O que é drive thru e quando vale a pena implementar?

Drive thru: aprenda, neste post, o que é e quando vale a pena implementar essa estratégia de vendas em seu negócio!

Quem tem um estabelecimento alimentício sabe da importância de se adaptar às novas tendências. Em tempos de dias agitados e corridos, o sistema de drive thru é uma ótima solução a oferecer.

Esse serviço começou a ser adotado por grandes redes de fast food em meados dos anos 90, com o objetivo de oferecer um atendimento mais rápido e eficiente para o público.

De lá pra cá, permanece como uma excelente oportunidade de modernizar o seu empreendimento e conquistar grandes resultados, impactando positivamente nos seus lucros.

Neste post, você vai aprender como esse serviço funciona, como ele pode ser benéfico para o seu negócio e quando vale a pena implementar. Confira!

O que é drive thru?

O drive thru é um serviço de venda de produtos oferecido principalmente por comércios alimentícios. É uma modalidade em que o cliente não tem a necessidade de sair do carro para fazer e receber seu pedido.

A origem do termo drive thru veio da expressão drive through, que pode ser traduzida literalmente como “dirigir através” ou “dirigir por”. A ideia aqui é, basicamente, passar por um lugar de carro e sair de lá com a comida — coletar o pedido ao passar pelo estabelecimento.

De acordo uma pesquisa realizada pela revista Super Interessante, o drive thru foi inventado pelo americano Royce Hailey em 1931, após ele ouvir do seu chefe que as pessoas que utilizam automóveis são mais “preguiçosas” e que não quererem sair de seus veículos nem para comer.

Essa frase foi fundamental para despertar em Haley a ideia de possibilitar aos clientes do restaurante em que trabalhava fazer e coletar pedidos sem precisar sair do carro. Essa invenção fez bastante sucesso na época e foi adotada pelas maiores redes de lanchonetes e restaurantes do mundo.

Como funciona o drive thru?

É uma modalidade de negócio bastante simples. Os clientes dirigem até o estabelecimento em seus carros e realizam o pedido por meio de um totem ou balcão com atendente, que fica disponível em uma janela, normalmente.

Depois de fazer o pedido, os veículos aguardam em um fila perto da outra janela, onde recebem o pedido depois de pronto.

Caso o seu estabelecimento ofereça atendimento no próprio espaço, o recomendável é separar o time que trabalha com drive thru e o atendimento local. Afinal, o drive thru necessita de muita agilidade, e a equipe que vai fazer o atendimento, gerenciar o pagamento, preparo e a entrega, deve estar capacitada e se dedicar apenas a essa modalidade.

Quando o sistema drive thru é recomendado?

A utilização desse tipo de serviço pode ser feita por empresas de diferentes segmentos. Embora as operações logísticas com itens de baixo giro serem as mais beneficiadas, esse modelo de estrutura pode ser adotado também em atividades de maior fluxo de giro, como a de varejo — desde que a armazenagem dos produtos esteja em lotes e bem planejada.

Uma ótima estratégia é adotar o sistema drive thru para produtos com alto giro de paletes fechados. Ao utilizar esse modelo de estrutura, os empilhadores conseguem fazer o armazenamento do estoque por um lado, ao mesmo tempo em que a expedição é feita do outro lado.

Além disso, uma ótima forma de começar a operar no sistema drive thru inclui apostar no marketing digital. Para isso, você pode atuar com tráfego pago e outras métricas de marketing, parâmetros que ajudam na tomada de decisões.

Como montar um drive thru?

Muitos empreendedores passaram a considerar a opção de utilizar o drive thru principalmente durante a pandemia da Covid-19, que modificou alguns hábitos de consumo. O atendimento ágil, mantendo o distanciamento social, ganhou força durante esse período.

Contudo, a viabilidade de um bom serviço de drive thru depende de diversos fatores. É preciso levar alguns aspectos em conta para gerar uma operação rentável. Afinal, o investimento de implementação pode ser alto e outros pontos podem acabar minando a operação.

Para entender se vale a pena oferecer essa modalidade no seu comércio, avalie esses pontos:

  • localização: o seu negócio precisa estar localizado em uma área com um bom fluxo de veículos e/ou em uma propriedade que facilite a chegada e saída dos carros;
  • público-alvo: é preciso investigar se há uma demanda reprimida por um drive thru em sua região;
  • tipo de comida feita no estabelecimento: como essa modalidade exige agilidade, os pedidos feitos têm que ser aqueles que podem ser preparados em pouco tempo. O principal exemplo é o hambúrguer e outras receitas rápidas, como o cachorro-quente;
  • embalagem: é preciso entregar os pedidos em embalagens que ofereçam menos riscos de que o produto derrame no caminho;
  • concorrência: avalie os outros serviços de drive thru na região. Caso não exista nenhum, você pode explorar essa vantagem competitiva em suas campanhas de marketing;
  • lucratividade: é preciso ter dinheiro em caixa, ou investidores dispostos a ajudar, para suportar os cursos iniciais de implementação e operação;
  • layout e sinalização: é importante que os motoristas saibam exatamente por onde circular na área;
  • fluxo de atendimento: será necessário desenvolver uma rotina bem ajustada para que as pessoas não fiquem esperando por muito tempo. Para isso, a junção de bons profissionais com sistemas rápidos de registro de pedidos é fundamental;
  • tecnologias: é importante escolher a tecnologia (como um sistema de PDV) adequada para garantir a agilidade e a eficiência durante o atendimento. Converse com vários desenvolvedores de software e empresas para descobrir a melhor solução possível para as suas necessidades. Nos Estados Unidos, por exemplo, a inteligência artificial já está sendo utilizada no drive thru.

Uma atividade essencial para o bom funcionamento do drive thru é o treinamento da equipe. Os funcionários precisam estar preparados para atenderem rapidamente aos pedidos, além da cordialidade necessária para lidar com os clientes ao vivo.

Qual é a diferença entre drive thru, delivery e take away?

Além do sistema drive thru, os estabelecimentos interessados em oferecer serviços variados para a entrega de seus itens têm outras alternativas, como os serviços de take away e delivery.

Take away

A tradução literal de take away é “remover”. Nesse tipo de negócio, o cliente faz o pedido por aplicativos, mensagem ou telefone e, então, vai até o estabelecimento apenas para buscar o produto.

A principal diferença entre o take away e o drive thru é que, no primeiro modelo, o cliente faz o pedido com antecedência, para depois ir até o local e retirar o pedido. A vantagem nesse tipo de serviço é a maior agilidade na preparação e entrega do produto, já que, nesse sistema, a empresa atua com processos bem definidos.

Delivery

O significado de delivery é “entrega”. Nesse tipo de negócio, o cliente faz o pedido por aplicativos, telefone ou mensagem e a empresa realiza a entrega do item no local escolhido pelo cliente.

A grande diferença do delivery para o serviço de drive thru e o take away é que, nesse caso, o cliente não é o responsável pela retirada do pedido — ele fica em casa (ou onde estiver) e alguém ligado ao estabelecimento se desloca para efetuar a entrega. Essa comodidade tende a ser bastante atrativa para a clientela.

Qual é a diferença entre os sistemas drive-in e drive thru?

Os dois sistemas são bem parecidos, porém, diferentemente do drive thru, no drive-in não é necessário fazer grandes alterações na estrutura física do estabelecimento. Basta existir um estacionamento onde o cliente possa aguardar o pedido.

Isso porque, no serviço de drive-in, o consumidor faz o pedido por meio de um menu entregue pelo funcionário do empreendimento ou pelo celular e aguarda pelo produto dentro do veículo, no estacionamento do comércio.

Ou seja, é bastante semelhante ao sistema do take away, mas o pedido é feito no local. O drive-in é muito comum em restaurantes, lanchonetes, mercados e farmácias.

Quais são as vantagens e desvantagens do drive-in e do drive thru?

Agora que você já sabe melhor do que se trata cada tipo de serviço, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens na utilização desses sistemas para definir se eles são interessantes ou não para seu negócio. Entenda melhor a seguir.

Vantagens

Além dos benefícios já citados, como a praticidade e a agilidade, é importante destacar outras vantagens que o drive thru e o drive-in proporcionam para o seu estabelecimento, como:

  • oferecer mais proteção para os itens armazenados e peças, diminuindo o risco de esmagamento e quedas dos produtos;
  • priorizar a verticalização, reduzindo a utilização do espaço horizontal;
  • facilitar a localização dos equipamentos;
  • facilitar o desmonte e o remonte das estruturas;
  • expansão do horário de funcionamento. O negócio pode ficar aberto de madrugada, por exemplo, aproveitando a visita daqueles clientes que estão saindo de bares e baladas;

Desvantagens

Assim como as vantagens, os serviços de drive thru e drive-in também têm as suas desvantagens. Por exemplo:

  • o valor da implantação do sistema é alto, principalmente para modificar a estrutura física do estabelecimento, é necessário fazer um bom investimento financeiro;
  • o sistema não facilita a alta rotatividade de itens, o que deve ser avaliado pelos estabelecimentos, especialmente os que atuam com datas de validade;
  • a montagem do serviço influencia diretamente o dia a dia de trabalho, o que pode ser uma desvantagem a depender do faturamento do negócio;
  • ao mesmo tempo em que aumentar o horário de funcionamento gera oportunidades, também há alguns encargos, como a necessidade de contratar seguranças, além de pagar os funcionários que atenderão durante esse expediente extra.

Afinal, drive thru ou delivery, qual compensa mais?

Você sabia que o Brasil é protagonista no serviço de entrega de comida, concentrando quase 50% dos pedidos de toda a América Latina, de acordo com números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)?

Além disso, a previsão é de que todo o food service, não só o delivery, continue em expansão para os próximos anos.

Isso mostra que as perspectivas para as diversas modalidades de venda de comida são bastante promissoras para os empreendedores interessados nesse mercado.

No caso do drive thru, é importante analisar qual é o perfil do cliente que compra seus produtos — ou o novo público que você deseja alcançar, se o objetivo for modificar a segmentação do negócio. Isso porque essa modalidade é voltada para estabelecimentos com consumidores que preferem retirar o pedido pessoalmente.

Caso isso não aconteça regularmente no seu empreendimento, será necessário ponderar com cuidado a estratégia. Por outro lado, se você tem um ponto físico bastante frequentado, o drive thru cai como uma luva.

Para empreendedores que ainda precisam criar maneiras de fazer com que o cliente venha até o ponto físico, algumas dicas são importantes:

  • crie promoções e descontos exclusivos para quem retirar o produto no estabelecimento;
  • pense em atrações para o estabelecimento, como músicos e espetáculos de stand up comedy, por meio do couvert artístico. Isso traz mais gente para visitar a loja e algumas delas podem levar algo para comer em casa;
  • crie pacotes “família”, como condições especiais para quem levar 3 ou 4 combos. Isso motiva as pessoas a se deslocarem até o negócio e gera uma renda significativa para sustentar as operações de drive thru no início;
  • use embalagens personalizadas e atrativas, que gerem burburinho entre os clientes e os incentive a ir buscar o pedido na loja;
  • desenvolva campanhas de marketing que reforcem a ideia de ir até o empreendimento alimentício para buscar sua comida. Um ponto interessante de explorar é o relacionamento com os negócios locais, a oportunidade de receber o pedido “olho no olho” com uma empresa que pertence à mesma comunidade que os clientes.

Use a criatividade para fazer o seu drive thru florescer!

Vale notar que os dois modelos de negócio não são excludentes. Quando você se associa a uma boa plataforma de delivery, que oferece todo o suporte para otimizar a venda dos seus produtos e entregadores de qualidade, a entrada no mercado de entrega é facilitada.

Inclusive, confira um trecho do estudo da CDL e do SPC Brasil sobre o mercado de delivery:

“As plataformas buscam criar uma parceria sustentável com restaurantes e entregadores para garantir uma boa experiência de compra e uma prática comercial vantajosa para todas as partes. O que podemos esperar das tendências de crescimento do setor de entrega de alimentos? Acompanhe os dados para compreender como o segmento vai continuar movimentando o setor alimentício brasileiro.”

Agora que você conheceu os principais pontos relacionados ao funcionamento de um serviço de drive thru, pode decidir se essa opção é viável para o seu negócio. Lembre-se de que é fundamental avaliar o público-alvo do seu negócio e entender o que seria atrativo e vantajoso para a clientela. Afinal, para que essa inovação seja um sucesso, é necessário uma boa adesão dos clientes.

Agora que você já sabe como funciona o drive thru, aproveite a visita para descobrir como calcular os seus preços de maneira mais inteligente!

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