Como fazer uma renda extra?

Não sabe o que fazer para ganhar uma renda extra? Veja algumas opções interessantes e saiba como investir com sucesso!
14 Min
renda extra: duas pessoas segurando bolinhos confeitados

Está precisando de uma renda extra? A boa notícia é que tem se tornado muito comum conseguir um dinheiro a mais trabalhando em casa e, muitas vezes, com a ajuda da internet. O que você precisa, no entanto, é contar com boas estratégias e ferramentas.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir este conteúdo!

São várias as áreas que permitem aumentar os ganhos sem nem precisar sair de casa. Se você tem alguma habilidade que se destaca, como cozinhar, há ainda mais facilidade. Afinal, você pode aproveitá-la para fazer produtos ou serviços que vão ajudar a saber como fazer uma renda extra.

Quer saber o que você precisa fazer para ter um dinheiro a mais no fim do mês? Veja ótimas dicas!

O que é preciso para ter renda extra com segurança?

O que não faltam são opções de como fazer renda extra na internet ou em qualquer outro espaço com sucesso. Mas para aproveitar tudo isso, é importante chegar com uma boa estratégia. A seguir, confira dicas que podem ajudar a aumentar os ganhos, sem deixar de lado a segurança!

Ideias criativas

Para começar, use a criatividade a seu favor! Isso não quer dizer que você precisa chegar com um produto ou um serviço inédito no mercado. O que deve, na verdade, é trazer algo de novo, por mais que seja clássico, e que conquiste o público-alvo.

Imagine que você considerou fazer doces para vender, como brigadeiro, e quer fazer uma renda extra. Esse é um produto bastante comum, mas que você pode inovar de diferentes formas.

Além da qualidade e do sabor, é possível apostar em uma divulgação criativa, em embalagens que chamam a atenção do público, em imagens dos itens em situações diferentes — lembrando que foto de comida atrai bastante as pessoas —, entre várias outras opções. Isso é usar a criatividade a seu favor! 

Preparação

Uma das principais diferenças entre uma ideia que gerou negócios lucrativos e de uma que não atingiu todo o seu potencial é a preparação. Quanto melhor você planejar, maiores as chances de conseguir o que tanto desejava.

Sendo assim, independentemente de como você pretende dar início a um projeto de renda extra, tire um tempo para se preparar. Avalie quais recursos são necessários, quais ferramentas podem ser utilizadas e o que é necessário ter para começar.

Suporte de qualidade

Vale destacar também que existem diferentes ferramentas digitais que podem dar suporte ao seu novo trabalho. Contar com essas funcionalidades traz uma maior segurança e muito mais vantagens ao aprender como ter um dinheiro a mais no fim do mês.

Desde ferramentas para produzir conteúdos de divulgação do seu projeto até plataformas de venda podem ser utilizadas para ajudar. Além disso, um suporte de qualidade desses espaços pode auxiliar muito a tirar as principais dúvidas, que surgem naturalmente no início de qualquer projeto.

Quais são os nichos de mercado com maior possibilidade?

Entre os nichos de mercado que oferecem boas chances de fazer renda extra, é possível citar:

  • alimentício — preparo de receitas para vendê-las em um ponto físico ou em serviços de delivery;
  • imobiliário — aluguel de espaços de forma definitiva ou temporária;
  • digital — serviços de desenvolvimento, manutenção, produção e consultoria oferecidos pela internet;
  • ensino — aulas particulares, ou monitorias para turmas, ou alunos individuais;
  • revenda — comercialização de produtos adquiridos ou personalizados.

Quais são os nichos com retorno mais rápido?

Aqueles que oferecem um retorno mais rápido sobre os investimentos realizados são justamente os que permitem encontrar uma maior variedade de clientes em menos tempo. Aqui, os segmentos alimentícios e de revenda se destacam nesse critério, assim como o digital e de ensino.

reporte de Food&Tech Trends da GALUNION confirma essa tendência no ramo alimentício. Os dados apontam que 40% dos estabelecimentos que trabalham com entrega de comida tiveram um faturamento consideravelmente maior entre os anos de 2021 e 2022.

Isso porque o capital aplicado para dar início às vendas pode ser recebido em forma de lucro no curto prazo. Ou seja, em pouco tempo após dar início às atividades, é possível observar o retorno ao vender alimentos, bebidas e produtos que o público valoriza e se interessa.

Como começar a ter uma renda extra?

Tendo em vista a diversidade de nichos de mercado com potencial de trazer uma renda extra para você, nada melhor do que saber o que fazer para dar o primeiro passo. A seguir, confira ótimas dicas para ter sucesso desde o início nesse novo projeto!

Escolha um nicho promissor

É sempre uma boa ideia usar os dados disponíveis a seu favor. Se você notou que o mercado tem certa tendência, e descobriu que existem nichos que se destacam entre o público por determinados motivos, essa é uma excelente oportunidade para investir no que traz sucesso.

A escolha de nichos promissores é uma chance a mais da sua ideia ser bem-sucedida, pois você sabe que existem pessoas que se interessam por produtos ou serviços específicos. Dessa maneira, não precisa criar um novo público, mas atrair o que já existe, concorda?

Defina um público

Por falar nisso, você precisa saber para quem deseja vender. Quanto mais informações for possível coletar sobre os consumidores que podem se interessar pelo que você vende, mais fácil será executar um planejamento.

Isso porque você pode trabalhar em torno da oferta do que o público deseja ou precisa. Essa é uma vantagem para quem está começando e permite definir estratégias segmentadas na atração e retenção de potenciais clientes.

Tenha um plano

É fundamental ter um planejamento estratégico para controlar melhor as atividades. Um plano também ajuda a ter uma maior previsibilidade dos retornos e estruturar cada passo que você dá, como:

  • o que oferecer ao mercado;
  • para quem vender;
  • onde vender;
  • como atrair o público e vender;
  • quanto investir. 

Suponha que você acabou de passar por uma demissão e não sabe o que fazer com o dinheiro da rescisão trabalhista. Esse valor pode ser aplicado para empreender e ter uma renda extra, por exemplo — e até mesmo torná-la sua principal fonte. Tudo vai depender da escolha do produto ou serviço, das estratégias de marketing e da organização das próximas etapas.

Conte com o iFood

Já considerou vender no iFood sem nem precisar sair de casa? Segundo João Barcelos, especialista em delivery e embaixador do iFood, “esse é um aplicativo que abraça todos os empreendedores”, e você também pode fazer parte dos mais de 60 milhões de pedidos que a plataforma recebe a cada mês.

Se você já começou a fazer renda extra, ainda dá tempo de fazer parte dessa rede de sucesso. Barcelos vem para lembrar que entrar para o iFood vai te possibilitar aumentar as vendas do seu negócio em, pelo menos, 50%

[rock-convert-cta id=”9927″]

Além disso, essa é uma plataforma prática para começar um novo negócio. João Barcelos explica que “ter uma loja no iFood não é esse desafio gigante que muitas pessoas pensam”. Tudo o que você precisa fazer para vender no iFood é:

Viu só como você tem de tudo para aprender como ganhar uma renda extra? Entender mais sobre o tema e se capacitar vão ser a chave para ter sucesso no empreendedorismo e atingir os seus objetivos.

Quer ler mais sobre o assunto? Aproveite e confira as oportunidades e desafios em empreender no Brasil!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar