Restaurante em Salvador: o que fazer para conquistar o público?

Quer abrir um restaurante em Salvador? Antes, conheça mais sobre o mercado e as principais tradições da capital baiana!
8 Min
restaurante em salvador

Salvador é um paraíso gastronômico que atrai visitantes de todo o mundo com sua comida deliciosa e cheia de sabor. No entanto, com tantas opções disponíveis, os restaurantes em Salvador precisam se esforçar para conquistar o paladar exigente do público local e turistas.

É aqui que surge a pergunta: o que os restaurantes da cidade podem fazer para conquistar e fidelizar seus clientes? Com tantos temperos na cidade, é preciso criar o seu diferencial competitivo para manter o bom desempenho em vendas.

Continue a leitura e entenda como conquistar um público fiel no seu restaurante em Salvador!

Como é o mercado de restaurantes em Salvador, na Bahia?

Com uma herança cultural tão rica, não é de se espantar que a culinária de Salvador seja vibrante e diversa. Na capital baiana, você encontrará desde os tradicionais acarajés e abarás, passando pelos pratos da culinária baiana mais elaborados, até as mais sofisticadas cozinhas internacionais.

A melhor parte é que cada bairro da cidade tem sua própria identidade culinária. Em Itapuã, por exemplo, as pessoas podem saborear deliciosos pratos de frutos-do-mar na frente da praia. No Pelourinho, os restaurantes oferecem pratos típicos da culinária baiana, como moquecas e bobós, além de uma animada atmosfera festiva.

Já na Barra, é possível desfrutar de restaurantes mais sofisticados, com menus que vão desde a culinária mediterrânea até a asiática, enquanto no Rio Vermelho, a cena gastronômica é uma mistura de restaurantes tradicionais, food trucks e bares descolados.

Qual nicho de mercado é mais presente?

Salvador tem restaurantes incríveis, mas um nicho que se destaca na cidade é a comida típica baiana. Os restaurantes que se especializam na culinária local oferecem um menu variado e rico em sabores, capaz de conquistar até os paladares mais exigentes.

Não à toa, a comida típica baiana é um dos principais atrativos turísticos de Salvador. Por isso, se você vai abrir um restaurante e quer se destacar na cidade, investir em pratos da região é uma estratégia para atrair clientes e fazer com que eles se sintam em casa.

Quais as características do público de Salvador?

A cidade é um verdadeiro paraíso gastronômico e atrai um público diversificado. Aqui estão algumas características do público que frequenta bares e restaurantes em Salvador:

  • animados e sociáveis: o público de Salvador é formado por pessoas muito sociáveis, que adoram passar tempo com amigos e familiares;
  • interessados na cultura local: Salvador é uma cidade rica em cultura e tradição, e os moradores adoram celebrar suas raízes;
  • buscam por experiências únicas: se você oferecer um menu diferente e criativo, com ingredientes locais e pratos inusitados, poderá atrair a atenção do público.

Se você conseguir usar essas características para atingir as expectativas do público baiano, com certeza terá um grande sucesso em sua empreitada gastronômica em Salvador.

Como se diferenciar em meio à concorrência?

Abrir um restaurante pode ser uma aventura, mas com tantos bons restaurantes em Salvador, como você pode se destacar? Pensando nisso, separamos dicas para ajudar seu estabelecimento a ficar, quem sabe, entre os melhores restaurantes em Salvador, Bahia.

Ofereça uma experiência única

É importante criar uma experiência completa para os seus clientes, e não simplesmente oferecer um menu de pratos. Isso pode incluir, por exemplo, uma boa fachada e decoração temática, música ao vivo, um cardápio criativo e um serviço excepcional.

Inove no cardápio

O que acha de adicionar novos pratos ou ingredientes que ainda não são encontrados com frequência nos restaurantes de Salvador? Isso ajudará a atrair um público curioso e aventureiro em busca de novas experiências gastronômicas.

Foque em um nicho de mercado

Em vez de tentar agradar a todos, concentre-se em um público específico. Por exemplo, se você oferecer uma culinária vegana ou vegetariana, poderá atrair um público preocupado com a saúde e o meio ambiente.

Vitor Peçanha deixa alguns aprendizados importantes na compreensão do seu público-alvo: “é impossível você conseguir agradar tudo mundo: esse é o principal.“.

Ao explicar algumas práticas para conhecer seu consumidor, Peçanha sugere: “você pode fazer pesquisas um pouco mais formais, do tipo: você pode responder três ou quadro perguntas? Você só tem que saber o que você quer aprender para criar as perguntas”.

Ao seguir nossas dicas, você pode criar um negócio lucrativo e duradouro, que traz satisfação e alegria tanto para você quanto para seus clientes. Então, o que você está esperando? Coloque a mão na massa e construa seu restaurante em Salvador!

Antes de ir embora, descubra o caminho mais fácil para aumentar o faturamento do seu negócio baixando gratuitamente nossa planilha de vendas especial!

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery