Se você empreende em um negócio do ramo alimentício, provavelmente já se perguntou algo como: vale a pena ter um site de restaurante? Então saiba desde já que a resposta é que não existe uma regra.
Seu comércio pode fazer sucesso tendo ou não um site. O que você precisa fazer é colocar na balança todos os pontos positivos e negativos dessa decisão.
Se você está planejando fazer um site de restaurante, confira algumas dicas que vão ajudar você a tomar a melhor decisão!
Qual a importância da presença do seu restaurante na internet?
Independentemente de ter um site próprio para o seu restaurante, marcar presença digital é um passo importante para qualquer negócio que deseja ter um sucesso atualmente. Isso porque a internet é um bom espaço para alcançar um maior público e permite desenvolver boas ações de marketing.
Ter um site contribui para que uma empresa conquiste um maior alcance, tenha mais visibilidade e construa uma reputação online. Como consequência, é possível ter melhores resultados no negócio e atingir várias metas de crescimento.
Mas para obter essas vantagens na internet, criar um site de restaurante não é a única alternativa. Existem várias plataformas online em que você pode apostar para promover seu negócio e fazer com que mais pessoas conheçam o que tem a oferecer.
Quais os desafios de gerenciar um site?
Por um lado, ter um site pode ser muito vantajoso para um restaurante. No entanto, é preciso considerar também os desafios que administrar uma página eletrônica pode trazer. Confira algumas funções essenciais na manutenção de um site de restaurante!
Custo de manutenção
Criar uma página no ar pode envolver alguns custos. É necessário, por exemplo, realizar manutenções periódicas para manter a segurança do site e garantir que continue gerando resultados positivos para o negócio. Por isso, ao decidir ter um domínio próprio para o seu restaurante, inclua os custos com a manutenção da página no seu planejamento financeiro.
Usabilidade
A usabilidade diz respeito à facilidade de uso do seu site pelo público. As páginas da internet precisam ser construídas para que se tornem ferramentas intuitivas, que ajudem o público a encontrar, com facilidade, a informação que busca.
A contratação de um profissional de design pode ser necessária nesse contexto. Além disso, acompanhar as tendências ajuda a tornar o uso dos recursos do site mais intuitivo — e o profissional especializado no assunto pode ajudar nisso.
Geração de tráfego
Site no ar, manutenções feitas e usabilidade garantida. O próximo passo é convidar as pessoas para acessá-lo. Para isso, é preciso apostar em estratégias de geração de tráfego.
Vale ressaltar que é muito importante que o fluxo de pessoas que acessam o seu site aconteça de forma natural. Então evite usar artifícios como contratar robôs para aumentar o número de visitas na página e fazer com que se torne mais relevante nas páginas de pesquisa. Isso não traz resultados expressivos para o negócio — são investimentos de baixo ou nenhum retorno que podem até prejudicar seu negócio.
Entretanto, é possível impulsionar seu site com tráfego pago para ele aparecer para as pessoas, seja nas redes sociais, seja nos resultados de buscas dos sites de pesquisa e assim, conquistar o clique dos futuros clientes.
Para ter sucesso online também é fundamental fazer um bom estudo do público-alvo do seu negócio, utilizar boas técnicas de SEO (otimização para motores de busca) e produzir conteúdos relevantes, dentre várias outras boas práticas.
Como ter visibilidade sem criar um site?
A criação e manutenção de um site demanda diferentes investimentos — de tempo, dinheiro e esforço. A boa notícia é que você consegue alcançar uma presença sólida nos ambientes digitais sem ter, necessariamente, um site de restaurante criado. Uma alternativa mais simples e eficiente é apostar em ferramentas de vendas, como um Cardápio Digital ou um aplicativo de delivery.
Com um Cardápio Digital você aproveita todas as vantagens de estar presente no ambiente online. Com uma boa estratégia de divulgação você consegue, por exemplo, ter maior visibilidade, expandir seu público e aumentar as vendas — tudo isso sem precisar criar um site próprio.
Estratégias de divulgação
Diferentemente de um aplicativo de delivery, o Cardápio Digital requer um esforço do próprio gestor do restaurante para divulgar a seus clientes. Existem diferentes canais em que você pode adotar na sua estratégia para alcançar ainda mais pessoas, como:
- WhatsApp para empresas;
- Instagram;
- Google Meu Negócio;
- Mídia paga;
- Facebook;
- Telegram.
Não há regras sobre quais canais usar e você sequer precisa utilizar todos. O segredo é entender quais canais funcionam melhor com o seu público e, então, adotar em sua estratégia.
Quais os benefícios de ter um Cardápio Digital iFood?
A solução de Cardápio Digital do iFood oferece soluções especiais para que seu restaurante possa se consolidar ainda melhor no ambiente online. Trata-se de uma ferramente intuitiva, que oferece uma boa experiência de compras para o seu cliente, além de uma boa experiência de vendas para você.
Diferentemente de um site de restaurante, o Cardápio Digital já tem um sistema próprio para vender os seus produtos, e você não precisa direcionar esforços extras de desenvolvimento. Confira as principais vantagens do Cardápio Digital iFood!
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URL personalizada
O Cardápio Digital é uma página exclusiva em que você pode cadastrar os itens do seu do seu restaurante. Os clientes podem acessar a página por meio de um navegador em um computador, tablet ou no próprio celular, sem precisar fazer nenhum download.
Sabe o melhor de tudo isso? O Cardápio Digital, por ser exclusivo, conta com uma URL personalizada com o nome da sua marca para facilitar na identificação pelos seus clientes. Assim você consegue valorizar ainda mais sua identidade.
Página exclusiva para enviar aos clientes
Página criada, é hora da divulgação! Você pode enviar o seu Cardápio Digital, com a URL da sua marca, em vários canais: postar no feed das redes sociais, enviar por mensagem no WhatsApp, divulgar no link da bio do Instagram, entre várias outras opções. Assim, é possível fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio.
Praticidade no gerenciamento
Engana-se quem pensa que o Cardápio Digital iFood facilita apenas o dia a dia dos clientes. Os estabelecimentos parceiros também desfrutam de muito mais praticidade na hora de gerenciar a rotina de suas empresas.
Isso acontece porque todos os pedidos recebidos ficam em um só lugar: o Gestor de Pedidos. Dessa maneira, é possível colocá-los em ordem e otimizar o processo de produção dos pratos.
Entrega Fácil
Se sua preocupação é em como fazer as entregas dos seus pedidos, saiba que você pode contar com a solução Entrega Fácil. Com ela você pode acionar as pessoas entregadoras parceiras do iFood para fazer as entregas, independentemente do canal que você tenha vendido. Até mesmo as vendas vendas por WhatsApp ou telefone, por exemplo, podem ser entregues com o Entrega Fácil.
Com o programa Entrega Fácil, é possível encontrar entregadores prontos para buscar e levar os pedidos para os clientes. Dessa forma, não há a necessidade de ter uma equipe própria ou de se preocupar com a contratação e administração de colaboradores para essa função.
Ter um site de restaurante, apesar de ser uma ação interessante para seu posicionamento na internet, pode não refletir nos resultados de negócio que você espera. Por isso, considere iniciar outras estratégias de posicionamento online para você conseguir atrair e fidelizar cada vez mais clientes.
Tudo pronto para começar a usar seu próprio Cardápio Digital? Faça aqui o cadastro da sua loja!