precisa de bastante agilidade e eficiência para atender bem o público. Um serviço de motoboy que comete erros e atrasos no delivery, por exemplo, compromete a experiência dos clientes e a credibilidade do estabelecimento.
Assim, a automação é importante para reduzir os erros na hora de receber os pedidos dos clientes, bem como os dados para delivery com motoboy. Isso impacta tanto o negócio, que passa a ter menos perdas e prejuízos, como os clientes, que ficam mais satisfeitos com a qualidade do serviço.
Diante disso, vale a pena adaptar o seu negócio à logística 4.0 e automatizar cada vez mais as suas operações. Você pode começar formando uma parceria com um bom serviço de delivery, que vai garantir a rapidez e a segurança nas entregas, além de facilitar a gestão dos dados dos clientes do seu negócio.
Conte com uma logística eficiente no seu negócio! Conheça o Entrega Fácil!
4 respostas
Por favor, preciso saber se vocês trabalham só com CNPJ ou pode ser no CPF ?
Ei, Otoniel! Você pode fazer o seu cadastro com o CPF sim. 🙂 Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro no WhatsApp. Fique à vontade para nos chamar: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Tenho uma empresa de motoboy
Quero ser parceiro
Colocando os motoboy para disposição
Operador logístico
Sou de Toledo PR
Oi, Fernando. Que bom que você quer entrar para o time de entregadores iFood! Neste conteúdo, você descobre o passo a passo para fazer o seu cadastro: https://entregador.ifood.com.br/quero-fazer-parte/conheca-o-ifood/bons-motivos-pra-entregar-ifood-nao-faltam
Mas caso ainda fique alguma dúvida, não tem problema! Temos um canal exclusivo para entregadores. Basta enviar uma DM pelo Instagram: @ifoodparaentregadores que será um prazer atendê-lo!